TX RX Fórum
SDR com pouca sensibilidade Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
SDR com pouca sensibilidade Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


SDR com pouca sensibilidade

5 participantes

Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por RSEQUEIRA Dom 8 Nov 2020 - 16:19

Boas

Comprei no ebay um RTLSDR Chip RTL2832U + R820T  V3  , já o consegui instalar os programas que instalei conseguem comunicar com ele ,mas a recepção é péssima ou seja mesmo uma estação FM aqui de Coruche só se consegue ouvir com ruido e mal outras comunicações tipo aviação nada em comparação com um scanner ligado a mesma antena (não em simultâneo) alguém já teve um problema destes? E como o resolveu? Ou o mais certo foi ter dado dinheiro a ganhar ao chines e o melhor é comprar outro numa loja

Obrigado
RSEQUEIRA
RSEQUEIRA
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por ppereira Seg 9 Nov 2020 - 16:55

Não sei software usa, mas se for o SDR Sharp confirme a configuração do sampling mode. Para Frequências acima dos 28 Mhz deverá estar em Quadrature Sampling.
Outro problema poderá ser a largura de banda não estar ajustada ao modo de recepção. Para FM Narrow é uma para FM wide é outra e para AM (caso da aviação) é outra.
ppereira
ppereira
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por Coutada Sáb 14 Nov 2020 - 0:53

Se possivel foto da pen versao xineza ou original ?
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por RSEQUEIRA Sáb 14 Nov 2020 - 11:02

Boas

Obrigado pelas respostas a pen penso que seja uma xineza (foto dela mais abaixo) o software que uso um deles foi o SDR Sharp e com essas configuraçoes continua a ter pouca sensibilidade de captação

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
RSEQUEIRA
RSEQUEIRA
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por PrimePMR Sáb 14 Nov 2020 - 22:39

Não será interferencias da motherboard. Experimente colocar o rtlsdr numa extenção usb com 2 ou 3 metros
PrimePMR
PrimePMR
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por ALF007 Qua 25 Nov 2020 - 21:38

Bom dia RSEQUEIRA

O recetor já tem, agora vai precisar de boas antenas para ter um bom RX e divertido.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por RSEQUEIRA Sáb 28 Nov 2020 - 12:07

Boas

Ja tenho outro SDR agora um original e de facto a antena tem muita influencia , ja consigo captar melhor principalmente o ADS-B que era o principal objectivo mas uma coisa que noto é se usar a antena do scanner (que nas frequencias da aviaçao capta bem ( esta no terreço) ) o SDR não capta nada se usar uma antena que tenho na varanda ja consigo captar alguma coisa mas por ser na varanda e por estar virada a oeste so capto os movimentos desse sector e mesmo assim não sao muitos , a minha duvida sera por o cabo da antena do terraço ser grande pra este tipo de recpção ?? a atenuação deve de ser maior ??
RSEQUEIRA
RSEQUEIRA
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por ppereira Seg 30 Nov 2020 - 13:23

Não sei que antenas tem, mas é necessário um plano de terra para o SDR receber bem.
A antena terá que ter radiais ou ligar a massa da pen a algo que faça boa terra.
Verifique com um medidor se há algum curto circuito no cabo ou nas soldas das fichas, o que também poderá ser um motivo da má recepção.
ppereira
ppereira
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por ALF007 Ter 1 Dez 2020 - 22:10

Bom dia amigos,

Como o SDR oferece muitas bandas, faz tudo até o 1600 mhz agora vão precisar de antenas mas especificas. Para VHF e UHF as antenas são pequenas e ocupa pouco espaço porque o comprimento de onde é pequeno. Mas para HF e quanto mais baixa a banda for a antena é maior.

RSEQUEIRA,
Qual é a antena que esta a usar?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


CR7AYD gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por RSEQUEIRA Qui 3 Dez 2020 - 21:59

ola
a antena que estou a usar com o scanner é uma deste tipo
""http://www.merseyradar.co.uk/airband-radio/home-made-coaxial-dipole-antenna-for-civil-airband/"  e o scanner tem uma boa captação eu nos meus poucos conhecimentos achei que podia usar o SDR para captar o  ADS-B mas pelos visto não serve
Consigo escutar as comunicaçoes de avioes ( estou em Coruche) que vindos do norte para lisboa desde Coimbra e no sul consigo escutar quando eles estão a sair do nosso espaço controlado entre a costa Algarvia e Marrocos continuado para sul quando vão para Faro sensilvelmente perto de Castro Verde , para este ainda em espaço aereo Espanhol a comunicação com Lisboa , a Torre de Lisboa prefeitamente (Claro quando os avioes aterram ja os deixo de ouvir) , dai ter pensado que com o ADS-B seria o mesmo mas devido a frequencia ser outra 1090 MHz e pelo cado Coaxial que estou a usar a atenuação ser grande e tb pelo tipo de antena , tenho que investir noutro tipo de cabo ( com pouca atenuação) e fazer uma antena mais especifica

Obriagdo pelas respostas
RSEQUEIRA
RSEQUEIRA
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por ALF007 Sex 4 Dez 2020 - 0:14

Bom dia RSEQUEIRA,

Também já andei focado no ADS-B, na minha altura que estava viciado nesta modalidade identificávamos por o "1090"
Veja tópico antigo para poder seguir [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A melhor antena que já experimentei foi a Colinear para os 1090 mhz e segui o esquema desta antena partilhada no youtube para ter um bom RX e mais aviões no meu radar virtual. Quanto mais elementos tem melhor resultado, faça com 2, 4, 8, 16, 32, sempre a dobrar. A minha tem 8 elementos dentro de um tubo pvc e fui muito feliz!



Tinha um plugin instalado no google earth para ver os aviões a passar em tempo real e também usa um programa que já não me lembro do nome que tinha acesso há pista e ao estacionamento do aviões no aeroporto Sá Carneiro porque vivia muito próximo, pois na altura vivia em Leça da Palmeira.
Bons tempos a olhar para o monitor do pc e verificar a maior distancia do avião até se perder... lolol!

Quanto há antena que me mostrou esta antena é um Bazuka. Nunca experimentei.

Uma observação... Já viu só para uma um modalidade para os 1090 mhz existem varias antenas, umas melhores e outra piores.
Agora imaginem para as bandas todas, vão ser muitas antenas especificas para o que mais gostamos.
Com RX SDR vai exigir mais antenas porque o acesso ao espectro é tudo, fácil e barato. mas para ter um bom RX vamos precisar de antena!
Tenha ambição pelas antenas conforme o esta espaço que tenha!

Estou a gostar muito deste tópico! Top!
I like this!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


RSEQUEIRA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos