TX RX Fórum
Antena HF móvel de alta eficiência e comprimento estendido Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Antena HF móvel de alta eficiência e comprimento estendido Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Antena HF móvel de alta eficiência e comprimento estendido

Ir para baixo

Antena HF móvel de alta eficiência e comprimento estendido Empty Antena HF móvel de alta eficiência e comprimento estendido

Mensagem por ALF007 Sáb 13 Fev 2021 - 22:15

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Por W5JGV

Originalmente, eu queria uma antena que não atingisse tudo sobre a cabeça durante a condução, já que deveria ser instalada em uma van. Eu vim com uma antena que se estendia apenas 1,65 metros ou cerca de 5 pés e 4 polegadas acima do topo do veículo. Ele teve uma eficiência calculada de 42% quando comparado a um dipolo de meia onda. Era minha esperança poder instalar uma série de bobinas de carregamento diferentes para poder operar nas outras bandas de HF. No entanto, os cálculos indicaram que as antenas eram simplesmente muito curtas para funcionar bem quando a frequência foi reduzida. Era necessário algo melhor.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



A evolução do design da antena:

Meu primeiro pensamento foi aumentar o comprimento da antena abaixo da bobina de carregamento. Meu raciocínio era que, uma vez que essa parte da antena carrega a corrente de RF mais alta, adicionar mais comprimento aumentaria a eficiência de radiação da antena mais do que adicionar o mesmo comprimento à antena acima da bobina. Infelizmente, uma vez que a antena é montada no topo de uma van que é um veículo bastante alto, isso colocaria a bobina em uma altura perigosa em relação a galhos de árvores e semelhantes. Como as bobinas de carregamento seriam bastante pesadas devido à sua construção robusta, colocar uma bobina pesada no alto de um suporte flexível não parecia uma boa ideia. Decidi investigar o que aumentar o comprimento da parte superior da antena faria com a eficiência da radiação.

Rapidamente se tornou aparente que resultados muito bons podiam ser obtidos aumentando o comprimento do chicote superior. No fim das contas, isso se deveu a dois fatores. Primeiro, a antena foi carregada no centro e, segundo, aumentar o comprimento do chicote superior reduziu muito as perdas da bobina devido ao menor número de voltas necessárias. Isso também significa que eu poderia usar um fio maior para as bobinas, o que reduziu ainda mais as perdas. Era quase como conseguir algo por nada!

Uma vez que eu tinha um chicote de comprimento de CB padrão mais a montagem magnética e a mola de base instalada na van, eu sabia que uma altura total de 3 metros era viável, embora tivesse atingido um grande número de obstruções aéreas. Fiz cálculos para determinar como funcionaria. Os resultados foram muito encorajadores e prontamente comecei a construir a antena. Eu ainda tinha o chicote CB e percebi que poderia simplesmente cortar a extremidade superior dele para obter o comprimento total de 3 metros para a antena concluída.

Enquanto colocava todas as peças no chão para ver como se encaixariam, olhei para o chicote CB e percebi que só teria que cortar cerca de 17 polegadas. Isso parecia um desperdício, e eu realmente odiava cortar aquela pequena quantidade de uma antena perfeitamente boa.

Só por diversão, decidi repetir os cálculos para ver o que aconteceria com o ganho se deixasse os 17 polegadas extras na antena. Fiquei surpreso ao descobrir que a eficiência da antena aumentou entre 19 e 31 por cento, dependendo da frequência. A desvantagem, é claro, era que eu sabia que a antena iria atingir muito mais objetos acima do que se eu aparasse 17 polegadas dela. Como um teste, montei a antena de comprimento total e dirigi com ela por algumas semanas para determinar o quão problemática ela seria. Decidi que poderia conviver com isso, como um preço necessário para o aumento da força do sinal…


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Mas veja no próprio site do colega W5JGV que partilha esta bela arte.
Obrigado W5JGV

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


antoniosaopedro e manuhboo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos