TX RX Fórum
Já não se precisa do ferro de soldar. Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Já não se precisa do ferro de soldar. Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Já não se precisa do ferro de soldar.

5 participantes

Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por ALF007 Qui 8 Dez 2011 - 16:52

Descobri que existe uma outra maneira de soldar os componentes electrónicos.
O forno do nosso fogão que esta na nossa cozinha substitui o ferro de soldar.
Veja:


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por Shok Qui 8 Dez 2011 - 17:05

O que utilizam é estanho liquido que depois quando aquecido fica duro.

E quanto é que gasta para fazer isso?
com um ferro de soldar de ponta fina faz isso em menos tempo e com menos gasto.
Shok
Shok
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por ALF007 Qui 8 Dez 2011 - 21:24

Não conhecia esta maneira de soldar.
Eu também acho que com o ferro de soldar é mais rápido e mais económico.
Mas para aquelas soldadura mais pequena até deve dar jeito.

Para é uma novidade, achei divertido e partilhei.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por toiosoiovoio Qui 8 Dez 2011 - 22:00

Já conhecia este método pois tenho por aqui um kit da Soft Rock para montar. Mas tenho medo...tem componentes tão pequenos que basta um não estar no sitio correto e já tenho kit sem funcionar corretamente....


Para além disso em relação a este método em concreto até que temperatura pode ser aquecido o circuito integrado ???

Depois à problema de se ter que soldar tudo de uma vez. Acho que se se colocar o CI no forno duas ou mais vezes vamos estar a derreter o "estanho" de cada vez que vai ao forno !!!! Acho eu.
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por ALF007 Qui 8 Dez 2011 - 23:24

Eu não conhecia este metodo.
Para soldar componente pequenos com um ferro de bico fino de pouca potencia (26w) veja no video seguinte:



Quanto ao kit da Soft Rock é o famoso kit para os 40 metros?
Isso de radio defendidos por computador tem futuro.
É muito interessante o SDR.


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por Shok Sex 9 Dez 2011 - 0:12

esses componentes pequenos costumo soldar com um ferro de 11W, um jvc com ponta de 0,5mm é rápido e afinadinho, é como uma bala hehehe

o problema do forno é mesmo o tempo e a temperatura que os IC cão levar....

Tb podem recorrer a uma estação de soldar por ar quente, actualmente já se compra um brincadeira dessas na ordem dos 100€.
Shok
Shok
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por Alfa31 Sex 9 Dez 2011 - 0:42

O forno aqui de casa prefiro deixar para as belas jantaradas dignas de um bom vinho tinto. Para soldar uso mesmo um (ou vários) ferro JBC.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por Shok Sex 9 Dez 2011 - 1:32

isso é que é falar, jantaradas é que é fixe...

soldar tb, mas as merendas.. ui ui

e o vinho... aí o vinho....
Shok
Shok
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por Alfa31 Sex 9 Dez 2011 - 1:44

Shok escreveu:isso é que é falar, jantaradas é que é fixe...

soldar tb, mas as merendas.. ui ui

e o vinho... aí o vinho....

Tinto, de preferência alentejano e sempre com mais de 13,5º !!! Este último ponto muitíssimo importante, senão o vinho não presta Wink Até parece que já estou a ver uma bela garrafa de Cartuxa de 2002 Razz Isto claro a acompanhar um belo pato no forno com batata assada e laranja... Razz
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por toiosoiovoio Sex 9 Dez 2011 - 16:31

Alfa31 escreveu:O forno aqui de casa prefiro deixar para as belas jantaradas dignas de um bom vinho tinto. Para soldar uso mesmo um (ou vários) ferro JBC.

Ora bem...Não posso tocar no vinho mas de jantaradas também gosto ! Cool
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por smd Sex 9 Dez 2011 - 19:52

Boas,
permitam-me que esclareça aqui algumas incoeerencias que foram referidas nos posts anteriores.
O que se vê a ser colocado no circuito impresso do primeiro video é na verdade solda em pasta que é nada mais nada menos que o mesmo material de que composto o fio de solda só que em grãos microscópicos e envoltos num fluxo por forma a dar aquela consistencia pastosa. A liga de que é feito esse material pode ter variados componentes em variadas percentagens. No passado era muito usado uma liga de SnPbAg, na proporção 623602, agora com a normalização RoHS a mais vulagr e chamada SAC305 composta por SnAgCu nas proposções de 96.5 3 0.5. Quando aquecido á temperatura de fusão (183º para o primeiro exemplo, ou 217º para o segundo exemplo) o fluxo evapora e o granulado une-se, depois de arrefecer o aspecto é a normal soldadura que todos conhecemos.
Os componentes que se podem ver são "enormes"! Claro que estou a brincar, mas queria dizer que existem componentes bem mais pequenos como é o caso da caixas 01005, usadas em resistencias e condensadores, que medem 0.001 polegada x 0.0005 polegadas. Ou circuitos integrados com espaçamento entre pinos (do centro de um ao centro do outro) de 0.4mm. Entre outros.
A soldadura no forno é uma boa opção, mas há que ter cuidado com a máxima temperatura admissivel normalmente da ordem dos 260º para componentes RoHS e 220º para os outros.
De qualquer forma e na minha opinião a melhor forma para soldar este tipo de componente é um ferro com temperatura regulável (eu tenho um ERSA RDS80) e usando uma ponta chata entre 2mm e 4mm. O essencial para ter uma boa soldadura e evitar (ou retirar) curtos entre os pinos é usar fluxo de soldadura tipo AlphaMetals Superlo. Se experimentarem soldar com fluxo verão milagres acontecerem Smile Smile

Na realidade, montar componentes em placas, é a minha vida... profissional!

Boas montagens
SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por Alfa31 Sex 9 Dez 2011 - 20:22

smd escreveu:Boas,
permitam-me que esclareça aqui algumas incoeerencias que foram referidas nos posts anteriores.

Boas smd,

desculpa que te diga, mas não concordo contigo!!! Onde está a incoerência de um vinho com mais de 13,5º ??? Hummm??? E já agora smd, com o que é que soldas os componentes smd? Very Happy Very Happy Very Happy

Estou só a meter-me contigo Wink

Na verdade é correcto tudo aquilo que afirmas. Desde a proibição da utilização de chumbo nos compostos de estanho para soldadura, que se teve de adaptar algumas coisas, mas no fundo o mais chato de tudo é a necessidade de temperaturas mais elevadas e a maior dificuldade em limpar a ponta do ferro. E quanto à técnica exposta neste tópico, o forno de casa não, mas existem e usam-se fornos desenhados para este propósito.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por smd Sex 9 Dez 2011 - 22:54

Boas Alfa,
claro que há fornos próprios para a soldadura, mas não os temos em casa...
o que quis dizer é que para soldar meia dúzia de componentes o mais pratico é usar um ferro normalíssimo e fluxo. Os fornos de reflow usam-se na industria e para solda de grandes quantidades quer de componentes quer de placas. Nestes casos a pasta de solda é colocada por um stencil e não por uma seringa. Já agora fica o convite para todos: um dia que venham a Aveiro mandem um mail e terei o prazer de vos mostrar uma linha de produção!

Quanto ao vinho, não comento. Não é o meu forte! Sou mais de cerveja Smile

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por Alfa31 Dom 11 Dez 2011 - 1:35

Eu conheço os fornos e a técnica de uso dos mesmos... A minha área (apesar de profissionalmente não exercer) é engenharia electrónica e informática, mas só trabalho mesmo em informática. Electrónica é só cá por casa, mas já tive oportunidade de usar um desses fornos. Seja como for, prefiro de longo o belo do ferro Wink Só se justifica o uso do forno para, tal como dizes, quantidades industriais Smile
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Já não se precisa do ferro de soldar. Empty Re: Já não se precisa do ferro de soldar.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos