TX RX Fórum
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Siga no Facebook

RELÓGIO



Divulgação


NASA quer lançar arpão para coletar amostra de cometa

Ir em baixo

NASA quer lançar arpão para coletar amostra de cometa

Mensagem por ALF007 em Qua 11 Jan 2012 - 9:39


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
(Coletar amostras do interior do cometa é importante para estudar material que não foi alterado pelo intemperismo do espaço.[Imagem: NASA/Chris Meaney/Walt Feimer])

Arpão para caçar cometas

A NASA está desenvolvendo um novo equipamento para capturar amostras de um cometa: uma espécie de arpão espacial.

Em 2002, a sonda espacial StarDust coletou amostras do cometa Wild 2 navegando em sua cauda e usando um aerogel para capturar as partículas.

Agora os cientistas querem mais, se possível, pedaços sólidos de rocha do interior dos cometas, uma parte não afetada pelo desgaste do tempo.

Como pousar em um cometa seria muito complicado e perigoso, a NASA planeja enviar uma sonda que apenas se aproxime do cometa, lance o arpão em locais determinados, e o recolha de volta, trazendo as amostras.

Isto permitirá a coleta de amostras de vários locais, inclusive daqueles que seria perigoso demais uma aproximação maior.

Canhão elétrico

Para simular as condições do espaço, os engenheiros do Centro Espacial Goddard estão usando um canhão elétrico que seria capaz de atirar o arpão coletador de amostras a uma distância de 1,6 km - por segurança, os testes são feitos com o arpão direcionado para o chão.

O campo elétrico do canhão dispara o projétil com uma velocidade de até 30 metros por segundo, fazendo-o atingir a amostra de rocha usada para simular o cometa com uma força equivalente a quase 500 quilogramas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
(Amostras de rocha coletadas pelo protótipo do arpão espacial. [Imagem: NASA/Rob Andreoli])

Pescaria espacial

Embora a NASA já tenha anunciado uma missão para coletar amostras de um asteroide e já tenha até simulado uma missão tripulada a um asteroide, amostras de um cometa deixam os cientistas mais entusiasmados porque muitos deles acreditam que os cometas podem ter trazido água e até mesmo a vida para a Terra.

As próprias amostras do cometa Wild 2 apresentaram sinais de aminoácidos, reforçando essas teorias.

Mesmo se essas teorias estiverem erradas, os cometas são verdadeiros fósseis espaciais, trazendo em sua composição material do início da formação do Sistema Solar.

A sonda espacial Rosetta, da ESA, que está a caminho do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, usará um sistema similar para arremessar uma sonda até a superfície do cometa.

Mas arpão da NASA é diferente, devendo ele próprio coletar a amostra e ser içado de volta para a sonda espacial por um cabo de aço.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]     ... 73's
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Siga o Facebook TX&RX Fórum
.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
avatar
ALF007
Administrador Fundador


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum