TX RX Fórum
Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

5 participantes

Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por CT2JKJ Qui 12 Jan 2012 - 12:09

Olá

Muito se tem falado sobre as polarizações das antenas principalmente nos concursos deste nosso País.
Uns são a favor da polarização horizontal, outros da vertical, deixamos estas conversas para outros lados, que acho que nunca ninguém chega a uma conclusão, qual a polarização para os concursos.

Vou aqui simplesmente contar uma experiencia que fiz á uns 5 anos a trás.
Fizemos a experiencia de Quinta do Conde – Ferreira do Zêzere são +/- 150 km linha recta com alguns montes pelo meio, quinta do Conte está a 100 metros de altitude e Ferreira do Zêzere está a 360 metros.

Utilizamos 2 x FT-857 (50 a 80 wts) e duas antenas directivas Tonna 9 elementos de VHF, tivemos cerca de 1 ano a fazer experiencias, umas vezes na horizontal, outras na vertical. Tanto em SSB como em FM.
A conclusão que tiramos foi enquanto na vertical chegávamos com 5 ou 6 de sinal a cada um e com um ruído de 1 e por vezes 3.
Na horizontal chegávamos com sinal de 9 ou 9/20 e com ruído de 0 ou mesmo 1.
Mesmas potencias e modos de transmissão.
Havia alturas que eu em Ferreira do Zêzere não conseguia com a x-510 fazer o repetidor da Arrábida, mas com a directiva conseguia fazer a Quinta do Conde com 8 e 9.
Houve uns dias que conseguimos comunicar com uns portáteis ligado á antena directiva, mas na polarização horizontal, e havia colegas com antenas verticais que estavam no mesmo QSO e com 50 wts e não dava para fazer comunicação.
Nós operadores de rádio utilizamos as verticais por ser económico e mais fácil de montar, mas para chegar mais longe e melhor, não se compara com uma antena direccional e então se for na polarização horizontal, nem vos falo.

Por isso quando há esporádicas (quando a propagação está em curto circuito) é fácil com uma directiva de 9 elementos e com 50wts e na horizontal, chegar a França Itália, Alemanha e até á antiga Rússia.
Dá que pensar não dá.

um abraço

CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Re: Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por smd Qui 12 Jan 2012 - 15:19

Boas,
não querendo tirar qualquer credibilidade ás afirmações que proferiu no post e muito menos pôr em causa os resultados das experiencias efectuadas, devo dizer que a montagem da antena no mastro pode ter muita influência no rendimento da mesma. O que quero dizer com isto é que, numa polarização vertical de uma yagi, o mastro, tambem ele vertical, interage na antena como se fosse um elemento parasita, reduzindo a performance da mesma. Esta pode ser uma razão para os resulatdos obtidos. Pelo menos em teoria, não há nada que indique a polarização vertical é "melhor" que a horizontal ou vice-versa.

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Re: Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por CT2JKJ Qui 12 Jan 2012 - 15:35

Olá
Respeito a sua opinião. mas....
Só para concluir e já que o colega falou sobre o mastro, posso acrescentar que o mastro aplicado nas antenas era de madeira.

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Re: Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por CT2JKJ Qui 12 Jan 2012 - 16:19

Para trabalhar em VHF a grandes distancias se recomenda usar polarização horizontal, isto devido a que os sinais são predominantemente débeis, o que em conseqüência faz que a relação sinal ruído (S/N ratio) seja um fator determinante para conseguir êxito.

Há duas considerações principais pelas quais se prefere a polarização horizontal:

1.- as antenas em horizontal apresentam um nível de ruído mais baixo que as verticais, o que conseqüentemente melhora a relação sinal ruído.

2.- as antenas na horizontal apresentam um maior ganho que as antenas na vertical; tomemos como exemplo uma antena Yagi-Uda otimizada para 144.300 MHz de 9 elementos com boom de 6 metros e instalada a 6 metros de altura (aproximadamente 3 comprimentos de onda) sobre o plano de terra, a dita antena nos apresenta as seguintes Características:

Polarização vertical:
Ângulo de abertura 37 graus Máxima ganho 15.83 dBd a 4 graus de elevação F/C (Frente / Costas) : 22.86 dB
Polarização horizontal:

Ângulo de abertura 34 graus Máximo ganho 17.69 dBd a 4 graus de elevação F/C (Frente / Costas): 22.93 dB

Como podemos observar na polarização horizontal obtivemos 1.86 dB a mais de ganho sobre a polarização vertical, adicionalmente o ângulo de abertura é 3 graus mais estreito, o que significa que a antena recebe menos “QRM” lateral, estas duas características são suficientes para fazer a diferença entre copiar e não copiar uma estação fraca, ou entre ser o não copiado, não esquecendo que cada 3 dB teremos o dobro do sinal e que isto se aplica tanto em recepção como em transmissão.

Este ganho adicional é devida ao que se conhece como “efeito solo” ou nos meios do VHF como “ground gain” e é causado pela chamada “antena imagem” que não é outra coisa que o sinal que é refletido pelo plano terra o qual é de maior intensidade na horizontal que na vertical.

Com uma antena como a acima descrita eu realizei contatos via TEP com estações LU, CX y ZP em 144.300 a distancias de até mais de 5400 Km, estes contatos foram documentados pelo colega Gabriel, EA6VQ, e podem ser vistos no link: vfhdx.net .

Em relação à modalidade, na teoria em qualquer modo, AM, FM, CW ou SSB, é possível realizar contatos troposféricos em VHF, porém os modos mais recomendados são o CW ou o SSB, isto devido a que FM é por natureza “ruidoso”, o que dificulta receber sinais fracos. Desde alguns anos se está sendo utilizado cada vez mais o programa WSJT, que oferece uns modos digitais que permitem receber sinais de até 10 dB mais fracos (-10 dB) que os que se podem receber em CW e se usa principalmente em Meteor Scatter, EME e Troposcatter em freqüências superiores a 50 Mhz.
Para mais informações visite o link: pulsar.princeton.edu.

73/DX José M. Valdés R. (Joe) YV5LIX (SK)

CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Re: Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por smd Qui 12 Jan 2012 - 17:10

Completamente de acordo!

Provavelmente não me expliquei bem... Na realiadae é mais facil expressar-me oralmente do que na escrita.
Fiz referencia ao mastro porque é uma das causas muito comuns na redução da performance das antenas e que muitas das vezes é simplesmente ignorado.
Claro que o angulo de abertura tem uma importancia extrema no "cálculo" dos ganhos de uma antena. E olhando para esse factor temos um melhor angulo numa polarização horizontal quando comparada com uma vertical.
A "relevante" diferença entre uma vertical 5/8 e uma vertical 1/4 é precisamente essa.

Abraço
SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Re: Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por Alfa31 Sex 13 Jan 2012 - 0:43

Pessoal, então agora mando eu o meu "bitaite".

Sem ter por base nenhuma experiência neste sentido de aferir qual a melhor polarização (entenda-se: nunca andei a fazer testes com este propósito), e apenas baseando-me na teoria técnica da transmissão de radio-frequência, sou da opinião que polarização horizontal é sempre mais "performante", ou seja, melhor, pois com a polarização horizontal estamos a usar em nosso favor o factor de reflexão da crosta terrestre e ionosfera. E este factor tem uma influência que aumenta proporcionalmente com o aumento do comprimento de onda, ou seja, com a diminuição da frequência utilizada. Lembrem-se dos tempos do CB: com um dipolo vertical de 1/4 de onda, pouco mais se fazia que comunicar com as estações da nossa zona ou localizadas num raio muito curto de algumas dezenas de kms (algumas excepções poderiam ocorrer, mas eram isso mesmo: excepções). Já com o mesmo dipolo na horizontal fazia-se DX. Eu próprio tive um dipolo de 1/4 de onda na horizontal, feito de fio de cobre de um condutor eléctrico unifilar (já não me lembro a secção, mas não era nada de especial), e com esse mesmo dipolo (que foi montado numa posição ao calhas aproveitando o espaço entre duas chaminés) quase todos os dias fazia o Brazil, ou pelo menos escutava-os, e muitas dessas vezes quando passava para a minha vertical de 5/8 já não escutava nada a não ser com muito boa propagação.

Obviamente que a polarização vertical tem as suas vantagens, como o facto de ser omni-direccional (numa antena não directiva claro!) que nos permite estar em contacto simultâneo com estações em todas as direcções, mas em termos de eficácia não é a mesma coisa, Mas isto é só a minha opinião, e fundamentada no que a teoria nos diz e na minha experiência com a utilização de dipolos.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Re: Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por CT2JKJ Sex 13 Jan 2012 - 13:34

Olá SMD

Tem toda a razão e até comigo se passa o mesmo, oralmente é sempre mais fácil nós fazermos a nossa explicação, a escrita por vezes a interpretação não é a mesma que queremos na verdade dizer.
Com a troca de opiniões e de ideias, na minha opinião, desta forma é que vamos aprendendo e evoluindo o nosso conhecimento.

Obrigado e um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Re: Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por CT1ISH Dom 15 Jan 2012 - 22:04

Uma prova que a polarização horizontal é mais eficiente que a vertical, verifica-se na escolha de polarização para o sinal da TV
CT1ISH
CT1ISH
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Re: Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por ALF007 Qui 19 Jan 2012 - 1:10

Boas noites colegas!

Aqui esta um excelente tópico. Gosto.
Vou fazer uma experiência e complicar um bocadinho para dar mais goso.
Vou pegar em 2 yagi iguais de 5 elementos, vou enfazar e vou experimentar na vertical e na horizontal.

Já me disseram uma maneira como enfazar, mas não correu bem. Muitas estacionarias.
"Tentei" enfazar 2 X510 mas não tive sucesso. Devido á falta de tempo nunca mais tentei.
Com isto vou pedir aos caríssimos colegas que me mostrem por favor, um esquema credível para eu enfazar as tais 2 yagis de 5 elementos para UHF.
Pretendo perceber como se faz o enfazamento de 2 antenas.

Gostei de ler este tópico e deram-me o impulso de fazer a experiência
Muito Obrigado!!






__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Re: Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por CT1ISH Qui 19 Jan 2012 - 9:34

ALF007 escreveu:Boas noites colegas!

Aqui esta um excelente tópico. Gosto.
Vou fazer uma experiência e complicar um bocadinho para dar mais goso.
Vou pegar em 2 yagi iguais de 5 elementos, vou enfazar e vou experimentar na vertical e na horizontal.

Já me disseram uma maneira como enfazar, mas não correu bem. Muitas estacionarias.
"Tentei" enfazar 2 X510 mas não tive sucesso. Devido á falta de tempo nunca mais tentei.
Com isto vou pedir aos caríssimos colegas que me mostrem por favor, um esquema credível para eu enfazar as tais 2 yagis de 5 elementos para UHF.
Pretendo perceber como se faz o enfazamento de 2 antenas.

Gostei de ler este tópico e deram-me o impulso de fazer a experiência
Muito Obrigado!!

Olá colega Alf,
Isso de enfasar antenas é um pouco confuso mas não é impossível.
Já enfasei 2 antenas SG7900 para utilização no móvel e suei as papinhas. Apesar de que a SG7900 é uma dual band, era para ser utilizada só nos 2 metros.
Descobri que há 2 maneiras de fazer o enfasamento:
-Com 2 cabos de 75 ohms cortados a 1/4 de onda a fazer de transformador de 100 ohms para 50 ohms colocados à ficha da antena.
- Com um único cabo que não sei a impedância e que também transforma os 100 para os 50 ohms
O que detetei é que com o sistema de 2 cabos a largura de banda é mais estreita, não sei a razão. Uma coisa é certa, com o sistema de 2 cabos não conseguia largura de banda suficiente para poder utilizar por completo os 2 megaciclos dos 2 metros (144 - 146)
A minha solução: comprar um enfasador à wimo (é o item ref 18040) que tem o tal cabo único dentro do tubo metálico.
Para termos a certeza que o enfasador está a funcionar bem é só ligar na ponta dos 2 cabos 2 cargas fictícias e verificar que não há estacionárias.
Depois de enfasar as antenas é só afastar ou aproximar as antenas para ter o mínimo de swr.
Quando enfasamos 2 antenas verticais omnidirecionais elas passam a bi-direcionais.

73
Henrique
CT1ISH
CT1ISH
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Vertical ou horizontal, aqui está a questão. Empty Re: Vertical ou horizontal, aqui está a questão.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos