TX RX Fórum
MODO DIGITAl-PSK, MFSK, SSTV, DOMINOEX.PRECISA-SE COLEGA! Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
MODO DIGITAl-PSK, MFSK, SSTV, DOMINOEX.PRECISA-SE COLEGA! Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


MODO DIGITAl-PSK, MFSK, SSTV, DOMINOEX.PRECISA-SE COLEGA!

Ir para baixo

MODO DIGITAl-PSK, MFSK, SSTV, DOMINOEX.PRECISA-SE COLEGA! Empty MODO DIGITAl-PSK, MFSK, SSTV, DOMINOEX.PRECISA-SE COLEGA!

Mensagem por pmr1713 Seg 6 Fev 2012 - 0:26

MODO DIGITAl-PSK, MFSK, SSTV, DOMINOEX.PRECISA-SE COLEGA!
Boa noite a todos pessoal. Preciso de ajuda !

" Descobri " os modos digitais ( se é que lhe podemos chamar isso ) prai á 5 semanas, depois do 1332 muito me chatear a cabeça pra testar o sstv, e acabamos por experimentar outros tantos. Eu pensava nos modos digitais como algo muita difícil, e criticava sem saber o que era ( típico tuga )

Pra meu espanto, pra escuta basta só um cabo de áudio, ou usar o vox, ou até mesmo com uma coluna de som ou um headset velho serve, e pra emitir pouco mais. Quem já fez sstv ainda mais fácil de entender será pois já sabem o princípio básico. Chamam aos modos digitais de " digital " pois precisam de uma placa de som e um software, porque de resto, é tudo composto por pulsos de som ANALÓGICO e o PC descodifica, mais nada, puro e simples. ( já vi android também a fazer isto )

Do centro de Castelo Branco, ao nível do chão, sempre tive muita dificuldade para chegar a Idanha á Nova ( + de 40 km ), em voz, sempre a precisar de 5 watts bem medidos e uma boa antena de ganho pra chegar ao 1332.

Num modo digital chamado psk31, muito fácil de fazer e configurar ( o youtube tá cheio de exemplos e eu posso arranjar vídeos ), instala-mos o software, baixamos o volume do pc para bem baixo ( do micro e da saída, muito importante ), a trabalhar em vox com uma colunazinha de som, e zás: de dentro da minha casa, com antena de origem de um rádio FM ( TG-uv2 ) conversei em texto para o 1332 e ele para mim com meio watt!!! Meio watt meus senhores, em FM, dentro de casa, a viver numa cave, cheio de prédios há volta e as paredes bem grossas, metido num buraco todo tapado com edifícios !! Meio watt !

Depois disso, foi testar bastantes modos, nas laterais também ( usb e lsb ) e também no CB, sempre com resultados fantásticos e nos mínimo de potencia e antenas fracas. Meio watt !! Depois mete-mos o papagaio da Gardunha com um beacon de psk31, e a voz era ouvida até 100, 120 km, mas o beacon era descodificado no pc através de um ft 817d a mais de 400 km, por um colega de perto de Beja !!!! Em FM ! Ao que parece, o PC e o software, consegue descodificar sinais de áudio muito abaixo do QRM ( até menos de - 12 db !! ), dai que os modos digitais propagam 15 vezes melhor que a voz !!

Procuramos desesperadamente colegas para testes de modos digitais ( os que nos apetecer e em fm , am , usb e lsb ) que estejam em outro distrito, no pmr, no cb, através do papagaio da Gardunha e até noutras bandas, pra quem já tiver encartado Smile

psk31, psk63f, mfsk16, e domino ex, são muito muito apetecíveis devido ás baixas potencias que precisam, ideal para potencias de meio watt, como os PMR !!!

Quanto a emergências nacionais, a minha opinião mudou quanto aos PMR´s !! Acho que com meio watt, e a coisa bem ajeitada, consegue-se criar uma rede nacional sem necessidade da internet ou papagaios, uma vez que os modos digitais propagam ridiculamente muito bem, e os modos psk, uma vez que só ocupam 65 hz, até dá para criar uma sala de chat tipo mirk, lembram-se ? Ou seja, num canal , é possível enfiar quase 20 sinais lá dentro !! Não acreditam? Vejam no youtube o psk31, por exemplo Smile

PROCURO ENTÃO COLEGAS QUE QUEIRAM TESTAR O QUANTO EFICIENTE É ESTE TIPO DE COMUNICAÇÃO, QUE PRECISA DE MUITO POUCO POTENCIA NOS PROXIMOS 3 A 4 Fins-de-semana seguintes.

A ORIENTAÇÃO SERIA NAS PRIMEIRAS VEZES ATRAVÉS DE MENSENGER, PARA AS PRIMEIRAS AJUDAS, TENTATIVAS E COORDENAÇÃO. ( canal, modos, localizações, etc )

ACABEI DE FAZER UM CONTACTO PARA O BRASIL, EM PSK31, COM 5 WATTS EM USB, E COM UMA ANTENA DE SÓ 10 METROS DE FIO NOS 14 MHZ ( 20M ), PENDURADO DE UMA JANELA NO MEIO DA CIDADE, E ESTA HEIM? EM VOZ, FONIA, NÃO FARIA ISTO COM MENOS DE 300 WATTS, E NEM ASSIM.


DEIXEM AQUI POSTADA A VOSSA DISPOSIÇÃO E ADICIONEM-ME NO VOSSO MENSENGER:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Estou a pensar fazer os primeiros testes para o próximo FDS, o que dará muito tempo para quem não sabe ou nunca experimentou fazer um pouco de auto-estudo na NET e Youtube, ou um amigo próximo, radioamador, etc. Depois de se perceber o funcionamento, é muito simples! Ridiculamente simples e brutalmente eficaz, o ideal para baixa potencia!!

E é tudo legal senhores!

A Vossa ajuda, pessoal !!!

Segue vídeo de um gajo que configurou digital só com um cabo de áudio até ao pc( ou telemóvel android também dá !

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E mais dois vídeos que simplificam a percepção de como escutar e fazer digital (num do vídeos foram usados somente um headsets !!)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Recomendo para software, para começar o DIGIPAN ( mais simples ) e também o Fldigi 3.2 ( para Windows e linux )

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



O do android é o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E BRUTAL BRUTAL MESMO, UM AMERICANO QUE TEM UM RADIO DE HF A RECEBER, COMPLETAMENTE FUNCIONAL ONLINE !!! ATÉ ME PASSEI, NEM MEIO SEGUNDO DE ATRASO TEM !!! PODEM DESCODIFICAR DIGITAL TAMBÉM COM ISTO . O LINK É O [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] E BASTA PUXAR A PAGINA UM POUCO PARA BAIXO PARA PERCEBERAM !! BRUTAL E É REAL MEUS AMIGOS

UM RADIO DE HF ONLINE A RECEBER NOS ESTADOS UNIDOS VIA WEB. ASSIM ATÉ DÁ PARA SABEREM SE O VOSSO SINAL LÁ CHEGA, EU JÁ EXPERIMENTEI E ESCUTEI-ME !!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Força pessoal, ajudem a malta a dar uso eficiente ao meio watt !!


pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos