TX RX Fórum
Antena X-200 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Antena X-200 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Antena X-200

2 participantes

Ir para baixo

Antena X-200 Empty Antena X-200

Mensagem por pmr961 Qui 19 maio 2011 - 14:10

Caros colegas,

para terminar a colecção, segue o esquema da x200 (e de uma sua variante).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tentei construir, mas nunca consegui baixar o VSWR de 3 em 446. Fiz bastantes testes, modificando comprimentos das bobines, pontos de ataque na bobine de carga, condensadores, radiais e nada. Troquei inclusivé vários emails com o autor e alguns colegas amadores, mas nem assim.

...espero que tenham mais sorte.

pmr961
pmr961
pmr961
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena X-200 Empty Re: Antena X-200

Mensagem por NunoLopez Qui 19 maio 2011 - 15:31

pmr961 escreveu:Caros colegas,

para terminar a colecção, segue o esquema da x200 (e de uma sua variante).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tentei construir, mas nunca consegui baixar o VSWR de 3 em 446. Fiz bastantes testes, modificando comprimentos das bobines, pontos de ataque na bobine de carga, condensadores, radiais e nada. Troquei inclusivé vários emails com o autor e alguns colegas amadores, mas nem assim.

...espero que tenham mais sorte.

pmr961

Boas tardes colega 961

Este esquema está a parecer-me um pouco estranho....

Por exemplo: tem um condensador variável na bobine de carga, já vi a X50 e a X300 desmontada e têm nesse lugar um condensador de 7.5pF

Nas que eu vi desmontadas, têm uma espécie de condensador entre os vários elementos da antena e neste esquema não me apercebi desses elementos...

Por ultimo não sei se o colega fez as bobine tal como está no desenho, e também não sei se isso será muito importante na impedância da antena, mas o fio que sai e entra nas bobines é feito pelo centro e não conforme está no esquema.

Já agora, qual era o valor do SWR dentro da banda de amador? (145MHz e 433Mhz)

73's

avatar
NunoLopez
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena X-200 Empty Re: Antena X-200

Mensagem por pmr961 Sex 20 maio 2011 - 14:04

Boa Tarde,

não tive oportunidade de testar na banda amadora.

A original, verifiquei em tem condensadores na bobine de carga de respectivamente 1pF e 9pF. ver [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Admito que o autor tenha proposto condensadores variáveis por forma a obter capacidade de afinação da bobine de carga. Se existem mais condensadores no resto da antena, não sei.

Nas informações trocadas com o Autor ele garantia o alto indice de repetibilidade de construção. Infelizmente, não tive sorte.

pmr961







NunoLopez escreveu:
pmr961 escreveu:Caros colegas,

para terminar a colecção, segue o esquema da x200 (e de uma sua variante).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tentei construir, mas nunca consegui baixar o VSWR de 3 em 446. Fiz bastantes testes, modificando comprimentos das bobines, pontos de ataque na bobine de carga, condensadores, radiais e nada. Troquei inclusivé vários emails com o autor e alguns colegas amadores, mas nem assim.

...espero que tenham mais sorte.

pmr961

Boas tardes colega 961

Este esquema está a parecer-me um pouco estranho....

Por exemplo: tem um condensador variável na bobine de carga, já vi a X50 e a X300 desmontada e têm nesse lugar um condensador de 7.5pF

Nas que eu vi desmontadas, têm uma espécie de condensador entre os vários elementos da antena e neste esquema não me apercebi desses elementos...

Por ultimo não sei se o colega fez as bobine tal como está no desenho, e também não sei se isso será muito importante na impedância da antena, mas o fio que sai e entra nas bobines é feito pelo centro e não conforme está no esquema.

Já agora, qual era o valor do SWR dentro da banda de amador? (145MHz e 433Mhz)

73's

pmr961
pmr961
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Antena X-200 Empty Re: Antena X-200

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos