TX RX Fórum
Antena para 173MHz Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Antena para 173MHz Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Antena para 173MHz

+3
ALF007
nineâu5
smd
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Antena para 173MHz

Mensagem por smd Qua 30 maio 2012 - 12:37

Boas,
Venho aqui solicitar ajuda/opiniao sobre uma antena para os 173MHz, tipo 5/8 com bom rendimento muito flexivel para colocar no movel, tipo as que sao usadas pelos bombeiros. Alguem conhece algum modelo com estas caracteristicas?

Nota: apenas para usar em recepcao...

Os meus antecipados agradecimentos

Smd
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por nineâu5 Qua 30 maio 2012 - 23:06

smd escreveu:Boas,
Venho aqui solicitar ajuda/opiniao sobre uma antena para os 173MHz, tipo 5/8 com bom rendimento muito flexivel para colocar no movel, tipo as que sao usadas pelos bombeiros. Alguem conhece algum modelo com estas caracteristicas?

Nota: apenas para usar em recepcao...

Os meus antecipados agradecimentos

Smd
midland nr 770r como eu uso ou antena do autoradio caso ela nao tenha amlificador...
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por smd Qui 31 maio 2012 - 13:38

Obrigado pela resposta.
Neste momento tenho a NR770 e estou bastante satisfeito com o desempenho, mas estava a referir-me a uma bastante mais flexivel. É que quando meto o Jipe no meio dos pinhais coitadinha dela... Ainda não sei como não partiu.

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por ALF007 Seg 16 Jul 2012 - 4:08

E já agora... aqui vai uma pergunta estúpida (lolol)
O que se passa nos 173 Mhz?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por pmr1989 Seg 16 Jul 2012 - 13:40

Não é pergunta estúpida nenhuma, mas nos 173 estava a PC e ainda costumam estar bombeiros, se bem que a banda alta dos bombeiros está situada ligeiramente abaixo dos 173. Agora com SIRESP, a PC desconheço se usa VHF analogico, os bombeiros sei que usam muitas vezes ainda. Tambem costumava haver comunicações deste ambito nos UHF por volta os 420.

Cumprimentos
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por ALF007 Seg 16 Jul 2012 - 13:46

ok... Obrigado.
Andei fazer umas escutas pelos 173 Mhz, com uma x510 e nada!
Também era de noite, vou experimentar durante o dia!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por nineâu5 Seg 16 Jul 2012 - 17:23

pra escutar a proteçao civil em 173.***e picos a antena do portatil ou de base de vhf dá lindamente...eu tb gosto de escutar e sei como os rewcebo tanto de sintra como o codu de portalegre e a prot civil Like a Star @ heaven
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por pmr1989 Seg 16 Jul 2012 - 22:34

Portalegre não tem codu. só ha codu no porto, coimbra, lisboa e algarve. E se houvesse ja ha muito que o codu deixou o analogico. É talvez a única instituiçao, a par com PSP e GNR, que usa siresp a temo inteiro, para passagem de dados e afins, pelo menos isto. Protecçao civil tambem pode usar analogico apenas em TOs em conjunto com bombeiros, uma vez que neste ambito, os bombeiros ainda usam banda alta pelo menos.
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por nineâu5 Seg 16 Jul 2012 - 23:53

creio que sera codu de evora ou portalegre amanha ja sei dizer algo.. mas MINHA REAL INTENÇAO FOI DIZER LHE QUE A PROPRIA ANTENA DE MOVEL DE VHF RECEBE LINDAMENTE... AS MIHAS DESCULPAS POR SER TÃO PRETENCIOSO EM AJUDA-LO NESSE CAMPO
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por pmr1989 Ter 17 Jul 2012 - 0:53

Entao e já agora aproveito o tópico para perguntar k antenas aconselham para recepçao apenas em movel, para colocar no local da antena de radiodifusão, mas que tambem receba os 88-108. Ou seja, o pretendido é uma antena que receba radio difusao no movel, tal como existe em todos os moveis lol e tambem que, ligada a um radio ou scanner, receba outras bandas.. Sei que ha uma UHF+FM+GSM, da Sirtel creio eu, mas ha outras que sirvam para o efeito? e ja agora o acessorio para a dividao de frequencias...

Cts
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por nineâu5 Ter 17 Jul 2012 - 2:01

DOS 88 MHZ ATE 500 MHZ QUALQUER ANTENA DE MOVEL BASE OU PORTATIL DUAL BAND VHF E UHF FARÁ ESSE EFEITO..
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por Alfa31 Ter 17 Jul 2012 - 2:40

Poderá até fazer, mas mal com toda a certeza. Não é só para emissão que as antenas necessitam de estar em sintonia com o comprimento de onda. Obviamente que em recepção não causará problemas nos equipamentos, mas está a perder-se o óptimo das capacidades de RX.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por smd Ter 17 Jul 2012 - 2:46

Boas,
na realidade qualquer antena serve para recepção, mas se estiver sintonizada, quer a nivel de impedancia, quer a nivel de comprimento, numa determinada frequencia tem melhor rendimento.
Quanto aos 173.xxx MHz é a banda utilizada pelos CDOS (e não pelos CODU) a nivel nacional. Mesmo com a entrada em funcionamento da rede SIRESP o analogico é largamente utilizado a nivel nacional para comunicações entre os CDOS e bombeiros. Para a malta da zona norte e centro pode experimentar os 173.2125 para Aveiro norte, 173.225 para Aveiro Sul, 173.000 para Coimbra e para a zona sul podem escutar Lisboa em 173.2125.

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por ALF007 Ter 17 Jul 2012 - 13:14

Boas!!!!

Acabei de escutar em 173,220, com um sinal de 9 da central e outros com sinal 7.
Ainda não deu para perceber de onde são realmente.

Em 173.040 também chega qualquer coisa por cá!

Boas escutas a todos!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por pmr1989 Ter 17 Jul 2012 - 13:16

É correcto xD

Que antena aconselham para o AE55H? (exterior ou com maior ganho?)

Já agora esta a escutar com o k?

Cts
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por ALF007 Ter 17 Jul 2012 - 13:36

Se queres uma antena em condições vai para as Diamond; X30, X50, X200, X300, X510.
Estas antenas variam de tamanho. Mais ganho, mais compridas são.

Dá uma vista de olhos aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Sempre podes fazer um bom negocio de uma antena em segunda mão ou então dedica-te ao fabrico caseiro.
Se construíres uma antena vais poupar dinheiro e vais aprender e aperceber-te como são as antenas.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por smd Qua 18 Jul 2012 - 3:04

Boas,
Alf apenas uma dica: nesta "banda" o espaçamento é de 12.5KHz. Se puderes alterar o espaçamento vais ter uma melhor sintonia ou seja em 173.220 deves sintonizar 173.225 (CDOS Aveiro - Norte) e em 173.040 deve ser 173.0375.

Boas escutas.

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por nineâu5 Qua 18 Jul 2012 - 8:03

nem sempre 12.5 khz..em portalegre escuto em 173.010 mhz a chamada e resposta dos varios concelhos limitrofes (ena,não dei erros a escrever xP )
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por Gonncalo Qua 18 Jul 2012 - 9:21

nineâu5 escreveu:nem sempre 12.5 khz..em portalegre escuto em 173.010 mhz a chamada e resposta dos varios concelhos limitrofes (ena,não dei erros a escrever xP )

Ai não?!?

O que tu escreveste:

nem sempre 12.5 khz..em portalegre escuto em 173.010 mhz a chamada e resposta dos varios concelhos limitrofes (ena,não dei erros a escrever xP )

Aquilo que deverias escrever:

Nem sempre é o espaçamento de 12.5 khz...
Em Portalegre escuto a frequência 173.010 MHz, e também escuto a chamada e resposta dos vários concelhos limítrofes. (Ena, não dei erros a escrever xP)

Desde já tens a frase mal construída, pouco percebi e depois com a minha mente estive a descodificar a mensagem e aquilo que querias dizer...
Sabes quantos erros tens? 15 erros, achas bem?
- Erros e acentuação.
- Erros de pontuação.
- Construção de frase.
- Parágrafos.

Acho que o melhor é não voltares a dizer "(ena,não dei erros a escrever xP )", pois ao dizeres isso é como estivesses a fazer a convidar-me para ir falar contigo...

Boas construções nas Antenas.
Bons QSO's.
73. xDD
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty irra..

Mensagem por nineâu5 Qua 18 Jul 2012 - 12:11

Pra ja um radio com step 12.5 nao vai dar nunca 173.100 ou 173.10 mhz segundo lugar PÁRA DE EMBIRRAR COMIGO....
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por ALF007 Qua 18 Jul 2012 - 13:28

Bom dia a todos.

SMD... Obrigado pela dica, andava a a fazer scanner com e espaçamento de 5.0 Khz.
Vou experimentar com 12.5.

Mas nas frequências que mencionei, com o espaçamento de 5.0 escutei muito bem: 173.220 - 173.040.


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty assunto encerrado :)

Mensagem por nineâu5 Qua 18 Jul 2012 - 14:51

Cool olha ó prm 2964 eu não vou largar este forum porcausa das tuas interferencias e analises a tudo que eu escreva.. isto nãoé a tasca do 01 ok felicidades... lol! ESTE ASSUNTO É PASSADO AMBAS AS PARTES SE ENTENDERAM COM BREVE DIÁLOGO TX&RX


Última edição por nineâu5 em Seg 23 Jul 2012 - 7:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : fim da guerra x))
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por Alfa31 Qua 18 Jul 2012 - 15:03

É verdade: isto não é a "tasca do 01"! E é por isso mesmo que aqui fica o último aviso: basta que eu veja mais uma única vez que seja de atritos e bocas entre vocês, e vão os dois de férias durante uns tempos.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por smd Sex 20 Jul 2012 - 0:36

Passando por cima dos posts que não fazem parte do assunto e voltando aos 173.xxx MHz: Sim Alf é verdade mesmo fora da frequencia fundamental e como se trata de sinais fortes e wide band é possivel escutar sem problemas. Tem dias em que tenho a sintonia em 173.21875 e consigo escutar sem problemas os 173.225 e 173.2125 porque na zona onde estou ambos os sinais são bastante fortes.

Boas escutas enquanto duram... quando houver dinheiro para completar o Siresp já eram!

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por pmr1989 Sex 20 Jul 2012 - 1:02

Os bombeiros têm siresp e continuam a usar banda alta e baixa, principalmente nos incendios. A pc ja tem tudo completo em termos de siresp (claro), bem como as forças policiais ( se forem a ver tdas as viaturas das duas forças policiais portuguesas, ou 90% delas estao equipadas com movel siresp e os homens andam com portateis siresp, creio que na PC se passe o mesmo, embora continuem a usar o VHF analogico para comunicaçoes externas com outras entidades, nomeadamente bombeiros, já que nestes nao nadam em dinheiro como a autoridade acima deles, e se houver um ou 2 radios portateis do siresp por quartel é uma sorte, e na maioria das vezes são utilizados pelos serviços de ambulancia para serviços codu.

Mesmo que um dia o SIRESP tape todos os buracos, será daqui a muitos anos, e quando envolver todas as entidades previstas ( nao sao so policias e bombeiros), ja estamos no tempo de são nunca a tarde eheheheheh

Cumprimentos.
(PS.: a banda alta dos bombeiros funciona em pleno aqui pela zona nos combates aos grandes incendios.... Das entidades privadas tambem... Infelizmente PC ainda nao ouvi, mas la esta, podem usar SIRESP, mas quando estao nos TOs com bombeiros usam banda alta, pois ja ouvi o adj daqui do CDOS centro a solicitar meios para um grande incendio aqui ha semanas)
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena para 173MHz Empty Re: Antena para 173MHz

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos