TX RX Fórum
ComUnicações a laser Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
ComUnicações a laser Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


ComUnicações a laser

2 participantes

Ir para baixo

ComUnicações a laser Empty ComUnicações a laser

Mensagem por nineâu5 Sáb 21 Jul 2012 - 10:40

Lembro-me de em tempos com o pessoal se ter posto o tema : será possível modular com voz a emissão dum simples ponteiro laser e descodificá-la também ? Que acham ? ; ) Basketball
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

ComUnicações a laser Empty Re: ComUnicações a laser

Mensagem por Alfa31 Seg 23 Jul 2012 - 13:05

A transmissão de dados por fibra óptica funciona sobre o mesmo princípio da modulação de luz, tal como os links laser utilizados em ligações WAN. A única coisa que necessitam são os tranceivers que fazem a conversão de media (modems). Para passar áudio por esses links é a mesma coisa, é preciso MODular o sinal analógico em digital, e do lado do receptor DEsmodular o digital para analógico novamente. Basicamente é estar a fazer VoIP, portanto respondendo à tua pergunta, sim é possível e faz-se há muitos anos (eu próprio já o fiz muitas vezes no passado, mas praticamente já se deixou de utilizar devido aos muitos drawbacks envolvidos), mas não é um simples ponteiro laser como se vendem por aí, até porque aquilo que se vende por aí como ponteiros laser, de laser não têm nada. São infrastruturas bastante mais complexas (e dispendiosas), e claro, o objectivo não é passar apenas voz, mas sim dados, nos quais podem estar encapsulados protocolos de VoIP.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

ComUnicações a laser Empty Re: ComUnicações a laser

Mensagem por nineâu5 Seg 23 Jul 2012 - 14:28

mt bem ^^ Like a Star @ heaven
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

ComUnicações a laser Empty Re: ComUnicações a laser

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos