TX RX Fórum
Review da antena GroundPlane para PMR446. Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Review da antena GroundPlane para PMR446. Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Review da antena GroundPlane para PMR446.

+8
Alfa31
pmr961
pmr1989
vasfred
nineâu5
PMR2936
pmr1931
Gonncalo
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Gonncalo Qui 2 Ago 2012 - 17:04

Desde já, vamos abrir uma garrafa de champanhe, é a minha terceira review sem ser banido deste forum, uma coisa que me alegra muito, que emoção... Very Happy Very Happy

Claro verão significa para alguns FÉRIAS! E devemos todos aproveitar, pescar, caçar, saltar, dançar, fazer geocaching, fazer rádio, os nossos hobbies, eu cá gosto de aproveitar isto tudo, mas o rádio não pode faltar pois é uma peça importantíssima para mim...

Antena: GroundPlane para 446mhz.

Materiais para a construção:
- 5 Vareta cobre (2,5 mm)
- 1 Ficha PL de chassi fêmea
- 4 parafusos e porcas para apertar nos olhais terminais eléctricos.
- Olhais terminais eléctricos 4
- 2 PL macho
- 1 adaptador SMA (fêmea) para ficha PL macho.

O projecto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nesta antena apenas só se vê 2 radiais, mas tem quatro, veja na imagem que se segue.

Imagens:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O Irradiante (mastro principal) tem a mesma medida que os outros e deve ser soldado dentro da ficha PL...
Arranjos e mariquices ficam ao vosso critério... Very Happy

Opinião:
- A antena supera de facto a Midland Flex na parte da pureza de audio, o audio é puro e limpo, mas para contrariar, a Flex tem mais ganho, logo chega melhor e com mais sinal...
- Os testes foram realizados no FRN-Portugal com o colega 756 e também o 128, com base em três antenas: - A de origem, a Flex e a GroundPlane...
- Se a antena estiver bem montada será de facto uma grande ajuda e vai sair o audio limpo...

-Não se esqueçam do facto do comprimento do cabo que é 10M, e isso é muito para 2watts e deve perder um pouco a recepção e emissão...
- Esta antena vai ser usada como uma antena para o parque de campismo e vou colocar numa árvore (lá vou ter eu de subir Laughing)...

O que interessa é ser feliz e aproveitar bem...

Espero que tenham gostado, peço por favor que comentem para divulgar este tópico e ajudar os colegas e fazer com que eles tenham a mesma ideologia que eu...
"Por vezes sai melhor fazer antenas em casa do que as comprar."
Vá, é o meu terceiro review por isso uma festa de smiles!

king queen jocolor geek scratch study scratch geek jocolor queen king

Obrigado por lerem o tópico no :TX&RX is nice!:

Agradeço ao PMR2891 por ter ajudado na construção e ter dado mais ou menos um plano para a antena...


Última edição por Gonncalo em Qui 2 Ago 2012 - 22:31, editado 1 vez(es)
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por pmr1931 Qui 2 Ago 2012 - 17:14

Bem, já me deu ideias o colega!

Muito bom, isto era capaz de ser suficiente para colocar na varanda do meu QTH, acho que tenho uma ficha PL cá por casa e tudo.

Uma pergunta, quanto gastou com as fichas e cabo e respectivos adaptadores?

Eu fio de cobre tenho às carradas porque o meu pai é electricista mas nunca conseguir meter o fio assim tão direitinho como o da imagem, e outro problema é que não consigo soldar nada, a solda que tenho (e já testei 3 marcas diferentes) não agarra a nada nem à ponteira do ferro...
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Gonncalo Qui 2 Ago 2012 - 17:20

Aquilo que eu comprei foi: (que não tinha cá em casa)

- Ficha PL Chassi fêmea.
- 2 fichas PL Macho para RG-58.
- Adaptador SMA para PL*
- Cabo RG-58 10m**
- Olhais eléctricos (4)

Estas 4 coisas ficaram-me a 9,45 ao todo...

*: Pode ser utilizado para outras fichas PL, nunca fica agarrada a antena dá para sair.
**: É um chicote, um chicote é cabo que nas pontas tem RG-58, isso dá para aproveitar e ligar a outra antena, logo dá muito jeito...

avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Gonncalo Qui 2 Ago 2012 - 17:36

pmr1931 escreveu:Boas!

Desculpe ser muito chato, queria pedir-lhe (se for possível claro) se não me pode mandar uma foto com melhor resolução da antena, para eu ver como fez com os parafusos e especialmente a soldadura que vai ser o meu problema, é que estou mesmo decidido em fazer uma igual.


Abraço

O PMR'ista pede, e eu ajudo. Very Happy

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Este é o verdadeiro espírito do PMR!!!
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por pmr1931 Qui 2 Ago 2012 - 17:37

Perfeito!

Obrigadíssimo!
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por PMR2936 Qui 2 Ago 2012 - 18:06

Olá PMR2964,
Agradeço, muito profundamente, este teu grande entusiasmo, é contagiante... Sente-se no ar... Faz-me recordar um rapazito de há umas décadas... Wink
Esta publicação está poderosa!!! Em tempos esta era a minha construção de eleição para oferta aos amigos nos aniversários... Mas na versão de VHF...
Continua...
73's e boas férias.
PMR2936
PMR2936
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Gonncalo Qui 2 Ago 2012 - 18:13

PMR2936 escreveu:Olá PMR2964,
Agradeço, muito profundamente, este teu grande entusiasmo, é contagiante... Sente-se no ar... Faz-me recordar um rapazito de há umas décadas... Wink
Esta publicação está poderosa!!! Em tempos esta era a minha construção de eleição para oferta aos amigos nos aniversários... Mas na versão de VHF...
Continua...
73's e boas férias.

Essas palavras quase que me comoveram!! Very Happy Very Happy Very Happy

Eu faço tudo aquilo que posso, gasto pouco, informo, ajudo, aprendo com os mais sábios que de facto são todos vocês, eu aprendo e ajudo os mais novos...

Tudo aquilo que eu faço como podes ver tem direito a uma publicação aqui no TX-RX, para ajudar os mais novatos...
Como por exemplo o amigo PMR1931 já vai fazer uma...
Este é o espírito que eu encontro no PMR e não encontro em qualquer banda e forums que lá ando a saltitar...

"Dar tudo o que nós temos para oferecer sem receber nada em troca!"

2936, vou para Aljezur amanhã, e levo esta antena para colocar em cima de uma árvore para chegar a Odemira e talvez quem sabe a Lagos!
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por pmr1931 Qui 2 Ago 2012 - 20:12

Só mais um pergunta, onde arranjou o chicote? Fez? ou Mandou fazer?

Estava a pensar comprar um com 3.5m mas que fosse SMA femea e PL macho

Mas dá-me sensação que vai ficar caro...
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Gonncalo Qui 2 Ago 2012 - 20:32

O chicote é a coisa mais barata é mais fácil de fazer...
Se o seu pai é electrecista deve saber soldar Fichas PL, se não deixo-te aqui o video:



O metro de RG-58 é muito barato, vais gastar muito pouco com essa antena!
Pode fazer com os metros que quiser!

Quando fores a loja para fazeres o chicote é 2 fichas PL mais o adaptador SMA macho...

Já agora que marca/modelo é o teu rádio?
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por pmr1931 Qui 2 Ago 2012 - 20:42

O meu é um baofeng uv-5r daí eu ter pensado em fazer logo com as fichas para a antena e para o rádio, mas para soldar o melhor é mesmo as PL e usar o adaptador não é?
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Gonncalo Qui 2 Ago 2012 - 20:45

pmr1931 escreveu:O meu é um baofeng uv-5r daí eu ter pensado em fazer logo com as fichas para a antena e para o rádio, mas para soldar o melhor é mesmo as PL e usar o adaptador não é?

Não aconselho fazer logo com a SMA, dá problemas com todos e cria estacionárias e depois queima os ditos transistrors do rádio, alem desse rádio ser muito sensível...

Já tentei fazer com a SMA e não deu resultado, gasta-se mais uns tostões mas olha pelo lado positivo, podes adaptar a SMA para todos as PL's... Very Happy
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por pmr1931 Qui 2 Ago 2012 - 20:50

Então é mesmo assim que vou fazer, mas o meu problema é mesmo soldar, nunca consegui soldar nada com os 2 ferros que tenho, a solda simplesmente não agarra em nada, pinga para todo o lado...

Não percebo o que faço de mal, até porque já usei 2 marcas de solda diferentes e não consegui, vamos ver se resolvo o problema depois posto aqui o resultado.


Só mais uma pergunta como fez para esse fio ficar tão direitinho?
Tirou directamente da bobine?
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por nineâu5 Qui 2 Ago 2012 - 21:14

Cool tá impecavel gonçalo e quanto ás soldaduras ficarem bem ou nao isso pode ser visto com um multimetro barato dos xineses,, avisa logo se ficou tudo em curto ou alguma parte mal soldada.. TX&RX
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Gonncalo Qui 2 Ago 2012 - 21:21

nineâu5 escreveu: Cool tá impecavel gonçalo e quanto ás soldaduras ficarem bem ou nao isso pode ser visto com um multimetro barato dos xineses,, avisa logo se ficou tudo em curto ou alguma parte mal soldada.. TX&RX

Foi mesmo assim que eu vi se as PL estavam bem soldadas e de facto não mexia o ponteiro, o meu pai comprou-me um e eu tenho ele aqui, mesmo ao meu lado...

É uma antena que no geral é boa...
Agora tenho é o meu rádio a carregar se não era só tx, tx, tx, rx, rx, rx. lol!
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por nineâu5 Qui 2 Ago 2012 - 21:34

lol! vá força x) e o ponteiro mexe entre vivo e vivo se tiver bem soldado om malha e malha tambem mexe ... pra quem tiver aflitinho com extensoes dessas a r.m.s. vende á cobrança tudo bem acabadinho com pl ou sma Like a Star @ heaven flower boas ferias rabbit


Última edição por nineâu5 em Sex 3 Ago 2012 - 7:43, editado 1 vez(es)
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por PMR2936 Qui 2 Ago 2012 - 21:40

boa tarde, 73's,
creio que da posição indicada, acima de Aljezur, dará para chegar à GateWay do colega 128. Já a Lagos não creio!!! Infelizmente!!! É a lei da topografia do território Algarvio!!!
Para chegar de Aljezur a Lagos seria necessário um Repetidor num ponto alto, a meio caminho...
... na Terça-feira estarei por lá... estarás em que canal???
Boas férias!!
PMR2936
PMR2936
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Gonncalo Qui 2 Ago 2012 - 21:42

PMR2936 escreveu:boa tarde, 73's,
creio que da posição indicada, acima de Aljezur, dará para chegar à GateWay do colega 128. Já a Lagos não creio!!! Infelizmente!!! É a lei da topografia do território Algarvio!!!
Para chegar de Aljezur a Lagos seria necessário um Repetidor num ponto alto, a meio caminho...
... na Terça-feira estarei por lá... estarás em que canal???
Boas férias!!

Estou pelo o canal 8/33, mas ainda não lhe posso adiantar nada acerca do nosso cafézinho. Razz
Tenho que ainda falar com o meu pai...

Mas desde Aljezur até Odemira, quantos km's são? Uns 40? 50?
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por PMR2936 Qui 2 Ago 2012 - 22:09

A Gateway não esté em Odemira... Odemira é simplesmente o Maior Concelho do território peninsular português!!! Vai do mar até à serra, do Algarve até onde a vista alcança Smile Smile Smile
Está poucos Km acima de Aljezur, em terreno plano.
Será uma boa experiência... OK, chamarei no canal 8.33 e também no FRN, pois vou ter a gateway móvel activada!!!
PMR2936
PMR2936
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por PMR2936 Qui 2 Ago 2012 - 22:11

em relação ao cafezinho, depois combinamos. Poderei ir ter convosco!!!
Visto estar de carro!!!
PMR2936
PMR2936
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Antena toda PIPI

Mensagem por vasfred Qui 2 Ago 2012 - 22:42

Parabéns 2964 (Gonçalo) ficou melhor que a encomenda.
Temos que aumentar o grau de dificuldade .
avatar
vasfred
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Gonncalo Qui 2 Ago 2012 - 23:58



Aqui está o dito video! Como podem ver eu moro em Almada num buraco e chego ao Rep. do Barreiro limpo, mais os 10m de cabo...

E que tal? Pelo o coelho já vale a subscrição...
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por nineâu5 Sex 3 Ago 2012 - 0:13

desenrascas-te bem Like a Star @ heaven ha quem diga que o cabo nao deve tar enrolado mas sao pormenores.. like !
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por pmr1989 Sex 3 Ago 2012 - 0:34

Boas

Com o cabo assim enrolado, ira haver distorção qb, dado a atenuaçao sofrida pelo rg58. Creio é que era escusado tanto cabo, mas numa futura aplicação da antena (ponto mais alto) da bastante jeito.

Cts.
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Gonncalo Sex 3 Ago 2012 - 0:49

pmr1989 escreveu:Boas

Com o cabo assim enrolado, ira haver distorção qb, dado a atenuaçao sofrida pelo rg58. Creio é que era escusado tanto cabo, mas numa futura aplicação da antena (ponto mais alto) da bastante jeito.

Cts.

É isso mesmo, esta antena não vai ficar ali, aquilo é só uma "zona de testes", ela será a antena que vai comigo para o parque de campismo e vai ficar numa arvore alta, e depois desce até a caravana...

Quando chegar cá vou prender num sitio espectacular e vai ficar a bombar!!!
Se eu quiser posso diminuir tenho cá outro chicote de 5m, mas prefiro o de 10m que está afinadinho e de boa saúde...

Aquilo com as voltas bomba aquilo que bomba, agora imagina sem voltas... Very Happy Very Happy

Party Rock is in my house tonight, everybody just talk in P-P-P-PMR RADIO... Very Happy Very Happy
avatar
Gonncalo
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por pmr961 Sex 3 Ago 2012 - 11:57

Gonçalo,

excelente trabalho!

Em termos de ganho absoluto, a flex e a tua são essencialmente o mesmo. Por isso a diferença de performance vem das perdas do cabo

Os 10m de rg-58 fazem perder 60% potencia metida pelo rádio pelo caminho Smile É como se emitisses com 0,8W na flex.

Mete-lhe um chicote de 1 ou 2 metros e já vais ver a diferença a desaparecer

Nuno
pmr961
pmr961
pmr961
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Review da antena GroundPlane para PMR446. Empty Re: Review da antena GroundPlane para PMR446.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos