TX RX Fórum
Frequências Bombeiros/Incêndios Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Frequências Bombeiros/Incêndios Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Frequências Bombeiros/Incêndios

+4
smd
Joaquim Rosa
pmr1989
Taz51
8 participantes

Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Taz51 Seg 3 Set 2012 - 13:25

Olá pessoal.

Gostaria de saber se vocês sabem de frequências dos bombeiros utilizadas nos incêndios. Tenho ouvido na típica frequencia de Tomar, 168.425, mas esta frequência é de TX, pelo que só oiço uma parte da conversa. Por vezes oiço os roger bips, pelo que sei que alguém falou, mas noutra frequência. Ninguém tem info?

O link deve estar desativado. Não oiço nada nos 423.3.
Taz51
Taz51
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por pmr1989 Seg 3 Set 2012 - 13:45

Boas!

O que ouves é uma frequência da ROB (bombeiros) que é em semi-duplex, como dizes e bem, mas por acaso a de rx é a mesma. Tens outro repetidor no distrito de Santarém além desse, que também tem a mesma frequência de entrada e de saida, que é Almeirim nos 168.1750.

Ainda dentro da ROB, tens os canais em simplex, operados em portáteis, pelo que a localização e alcance sao decisivos. São os canais normais de manobra, comando, tacticos e tactica antiga, iguais em todo o país. No teu distrito( Santarém) existe ainda uma excepção que são dois canais de comando com a denominação de "comando antigo".
M 01 152.5875 C 01 152.7125
M 02 152.6000 C 02 152.7250
M 03 152.6125 C 03 152.7375
M 04 152.6250 CA 01 168,450
M 05 152.6750 CA 02 168,475
M 06 152.6875 T 01 152.9250
M 07 152.7000 T 02 152.9375
Sendo M-Manobra, C-comando, CA-comando antigo (so em Santarem) e T-Tactico
Notar que faltam mais canais de tactica, mas esta tudo disponivel online nas NEPs (normas de execução permanente da Protecção Civil.

Notar ainda que o canal manobra 1 deverá ser o mais usado no teatro de operações e que o manobra 4 é previligiado nas comunicações terra-ar-terra.

Alem da ROB, ha ainda a REPC (protecçao civil), que no teu distrito tem dois repetidores:
tx rx
PC Aire 168.9750 173.5750
PC Mação 168.9125 173.5125

Tens depois dentro da REPC tambem um canal simplex (existe um por distrito). So sei o do meu, sinceramente não sei os outros, são mais raros de aparecerem na internet, e por isso quando encontrei o do meu distrito foi saca-lo e pronto lol.

Por fim, saber que SIRESP é pouco usado nestes casos, apenas para informar a chegada ao local, e as vezes nem isso...

Espero que o tenha ajudado, a si e a outros colegas que por aqui andam.

Cts.
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Taz51 Seg 3 Set 2012 - 13:58

Ok Nuno! Muito Obrigado, ver se oiço alguma cena Smile
Taz51
Taz51
Profissional


Alfa 4 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Taz51 Seg 3 Set 2012 - 15:22

OMG, Eles estão em PMR!!! Canal 6 sem tom, Sapadores da Vila de Ansiães. Falei com eles e deram-me informação! Very Happy
Taz51
Taz51
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Joaquim Rosa Seg 3 Set 2012 - 15:33

Obrigado pela informação.
73´s
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por pmr1989 Seg 3 Set 2012 - 21:29

Sapadores? Devem ser sapadores florestais, não sao bem bombeiros, mas eles também têm uma frequencia atribuida pela anacom xD Aqui na minha zona ha a central da Afocelca, que faz mais ou menos o mesmo que os Sapadores Florestais, mas é uma empresa privada que actua com os bombeiros e ANPC, e tem sido interessante ouvir a frequencia deles.

Taz51 ainda consegues activar Pombal? Tenho conseguido activar daqui de cima, mas ate agora não tenho obtido resposta, apenas um toque de chamada, mas depois ninguem respondeu.

Cts.
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por smd Seg 3 Set 2012 - 21:41

Provavelmente só escutas um lado porque e o sinal mais forte porque na realidade TX e RX são na mesma frequência, tal como já foi dito, no caso de Tomar. Para escuta dos canais de manobra é necessário estar próximo do local porque na sua maioria são utilizadores com equipamentos portáteis e por isso de baixa potência.
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Taz51 Seg 3 Set 2012 - 22:01

pmr1989 escreveu:Sapadores? Devem ser sapadores florestais, não sao bem bombeiros, mas eles também têm uma frequencia atribuida pela anacom xD Aqui na minha zona ha a central da Afocelca, que faz mais ou menos o mesmo que os Sapadores Florestais, mas é uma empresa privada que actua com os bombeiros e ANPC, e tem sido interessante ouvir a frequencia deles.

Taz51 ainda consegues activar Pombal? Tenho conseguido activar daqui de cima, mas ate agora não tenho obtido resposta, apenas um toque de chamada, mas depois ninguem respondeu.

Cts.

Sim, eles dizem que são os Sapadores da Vila de Ansiães... 1989, eu para activar tenho de subir a um monte aqui perto... Se quiser, posso lá ir. Tem é de ser combinado previamente para eu não ir lá para cima em vão... Além disso o fogo anda cá perto... Ainda me chamam incendiário ahah

smd escreveu:Provavelmente só escutas um lado porque e o sinal mais forte porque na realidade TX e RX são na mesma frequência, tal como já foi dito, no caso de Tomar. Para escuta dos canais de manobra é necessário estar próximo do local porque na sua maioria são utilizadores com equipamentos portáteis e por isso de baixa potência.

Pois, isso não sei... Eu estou perto do local, smd... Infelizmente...
Taz51
Taz51
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por pmr1989 Seg 3 Set 2012 - 22:22

Ok Taz51. Como uma vez disseste que tinhas activado a partir do teu qth pensei que não tivesses que sair ou assim. Realmente Tomar é um pouco mais distante de Pombal do que Coimbra de Pombal. Voces aí so mesmo em pontos altos.

Mas havemos de combinar um dia pq não. Talvez naqueles dias das activações ou de actividades rádio como ocorreram no sabado passado por parte de um outro colega.

E no CB tambem temos que experimentar, que está optima a propagação.

Cts.
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Taz51 Seg 3 Set 2012 - 22:28

Ya, mas olha, em CB só tenho AM e FM... Mas emite bem... temos de tentar...
SSB só em Outubro, no fim-de-semana do JOTA/JOTI, dos escuteiros...
Taz51
Taz51
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por pmr1989 Seg 3 Set 2012 - 22:33

Na boa

Eu tambem so tenho AM\FM, so que é em movel , pelo que ajuda nas localizações, basta combinarmos naqueles dias de activaçoes ou algo parecido looool.

SSB so quando montar a base, quando isto melhorar economicamente pos meus lados LOL

Cts.
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Taz51 Ter 4 Set 2012 - 0:15

Agora disseste tudo :p Tenho base e nem tenho SSB, vê lá tu bem eheh
Taz51
Taz51
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 0:26

E eu tenho isso tudo e não uso... enfim, shame on me...
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por pmr1989 Ter 4 Set 2012 - 1:47

Epah e não queres partilhar isso que tens aqui pelo pessoal, Alfa31? eheheheheh loool

Vou esperar mais uns tempos e ver se adquiro estaçao base com ssb, mas estou mt satisfeito com a minha movel, mas base é sempre diferente xD

Qualquer duvida nos bombeiros digam. Isto aqui pela zona centro esta complicado, ha muita dispersão de meios, e muitos andam perdidos agora a noite. O distrito de Viseu a esta hora, por exemplo, conta com 4 incendios muito próximos. Enfim.....

73 a todos,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 1:52

Eu partilho mas são uns tacos de basebol para enfiar pelo cagueiro adentro desse incendiários... deviam lá morrer todos amarrados a um pinheiro!
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 1:54

Desculpem lá o desabafo, mas como moro aqui perto de almada e mesmo assim só me cheira a floresta queimada dentro de casa, continuo a ser uma pessoa revoltada com a passividade que este país tem para com os fogos florestais...
Alfa31
Alfa31
Guru


Alfa 4 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por pmr1989 Ter 4 Set 2012 - 2:07

Pois

Infelizmente enquanto tivermos empresas privadas de helis e afins, haverá incendios, aqui e acolá.

Infelizmente também, continuamos a assistir a situações lamentáveis, como por exemplo quem esta longe e a dar ordens, exige demasiado e facilitam tudo para quem esta no terreno, quando não é isso que acontece na realidade. Os meios andam confundidos, ninguem os orienta, porque é facil estar na cidade sentado a olhar para um pc..... Infelizmente é o que se passa no nosso país....

Por exemplo naquilo que nos diz directamente respeito, os meios de comunicação. Assisti a qsos em que o SIRESP foi esquecido no TO, em detrimento da banda normal de uso, simplesmente porque não tinha cobertura. Se tivessem apostado na renovação dessa rede, em vez do Siresp, tinhamos grandes melhorias neste sector. O Siresp seria supostamente só usado na chegada ao TO, mas neste momento nem isso.

Cts
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 2:14

O Siresp não passou foi de mais um tacho, mas um tacho daqueles à grande... Eu andei a dar-lhes formação de Unix (HP-UX) e ferramentas de protecção de dados, e bem vi o que aquilo era...
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por pmr1931 Ter 4 Set 2012 - 5:28

Alfa31 escreveu:Desculpem lá o desabafo, mas como moro aqui perto de almada e mesmo assim só me cheira a floresta queimada dentro de casa, continuo a ser uma pessoa revoltada com a passividade que este país tem para com os fogos florestais...


Ao final da tarde também notei o fumo no horizonte e o cheiro a queimado que vergonha mesmo No
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Joaquim Rosa Ter 4 Set 2012 - 10:24

Alfa31 escreveu:Desculpem lá o desabafo, mas como moro aqui perto de almada e mesmo assim só me cheira a floresta queimada dentro de casa, continuo a ser uma pessoa revoltada com a passividade que este país tem para com os fogos florestais...

Foi o vento que trouxe o fumo dos fogos florestais de Mafra e Torres Vedras.
Lisboa ontem á tarde ficou com nuvem de fumo que não se podia estar na rua.
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por smd Ter 4 Set 2012 - 12:00

Já que se falou em interesses e desorientação, já notaram a "diferença de tom" nas as comunicações entre CDOS e bombeiros e CDOS e Meios Aéreos? Para quem não sabe os "senhores comandates" não recebem ordens mas sim, são-lhes solicitados favores: Sr comanadante pode faver mais uma missão? OK muito obrigado!

Ridiculo! Mas enfim, os tachos sempre falaram mais alto.
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Alfa31 Ter 4 Set 2012 - 13:18

Vocês não conhecem a Sra. Valente Cunha? Ah pois é, ela tem um poder brutal...
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Taz51 Ter 4 Set 2012 - 14:55

Exatamente... é uma vergonha. -__-
Taz51
Taz51
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por marco neves Qui 8 Out 2020 - 16:51

Boa tarde
Alguém tem mais algumas frequencias que se possam escutar além das referidas anteriormente.
Obrigado.
marco neves
marco neves
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty DUVIDA

Mensagem por Daniel Aguiar Qua 15 Set 2021 - 15:45

pmr1989 escreveu:Boas! Isto é para DMR ?????????

O que ouves é uma frequência da ROB (bombeiros) que é em semi-duplex, como dizes e bem, mas por acaso a de rx é a mesma. Tens outro repetidor no distrito de Santarém além desse, que também tem a mesma frequência de entrada e de saida, que é Almeirim nos 168.1750.

Ainda dentro da ROB, tens os canais em simplex, operados em portáteis, pelo que a localização e alcance sao decisivos. São os canais normais de manobra, comando, tacticos e tactica antiga, iguais em todo o país. No teu distrito( Santarém) existe ainda uma excepção que são dois canais de comando com a denominação de "comando antigo".
M 01 152.5875          C 01 152.7125
M 02 152.6000          C 02 152.7250
M 03 152.6125          C 03 152.7375
M 04 152.6250          CA 01 168,450
M 05 152.6750          CA 02 168,475
M 06 152.6875          T 01 152.9250
M 07 152.7000          T 02 152.9375    
Sendo M-Manobra, C-comando, CA-comando antigo (so em Santarem) e T-Tactico
Notar que faltam mais canais de tactica, mas esta tudo disponivel online nas NEPs (normas de execução permanente da Protecção Civil.

Notar ainda que o canal manobra 1 deverá ser o mais usado no teatro de operações e que o manobra 4 é previligiado nas comunicações terra-ar-terra.

Alem da ROB, ha ainda a REPC (protecçao civil), que no teu distrito tem dois repetidores:
            tx             rx
PC Aire 168.9750 173.5750
PC Mação 168.9125 173.5125

Tens depois dentro da REPC tambem um canal simplex (existe um por distrito). So sei o do meu, sinceramente não sei os outros, são mais raros de aparecerem na internet, e por isso quando encontrei o do meu distrito foi saca-lo e pronto lol.

Por fim, saber que SIRESP é pouco usado nestes casos, apenas para informar a chegada ao local, e as vezes nem isso...

Espero que o tenha ajudado, a si e a outros colegas que por aqui andam.

Cts.
Daniel Aguiar
Daniel Aguiar
Caloiro


timoteo41, Alfa 4 e Asoaresb gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Frequências Bombeiros/Incêndios Empty Re: Frequências Bombeiros/Incêndios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos