TX RX Fórum
Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Power Line Controlers (PLC) e Rfi

+2
tangará
joma
6 participantes

Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por joma Dom 30 Set 2012 - 11:05

Boas,

Desde a passada Quinta-Feira, 27, que a minha recepção em HF tem andado seriamente comprometida.

Em VHF nos 145,750 Mhz sempre tive a interferência da Zon (TVI24), mas agora, e desde a passada Quinta-Feira, tenho tido nos 11m e também em algumas frequências dos 10m, uma ruideira constante, com S6 ou S7, que nunca me larga noite e dia. Nas bandas abaixo dos 12m sempre tive ruído.

Para despistar a situação cá pelo QTH, já desliguei o Quadro e alimentei a PSU (Nissei PS30 SW II) via uma UPS, mantendo-se a situação. Não fui ao telhado verificar a antena (Ez-Wire), mas na respectiva entrada no rádio (Yaesu FT-897), já coloquei um fio de cobre no vivo, mantendo-se o ruído, sendo que abaixo dos 20m o ruido que tenho normalmente com a Ez-Wire, desaparece com o fio de cobre. Presumo pois que o problema também não será da antena.
Entretanto perguntei aos vizinhos do prédio onde habito se tinham instalado algo de novo, ao que me disseram que não.
Que mais posso eu fazer, com os meus limitados meios, para tentar despistar a origem da interferência?

O próximo passo será obviamente fazer a reclamação junto da Anacom, mas queria excluir todas as hipoteses possiveis e ao meu alcance antes de o fazer.

Agradeço qualquer sugestão ou aconselhamento.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por tangará Dom 30 Set 2012 - 11:46

essa cena dos plc se já interferia na onda media de broadcastings agora até em fm me interfere lá pelo cacem.. O resultado da inspeção da anacom provou mesmo eu ter meu quarto cheio de radiaçoes o.o conclusão . somos uns cidadãos tão mansos que pagamos a taxa de radiodifusão sonora na conta da luz e se já nao bastasse a tdt com a sua cobertura tão vergonhosa, temos os plc a tapar tudo. Deixar de pagar a taxa de radiodifusão era 1 hipotese mas a nivel nacional só que estamos muito divididos como cidadãos certo ?
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por Alfa31 Dom 30 Set 2012 - 23:19

Jorge, realmente para nós rádio-amadores foi das piores coisinhas que inventaram. Malditos PLC!
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por joma Seg 1 Out 2012 - 22:35

Boas,

Com ajuda de uns colegas, a quem desde já agradeço, parece que se chegou à conclusão que não será e felizmente PLC, mas possívelmente interferências provocadas pela ZON. Julgo que o problema dos 145,750 é generalizado e bate a todas as portas onde esteja o serviço da ZON. Mas aqui pela minha posição / rua é demais. O sinal é extremamente forte, muito mais forte que em outras zonas aqui da cidade, onde chega mesmo a desaparecer. Até porque no meu caso não é só o RV60 que é interferido mas também o RV59 e RV61, segundo o colega CT4AN da Rep, as interferências em HF podem ter origem no sinal de video irradiado pela cablagem de TV.

Hoje já fiz junto da loja da ZON aqui de Torres Vedras a respectiva exposição alertando para a situação. Vamos ver, qual a resposta. O próximo passo será a ANACOM.

De qualquer forma obrigado pelas dicas. Irei colocando as actualizações do processo aqui no forum para partilhar a minha infeliz "experiência".

Hoje estou naquelas noites boas, é QRM com S6 / S7, generalizado, até nos 10m.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por Alfa31 Seg 1 Out 2012 - 22:37

Ok, vai-nos mantendo informados Wink
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por joma Seg 1 Out 2012 - 23:25

Boas,

Efectuei umas gravações do QRM, que partilho apesar de ainda não saber a origem, pode ser que alguém identifique:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Radio: Yaesu FT-897D (com os filtros desligados) + Antena Ez-Wire + PSU Nissei PS30 SWII

O QRM, esteve sempre entre S6 e S7 durante a gravação, que efectuei com o Audicity, através do cabo ligado à porta DATA (mono - apenas o canal esquerdo).

Nota: Mais uma vez hoje pelas 23:00 o QRM foi-se. Vamos lá ver se não volta como ontem lá pelas 24:00.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por Alfa31 Seg 1 Out 2012 - 23:43

Eu ainda não ouvi a gravação, mas já sei qual é o problema ( Twisted Evil ):

o problema é o rádio!!! Não presta!!! Deita-o fora!!!

Por pm envio-te a minha morada para mandares o rádio para aqui Very Happy Very Happy Very Happy
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por Delphin Ter 2 Out 2012 - 1:55

Jorge,
não consegui abrir o teu Link. Estou com um problema idêntico. postei um vídeo do meu problema para demonstrar o MFJ-1026 num tópico ali ao lado ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]) vê lá se as interferências são idênticas sff.
73

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Delphin
Delphin
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por joma Ter 2 Out 2012 - 10:48

Delphin escreveu:Jorge,
não consegui abrir o teu Link. Estou com um problema idêntico. postei um vídeo do meu problema para demonstrar o MFJ-1026 num tópico ali ao lado ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]) vê lá se as interferências são idênticas sff.
73

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Bom Dia,

Aqui vai o link penso eu que a funcionar:

4Shared - Ficheiros Audio com o QRM

(o endereço do 4shared está lá mas o phpBB introduz publicidade adfly nos links, é so fechar que aparece o endereço pretendido).

Eu quanto à Zon, já lá fui fazer a respectiva reclamação, pois na minha rua eles tem Splitters com entradas não utilizadas sem as cargas de 75 ohm colocadas. É mesmo o deixar andar ...

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por Alfa31 Ter 2 Out 2012 - 10:54

Típico dos operadores de cabo... Não é por acaso que em vários locais se escuta o sinal de áudio de alguns canais...
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por smd Ter 2 Out 2012 - 12:31

Se me permitem opinar, e as cegas, isto porque pode ser imensas coisas, mas qrm na banda dos 10m nao me parece que possa ter origem em sinais de tv. Vou deixar aqui dois exemplos que tenho comigo e que tem origem em fontes comutadas. Um e um monitor plasma de. 50'' que tenho no escritorio qundo o ligo la se vai os 10m. Outro e nos 173M tambem com origem numa fonte comutada que reaproveitei para usar nas experimentacoes.
Em conclusao o que quis aqui alertar depois deste paleio todo e que as fontes comutadas sao uma porcaria, mesmo as dos PCs.
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por joma Ter 2 Out 2012 - 13:36

Boas,

Obrigado pela opinião colega Smd.
Pois eu não excluo, que a origem seja outra, até porque tenho por aqui por exemplo equipamento eléctrico do Hospital de Torres Vedras, aqui mesmo em cima da minha antena.

O engraçado é que normalmente todos dos dias pelas 23:00 o QRM desaparece, mas no outro dia lá está ele. E depois dura o dia inteiro, pelo que um Plasma, não deverá ser digo eu.

Aqui vai uma imagem dos Splitter da Zon que estão no meu prédio. Umas das entradas do da direita, não tem qualquer carga ... Evil or Very Mad

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por Alfa31 Ter 2 Out 2012 - 13:51

Pelo sintoma e horários "constantes" tem de ser um equipamento qualquer que apenas deixa de ser usado pelas 23h. Será algum vizinho com um emissor de TV para passar o sinal de uma box da Zon para outras divisões da casa, e esse mesmo vizinho vai dormir por volta dessa hora?
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por smd Qua 3 Out 2012 - 12:44

Isto e daqueles casos bicudos. Com os exemplos que dei apenas quis equacionar a nao ecpxclusao de qualquer possibilidade, mesmo aquelas qu as vezes nem nos lembramos.
Parece-me que vai ter um longo caminho ate descobrir o que sera.
Apenas me resta desejar boa sorte ate porque nao tenho mais ideias.
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por PMR Infinitus+1 Dom 14 Out 2012 - 5:12

Olá colega,
Eu também já tive um experiência idêntica e pelo que constatei com um scanner de mão, pude identificar que o ruído era proveniente de 3 candeeiros da iluminação publica numa rua adjacente à que eu resido, assim a minha sugestão aplicada à sua situação é a seguinte.
Observe nas imediações da sua estação se existe iluminação exterior publicitária de alguma loja ou comercio e esteja atento se por ventura a mesma se desliga às 23h, hora em que deixa de ter QRM.
Vá dando novidades.
PMR Infinitus+1
PMR Infinitus+1
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por Alfa31 Dom 14 Out 2012 - 13:05

PMR Infinitus+1 escreveu:Olá colega,
Eu também já tive um experiência idêntica e pelo que constatei com um scanner de mão, pude identificar que o ruído era proveniente de 3 candeeiros da iluminação publica numa rua adjacente à que eu resido, assim a minha sugestão aplicada à sua situação é a seguinte.
Observe nas imediações da sua estação se existe iluminação exterior publicitária de alguma loja ou comercio e esteja atento se por ventura a mesma se desliga às 23h, hora em que deixa de ter QRM.
Vá dando novidades.

Pode ser isso Pedro, até mesmo por causa das iluminações que usam neon's.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por joma Dom 14 Out 2012 - 14:52

Boas,

Agradeço aos colegas, pelas dicas expostas.
Felizmente, eu até tenho medo de dizer isto, esse QRM desapareceu na última semana. Espero que não volte.

Até me deu vontade de comprar uma antena nova em vez do QRM Eliminator. Só que por azar comprei uma Sirio 827, que tem S6/S7 de QRM, enquanto a minha EzWire tem S0/S1. É a vida.

De qualquer forma os sinais na 827 são sempre mais fortes, e escuto tudo o que escuto na Ezwire e ainda mais, mesmo quando escuto um sinal com S1/S2 na Ezwire, esse sinal aparece na 827 mais claro mesmo com o S-Meter do FT897 a mostrar S7 (ao ouvido o QRM da 827 não me parece muito mais intenso do que da Ezwire apesar o S-Meter dizer o contrário). Eu até já duvido do S-Meter do FT897, acho que ele não gosta da 827. Vamos lá saber o porquê.

73,
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por Alfa31 Dom 14 Out 2012 - 14:55

É fácil: polarização horizontal vs vertical. Vertical é sempre pior para o QRM. Não obstante disso, provavelmente a tua vertical 827 tem também mais ganho que a Ezwire.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Power Line  Controlers (PLC) e Rfi Empty Re: Power Line Controlers (PLC) e Rfi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos