TX RX Fórum
A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

+16
Paulo Pinhao
João Gomes
Alexandre Almeida
Cezar
tigre
pmr3309
[ThunderS]
Bluespoon
Alfa31
Snog
pmr2511
pmr3363chaparrito
CT2JKJ
smd
tangará
ALF007
20 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Seg 29 Out 2012 - 0:17

No verão de 1992, fins de Agosto, um colega do meu falecido Pai falou com a minha Mãe, que estava interessado em comprar a estação completa.

A minha Mãe como não estava por dentro dos valores ($$$ na altura), resolveu ir á loja que conhecia para avaliar o valor dos equipamentos em segunda mão que poderia pedir.
Era um President Grant + Fonte de alimentação + Amplificador C.T.E International - Speedy 2 + Antena Starduster (CB - 11 metros).

President Grant

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Fonte de Alimentação - era de fabrico caseiro, construida pelo meu Pai.


Amplificador C.T.E International - Speedy

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Antena Starduster (CB - 11 metros)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Claro que não se levou a antena porque estava montada do meu telhado. (lol)
Eu também fui com a minha mãe e ainda bem que fui!!!

E lá fui com a minha mãe á Gitei!
Lembro-me que o Sr. Teixeira experimentou o radio e convidou-nos para mostrar que o radio e o amplificador estavam de perfeita saúde.
Eu e a minha mãe como não percebíamos nada da coisa, apenas ouvimos o que nos disse... valores ($$$) e eu a ver aquilo tudo, uma loja cheio de equipamentos, ouvi com mais atenção o ruido do QRM em AM, senti a tecnologia do fazer Radio mas não sabia o que era isto tudo e deu-me o impulso da curiosidade.
Era um puto com 15 anos e ao ver como se ligava o radio a uma fonte de alimentação com o cabo vermelho e preto, cativou a minha atenção. Fiquei super curioso e lembrei-me que o meu pai ficava a falar no radio até mais tarde com pessoas.
Lembro-em que muita coisa veio á minha mente e estes todos impulsos ocupou a o meu cérebro!

Quando cheguei a casa, um pouco antes das 20 horas disse para minha mãe:
- Vou montar o radio...
- Onde esta o cabo da antena?
E montei... radio + antena + Fonte de Alimentação. Não sabia como ligar o amplificador por isso deixei de parte.
O que eu mais queria, era ouvir o que se passava na radio... já estava super curioso.

O radio ligou-se, estava em AM (porque o Sr. Teixeira disse que maior parte do pessoal anda em AM), a minha mãe disse que o meu Pai chamava os amigos em canal 11, não mexi  nos botões porque me disseram que assim o radio estava pronto para falar e eu andava ali todo baralhado, com a curiosidade em alta.
Corria os 40 canais varias vezes, parava uns segundos quando estavam pessoas a falarem, escutava 15 segundos e rodava novamente, encontrava outras pessoas e continuava a rodar, ia ao canal 11 e não gostava da qualidade do audio porque muitas vezes não percebia nada (era a malta toda a falarem uns por cima dos outros).
Passei quase uma hora nisto.
A minha mãe chamou-me para jantar... lembro que durante o jantar fazia varia perguntas.
A minha mãe disse-me que eu não podia falar porque não estava legal (lolololol), ela chamava a esta coisa do radio de "Radio Pirata" e contou-me que o meu pai teve que comprar um radio dos mais baratos (era o pirusas), para poder legalizar e contou coisas tipo do género, que existia  uma policia especial andava na caça das pessoas que não estavam legais. (lolololol)!!!
Eu ouvia esta toda informação e mais curioso ficava. Já estava 10000% atraído pelo Radio CB e nem reparei. Já era o meu inconsciente a trabalhar: "Radio + Radio + Radio e + Radio".
Depois disso tive que sair e a minha mente não parava de processar, estava no mundo da lua, com vontade de ir para casa para ir ao radio.

Quando regressei a casa, lá estava eu a rodar canais e parei num canal porque um senhor que estava a falar era divertido e fiquei na escuta.
Fiquei ali sempre a escuta e assim iniciou a minha vontade de falar, mas não sabia o ia dizer e continuava na escuta. Eram 2 colegas no ping e no pong e eu a ver tv e a ouvi-los.
... ... ...

Até que se despediram e eu no fim QSO digo: Boa noite ou xau ou até amanha.
O tal colega mais divertido chamou-me e convidou para subir... envergonhado e assustado só dizia "Boa noite ou xau ou até amanha",  (era a estação Biquinha, Op. Dias) e disse-me: -  vai subir ou via continuar na brincadeira.
Eu, então subi e disse: sou o Manuel, sou novo disto, não percebo nada disto, estou ouvi-lo bem e não sei o que dizer mais.
(lololololo, Muito lololol...) o Dias riu-se e á maneira dele, começou a puxar por mim fazendo perguntas para eu responder, conseguiu por-me a vontade e assim fiz o meu primeiro QSO.
Estava nervoso e suava (lolol)... a minha Mãe e Tia repararam que eu estava a falar no radio e vieram para minha beira ouvir o que falava e quando dei por ela já passavam as 2 da madrugada.
Despedi-me do Dias, disse que já era tarde  e que amanha estava no radio.

Quando disse "que amanha estava no radio" lembrei-me que os equipamentos iam ser vendidos. Não sabia quando era a venda mas tinha a certeza que era naquela semana.

Até acordei mais cedo, para ligar o radio mas ouvia pouca coisa. Lembro-me que nem sai de casa, fazia varias coisas mas sempre com atenção no radio.
No canal 11 estavam sempre pessoas, e foi nessa tarde que aprendi a escutar a confusão desse canal. Mas como não ouvia o Dias não falava com ninguém...

Entretanto chega a hora de jantar e assim chega a hora da verdade.
Peço a minha mãe para não vender o radio: - Mãe... não vendas o radio. Como eu passei de ano e ainda não me deste nada de prenda, o radio fica ser a minha prenda. Assim já nem gastas ($$$) na prenda.

A minha mãe disse que sim.
E hoje vejo que ela foi inteligente ao dizer que sim.
Ela reparou que fiquei caseiro, nem pedi para ir ter com os meus amigos ou andar de bike e assim controlava-me com facilidade.
A minha Mãe sabe muito... lolol e ainda bem que foi assim!

Já estava viciado no radio e nem sabia... era o meu novo e super brinquedo.
Em canal 11 reconheci a voz do Dias, sigui o canal para onde foi, chamei e fui recebido.
O Dias apresentou-me a muitas a muitos colegas, entretanto conheço na radio pessoas da minha idade (+/-) e assim fiz o meu grupo de amigos do radio.

Nesse tempo eram muitos operadores a fazerem radio. Muitas vezes tinha-se que escolher um canal desocupado dos 40 canais.
Comecei a ter um canal fixo... era o 26 AM onde o meu grupo de amigos estávamos por la, era o nosso paradeiro.
Muitas portadoras levei, muitas portadoras meti porque acha que era o y ou x (lol) e assim fui aprendendo.

Sem mais nem menos as minha férias grandes acabaram, comecei a estudar, alguns amigos da escola e vizinhos arrastei para mundo da radio, cheguei a ter péssimas notas por causa do radio, fiquei de castigo sem o radio, só podia fazer radio fim de semana.

O meu pior castigo foi quando a minha Mãe, teve a ideia de tirar o meu único mic para não poder falar.
Como tinha dinheiro da mesada, comprei ás escondidas um Mic dos mais baratos, e falava á noite as escondidas com phones nos ouvidos até altas horas. Cheguei ao cumulo de despedir-me dos colegas da radio para depois ir tomar banho, pequeno almoço e ir para aulas. (lolol)
As minha notas ficaram piores, estive em risco de reprovar de ano mas não aconteceu porque meti o objectivo que se passa-se de ano a minha mãe dava-me um mic pré-amplificado, uma Sadelta Echo Master Plus Classic.
Naquela altura um mic pre-amplificado era muito importante e com echo ainda melhor... (lolol)
Foram momentos espectaculares da minha infância!!
Aconteceu muita coisa boa!

Depois conheci o DX.
Falar para Espanha, França... Europa era muito gratificante!
O valorizei bastante as trocas de QSLs, e poder confirmar varias divisões.
Adorei a fase de confirmar as 50 divisões  para poder entrar no Grupo ALFA TANGO.
Foi no inicio do outono de 1998 que consegui as 50 divisões, foi um verão todo sempre a dar-lhe com W, foram as minhas ferias grande a fazer muitos DX's.
Lembro-me que eu, mais o meu vizinho (31AT134 Pedro a 50m em linha reta das nossas Avanty 170), ficávamos a acordados a noite  toda para apanharmos a propagação a abrir e caçarmos os primeiros contactos.
Até jogávamos batalha naval via radio para passar o tempo porque estávamos focados no objectivo das 50 divisões confirmadas.
Foi uma grande vitoria para mim!

Entretanto as coisas iam mudando... evolução!
A minha vida ia tomando o seu rumo, estava a crescer.
Namoradas, borgas, trabalhar, ganhar dinheiro, namoradas, caipirinhas, trabalho, €€€€€, futuro profissional e muitas outras coisas fez com que as pessoas da minha geração se esquecem-se do radio.
Lembro-me que arrumei a tralha toda, até pensei em vender mas não passei acção.
Ainda bem que não vendi!
Estive vários anos ausente da radio, com tudo desligado.

Num inverno de 2005 bateu-me a saudade do radio.
Num sábado á noite montei a tralha, ligo o radio e descubro que estava tudo diferente.
Ouvia-se poucas pessoas, não era a mesma coisa.
Não havia a confusão. lolol

Devido a isto criou-se a curiosidade de saber o que se passava nas outras frequências.
Recorri á net para tentar saber o que se passava, fui conhecendo outras bandas outros equipamentos e muitas outras coisas.
Fiz um upgrad de conhecimento bastante individual e antes aprendia-se muito via radio, com muitos QSO's e muitas noites perdidas a falarmos do que mais gostávamos.
Imagine os Tópicos do  TX&RX is nice!  , serem os temas de conversa em frequência.
Era assim que antes se fazia radio, com uma mistura de muitas diversões.

E foi assim a minha iniciação no radio.
Depois tudo aconteceu naturalmente porque quem corre por gosto sempre alcança!

O fazer Radio é o meu hobbie favorito, também faço caça submarina e pesco mas em 1º lugar é o Radio!

Para acabar em grande (lololo...) aqui ficam 2 e únicas fotos que tenho da altura:

Em 1992:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

1994
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

1995:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por ALF007 em Qui 25 Abr 2024 - 3:43, editado 2 vez(es)

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Paulo Pinto da Silva gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por tangará Seg 29 Out 2012 - 0:57

tá comovente o inicio do artigo Cool eu comecei la na rua com um par de mascotes de canal 14 em tx e depois la fomos subindo de nivel ate ao 3-5804 da G.E. etc mas é um facto que o c.b. segurava muito o ppl em casa embora na altura não hovesse os perigos que surgiram depois de 74 com drogas e etc Suspect mas são epocas que nos marcam pra toda vida o sabor do nosso primeiro transceptor e conversas para zona ou dx lol! I like this!
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por smd Seg 29 Out 2012 - 10:55

Boa Manuel,
merece um grande I like this! esta historia.

Qualquer dia posto a minha!
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por CT2JKJ Seg 29 Out 2012 - 13:08

Olá

Agradavel descrição, parabens pela historia.

Um abraço

PS: lá terei de contar a minha. Wink
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por pmr3363chaparrito Seg 29 Out 2012 - 13:40

muito muito bom
muitos parabens pla historia ALF007 e por a partilhar I like this! I like this! I like this! I like this! I like this! *****
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Seg 29 Out 2012 - 13:58

Bom dia a todos.

Pois é!
Criei este tópico, com a minha historia para depois vocês escreverem a vossa.
Acho que vai sair daqui um excelente tópico com as nossas historias.
Estou curioso por ler a sua historia.

Até jazz!


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por pmr2511 Seg 29 Out 2012 - 14:51

I like this!
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por CT2JKJ Seg 29 Out 2012 - 15:43

Olá

Bem, aqui vai a minha história.

Tudo começou quando era pequeno, o meu pai trabalhava na antiga Emissora Nacional que é agora a RDP, deslumbrava-me sempre que ia visitar o meu pai, montes de rádios e scanners para escutar as varias estações de rádio da Europa, para depois faziam os registo do sinal de recepção e da frequência em que emitiam.
Aquele mundo era deslumbrante.
Um colega do meu pai era radioamador e alem de me oferecer alguns livros sobre o radioamadorismo e electrónica, ofereceu-me um rádio de galena que recebia estações de rádio em AM, a alimentação estava ligada á alimentação do telefone e a massa (terra) a um cano da água de chumbo, e uns auscultadores. Lá ouvia eu a rádio em AM e até dava para sintonizar algumas estações e até tinha volume.
Assim comecei com este bichinho da rádio.

Depois com a ajuda deste colega do meu pai, emprestou-me um rádio de CB sem microfone, para eu não ter ideias em transmitir, uma fonte de alimentação, que ainda a tenho e um fio ligado ao vivo da PL fêmea do rádio CB.
Aqui foi quando comecei a ouvir os qso’s de varias pessoas nos arredores de Lisboa e de dia ouvia os camionistas. Até já conhecia alguns só pela transmissão.
Estes acontecimentos foi a seguir ao 25 de Abril, depois de algum tempo deixei de me interessar por isto tudo e devolvi o rádio porque já não utilizava.
Mas sempre havia qualquer coisa dentro de mim que ainda estava desperto.

Por volta do ano de 1996 emprestaram-me novamente um rádio de CB e eu lembrando os tempos passados lá montei a minha estação, uma antena vertical na janela, a antiga fonte e o tal rádio.
Mas o qso´s já não eram os mesmos, eu em casa a ouvir os qso’s e a minha mulher a queixar-se dos palavrões e do ruído. Em cada frase de 10 palavras 15 era palavrões.
Chateado com aquilo tudo, desliguei tudo e devolvi o rádio.
Pensava que nunca mais iria mexer naquilo.

Quando a minha filha nasceu em 1999, comprei dois PMR de secretaria da marca Alan 446, e a minha ideia era ouvir a minha filha no quarto dela, quando ela chorava de noite. E resultou, até de mais.
Uma célebre noite ouvi alguém a falar num dos canais, e claro fiquei na escuta.
QSO´s muito interessantes, ficou a ser a minha distracção para depois de jantar até ir para a cama.

Um dia á tarde ouvi um colega a chamar no alto da serra da amoreira para quem estava na escuta e como ninguém respondia, eu enchi-me de coragem e respondi.
Assim começou esta lide, até fiz uma alteração no PMR liguei uma antena móvel no alto de uma nespereira que tinha no meu jardim e liguei o cabo ao sítio onde a antena telescópica que estava ligada ao Alan.
Ainda hoje á colegas que fartam-me de gozar que era o radioamador que tinha a antena na Nespereira.

Mais tarde com o incentivo de alguns colegas do PMR , lá fui tirar o exame de radioamador e fiquei com o CT5JKJ e consegui convencer a minha mulher a tirá-lo também, ficando com o CT5JKK.
Entretanto eu fui trabalhar para Ferreira do Zêzere e a minha mulher continuou em Lisboa a trabalhar, depois de jantar comunicávamos em directo ou através do repetidor de Montejunto.
Posso dizer que a minha mulher com um portátil TH-F7 (5 wts) e eu com um Yaesu FT-7800 (50 Wts) e com antena direccionais de 9 elementos da Tonna fizemos vários qso’s em directo. Ai, experimentamos as polarizações verticais e horizontal, e a horizontal falávamos sempre que queríamos, estivesse boa ou má propagação, lembro que a distancia é de mais ou menos 150 kms.
Utilizávamos uma frequência muito activa na altura que era os 144:525 e havia qso’s durante toda a noite e falávamos de tudo, as vezes, menos de radioamadorismo.
Passado um ano fizemos o exame para CT2, porque assim ficávamos com mais bandas, porque faltava os 20 metros e outras Bandas que só os CT1 podiam ir e ai andamos a aprender o CW, mas como depois a legislação foi mudada e os CT2 já podiam ir a todas as banda, ficamos por esta categoria.

Agora tenho uma estação aqui em Lisboa e outra em Ferreira do Zêzere, para quando vou lá para cima, aos fins-de-semana ou nas ferias poder transmitir.
A utilização das frequências do CB comecei novamente á dois anos para cá. Paguei a licença e de vez em quando, ando eu a fazer ruído por lá.

Ultimamente ando muito nas digitais, principalmente no PSK31.

O meu ultimo projecto foi adquirir um abrigo de madeira (casa de madeira) e fazer no meu jardim a minha estação, tirar a estação de dentro de casa.
Agora, ando em projectos, fazer um Mastro telescópico com 15 metros e adquirir uma steppir de 3 elementos, o mastro espero que daqui a um ano já esteja pronto e a steppir logo a seguir, a ver vamos.

Eu tenho dois hobby que são muito importantes para mim, o Radioamadorismo e tudo o que se pode aprender com esta temática, e o caravanismo, como gosto de viajar e conhecer outras gentes e lugares, adquiri uma caravana e ando por ai por Portugal e alem fronteira, com a casinha com rodas, ás contas e nela uma antena de móvel para VHF e UHF e qualquer dia de HF.

Ando aqui nos fóruns ou no radioamadorismo para conviver, aprender e ajudar no que me for possível, porque guerrinhas ou atritos, não são para mim, é como nos rádios, que todos têm um botão muito importante, o ON e o OFF.

Um abraço a todos
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por Snog Seg 29 Out 2012 - 18:02

A minha história de história tem pouco mas mesmo assim vou comentar.

Tudo começou quando jogava um jogo Habbo nesse jogo nós éramos uns bonecos virtuais que podiam falar uns com os outros fazer mais amigos.
Era ali a turma toda e pronto era só isso.

Até quando encontrei a Habbid que é um fã-site, fã-site é um site que diz sobre as noticias ou seja resumindo e concluindo é um Site de Fãns que neste caso tinha noticias, um forum e uma rádio online.
Para mim era muito estranho aquilo de ouvir e falar e como escutava e a partir de que.
Quando recebi o meu primeiro portátil (magalhães) comecei a ver vídeos a instalar e a ver coisas procurei muito, mas naquele tempo encheram-me os neurónios que Internet é um perigo em todas as páginas mas não é à que saber é procurar em sites confiáveis o que não acontece muito na minha opinião.

Lá instalei o SamBroadcaster:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com este programa lá fui pesquisando e encontrando um pouco mais e como fazer ligações com o skype, etc, etc, etc...
Bem mas como sabem a minha voz é muito fina e pronto entrei em uma ou duas porque o resto não me queria.
Como o jogo era de brasileiros (para variar) quando entrei na minha primeira rádio bati em uma hora um recorde 48 ouvintes fiquei super feliz o nome do site era "Habbip" ainda me lembro e recordo-me do site.

No meio de tantas coisas, tantas emissões lá deixei o rádio de parte pois aquilo das obrigações já me cansava e decidi fazer outro tipo de coisas.
Entrei em jornalismo na Habbonados, HabboFM, HabboMix etc, etc.
Mas houve um que me marcou e que ainda me marca a Puhekupla, a Puhekupla é um site internacional que é o portal de noticias é tipo a Agência Lusa das noticias é o núcleo, lá era tradutor e foi lá que melhorei o meu Inglês...

Depois comecei a interessar-me por rádio mesmo a sério pois lia que pessoas normais como eu podiam fazer rádio e isso era um sonho (e ainda é) poder fazer rádio a sério...

Comecei a pensar como é que era transmitido, como é que recebia, se eu podia montar a minha estação...
Até que achei que o CB podia ser uma opção, É RÁDIO é um emissor!
E lá fui eu contente da vida receber uns rádios de um falecido pai lá de um amigo.

Tive sérios problemas pois não lia bem as coisas as coisas não me entravam houve vários tipos de coisas que me desagradaram e então descobri pelo forum do GeoPT (sim faço geocaching) que os PMR's que tinha cá em casa davam para fazer rádio.

Foi a loucura, era todos os dias, a noite a escutar...
Até um dia que encontrei o 756 o 885 e o 2891 numa conversa e pedi para subir e o 756 falava-me em plataformas, e eu não sabia o que era, era chinês.
Lá descobri a plataforma, lá falei com o André que que como muita gente sabe é o meu padrinho de rádio o meu braço direito quando preciso de qualquer coisa...

Depois era o DX que mexia comigo, "eu também quero ter uma estação assim - pensava eu para os meus botões - será que é caro?"
Até que soube que o meu President Lincoln fazia os 27.555mhz, foi uma autentica festa, mas ainda tive de lutar contra as donas estacionárias e muito mais apenas comecei a fazer DX no fim de Setembro...
Quando fiz o meu primeiro contacto? Foi uma festa, algo magnifico que nunca esquecerei...

Tenho que ver se aparece por ai algumas propostas para eu agarrar em fazer rádio (daquele a sério) Very Happy

73.
Snog
Snog
Profissional


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Ter 30 Out 2012 - 1:11

Boas noites!

Ando colado a ler este tópico.
Ler as vossas historias é um prazer! Acho piada saber como começaram neste mundo do radio.

Gostei de ler a Historia do colega CT2JKJ... a esposa até tirou a carta de amador! (lol)
Isso de andar de auto-caravana por ai com uma estação de radio montada é radical.

O Snog ainda vai montar uma radio local em casa! (lol)

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por Alfa31 Ter 30 Out 2012 - 1:45

Manuel, que estás à espera para convencer a Catarina? Razz

O meu puto mais velho (10 anos) já começou a "desenvolver o bichinho", a maria já anda a querer alinhar num dia de DX "montanhoso", o mais novo já começa a querer falar (literalmente Smile... tem 1 ano) isto qualquer dia somos 4 aqui em casa a disputar as PTT's Wink

Qualquer dia quando estiver com tempo para escrever conto como foi a minha estreia no mundo da rádio.

By the way, já estou como o Manuel diz: ler as vossas historias é um prazer! Excelente tópico!

I like this!
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por pmr3363chaparrito Ter 30 Out 2012 - 5:10

ora muito boas noites a todos Very Happy
so tenho a dizer k em relaçao as vossas historias se eu ainda nao me tivesse decidido a Arrow " entrar neste mundo" Arrow nao tenho duvidas de k era agora k o iria fazer Wink
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por Alfa31 Ter 30 Out 2012 - 14:41

Nunca é tarde Wink
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por Bluespoon Ter 30 Out 2012 - 22:13

Bem... eu nem sei o que dizer...
Estou barado com as vossas histórias .
Mas cá vai a minha.
Devia ter eu os meus 10 anos quando até chorei depois de pedir ao meu pai um par de "hokitokis" e ele realmente ofereceu-me no natal, alguns amigos também receberam mas não dava para falar comigo porquê eu não sabia , mas eu emprestava o meu para fazermos as nossas brincadeiras e falarmos a 5 metros um do outro porque mais não dava.
Ainda os tenho e quando descobrir onde eu publico uma foto.
Depois de começar a trabalhar e para facilitar a vida , comprei um par de alan 446, 2 dias depois troquei por um par de 456, e ai sim.
Estive a trabalhar com o alan 456 vários anos sem qualquer razão de queixa .
No inicio deste ano comecei a fazer parte do Núcleo de Protecção Civil da minha freguesia na qual temos tido vários exercícios em conjunto com a REP., escusado será dizer que o bixinho começou a morder mais do que aquilo que mordia.
Nos entretantos comecei a pesquisar e descobri que existia um mundo á volta do meu simples rádio alan 456, logo quis algo superior, licença (a qual ainda não tenho), mais potencia e ainda mais.
Descobri amigos na frequência e fora dela, e quando digo amigos falo em amigos a sério e eles sabem quem são, mas quero fazer muitos mais
Agora estou bem equipado (eu acho) para andar na rua e estar em casa, ando
a pesquisar a porra do DX que ainda não compreendi muito bem mas vou chegar lá, a porra do bixinho quando morde morde mesmo, hehehe.

Amigo ALF007 eu não tenho a certeza mas acho que conheço o amigo (Dias) do seu primeiro QSO, quando estiver com ele na vertical vou confirmar.
Se for quem eu estou a pensar ele era "BOFIA" e agora está reformado, LOLL, agora é o meu sogro.

73's a todos e desculpem o meu português
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por Alfa31 Qua 31 Out 2012 - 1:16

Nunca se sabe... este mundo é muito pequeno!
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por smd Sex 2 Nov 2012 - 13:21

Antes de mais parabéns a todos pela partilha. Eu pessoalmente, fico muito agradado a ler estes relatos.
Conforme prometido deixo aqui também a minha.
Na verdade eu não tive um ponto de partida para o mundo rádio, diria até que já nasceu comigo. De facto não á apenas fazer rádio a minha motivação neste mundo mas tudo o que gira á sua volta. Estou a referi-me á electronica, ás ligações, ás antenas... Gosto de criar, de construir, de entender como funciona e por fim testar o seu funcionamento. Desde muido que olhava para os radios e televisões de uma maneira diferente tentando entrar no seu interior. Na escola primária sempre que fazia um desenhos de uma casa colocava a antena no telhado Smile Devia de ter uns 8 anos quando o meu visavô ia colocar um "radinho" para o lixo pois já não funcionava, peguei nele abri-o e delirei a olhar para aquilo, mexer nos componentes, rodar os nucleos coloridos dos tranformadores de FI, os condensadores variáveis... masi tarde devia ter uns 10/12 anos, um vizinho emigrado em França, numa altura que retornou para férias, trouxe-me um par de walki-talkies (acho que é assim que se escreve), um para mim e outro para o meu irmão. Lá fomos fazendo umas brincadeiras de umas comunicações um com o outro mas aquilo so funcinava a uns 20m e com pilhas novas, depois... Aí comecei a esticar fios pelo telhado a ver se melhorava a recepção e por vezes escutava "algo", que embora não soubesse o que era ficava muito contente porque escutava. Com 13/14 anos tive um professor, grande amigo, (infelizmente depois da escola perdi o contacto com ele) que me emprestou alguns livros de electrónica, com imensos projectos, dos quais siples rádios para fazer escuta, que fui construindo. Claro que estamos a falar de coisas muito rudimentares de conversão directa e sem o minimo de qualidade mas era o que havia... e isto das construções continuou até aos dias de hoje, com os devidos aperfeiçoamentos claro. Os meus pais eram pessoas simples e humildes, sem grandes posses e embora nunca tivesse faltado um tecto, comer na mesa e roupa no corpo, não havia possibilidade sequer de pensar em comprar rádios. E mais, o acesso á informação era muito limitado, quero com isto dizer apenas aprendiamos com os livros, revistas ou manuais, hoje em dia está tudo na internet.
Fiz as mais diversas escutas com os equipamentos que construia. O primeiro rádio que comprei foi um DANITA 240FM e uma antena President móvel, na altura já contava com 19 ou 20 anos. Fiz muitos contactos com este CB e conheci muita gente nestes contactos que fiz. As construções continuaram, desta vez do lado da antena, onde construi um dipolo, um passo em frente, tentei fazer uma 5/8 (tentei porque esta não correu muito bem...) e fiz contactos em FM apenas com 15W (AL de construção caseira) para Brasil, USA, Belgica, Luxemburgo, Marrocos, etc...
Houve alguns amigos que me foram emprestando alguns equipamentos melhores para usar durante uns dias ex: Cobra 148GTL, Supertar 3900, Alan (portatil, não me recordo modelo), onde chegava a ficar acordado a noite toda para responder a contests que havia na altura para activações como a Estrela, ou o Caramulo... Neste tempo o CB estava repleto de gente, sempre que ligava o radio estava lá alguém. Foi também, por estas alturas fiz o exame de amador, mas o ICP (actual ANACOM) só licenciava estações depois de fornecer os dados dos equipamento e proceder a uma bisturia da estação, por isso o meu indicativo so foi atribuido em 2006. Foi também neste ano que adquiri o FT7800 e uma X50 que ainda hoje tenho. Poucos contactos fiz, porque o que realmente gostava de fazer era escuta, e passava as noites a ouvir (ainda hoje o façao) as mais diversas comunicações em VHF e UHF. Em 2010 "apanhei" alguém a colocar no lixo umas yagis cruzadas de V e U bem como um rotor de Az e El e como é obvio recolhi o "lixo". As antenas estavam muito mal tratadas e tive que substiuir alguns elementos e mandar tornear alguns suportes destes, mas ficou uma reconstrução impecável. O rotor estava todo enferrujado por dentro, tive que o desmontar por completo e proceder á sua limpeza e á troca de alguma peças, mas no final fiquei com um sistemas completo para satélites. Faltava era o rádio. Decidi-me a comprar o TS2000, e durante algum tempo só fiz satélites. Comprei uma vertical de HF mas o desempenho é terrível. Depois construi a yagi para os 10m que já apresentei aqui no forum e agora é usar o que tenho. De momento tenho em projecto uma yagi para os 20m (vamos lá ver quando é que sai...)
Adoro ver equipamentos e só não vou a todas as feiras de rádio por razões obvias...
Muito mais havia a dizer, se fosse a todos os pormenores mas ficaria muito pesada. Ainda assim, fartei-me de escrever...

Se leram a história, comentem!
smd
smd
Profissional


ALF007 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por CT2JKJ Sex 2 Nov 2012 - 13:45

Olá

Obrigado pelas “historias da vossa vida”
Sempre vamos conhecendo o nascimento de um Rádio Amador, porque para mim, embora a banda que possam transmitir, somos todos amadores e operadores de rádio.
O meu primeiro rádio também foi um FT-7800 e ainda hoje utilizo com muita frequência, como tem RX corrido, é muito útil para escutar muita coisa interessante. Wink
A antena yagi para os 20 metros, muito interessante, acho que vou ter que ver isso melhor e pedir ao amigo umas explicações sobre medidas, porque estou a pensar fazer uma cópia da sua, claro que depois terei de pagar os direitos. Laughing
Em Ferreira do Zêzere, uma yagi monobanda para os 20 metros fica muito bem. Twisted Evil

Obrigado a todos

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por smd Sex 2 Nov 2012 - 14:49

:)Fixe:) como se dizia na minha adolescência...
Quanto á antena, claro que, quem eventualmente a construir depois de eu publicar o prjecto, vai ter que pagar os direitos de autor! Mas de uma forma muito simples: apenas comentar os resultados obtidos. É paga suficiente Smile
Neste momento o grande problema é encontrar "materiais" compativeis com o que é pretendido: cada elemento tem cerca de 10m, 5 para cada lado, e ainda não consegui encontrar uma combinação de tubos suficientemente rigidos e leves para se sustentarem sem "bending" (desculpem o "inglesismo", mas não sei qual será o termo correcto em português, tavez empeno). Mas depois trocamos ideias. Os ultimos dias foram complicados a nivel profissional, nem tempo tive de ir ao rádio, mas a partir de hoje as coisas já acalmaram e já me deixaram mais tempo livre. Ou em QSO ou talvêz na feira discutimos melhor o assunto.
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por [ThunderS] Sex 2 Nov 2012 - 16:14

Adorei ler as vossas historias e em principal, como a maioria do pessoal começou novinho, neste mundo.

Acho que está na altura de contar a minha.

Eu era um miudo encantador (NOT Twisted Evil ), tinha uns 9 anos e, como diziam os meus pais, "falava pelos cotovê-los"...
Não me conseguiam ouvir/aturar. Até que o meu pai um dia lembrou-se, que em tempos, era Cbeista (ele e o meu avô) e que usavam um GE-25b para falarem, (pois na altura os telemóveis, só nos filmes americanos, e o telefone fixo, as chamadas eram carissimas). Mas que com o passar do tempo, acabaram por desmontar tudo e arrumar num canto.

Não era cedo.. até pelo contrário, para o meu pai era muito tarde a ideia que ele teve... Tirar as teias de aranha ao GE, agarrar em dois fios, fazer uma dipolo à pressão, colocar da parte de fora da varanda, ligar ao rádio... e FEZ-SE LUZ!!! nos meus ouvidos.. nos meus olhos... em mim todo!!!

Diz o meu pai (ainda me recordo como se fosse hoje): "Vais ouvir, vais aprender, não vais nunca fornecer os teus dados sem ser o 1º nome e o nome da tua estação e caso alguém pergunte por um indicativo dizes que és o CQExxxx", (ao mesmo tempo que dizia, escreveu o mesmo na pedra de marmore da janela da varanda, com um lápis).

E assim o fiz... maravilhado, "desapareci" de casa... comecei a ficar no cantinho da varanda (no meu novo mundo) onde o rádio estava montado, a ouvir os TUBARÕES!! Foi o descanso dos meus pais.

Um dia ganhei coragem, e num QSO, cheio de vergonha e receio, pedi "Oportunidade"... e do outro lado nada... pedi mais 2 ou 3 vezes... nada. Fiquei desiludido, triste e desisti.

No dia seguinte, tentei falar no canal 11... não obtive resposta. Novamente, uma criança triste, dentro de mim...

No dia seguinte, novo rodar de canais, um QSO, de alguém mesmo TUBARÃO que já estavam a terminar e estavam nas "despediduras", agarrei no micro, e "Olá". Do outro lado da caixinha maravilhosa "olá, quem está por ai ?!?!" Dei um pulo, fiquei com um sorriso de orelha a orelha a pensar se era comigo e respondi: "sou eu" (ai santa ignorancia... lógico que era eu...) e do outro lado o colega comecou a falar comigo, rapidamente apercebendo-se da minha timidez, e pouca idade... apenas não se apercebeu foi do sexo, ihhihi, tinha uma voz fina e facilmente confundivél com uma rapariga.

Rapidamente, fiz uma grande amizade, pois era o unico com quem eu falava, e vim a descubrir mais tarde porquê... eu era um apiadeiro, enfiado no meio de prédios de 10 andares, em forma de cotovê-lo, com uma dipolo colocada a 5 cm´s da parede, numa, Sub/Cave, e só falava mesmo para o vizinho do lado, embora escutasse muita gente.

Até que conheci um outro vizinho, mais perto de mim ainda, o nosso COLEGA CT1CPP, que após se volutariar para conhecer os meus pais (pois convidou-me a ir a casa dele e os meus pais não deixaram, obviamente), lá consegui permissão e fui visitá-lo (passei a ser um parasita, mas já explico porquê), assim que entrei numa divisão da casa, com rádio de uma parede à outra, de cb, radioamadorismo, um computador a fazer packet, etc.... passei-me completamente lol!

Estava no paraiso. Sentou-me numa cadeira, ligou-me o Cobra 148 GTL, colocou-me um pré-amplificado à frente e disse, fala à tua vontade. Meus amigos, vou saltar a parte onde digo que para mim, era como se me tivesse saido o Euro Milhões!!!

Ao fim de umas horas (que nem sei quantas, queria lá eu saber do tempo), o colega caiu no erro e disse-me: "quando quiseres, podes cá vir à vontade, mesmo que eu não esteja cá, está a minha esposa e podes falar à vontade." Aqui está a parte do PARASITA que me tornei!! (mas sempre bem educado e atencioso como os meus pais me ensinaram).

Até que ao fim de algumas visitas, o nosso colega CT1CPP oferece-me uma Passo em Frente, falou com o meu pai, explicou tudo o q tinha a explicar e o meu pai tratou de tudo o q tinha a tratar, até com o bicho de 7 cabeças do condominio (e na altura era só dar conhecimento de q iamos montar antenas, mais nada). E uns 2 meses depois, chegou o grande momento vamos montar a antena, e lá fui eu e o meu rico pai, com um mastro de 6 metros, espias, antenas, buchas, 30mts de cabo, etc, montar a grande antena).

Brutal meus amigos... foram directas atrás de directas, grandes amizades que ainda hoje as tenho, grandes colegas que me levaram para a frente e para trás, pois eu era uma criança e não tinha transporte e obviamente, falavam com os meus pais a explicar onde iamos e com quem ia e etc (grandes lutas para eu marcar verticais), mas era brutal.. estava bem localizado, se dantes estava abafado com a dipolo, passei a ter tudo aberto ao meu redor e a chegar a todo o lado e mais algum.

Até q um dia, em QSO com outros colegas, ouço 2 comentarem, vai lá "cima", até que disseram-me q já voltavam e desapareceram... vim a saber mais tarde, que o lá cima, era uma frequência pré combinada com eles, fora da faixa do CB. Perguntei como fazia para ir para lá, e na brincadeira, disseram-me montes de coisas, como mete o rádio de lado, ou pernas para o ar, etc. Razz

Descubri então o mundo dos 27.555 Mhz... quando os meus pais fizeram o sacrificio de gastar 400€ (80 contos na altura) num Lincoln. Muitos Dx´s, Qsl´s, etc.

Mudei de casa, desmontei tudo, altura em que fiz os 16 anos e consegui tirar a licença de amador. Comprei um Dual-Band, fiquei-me só por ai, com o resto todo arrumado.

Como já disse alguém aqui... a vida muda, crescemos, acabam-se as férias de 3 meses, namoradas, borga, etc. afastamo-nos um pouco (afastei-me mais pq n tinha condições nem antena para montar e não havia dinheiro para tal, até q me ofereceram uma velhinha Sirtel 2000 GOLD, mas era tão velhinha que passado 3 meses veio um vendaval, e tratou dela... claro que houve uns pombos que ajudaram no resto, fazendo dos radiais, poleiros!!)

Até q actualmente, a pagar casa propria durante o resto da minha vida, estou a começar a montar a minha estaçãozinha toda e a tentar recuperar o que perdi ao longo de uma série de anos, embora já nada vá ser, como algum dia foi =)

Só tenho a agradecer aos meus Pais, ao CT1CPP e a quem andou comigo ás costas quando era puto sem transportes, como o CT1AZN e outros e a vocês, por lerem este texto enorme.

Como já alguém disse aqui, não me interessa a proveniência de cada um, Cb´s, pmr´s, radioamadorismos, interessa-me fazer rádio, aprender, como aprendia antigamente, e ensinar o pouco que souber. Guerrinhas e parvoices não me interessam para nada, disso está o mundo cheio, e afasto-me dessas "tretas".
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Sáb 3 Nov 2012 - 22:57

Boas noites amigos!

Durante a semana andei a ler as nossas historias, no meu pequeno telemóvel (Nokia C5) á custa da zon free... lolol
É muito gratificante para mim ler a sua historia.
Tenho um objectivo para este tópico, mais não digo porque vai ser uma surpresa para futuro!

Quem ainda não contou a sua Historia "Como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!" peço-lhe que arranje uns minutos e que nos de o prazer de ler o seu relato!


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Sáb 3 Nov 2012 - 23:29

Amigo Bluespoon

Tenho a dizer-lhe o seu sogro não é o meu Padrinho no CB.
O meu padrinho é a estação Biquinha, chama-se José Dias e é taxista!
Foi radio amador e já não liga a estas coisas de fazer radio. Desmotivou-se.
Ao ler a sua historia ri-me quando li quando soube que se casou com a macaduda, filha de macanudo! (lolol)

___________________________________


Amigo smd

Adorei ler a sua historia e identifiquei-me com uma frase que escreveu:
De facto não á apenas fazer rádio a minha motivação neste mundo mas tudo o que gira á sua volta
O seu DANITA 240FM fez historia.... lembro-me que muitos amigos começaram com este radio na altura que o FM era moda no CB. Recordo-me que foi na altura que o ICP (agora é anacom) só legalizava rádios com AM e FM.
Valorizei bastante a parte das antenas e rotor para satélites que achou no lixo e que restaurou! Depois de tudo estar montado e a funcionar deve olhar para antenas com um enorme orgulho!

__________________________________________

Amigo [ThunderS]

Com a sua historia fez-me lembrar quando tinha aqueles convites de macanudos mais velhos para QSO's de metro e tinha que pedir á minha mãe para ir.
Muitas vezes não me deixava ir e para mim era o fim do mundo!
A minha Mãe era muito controladora e não gostava desses encontros! Coisas da nossas Mães! (lol)


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por [ThunderS] Sex 9 Nov 2012 - 19:27

ALF007 escreveu:
Amigo [ThunderS]

Com a sua historia fez-me lembrar quando tinha aqueles convites de macanudos mais velhos para QSO's de metro e tinha que pedir á minha mãe para ir.
Muitas vezes não me deixava ir e para mim era o fim do mundo!
A minha Mãe era muito controladora e não gostava desses encontros! Coisas da nossas Mães! (lol)


hihihi, Agora que "sou grande", percebo o porquê =) é pena é só passado alguns anos, é que nós percebemos muitas coisas q os nossos pais nos dizem.

Enfim.
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por CT2JKJ Qua 26 Dez 2012 - 11:17

Olá

Então, não há mais histórias, de como começaram neste mundo de rádio comunicações.

Coloquem aqui a vossa histórias, mesmo que seja em poucas linhas.

Obrigado

Um abraço e 73´s
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por pmr3309 Sáb 5 Jan 2013 - 2:11

Boas,

Adorei as vossas história, a minha história de rádio é curta e resumida, mas cheguei aqui por outra forma acho que a descrevi na minha apresentação, mas vou voltar a contar tongue
Tive um par de walkie-talkies em que conseguia ouvir os táxis, brincava imenso com aquilo mais os meus amigos, mas como tudo o resto tive que abrir para ver como funcionava Sad passado algum tempo... morreu, penso que duraram até aos meus 15 anos.
O primeiro rádio que construí foi uma galega, maravilha, ah! mas o primeiro rádio que "destrui" foi um rádio que o meu pai trouxe de ultramar, desmanchava-o e punha-me a rodar as ferrites das bobinas de FI Idea ideia luminosa passado uns tempos aquilo começou a partir, entretanto os condensadores que eram feitos penso que com papel encerado com o calor começaram a estragar, pronto morrreuuuu.
Por volta do meu 9.º ano entrei em electrotecnia, ligar fios, medir, queimar amperímetros, Embarassed bom, com um grupo de colegas fomos para outro liceu para electrónica 10º e 11º, muita teórica, prática imensa, ainda hoje e já lá vão uns anos sei as cores das resistências, nice!! muito dinheiro gasto em componentes, fontes de alimentação, luzes psicadélicas, emissores e respectivos receptores, emissores de fm (estávamos no ponto forte das rádios pirata) depois ia ver até onde chegava, cálculo de bobines, etc, muito dinheiro gasto em componentes e revistas, que ainda hoje conservo religiosamente na garagem.
Entretanto acabou o liceu, fui para a marinha, não fui para comunicações porque não queria embarcar, fui cair numa secretaria no Alfeite onde em 1991, existia um pc e impressora e uma tela de telex, foi aí que tive o meu primeiro contacto com o código Q, brutalíssimo, o pior era quando eu queria ir para Lisboa e não me davam o fecho e lá estava eu a chatear o pessoal das comunicações Twisted Evil que me queria ir embora.
Por esta altura pensava em fazer os exames para RA mas, com o trabalho e outros objectivos, esqueci a escuta, a electrónica... Crying or Very sad até que entrei nos escuteiros, onde se trabalha muito com os miúdos com códigos bandeirinhas, morse, etc. temos também o Jota anualmente, comecei a fazer actividades com os miúdos com Pmr's, num dos últimos acampamentos todas as informações eram transmitidas às várias patrulhas por Pmr, todos no mesmo canal, no inicio era um granel mas com o desenrolar começaram a saber pedir oportunidade, a escutar e ser escutados, maravilha, foi aqui neste ponto e com a estação nacional do Jota em Coimbra que o meu bicho ficou pior, pensei mesmo em comprar um papagaio para as actividades mas, como as coisas andam esqueci a ideia.
Está também a vontade por causa dos escuteiros ir fazer o exame com a minha filha mais velha, pois quero meter o bichinho em alguns dos miúdos para participarmos no Jota sem ter que recorrer a nenhum RA exterior e com estação própria.
Entretanto, comecei a frequentar este fórum e o extinto o FRN à escuta, a ver vídeos, "pedi" ao Alf007 para participar no concurso da cartolina, comecei a ler sobre Dx e CB e decidi comprar a licença, o rádio, a fonte de alimentação, fiz a minha passo em frente, entretanto estou também à espera do indicativo do TX, agora espero começar à escuta nos 11m durante a semana que vêm, ah! e tenho andado com o pmr em scan cá em Coimbra, comunicando com alguns amigos do pmr aqui da zona.

Desculpem lá Embarassed o missal mas eu entusiasmo-me a escrever e as coisas vão saindo.
avatar
pmr3309
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por ALF007 Dom 6 Jan 2013 - 22:13

Boas noites pmr3309.

Sabe, adoro este tópico.
Gosto de ler as nossas historias, gosto de ver como o pessoal iniciou-se no mundo do radio.
Estive a ler a sua história e reparei que o colega tem formação de electrónica... isso é muito bom para o hobbie.
Pelos vistos o colega já esta com a ambição de fazer cad e até vai levar a sua filha... acho muito bem!
Quanto ao seu indicativo vou tratar já disso.
Não tenho tido tempo por isso demorei.

Sabe. adorei ler esta parte:

Por volta do meu 9.º ano entrei em electrotecnia, ligar fios, medir, queimar amperímetros, bom, com um grupo de colegas fomos para outro liceu para electrónica 10º e 11º, muita teórica, prática imensa, ainda hoje e já lá vão uns anos sei as cores das resistências, nice!! muito dinheiro gasto em componentes, fontes de alimentação, luzes psicadélicas, emissores e respectivos receptores, emissores de fm (estávamos no ponto forte das rádios pirata) depois ia ver até onde chegava, cálculo de bobines, etc, muito dinheiro gasto em componentes e revistas, que ainda hoje conservo religiosamente na garagem.

Já estou a imaginar as engenhocas que o colega vai para futuro. Vão ser varias. Vá partilhando, aqui com a malta e divirta-se.
Ainda temos muito tempo para fazer coisas super interessantes.

Desejo-lhe tudo de bom para 2013 e bons contactos!
Tenho a certeza que vai adorar o DX nos 11 metros.
Prepare a sua estação porque a propagação no próximo verão vai dar que falar.

Até jazz!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

A sua Historia -  Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!! Empty Re: A sua Historia - Conte como conheceu e iniciou-se no mundo da radio!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos