TX RX Fórum
O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

+8
CT2GGX
pmr1989
pmr3363chaparrito
alfarroba
ALF007
Açoreano
tangará
CT2JKJ
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por CT2JKJ Qua 7 Nov 2012 - 20:03

O APRS é um sistema de rádio baseado na informação da posição escrito em principio de 1990 pelo Bob Bruninga (WB4APR), um instrutor na Academia Naval dos EUA em Annapolis, MD. Foi distribuído como shareware. O APRS foi usado para numerosos eventos especiais (incluindo uma alta aplicação nos Jogos Olímpicos de Atlanta no verão de 1996). Foi usado diariamente por milhares de sistemas de estações fixas e móveis e foi responsável pela recuperação de pelo menos um carro roubado.
Depois do APRS ficar popular, Keith Sproul (WU2Z) escreveu uma versão para Macintosh (MacAPRS). Alguns anos mais tarde, o seu irmão Mark (KB2ICI) colocou-o sobre o Windows 95 e 3.1 (WinAPRS).
Para não ser ultrapassado, Steve Dimse (K4HG) criou o JavAPRS, o qual era capaz de correr em conjunto com um browser JAVA, usando dados da Internet. Dale Heatherington (WA4DSY) escreveu um servidor que permite receber dados de um TNC de uma área particular e enviar o fluxo de dados na internet para usar com o JavAPRS.
No inicio de1997, Brent Hildebrand (KH2Z) criou uma nova versão do APRS. Foi chamado APRS+. O programa ligava com a a sua própria cópia do Atlas da DeLorme Street, conseguindo dar aos mapas os níveis ao longo das ruas com a operação total do APRS.
Mark Sproul também adicionou a cartografia das ruas ao WinAPRS ligando-o ao programa Precision Mapping. Infelizmente, o Precision não faz mais versões do programa que trabalham com o WinAPRS.
Em1998, foi lançada uma versão de APRS para o Palm Pilot. Agora também já estão disponíveis versões para o Linux e Windows CE.
Um dos últimos desenvolvimentos foi chamado FindUMap Server- (http://www.findu.com) e pode ser usado para qualquer estação de APRS que foi recebida e arquivada na vasta rede sem fios de APRS. O FindU colocará estas estações na sua página de internet usando mapas da net do Mapquest. O FindU é também usado para mostrar informação do tempo recebido por estações de APRS devidamente equipadas. (http://www.findu.com/cgi-bin/wxnear.cgi?zip=30144)
Claro que, agora com o "casamento" da Internet com o APRS, novos horizontes foram abertos. Agora podemos trocar 1 linha de mensagem e a posição de móvel para móvel em qualquer parte do mundo graças às numerosas gateways de RF para a internet que foram aparecendo.
Existem mesmo dois rádios Kenwood (um portátil - o TH-D7A e um movél - o TH-D700 ) que tem APRS incluído! Ambos os rádios incluem 144 e 440 e têm um TNC incorporado. Eles têm saída série para ligar a um PC e a um receptor GPS.

Mais informação aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


sturm89 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qua 7 Nov 2012 - 20:15

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] olhem eu ali :$ Like a Star @ heaven
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por Açoreano Qua 7 Nov 2012 - 23:36

aqui nos Açores Very Happy tem malta que usa isso.
Açoreano
Açoreano
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qui 8 Nov 2012 - 0:40

eu sei e conheço alguns e os qrp deles ha anos e açores tb Razz foi por isso que me passei do tal alarme de sismo em free net radio dado que nada se tinha passado ao contacta-los via echolink e por sms :c a pior coisa em radio é 1 falso alarme seja em que banda for, o resto ja se sabe há 1 pouco de tudo =)
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por Açoreano Qui 8 Nov 2012 - 0:45

tangará escreveu:eu sei e conheço alguns e os qrp deles ha anos e açores tb Razz foi por isso que me passei do tal alarme de sismo em free net radio dado que nada se tinha passado ao contacta-los via echolink e por sms :c a pior coisa em radio é 1 falso alarme seja em que banda for, o resto ja se sabe há 1 pouco de tudo =)

temos que ter atenção , não se brinca com isso porque quando for de verdade ninguém vai acreditar.

mas graças a Deus não se passou nada.
Açoreano
Açoreano
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qui 8 Nov 2012 - 0:53

eu sei mas isso irritou-me dado que quem o fez meteu um ganda cenário de varios radios ligados a ouvir-se de fundo e la fez a chamada geral nos 446 frn a requisitar todos que tinham pmr para o contactarem ; ) tava a fazer 1 levantamento de pmr na zona so pode, ou então era stress da 3ª idade que acontece muito na radio...
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por ALF007 Qui 8 Nov 2012 - 2:38

A "modalidade" APRS nunca experimentei.
Até tenho alguma curiosidade. Agora!
Tenho um TM 710 da kenwood, acho que é o equipamento ideal para APRS mas não faço a mínima por onde começar.

Agora pergunto eu?
Como faço para receber algo de bacano pelo APRS?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qui 8 Nov 2012 - 3:34

sintonizar 144.800 mhz e se escutar ruido de packet radio activar o modo tnc no th d7 eu faço assim nesse modelo so vendo as instruçoes
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qui 8 Nov 2012 - 3:49

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] depois ver paginas sobre packet operation Sleep acordei Surprised
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por ALF007 Qui 8 Nov 2012 - 4:09

Para já não escuto nada em 144,800 Mhz.
Agora vou ler com atenção as paginas sobre packet: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Já tinha ido buscar o manual do tm 710 mas perdi-me num QSO no FRN Portugal.
Vou estudar esta situação lindíssima!

Obrigado tangará!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por ALF007 Qui 8 Nov 2012 - 4:11

Agora sim.
Estou a escutar
É a ISS.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por ALF007 Qui 8 Nov 2012 - 5:21

Ja encontrei a configuração completa para o TM 710 da Kewood, para APRS!
Para quem quem tiver um TM 710 poderá aprender no seguinte video do colega PU2PYC:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


É claro que já configurei o meu TM 710 e agora vou ver no que isto vai dar.
Isto ainda é muito novo para mim. (lol)
Para já na minha lista só detectei uma única estação e vou deixar estar a receber... pode ser que amanha á noite tenha alguma novidade.
Estou curioso. (lol)

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por ALF007 Qui 8 Nov 2012 - 5:22

O que se pode fazer mais com o APRS?

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por ALF007 Qui 8 Nov 2012 - 5:41

Vou ver se caço o sinal APRS da ISS em 145,825
A próxima passagem é as 07:11 de hoje (dia 8/11/2012) e pode ser que consiga alguma coisa porque a ISS vai passar um bocado afastado de portugal:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Gostava de poder filmar mais é muito tarde e amanha vou trabalhar.
Isto de filmar fica para outro dia!

Estou a curtir isto do APRS!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qui 8 Nov 2012 - 8:50

o config do iss é um protocolo um pouco diferente mas tá na net boa sorte (:
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qui 8 Nov 2012 - 8:58

ALF007 escreveu:Agora sim.
Estou a escutar
É a ISS.
weeeee vale a pena ou não ser radioaficionado ? TX&RX investimos algum dinheiro mas tamos em casa todos santinhos de volta o nosso hobbie y´= Arrow O sistema APRS é reconhecido como um dos melhores e mais eficazes meios de comunicação em tempo real, quer em caso de emergências ou em eventos públicos Suspect


Última edição por tangará em Qui 8 Nov 2012 - 10:20, editado 1 vez(es)
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qui 8 Nov 2012 - 10:11

COMUNICAÇÕES DIGITAIS VIA RÁDIO - APRS

O que é o APRS ?



O APRS (Automatic Position Reporting System) é o resultado de anos de estudo sobre o packet em rádio. Uma nova versão de packet, o APRS baseia-se na retransmissão de pacotes isolados (UI packet) e usa as coordenadas geográficas para se prolongar pela rede. Quase todas as estações de APRS funcionam automaticamente como uma estação retransmissora, o que permite a viagem dos pacotes pela rede. Os pacotes são "escutados" pelos TNC's, que caso não for do seu interesse, retransmite e ignora. A passagem deste pacote é registada por 30 segundos, evitando que ele se retransmita mais de uma vez. O sistema APRS é reconhecido como um dos melhores e mais eficazes meios de comunicação em tempo real, quer em caso de emergências ou em eventos públicos. O uso de um equipamento de GPS não é imprescindível, mas se usado numa estação móvel permite que esta estação seja acompanhada graficamente por qualquer outra estação ou site na Internet. Apenas a coordenada geográfica é requerida para colocar uma estação APRS no ar.

Resumindo: Sem saber nada sobre a configuração da rede do local onde estou, eu simplesmente ligo o rádio, o TNC e o cliente de APRS, como por exemplo o UI-View. Escolho a opção de enviar uma mensagem, entro com o prefixo da estação de destino, a mensagem, e o resto é feito automaticamente pela rede. A mensagem vai percorrer um longo caminho até ao seu destino.

A frequência de operação do APRS em Portugal é em VHF 144.800 Mhz FM
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por ALF007 Qui 8 Nov 2012 - 15:11

Já tenho 8 estações recebidas na minha lista. Deixei a receber em 145,825.
A iss chega-me muito bem!
Agora vou deixar na escuta em 144.800 até logo á noite e depois vou ver!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qui 8 Nov 2012 - 15:13

eu tou em 144.800 com um enlaçe (alcançe) de recepçao ate 200 km pedido Razz
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por alfarroba Qui 8 Nov 2012 - 17:09

Esse colega CT2GPZ esqueceu-se foi de referenciar que copiou o texto no radioamadores.net e principalmente que quem escrever o o original foi Ralph Fowler, N4NEQ, mas isto é só um aparte...
avatar
alfarroba
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qui 8 Nov 2012 - 17:32

alfarroba escreveu:Esse colega CT2GPZ esqueceu-se foi de referenciar que copiou o texto no radioamadores.net e principalmente que quem escrever o o original foi Ralph Fowler, N4NEQ, mas isto é só um aparte...
hum eu não queria avançar muito nessa materia, mas tambem não foi o jaime pinheiro que cá meteu o texto no forum... Like a Star @ heaven


Última edição por tangará em Qui 8 Nov 2012 - 21:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inserção da palavra *foi*)
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por tangará Qui 8 Nov 2012 - 19:01

Açoreano escreveu:aqui nos Açores Very Happy tem malta que usa isso.
Ulha eu : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Cool obs.: nunca se põe a exata localização por motivos obvios mas tá la perto ; ) I like this! I like this! I like this!
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por CT2JKJ Qui 8 Nov 2012 - 21:32

Olá
Quem meteu o texto fui eu, e está lá o link de onde o tirei, agora se ele não é o autor, isso já não sei.
Alias quando coloco um texto que não é de minha autoria, coloco em baixo sempre o autor. E na minha opinião assim é que deve ser.

BY ..............

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por pmr3363chaparrito Sáb 10 Nov 2012 - 21:06

ALF007 escreveu:Vou ver se caço o sinal APRS da ISS em 145,825
A próxima passagem é as 07:11 de hoje (dia 8/11/2012) e pode ser que consiga alguma coisa porque a ISS vai passar um bocado afastado de portugal:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Gostava de poder filmar mais é muito tarde e amanha vou trabalhar.
Isto de filmar fica para outro dia!

Estou a curtir isto do APRS!

ISS..........isso e o k mesmo Question Exclamation Embarassed
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por pmr1989 Sáb 10 Nov 2012 - 21:23

ISS é o acrónimo de International Space Station (Estação Espacial Internacional), com frequencias nos 140s.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que é o APRS - Automatic Position Reporting  System Empty Re: O que é o APRS - Automatic Position Reporting System

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos