Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
CB - Construção Antena Passo em frente - Não é simplesmente mais uma... é a minha
5 participantes
Página 1 de 1
CB - Construção Antena Passo em frente - Não é simplesmente mais uma... é a minha
Ponderei a inclusão ou não deste tópico da construção da minha passo em frente, mas cá vai.
Estou a montar aos poucos a minha estação, comprei a licença, um medidor de estacionárias externo, o rádio Jackson II, a fonte de alimentação chaveada 150W 13.8V 10,8A (a caminho), já pedi também aqui no forum a atribuição de um indicativo e comecei a construir a minha primeira antena para CB, escolhi uma passo em frente e segui as instruções e medidas do link OS MACANUDOS
Deixo-vos aqui algumas fotos da construção adaptada do link anterior, ainda não a testei, pois falta-me ainda a fonte de alimentação depois colocarei aqui os resultados.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Antena no mastro de 6 metros ainda em posição provisória
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Montagem da antena em suporte de metal comprado no Leroy Merlin, daqueles utilizados na montagem de estruturas de madeira
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Estou a montar aos poucos a minha estação, comprei a licença, um medidor de estacionárias externo, o rádio Jackson II, a fonte de alimentação chaveada 150W 13.8V 10,8A (a caminho), já pedi também aqui no forum a atribuição de um indicativo e comecei a construir a minha primeira antena para CB, escolhi uma passo em frente e segui as instruções e medidas do link OS MACANUDOS
Deixo-vos aqui algumas fotos da construção adaptada do link anterior, ainda não a testei, pois falta-me ainda a fonte de alimentação depois colocarei aqui os resultados.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Antena no mastro de 6 metros ainda em posição provisória
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Montagem da antena em suporte de metal comprado no Leroy Merlin, daqueles utilizados na montagem de estruturas de madeira
pmr3309- Moderador TX&RX DX Group
Re: CB - Construção Antena Passo em frente - Não é simplesmente mais uma... é a minha
Olá
Parabens pela antena, estou certo que vai ter bons resultados.
Um abraço
Parabens pela antena, estou certo que vai ter bons resultados.
Um abraço
CT2JKJ- Profissional
Re: CB - Construção Antena Passo em frente - Não é simplesmente mais uma... é a minha
Força ai.
emiti com uma durante muitos anos.. e fiz imenso DX com ela.
Bela escolha.
emiti com uma durante muitos anos.. e fiz imenso DX com ela.
Bela escolha.
[ThunderS]- Profissional
eu tenho uma balcony que não é mais que uma antena passo em frente e já me deu muitas alegrias.
não a tenho agora devido ao mau tempo que se esta a passar aqui na ilha.
mas como esta no meu tópico meti mão a obra e fiz uma dipolo e estou bem contente, e ainda por cima pode levar chuva e vento que se quebrar meto outra....
não a tenho agora devido ao mau tempo que se esta a passar aqui na ilha.
mas como esta no meu tópico meti mão a obra e fiz uma dipolo e estou bem contente, e ainda por cima pode levar chuva e vento que se quebrar meto outra....
Açoreano- Profissional
boas noites 3309
se nao for indiscriçao kuanto custa o suporte de metal
sem +
73s
se nao for indiscriçao kuanto custa o suporte de metal
sem +
73s
pmr3363chaparrito- Guru
Olá, pmr3363chaparrito,
a antena não está muito fora do orçamento
6,5mts. tubo alumínio +-8,5 euros
suporte +- 2,50 euros
6mts. tubo galvanizado 35mm +-15euros
fica a faltar o cabo entre 10 a 14 mts + fichas
sempre fica mais acessível para iniciar do que dar entre 50 a 150 por uma antena.
Açoreano, a dipolo que fez deixou-me a salivar...
estou em pulga, falta-me é a fonte de alimentação que nunca mais chega
suporte +- 2,50 euros
sempre fica mais acessível para iniciar do que dar entre 50 a 150 por uma antena.
pmr3309 escreveu:Olá, pmr3363chaparrito,
suporte +- 2,50 euros
Açoreano, a dipolo que fez deixou-me a salivar..
também gostei da tua passo em frente, não vou fazer uma. visto já ter uma de fabrica, que dei 45 euros por ela, e a minha dipolo não chegou a 5 euros ......
agora vou realizar outro projecto , que é jazer uma dipolo em tubo de alumínio.
vamos a ver como vai correr. mas este vai ser com tempo.
porque quero ver se o meto portátil, para quando for para um sitio alto, fazer uns contactos.
Açoreano- Profissional
pmr3309 escreveu:Olá, pmr3363chaparrito,
suporte +- 2,50 euros
obrigado pla informaçao 3309
ando a pensar iniciar-me no cb (visto k a propagaçao pro pmr de momento nao e a desejavel pra contactos um pouco mais longos ) e se sempre o fizer axo k vou tentar fazer uma antena dessas..........
se a fizer dps posto-a aki em fotos pra verem a "abilidade"...........
pmr3363chaparrito- Guru
estava agora a olhara para a antena e lembreime......
com k medidas deve ser feita!!!!!!
tipo do suporte pra cima kuanto deve de ter.....e a parte em diagonal pra baixo k medida deve ter tb........e kual o angulo de abertura em relaçao a vertical.....desde ja obrigado 73s
com k medidas deve ser feita!!!!!!
tipo do suporte pra cima kuanto deve de ter.....e a parte em diagonal pra baixo k medida deve ter tb........e kual o angulo de abertura em relaçao a vertical.....desde ja obrigado 73s
pmr3363chaparrito- Guru
Boas pmr3363chaparrito,
Guiei-me pelo esquema que encontrei referenciado em vários sítios, o que me serviu de orientação foi
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Entretanto ao googlear fui dar a esta apostilha de antenas
Apostila de antenas - basta clicar
Entretando devido a um post da antena telescópica aqui do hoje já baixei a antena e estou a prepará-la para a versão 2 de modo poder subir e descer o mastro para não ficar tão inestética ali no quintal.
Depois posto aqui mais umas fotos, depois do upgrade feito.
Guiei-me pelo esquema que encontrei referenciado em vários sítios, o que me serviu de orientação foi
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Entretanto ao googlear fui dar a esta apostilha de antenas
Apostila de antenas - basta clicar
Entretando devido a um post da antena telescópica aqui do hoje já baixei a antena e estou a prepará-la para a versão 2 de modo poder subir e descer o mastro para não ficar tão inestética ali no quintal.
Depois posto aqui mais umas fotos, depois do upgrade feito.
bgd plas dicas 3309
73s
73s
pmr3363chaparrito- Guru
Hoje chegou a minha fonte chaveada de 13,8V 10,8A, testei a antena com o meu primeiro qso com o amigo tubarão azul, as estacionárias estão nos 1:1 - 1:2 sensivelmente, tenho cerca de 10m de cabo fino, comprei entretanto cabo grosso, depois reporto as estacionárias.
73s
73s