TX RX Fórum
repetidor Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
repetidor Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


repetidor

+2
Snog
silvano
6 participantes

Ir para baixo

repetidor Empty repetidor

Mensagem por silvano Ter 19 Fev 2013 - 21:05

boas tardes a todos !
espero que nao seja uma pergunta tola Razz

então e assim eu gostaria de saber como funciona um repetidor lolpelo que sei serve para espandir o sinal :p para me ligar a um repetidor e so colocar o canal e o tom e estou ligado ou o processo e mais complexo que isso.

ja agora o significado de :R14(?)BARREIRO CANAL 3 TOM14 a duvida esta so no R14

com esta pergunta uns tentem ajudar outros rir pois nao se devem ver destas perguntas todos os dias Laughing
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por Snog Ter 19 Fev 2013 - 21:55

Olá Silvano.
Essa pergunta é comum para pessoas como tu que se estão a iniciar na banda dos PMR's, não há problema nenhum, eu e muitos outros já tivemos essas duvidas, e vamos aprendendo uns com os outros!!

Neste momento penso que não haja repetidores, pois a ANACOM fez uma grande vistoria aos repetidores para verificar se eles utilizavam potências acima das esperadas (0,5w).

Sendo que:
R14(?)BARREIRO CANAL 3 TOM14

R14: Numero que se deu ao repetidor, são contabilizados por números (penso eu!)
CANAL 3: O canal utilizado.
TOM 14: O tom utilizado.

É uma questão de haver "papel" e investimento de algum colega para criar um novo repetidor pela margem sul...
Veremos os próximos episódios!

Cumprimentos 73.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Ter 19 Fev 2013 - 22:14

entao para eu me ligar a um repetidor caso haja e so meter frequência (canal) e o tom e ja estou ligado e isso Very Happy
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por Snog Ter 19 Fev 2013 - 22:18

Sim, é só emitir e esperar a "repetição"!!!
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Ter 19 Fev 2013 - 22:22

hum pensava que seria preciso algo mais Smile na nossa zona nao ha nada em que eu possa testar?nunca me meti com ninguém lol
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Ter 19 Fev 2013 - 22:24

se não houver repetição e porque não ha ligação a repetidor correcto?
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por Snog Ter 19 Fev 2013 - 22:29

Ou não está ligado, ou não chegas lá, tenta subir a um sitio alto para tentar!! xD

Vai fazendo scan nos canais SEM TOM, podes encontrar algumas conversas!!! (:
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Ter 19 Fev 2013 - 22:42

o de almada esta a funcionar?
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por Bluespoon Ter 19 Fev 2013 - 23:45

silvano escreveu:o de almada esta a funcionar?

Não
Está off à muito
és de onde?
eu costumo ir á margem sul quase todos os fds.
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Qua 20 Fev 2013 - 0:28

Boas eu sou da baixa da banheira Moita extrema barreiro
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por Bluespoon Qua 20 Fev 2013 - 0:41

Estava a pensar explicar-te na vertical, mas estou a ver que estamos um pouco longe.
Um repetidor é um aparelho que recebe numa frequência e emite noutra com uma passagem de audio directo, ou seja estás a falar e do outro lado estão-te a ouvir de imediato. Isso não é possível nos PMR's.
O que existe nos PMR's é os "papagaios", nos quais tu falas para ele e ele repete para todos ouvirem, e tu também ouves o que disseste, temos de ter tempo para falar e esperar pelas repetições, caso contrário é a confusão total e ninguém ouve nada.
Lá está a tal questão ... temos de ter uma vertical para poder explicar melhor, tenho visto que pela margem sul existe muitos colegas , temos de combinar algo em conjunto.
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Qua 20 Fev 2013 - 0:52

Pois eu sou mesmo muito iniciado e o pior e que quanto mais vou descobrindo mais quero saber lol. Eu aqui de casa apanho algumas coisas de Lisboa nas quando me aproximo ali da margem do Tejo apanho muita coisa sem ser pmr claro . Limito me a escutar até porque não posso o não devo :-) visto poder através do pmr queria experimentar a falar não sei o que lol . Sei o fonético porque a minha profissão o obriga o que tem tornado as escutas bem interessantes :-)
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por texugo Qua 20 Fev 2013 - 19:08

Bluespoon escreveu:.......margem sul existe muitos colegas , temos de combinar algo em conjunto.

Excelente ideia Very Happy
texugo
texugo
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por pmr3363chaparrito Qua 20 Fev 2013 - 22:03

silvano escreveu:entao para eu me ligar a um repetidor caso haja e so meter frequência (canal) e o tom e ja estou ligado e isso Very Happy

ola colega
sim a ideia esta relativamente certa
e isto pk
pk o colega ate pode saber k o rep. existe saber o canal e o ton mas se nao estiver dentro do alcance do mesmo nao vai conseguir activa-lo............talvez vendo fike a perceber melhor Wink





espero ter ajudado
cm se costuma dizer uma imagem vale + k 1000 palavras
73's
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Qua 20 Fev 2013 - 22:27

sem duvida que ajuda bastante Smile quando for a pegoes a ver se me consigo ligar a esse :p ate agora aqui a minha volta nao me consegui ligar a nenhum pois de todos os testes nenhum se repetio lol nao ouve ligaçao :p e verdade gostei do sotaque :p
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por pmr3363chaparrito Qui 21 Fev 2013 - 14:27

silvano escreveu:sem duvida que ajuda bastante Smile quando for a pegoes a ver se me consigo ligar a esse :p ate agora aqui a minha volta nao me consegui ligar a nenhum pois de todos os testes nenhum se repetio lol nao ouve ligaçao :p e verdade gostei do sotaque :p
o repetidor ja nao existe colega ta off
mas se for combinado pode ser k consiga estar na escuta
kuando vier pra estes lados avise Wink

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

se poder junte-se a nos no canal 6 Smile
ate breve
73's
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Qui 21 Fev 2013 - 21:17

srº3363 podia me esplicar como e que hoje o ouvi no meu romeo ???mas mais estranho e que ouvi um espanhol e mais uns quantos lol ainda pensei em meter me com voces mas tive vergonha e tambem nao tinha a certeza qual era o tom do canal . mas penso que era frn almada certo? mas para vos ouvir tive que ouvir meio mundo ao mesmo tempo :p
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Qui 21 Fev 2013 - 21:53

ja estive a ver :p e na internete :p tenho de ver como faço isso :p
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por pmr3363chaparrito Sex 22 Fev 2013 - 3:10

silvano escreveu:srº3363 podia me esplicar como e que hoje o ouvi no meu romeo ???mas mais estranho e que ouvi um espanhol e mais uns quantos lol ainda pensei em meter me com voces mas tive vergonha e tambem nao tinha a certeza qual era o tom do canal . mas penso que era frn almada certo? mas para vos ouvir tive que ouvir meio mundo ao mesmo tempo :p

caro colega o "srº" esta no ceu...... deixa-te la dessas cenas............ Smile
sim esteve por la um espanhol
eu estava atraves da sala no frn no pc
ora entao o k aconteceu kuase de certeza foi isto.....o colega devia ter o romeo no canal de algum link e estar no alcam-se do mesmo dai ouvires a sala Wink
ja agora em k zona estavas e em k canal e tom
e kuando for assim cumprimenta o pessoal nao ha k ter vergonha
73's
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Sex 22 Fev 2013 - 16:08

Sim estava no link de Almada canal 1 eu estava a ouvir na quinta da lomba barreiro até sabia tom mas fica para a próxima :-P e verdade também já tenho a aplicação no Pc
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por pmr3363chaparrito Sex 22 Fev 2013 - 18:09

silvano escreveu:Sim estava no link de Almada canal 1 eu estava a ouvir na quinta da lomba barreiro até sabia tom mas fica para a próxima :-P e verdade também já tenho a aplicação no Pc

estavas no 1/33 Wink
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por nuno_pmr480 Sex 22 Fev 2013 - 19:45

atenção que há dois tipos de repetidores. Fico com a ideia, da mensagem inicial, que te referias a outra coisa, portanto aqui vai:

No caso dos repetidores usados com os PMR, a recepção (rx) e a transmissão (tx) é feita na mesma frequência (tom + subtom).

Uma vez que os rádios PMR não permitem, simultaneamente, escutar numa frequência e transmitir noutra , usam-se repetidores que 'gravam' a transmissão e repetem-na de seguida, tudo na mesma frequência. Por essa razão chamamos carinhosamente 'papagaios' a este tipo de repetidor.

Outra coisa são os repetidores usados pelos radio-amadores e não só, em que o rx é feito numa frequência e o tx é feito noutra. Neste caso rx e tx são simultâneos, ou seja, não há repetição da "mensagem", mas antes uma espécie de 'amplificação' do sinal pelo repetidor, que o reenvia ao mesmo tempo por outra frequência.

Aqui são usados rádios que permitem este tipo de operação, e ao programares determinado canal no rádio indicas logo quais as frequências que vais usar para cada uma dessas funções.

Talvez estas imagens ajudem a perceber este segundo tipo de repetidor

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O uso deste tipo de repetidor está reservado a radio-amadores
nuno_pmr480
nuno_pmr480
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por Bluespoon Sex 22 Fev 2013 - 20:31

nuno_pmr480 escreveu:atenção que há dois tipos de repetidores. Fico com a ideia, da mensagem inicial, que te referias a outra coisa, portanto aqui vai:

No caso dos repetidores usados com os PMR, a recepção (rx) e a transmissão (tx) é feita na mesma frequência (tom + subtom).

Uma vez que os rádios PMR não permitem, simultaneamente, escutar numa frequência e transmitir noutra , usam-se repetidores que 'gravam' a transmissão e repetem-na de seguida, tudo na mesma frequência. Por essa razão chamamos carinhosamente 'papagaios' a este tipo de repetidor.

Outra coisa são os repetidores usados pelos radio-amadores e não só, em que o rx é feito numa frequência e o tx é feito noutra. Neste caso rx e tx são simultâneos, ou seja, não há repetição da "mensagem", mas antes uma espécie de 'amplificação' do sinal pelo repetidor, que o reenvia ao mesmo tempo por outra frequência.

Aqui são usados rádios que permitem este tipo de operação, e ao programares determinado canal no rádio indicas logo quais as frequências que vais usar para cada uma dessas funções.

Talvez estas imagens ajudem a perceber este segundo tipo de repetidor

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O uso deste tipo de repetidor está reservado a radio-amadores


EXCELENTE...
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por silvano Sex 22 Fev 2013 - 21:17

Muito bom deu para perceber bem:-)0muito obrigado :-)
silvano
silvano
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

repetidor Empty Re: repetidor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos