TX RX Fórum
Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB) Popup110

Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB) Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!

Divulgação

Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB)

+4
ALF007
Coutada
pmr1989
PMR3657
8 participantes

Ir para baixo

Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB) Empty Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB)

Mensagem por PMR3657 Sáb 27 Jul 2013 - 11:34

Alguem conhece as frequências utilizadas pelos Sapadores? SEI QUE NÃO SÃO AS MESMAS QUE OS VOLUNTÁRIOS.
PMR3657
PMR3657
Guru

Ir para o topo Ir para baixo

Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB) Empty Re: Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB)

Mensagem por pmr1989 Sáb 27 Jul 2013 - 15:13

SIRESP amigo, ha muito tempo.... Foram dos primeiros. Alias tudo o que é Camara Municipal de Lisboa mudou para siresp, mal o sistema foi implementado. E que central os RSB têm, so em siresp. Ha pela net videos sobre ela.

Outras corporações de profissionais ainda vão tendo frequencias privadas, e utilizando, como é o caso das 2 da minha zona, voluntarios ja começam a usar muito o siresp tambem, pois o repetidor da ROB da minha zona anda muito calado, ou andou muito calado nestes ultimos fogos deste ano.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru

Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB) Empty Re: Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB)

Mensagem por Coutada Sáb 27 Jul 2013 - 15:23

Boas
Aqui pelo norte ano passado não escutei nada deviam estar a usar siresp
Este ano estão a usar as frequências antigas dizem que siresp funciona mal aki pelo norte muita serra e zonas sombra onde o tradicional funciona bem
Coutada
Coutada
Guru

Mensagem por PMR3657 Sáb 27 Jul 2013 - 15:25

Sim Maior parte das Corporações de Bombeiros Já Utilizam o SIRESP, mas para comunicações "Oficiais".
PMR3657
PMR3657
Guru

Mensagem por ALF007 Sáb 27 Jul 2013 - 16:15

Tanto dinheiro investido no SIRESP e não funciona bem.
lol! 
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por PMR3657 Sáb 27 Jul 2013 - 16:22

Portugal é assim... Rolling Eyes 
PMR3657
PMR3657
Guru

Mensagem por Almeida186 Qua 25 Jul 2018 - 21:53

Boa noite , eu possuo um baofeng UV-82
E entre tanto surgiu me uma dúvida, este equipamento da para realizar escuta as comunicações dos bombeiros?( SEM interferir só e exclusivamente ouvir)
Passando a explicar o porquê, em outubro do ano passado a cidade dos meus avós que se situa na serra da estrela foi devastada pelos incêndios e se desse para ouvir as comunicações conseguiria ter uma precessão da localização do incêndio podendo avisar os meus avós para evacuarem a sua habitação num futuro .Em outubro foi por sorte que se salvaram uma vez que o incêndio consumiu aquela área que rodeava à habitação . se puderem esclareçam me
Almeida186
Almeida186
Iniciado

Mensagem por ppereira Qui 26 Jul 2018 - 9:02

Sim dá para escutar os Bombeiros, nos canais de manobra, que são mais utilizados no terreno do que o SIRESP. Só que são canais directos, não passam por nenhum repetidor, é necessário estar próximo para escutar.
Quanto ás frequências desses canais é só fazer uma pesquisa na net.
ppereira
ppereira
Semi-profissional

Mensagem por Almeida186 Ter 31 Jul 2018 - 23:28

ppereira desde já muito obrigado por responder pois sou novato nisto dos rádios ! Então sou capaz de apanhar as ligações uma vez que se o incêndio andar perto os bombeiros devem andar por lá .
E sim já tentei pesquisar mas não encontrei nada se me pudessem ajudar agradecia !
Almeida186
Almeida186
Iniciado

Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB) Empty VHF Bombeiros

Mensagem por AJCS Qua 1 Ago 2018 - 14:39

152.5875 Mhz - Canal manobra
152.6000 Mhz - Canal manobra
152.6125 Mhz - Canal manobra
152.6250 Mhz - Canal manobra
152.6750 Mhz - Canal manobra
152.6875 Mhz - Canal manobra
152.7000 Mhz - Canal manobra
152.7125 Mhz - Canal comando
152.7250 Mhz - Canal comando
152.7375 Mhz - Canal comando
152.9250 Mhz - Canal tactico
152.9375 Mhz - Canal tactico
152.9500 Mhz - Canal tactico
152.9625 Mhz - Canal tactico
152.9750 Mhz - Canal tactico
AJCS
AJCS
Iniciado

Joao Paulo Pereira gosta desta mensagem

Mensagem por Almeida186 Qui 2 Ago 2018 - 14:34

AJCS essas são válidas para todo o país ?
Almeida186
Almeida186
Iniciado

Frequencias dos Bombeiros Sapadores (RSB) Empty VHF Bombeiros

Mensagem por AJCS Dom 5 Ago 2018 - 17:28

Positivo, estas frequências é o que alguns chamam de "VHF alto"
O nome correto é rede ROB-Rede Operacional de Bombeiros e é bastante usada em algumas situações, é usada em todo o pais para facilitar as COM's no TO quando cooperam várias corporações de localidades diferentes, se cada corporação tivessem frequências diferentes era impossível haver comunicações.
AJCS
AJCS
Iniciado

Joao Paulo Pereira gosta desta mensagem

Mensagem por Almeida186 Qua 8 Ago 2018 - 15:51

AJCS acho que percebi !
Eu tenho um rádio baofeng uv-82
É possível captar com este aparelho ? Obrigado
Almeida186
Almeida186
Iniciado

Mensagem por zeroball Qua 8 Ago 2018 - 23:10

Almeida186 escreveu:AJCS acho que percebi !
Eu tenho um rádio baofeng  uv-82
É possível captar com este aparelho ? Obrigado

Segundo as especificações da marca:
[TX] 136 - 174MHz, 400 - 520MHz (transmissão)

[RX] 136 - 174MHz, 400 - 520MHz (recepção)

Sim.
zeroball
zeroball
Profissional

Mensagem por Almeida186 Qua 8 Ago 2018 - 23:54

Zeroball, peço desculpa não saber responder como o senhor respondeu ( isto é , selecionar a mensagem do interveniente)
Mas muito obrigado mesmo !
Só mas uma dúvida , relativamente as frequências que forneceu o AJCS , a única maneira de encontrar o canal em que estão a operar é passar de canal tático em canal tático até encontrar ?( peço desculpa por ser novato nisto dos rádios não saber quase nada
Almeida186
Almeida186
Iniciado

Mensagem por zeroball Sex 10 Ago 2018 - 10:17

Almeida186 escreveu:Zeroball, peço desculpa não saber responder como o senhor respondeu ( isto é , selecionar a mensagem do interveniente)
Mas muito obrigado mesmo !
Só mas uma dúvida , relativamente as frequências que forneceu o AJCS , a única maneira de encontrar o canal em que estão a operar é passar de  canal tático em canal tático até encontrar ?( peço desculpa por ser novato nisto dos rádios não saber quase nada

Não há problema, estamos aqui para aprender.
1º No topo de cada mensagem existe um botão 'Citar', foi isso que usei.
2º As frequências podem ser gravadas na memória do 'rádio', ou manualmente ou através de um cabo ligado ao computador. Leia o manual do mesmo para saber como é ou procure aqui no fórum, existe bastante informação de como fazer isso.
E qualquer dúvida é passível de resposta pelos membro do fórum, é só perguntar.
zeroball
zeroball
Profissional

Mensagem por Almeida186 Sex 10 Ago 2018 - 11:37

Zeroball, a mim não me aparece esse “citar” deve ser por estar a escrever no telemóvel...
Relativamente aos canais , não sei se o meu rádio memoriza por isso penso que a única forma possível é ir mudando as frequências , correto ?
Almeida186
Almeida186
Iniciado

Mensagem por zeroball Seg 13 Ago 2018 - 14:28

Almeida186 escreveu:Zeroball, a mim  não me aparece esse “citar” deve ser por estar a escrever no telemóvel...
Relativamente aos canais , não sei se o meu rádio memoriza por isso penso que a única forma possível é ir mudando as frequências , correto ?

No manual do rádio:
menu 27 MEMCH - gravar canais na memória
menu 28 DELCH - apagar canais na memória
PDF do manual (em ingês)
zeroball
zeroball
Profissional

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo