Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Que categoria escolher?
+2
RavenMaster
luisgalaxy
6 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Que categoria escolher?
Olá pessoal.
Venho aqui perguntar que categoria é necessário tirar para poder escutar e transmitir com rádios portáteis, desses que andam por aí com 5 W de potência e que operam em VHF e UHF.
Não pretendo utilizar nem adquirir rádio CB. Só mesmo esses rádios portáteis.
Boas comunicações a todos.
Venho aqui perguntar que categoria é necessário tirar para poder escutar e transmitir com rádios portáteis, desses que andam por aí com 5 W de potência e que operam em VHF e UHF.
Não pretendo utilizar nem adquirir rádio CB. Só mesmo esses rádios portáteis.
Boas comunicações a todos.
luisgalaxy- Iniciado
Re: Que categoria escolher?
Pagar 50€, fazer exame na ANACOM de Cat. 3
Pode ouvir mas só pode emitir com supervisão de um OM de categoria acima (2, B, 1, A).
Pagar mais 50€ daí a 2 anos (período de escuta), fazer novo exame na ANACOM de Cat. 2
Já pode transmitir sozinho conforme tabela de frequências/potências definidas na lei.
Pode ouvir mas só pode emitir com supervisão de um OM de categoria acima (2, B, 1, A).
Pagar mais 50€ daí a 2 anos (período de escuta), fazer novo exame na ANACOM de Cat. 2
Já pode transmitir sozinho conforme tabela de frequências/potências definidas na lei.
RavenMaster- Profissional
tudo bem combinado, podemos *estar realmente* sobre a supervisão de um da classe acima mas cada um na sua casinha ; )
Diogo Pedrosa- !BANIDO!
Isso é ilegal e pode causar problemas a quem está a fazer a supervisão a partir da "sua casinha"...
Não querem ter essa obrigatoriedade durante 2 anos, tirem a licença de CB ou utilizem o PMR.
Não querem ter essa obrigatoriedade durante 2 anos, tirem a licença de CB ou utilizem o PMR.
sim sim, confirmo que é ilegal e dei a dica porque...RavenMaster escreveu:Isso é ilegal e pode causar problemas a quem está a fazer a supervisão a partir da "sua casinha"...
Diogo Pedrosa- !BANIDO!
De facto 2 anos em escuta é uma coisa que pode parecer absurda mas leis são leis.
Quanto ao CB pode ser bom mas haja carteira para os equipamentos e não é tão portátil assim.
O PMR limitado a 0,5W, os bons equipamentos tambem são caros e não há muito pessoal no PMR, pelo menos aqui pela minha zona, e repetidor pmr aqui tambem é mentira, acho que vale a pena mesmo tentar a categoria 3 e depois prosseguir.
Quanto ao CB pode ser bom mas haja carteira para os equipamentos e não é tão portátil assim.
O PMR limitado a 0,5W, os bons equipamentos tambem são caros e não há muito pessoal no PMR, pelo menos aqui pela minha zona, e repetidor pmr aqui tambem é mentira, acho que vale a pena mesmo tentar a categoria 3 e depois prosseguir.
luisgalaxy- Iniciado
é verdade ! tipo um cêbêzinho em condições fica pelo preço de 1 radio para banda de 1o metros, e ja foram vendidos radios banda baixa através deste forum a 80 e 120 euros, 1 dual band alinco de movel com funçao repetidor incorporado, e ´té agora ninguem reclamou de defeitos ou algo parecido (; vale a pena ser radioamador tudo está na habilidade de escolher as bandas e modalidades que mais nos agradam só isso mass o pmr andará sempre cmg eheh 73´zluisgalaxy escreveu:De facto 2 anos em escuta é uma coisa que pode parecer absurda mas leis são leis.
Última edição por Diogo Pedrosa em Seg 7 Out 2013 - 2:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : a tal ortografia -.-*)
Diogo Pedrosa- !BANIDO!
De facto o PMR também gosto, o velhinho "UCOM twintalker" que tenho é que já não dá conta do recado. Andei a ver uns midland G-7 e G-9, o G-9 parece-me ser uma boa máquina de guerra para o pmr, o preço é que... são perto de 100 euros mais coisa menos coisa. Depois o PMR aqui por a zona de Viseu.... não há sinais dele.Diogo Pedrosa escreveu:é verdade ! tipo um cêbêzinho em condições fica pelo preço de 1 radio para banda de 1o metros, e ja foram vendidos radios banda baixa através deste forum a 80 e 120 euros, 1 dual band alinco de movel com funçao repetidor incorporado, e ´té agora ninguem reclamou de defeitos ou algo parecido (; vale a pena ser radioamador tudo está na habilidade de escolher as bandas e modalidades que mais nos agradam só isso mass o pmr andará sempre cmg eheh 73´zluisgalaxy escreveu:De facto 2 anos em escuta é uma coisa que pode parecer absurda mas leis são leis.
Por acaso o amigo tem alguma opinião formada sobre quais possam ser bons rádios pmr?
luisgalaxy- Iniciado
G9, não precisarás de outro PMR.
Vale cada euro que pagas por ele, em todos os aspetos, mesmo que não atives os 5w.
Vale cada euro que pagas por ele, em todos os aspetos, mesmo que não atives os 5w.
Ok tou a ver que afinal é mesmo máquina (; obrigado colega pela informaçãoRavenMaster escreveu:G9, não precisarás de outro PMR.
bons contactos
luisgalaxy- Iniciado
Boas..
Atenção que os pmr`s ainda tem alguma atividade… links “Voz Portuguesa ou FRN”
Eu tenho 2 TwinTalker 4810 um no link outro para eu microfinar …
Temos sempre com quem falar
mouca- Guru
twintalker 4810 tem tons ctss e ctss e detecta tons de conversas é super legal ; o midland g-7 e o g-9 sao maquina de boa autonomia e a antena deles satisfaz os mais exigentes .. é escolher (-_-) tá aí um g-9 a venda por 50 euros..luisgalaxy escreveu:De facto o PMR também gosto, o velhinho "UCOM twintalker" que tenho é que já não dá conta do recado. Andei a ver uns midland G-7 e G-9, o G-9 parece-me ser uma boa máquina de guerra para o pmr, o preço é que... são perto de 100 euros mais coisa menos coisa. Depois o PMR aqui por a zona de Viseu.... não há sinais dele.Diogo Pedrosa escreveu:é verdade ! tipo um cêbêzinho em condições fica pelo preço de 1 radio para banda de 1o metros, e ja foram vendidos radios banda baixa através deste forum a 80 e 120 euros, 1 dual band alinco de movel com funçao repetidor incorporado, e ´té agora ninguem reclamou de defeitos ou algo parecido (; vale a pena ser radioamador tudo está na habilidade de escolher as bandas e modalidades que mais nos agradam só isso mass o pmr andará sempre cmg eheh 73´zluisgalaxy escreveu:De facto 2 anos em escuta é uma coisa que pode parecer absurda mas leis são leis.
Por acaso o amigo tem alguma opinião formada sobre quais possam ser bons rádios pmr?
Diogo Pedrosa- !BANIDO!
como assim colega? não percebi podes explicar melhor?mouca escreveu:Boas..
luisgalaxy- Iniciado
onde é que anda esse g-9? não o encontro será que já foi?
luisgalaxy- Iniciado
tenho EU ehehluisgalaxy escreveu:onde é que anda esse g-9? não o encontro será que já foi?
Diogo Pedrosa- !BANIDO!
Então e estás a vender isso? está em bom estado?Diogo Pedrosa escreveu:tenho EU ehehluisgalaxy escreveu:onde é que anda esse g-9? não o encontro será que já foi?
luisgalaxy- Iniciado
tem mensagem privada (MP)luisgalaxy escreveu:Então e estás a vender isso? está em bom estado?Diogo Pedrosa escreveu:tenho EU ehehluisgalaxy escreveu:onde é que anda esse g-9? não o encontro será que já foi?
Diogo Pedrosa- !BANIDO!
...esta foi boa hehee bons contactos 73Diogo Pedrosa escreveu:tenho EU ehehluisgalaxy escreveu:onde é que anda esse g-9? não o encontro será que já foi?
JorgeDJMore- Iniciado
JorgeDJMore escreveu:...esta foi boa hehee bons contactos 73Diogo Pedrosa escreveu:tenho EU ehehluisgalaxy escreveu:onde é que anda esse g-9? não o encontro será que já foi?
Diogo Pedrosa- !BANIDO!
Boasluisgalaxy escreveu:como assim colega? não percebi podes explicar melhor?mouca escreveu:Boas..
Eu estava-me referir links ..
Um pmr ligado pc/net
Aqui fica link Barcelos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esta ligado no voz-portuguesa
mouca- Guru
Boas colega! Já andei a pesquisar esse tal sistema que eu desconhecia inclusive já instalei o software e testei mas apenas com o pc, tenho de estudar a maneira de ligar o rádio ao pc e configurações. Valeu a dica!mouca escreveu:Boasluisgalaxy escreveu:como assim colega? não percebi podes explicar melhor?mouca escreveu:Boas..
Eu estava-me referir links ..
Um pmr ligado pc/net
Aqui fica link Barcelos
Esta ligado no voz-portuguesa
PMR 3794
luisgalaxy- Iniciado
Aqui fica um esquema dos cabos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
se precisar de ajuda nas configurações, estou disponível para ajudar
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
se precisar de ajuda nas configurações, estou disponível para ajudar
mouca- Guru
Boas colega! eu diria antes que talvez o assunto não esteja na secção correctaRavenMaster escreveu:Não estaremos a fugir ao tópico inicial?
Pelo menos a parte que toca ao pmr.
bons contactos.
luisgalaxy- Iniciado
Página 1 de 2 • 1, 2