TX RX Fórum
Antena Multibanda - Bigodes de Gato - 10,20,40 E 80 metros Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Antena Multibanda - Bigodes de Gato - 10,20,40 E 80 metros Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Antena Multibanda - Bigodes de Gato - 10,20,40 E 80 metros

2 participantes

Ir para baixo

Antena Multibanda - Bigodes de Gato - 10,20,40 E 80 metros Empty Antena Multibanda - Bigodes de Gato - 10,20,40 E 80 metros

Mensagem por ALF007 Sáb 23 Jul 2011 - 2:41

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


O ajuste é feito separadamente para cada banda, ou seja, primeiro ajusta-se a de 80 m, depois a de 40 m, 20 m e finalmente os 10 m.
Após o ajuste, prendem-se os fios de Nylon nos isoladores das pontas da antena de 80 m. Trespassar os fios de Nylon nos isoladores das pontas das demais antenas e amarrar na torre ou poste de sustentação. Lembre-se, a altura mínima ideal é de 6 metros em relação aos isoladores das pontas e do solo. A antena pode ser usada sem acoplador e trabalhar nas bandas de 10/15/20/40 e 80 m.
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena Multibanda - Bigodes de Gato - 10,20,40 E 80 metros Empty Re: Antena Multibanda - Bigodes de Gato - 10,20,40 E 80 metros

Mensagem por CT2JKJ Seg 14 maio 2012 - 14:09

Olá
Esta é a antena que tenho em Lisboa mas só vai dos 10 aos 20 metros, devido ao comprimento que tenho.
A minha antena está muito mais baixa, cerca de 2 metros do telhado e o telhado está 6 metros do chão. Tenho cerca de 14 metros de cabo coaxial.
Apesar de não ser preciso nenhum balun, se o dipolo estiver bem afinado, eu coloquei um de 1:1 e a seguir ao Balun, coloquei um isolador de RF.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Este isolador elimina o RF no cabo Coaxial.
Como eu utilizo uma mesa de mistura e um microfone de estúdio para HF, quando transmitia tinha RF na minha transmissão e com este isolador fiquei com a transmissão limpa, e deixei de ter RF na minha estação.
Esta antena, na minha opinião é muito barata e trabalha muito bem para um dipolo.
Temos é de ter algum trabalho e paciência para a sua afinação, porque os programas e as indicações que alguns colegas em relação ao comprimentos dos arames são indicativos, depois teremos sempre de afinal melhor. E sempre que se muda a antena de sítio, lá teremos de fazer a sua afinação novamente.

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos