TX RX Fórum
Repetidores e projecto de crowdfunding Popup110

Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Repetidores e projecto de crowdfunding Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!

Divulgação

Repetidores e projecto de crowdfunding

+11
mouca
Bernardo Lucas
pmr1989
ALF007
PMRzPMR
pmr3363chaparrito
Doggie
toiosoiovoio
smd
MaRaKaTe
Snog
15 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding Empty Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por Snog Dom 23 Mar 2014 - 18:50

Há dias estava a andar de bicicleta e encontrei um colega que fazia PMR, e eu perguntei-lhe o porquê de se ter afastado dos rádios.
Ele respondeu-me dizendo que a partir do momento em que a Anacom cortou os repetidores deixou de ter a "piada" dos 446, e que a partir daí deixou de conseguir contactar alguns dos seus colegas, pois o repetidor era algo que os ligava todas as noites.

Fiquei sem resposta, pois eu também me afastei pelo mesmo motivo e quando ia pedalando até casa fui pensando naquilo que era o PMR, e aquilo que é hoje...
Quando comecei há uns anos fiquei fascinado com os Repetidores e os Links! Eram imensos! Eu dentro do meu quarto conseguia activar uns quatro! E fora os links que pela minha zona eram em peso!
Apercebi-me com a experiência que o PMR deixou de ser uma brincadeira de miúdos, mas sim uma comunidade que podia ser equiparada com os rádio-amadores! Tínhamos repetidores, links, tudo aquilo que eles tinham! Éramos uma comunidade em ascensão! Surgiam quase diariamente novos entusiastas!
Ideias surgiam diariamente, e nós fomos pioneiros em algumas delas! Desde modos digitais em PMR e outras maluquices que escutava pelo meu QTH!

E veio-me à cabeça aquilo que se falava na altura... Em fazer o maior, o melhor, o mais poderoso repetidor de Portugal!! Que cobrisse uma grande parte de Portugal e que fosse activado de vários pontos para a unificação de todos!

Há pouco tempo fui à lista dos repetidores de PMR... A lista não é mexida desde 13 de Outubro de 2012, já lá vão uns aninhos! E a ultima mensagem lá colocada foi a 27 de Outubro de 2013!
Por um lado entristece-me que esta parte do forum esteja a ficar um pouco abandonada mas dá-me "pica" para vos lançar um desafio!

Pelo que li, não há nada que diga que é proibido a utilização dos repetidores!
Então e que tal fazer o tal maior, o melhor, o mais poderoso repetidor de Portugal? Na serra da Estrela?? Com o melhor equipamento legal dos PMRs?

Então a ideia é:
Um projecto de crowdfunding (Crowdfunding (ou financiamento colaborativo) é uma forma simples e transparente de angariação de fundos para um projecto através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses).
Cada um pode colaborar com dinheiro, equipamento ou alojamento! (Aquela casa velha que pertencia ao seu tetravô que fica no alto da montanha)

Juntar o máximo de colegas interessados em reerguer o orgulho que tínhamos no PMR!! E fazer a diferença! Tudo dentro das legalidades exigidas!

Será que este projecto poderá ser abraçado pelo  TX&RX is nice! ? E quantos de nós de disponibilizam para ajudar?
Está lançada a ideia! Dêem e contribuam com as vossas opiniões!
Snog
Snog
Profissional

Ir para o topo Ir para baixo

Repetidores e projecto de crowdfunding Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por MaRaKaTe Dom 23 Mar 2014 - 23:03

Bem na minha opinião o amigo Snog não pode ser o mais correcto possivel! Infelizmente não tive a oportunidade de entrar no mundo dos PMR´s na altura que era tudo em "grande", mas pessoal que oiço em QSO´s ou ate mesmo numa conversa normal, vem sempre a calhar a conversa dos repetidores que a Anacom eliminou. Eu acho esta ideia brilhante pois na minha zona (Santarém) o pessoal dos PMR´s desceu brutalmente mesmo ate chegar ao ponto de se apanhar UM amigo por Santarém no espaço de um mês já é uma grande sorte!

Por mim e da minha parte tudo o que for preciso cá estarei para ajudar, pois deviamos pensar bem neste assunto!

73
MaRaKaTe
MaRaKaTe
Amador

Repetidores e projecto de crowdfunding Empty Re: Repetidores e projecto de crowdfunding

Mensagem por Snog Seg 24 Mar 2014 - 0:07

O objectivo aqui é arranjar um bom repetidor e que esteja bem localizado para assim cobrir uma grande parte do território!

Ou seja: A unificação dos PMR'istas...

Dou o exemplo do repetidor VHF da Serra da Estrela, chega aqui muito bem e não tenho boas condições!
Será que com a ajuda de todos fazemos um igual só que para PMR?  Very Happy 
Snog
Snog
Profissional

Mensagem por smd Seg 24 Mar 2014 - 12:05

Não quero ser o mau da fita, mas, tal como já foi aqui discutido em outro(s) tópico(s), essa ideia "fica fora" da legislação, porque trata-se de uma estação fixa...
smd
smd
Profissional

Mensagem por toiosoiovoio Ter 1 Abr 2014 - 21:10

smd escreveu:Não quero ser o mau da fita, mas, tal como já foi aqui discutido em outro(s) tópico(s), essa ideia "fica fora" da legislação, porque trata-se de uma estação fixa...

Ele há os PMR's como o INTEK DRS-5070 ou o Alan base qq coisa...mais fixo que isto no mundo dos PMR's não estou a ver e no entanto são PMR's...Penso que não será por ai...

Percebo o que o smd diz mas de facto os repetidores fazem muita falta. Será que vale a pena fazer algo tipo petição para tentar alterar a lei ?
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional

Mensagem por smd Qua 2 Abr 2014 - 0:11

Pois eu estava a referir-me precisamente á legislação em vigor em Portugal, que diz claramente que os equipamentos "so podem configurar estações móveis". este é o grande entrave (legal) á ideia colocada, ou a qualquer outra de se ter repetidores PMR. A alteração da lei para simplesmente retirar esta alinea, resolvia a questão.
Mas isto é só meu parecer...

SMD
smd
smd
Profissional

Mensagem por Doggie Qua 9 Jul 2014 - 17:38

Boa tarde

Se a Anacom deixar a ideia pode ter pernas para andar.
Recordo que foi a Anacom que acabou com o PMR em Portugal devido ao fecho da quase totalidade dos repetidores e de alguns links do FRN. Há já muitos anos que se pensou e até se deu alguns passos no sentido de organizar e de certa forma estruturar os utilizadores do PMR em Portugal. Este fórum, além de outros deram o seu contributo, no entanto a maneira como diariamente a legislação que regula o uso do PMR era violada, forçou a ANACOM, também devido a queixas de alguns radioamadores e tomar uma atitude, que foi a de fazer valer a força da lei. Se quiserem tentar novamente usar repetidores, força, estamos aí para colaborar, mas depois não se queixem com o peso das coimas.

Cumprimentos a todos

PMR920
Doggie
Iniciado

Mensagem por Convidado Sex 18 Jul 2014 - 2:34

Também já foi aqui falado o inverso, que é possivel fazer links no PMR dentro da lei desde que não alterem os radios de PMR.

Um radio por estar encostado não deixa de ser uma "estação movel".
Convidado
Convidado

Mensagem por Snog Sex 18 Jul 2014 - 15:24

Quantos links estão por aí montados que se consideram ilegais e não anda a ANACOM atrás deles?
Qual é a dúvida aqui?

Se há a oportunidade de em comunidade que somos a criação de um repetidor que fique o mais alto possível e que cubra a maior área possível porque não agarrar o projecto?
Porque continuarmos a debater-nos com mistérios da lei que não nos levam a lado nenhum?

Qual é o objectivo?

Deixar as coisas como estão porque ninguém se quer mexer? É isso?
Snog
Snog
Profissional

Mensagem por pmr3363chaparrito Sex 18 Jul 2014 - 15:32

os repetidores sao ilegais nao se eskeçam disso......
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru

Mensagem por Snog Sex 18 Jul 2014 - 15:37

Se os repetidores são ilegais então os links são ilegais...
Snog
Snog
Profissional

Mensagem por toiosoiovoio Sex 18 Jul 2014 - 20:01

O que eu acho é que nos devíamos organizar e tentar manifestar o interesse, necessidade e beneficio da existência de repetidores nos 446 junto dos organismos competentes. Talvez até uma associação ou algo parecido com representatividade legal, se é que isto é possível. Talvez assim se consiga mudar a lei. E quem tivesse links e repetidores fora da lei deveria ser castigado.

Estou cansando de ver utilizadores de PMR em outros países a gozarem à brava a utilização de repetidores em PMR, e nós por cá a ver passar a "banda", que diga-se, cada vez toca menos!
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional

Mensagem por PMRzPMR Sex 18 Jul 2014 - 23:56

toiosoiovoio escreveu:O que eu acho é que nos devíamos organizar e tentar manifestar o interesse, necessidade e beneficio da existência de repetidores nos 446 junto dos organismos competentes. Talvez até uma associação ou algo parecido com representatividade legal, se é que isto é possível. Talvez assim se consiga mudar a lei. E quem tivesse links e repetidores fora da lei deveria ser castigado.

Estou cansando de ver utilizadores de PMR em outros países a gozarem à brava a utilização de repetidores em PMR, e nós por cá a ver passar a "banda", que diga-se, cada vez toca menos!
com repetidores legais caem lá as comerciais todas a querem tambem isso o.O e teem o mesmo direito ta visto
PMRzPMR
PMRzPMR
!BANIDO!

Mensagem por Convidado Sáb 19 Jul 2014 - 1:35

Existe outra possibilidade para quem não é RA e quer comunicar livremente e por longas distâncias que é a aquisição de uma licença para o repetidor que custa no minimo 250€ por ano e podem ser utilizados até 25W no repetidor desta licença, são muitos Km's, se pensarem em juntar 10 amigos fica a 25€ por ano a cada um, depois existem licenças para mais pessoas mas os valores também sobem como é obvio. Já existem algumas redes assim em PT eu mesmo sou membro de uma e faço facilmente 80Km's até ao repetidor a usar 1W no radio. É que ao menos assim ninguem chateia com as leis e basta 1 repetidor para uma area enorme.
Convidado
Convidado

Mensagem por ALF007 Sáb 19 Jul 2014 - 1:40

Todos os repetidores e links que foram autuados estavam com mais de 0.5w (4w, 15, 25 e 50w) e com antenas externas ou adaptadas.
Também houve um repetidor que só por ter antena externa de puro pmr conectado também foi autuado.

O que quero dizer é que se fizerem alguma coisa façam com um puro PMR e com a antena do próprio PMR...

Quem anda á chuva molha-se.
Eles se virem potencias a mais do que 0.5w ou antenas externas, o colega vai ser autuado e ponto final.
Eles nem se preocupam com o  formato da alimentação do pmr.

+ de 0.5w ou antenas externa = a coima.   Miais nada!

Última edição por ALF007 em Sáb 19 Jul 2014 - 14:56, editado 1 vez(es)

Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.

- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por toiosoiovoio Sáb 19 Jul 2014 - 8:22

PMR3719 escreveu:Existe outra possibilidade para quem não é RA e quer comunicar livremente e por longas distâncias que é a aquisição de uma licença para o repetidor que custa no minimo 250€ por ano e podem ser utilizados até 25W no repetidor desta licença, são muitos Km's, se pensarem em juntar 10 amigos fica a 25€ por ano a cada um, depois existem licenças para mais pessoas mas os valores também sobem como é obvio. Já existem algumas redes assim em PT eu mesmo sou membro de uma e faço facilmente 80Km's até ao repetidor a usar 1W no radio. É que ao menos assim ninguem chateia com as leis e basta 1 repetidor para uma area enorme.

Eu alinhava e fui convidado para repetidor semelhante...mas ficava muito a norte para mim. De resto não cheguei a testar se lá chegava. De resto, paguei mais pelo Hamsphere e não uso....
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional

Mensagem por Snog Sáb 19 Jul 2014 - 10:43

Alguém daqui tem conhecimentos de como fazer um repetidor? Já o fez? Tem ainda o material?

Tal como o ALF disse, se for tudo legal penso que não haja problema!
Snog
Snog
Profissional

Mensagem por toiosoiovoio Sáb 19 Jul 2014 - 14:09

Um repetidor usando este hardware, é relativamente fácil de fazer, desde que tenhas os cabos certos para o teu conjunto rádio repetidor e um rádio com vox.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A imagem do link dá-te uma idea de como fica...

toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional

Mensagem por Snog Sáb 19 Jul 2014 - 16:01

Ouvi dizer que esse repetidor tem algumas limitações, mas no entanto já é algo que pode funcionar.

Há sítio onde pôr o repetidor?
Conhecem alguma torre onde seja possível lá deixar o repetidor? Eu sei que isto normalmente é secreto, mas vamos supor...
E a alimentação do repetidor e do rádio?
Snog
Snog
Profissional

Mensagem por ALF007 Sáb 19 Jul 2014 - 16:45

Ai no sul qual é o local mais elevado? É na Serra da Arrábida?

Ou então na Serra da Estrela.
Cá para o norte, era na Serra da Freita!

Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

O chat é no Telegram - Link de convite

73 e tudo de bom

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.

- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por Snog Sáb 19 Jul 2014 - 17:32

ALF, se conseguisses instalar um repetidor na serra da Freita numa daquelas torres era excelente!
Outra ideia era por exemplo colocar um repetidor num sítio estratégico no norte, no centro e no sul...
1-27 (Repetidor Norte)
2-27 (Repetidor Centro)
3-27 (Repetidor Sul)

Não sei se chegou a activar o repetidor "besta" aqui da zona, o repetidor de Palmela! Era uma máquina em termos de alcance e também devido à sua ligeira "potência"  Twisted Evil

Lanço mais uma vez a questão:
- Algum de vocês conhece alguém que tenha contactos e maneiras de colocar repetidores em serras, que tenha material que possa disponibilizar?

Esta ideia tem pernas para andar!
Vou ver se faço um projecto com as ideias...
Snog
Snog
Profissional

Mensagem por pmr1989 Sáb 19 Jul 2014 - 22:53

Eu sou titular de uma dessas redes que falam. Alias, é a rede que o colega 3719 pertence, tendo ele o seu qth na marinha grande, e estando o repetidor instalado a 300 metros de altitude, na zona de coimbra. E nao está com a potencia máxima autorizada por lei, os 25w.

Futuramente irá subir mais, com possiblidade de 2ºrepetidor na maior serra do distrito de Coimbra, a Serra da Lousa a 1200 metros. Será uma diferença de 900 metros em relação à actualidade.

No entanto, nós por cá temos um repetidor profissional de VHF disponivel para quem quiser utilizar, bastando para isso participar na despesa de licenciamento de uma rede. É em VHF, é profissional, não sao 2 radios profissionais ligados a uma interface como é o de UHF anteriormente falado. Pode ter uma cobertura de 100% nos distritos vizinhos a Coimbra. Ate mais. Basta para isso estarem atentos aos repetidores de Amador de VHF, ou os comerciais, taxis, bombeiros aqui de Coimbra, para verificarem se estes chegam as vossas zonas. Se chegarem, este que está por licenciar tambem chega. Quem quiser, entre em contacto comigo via MP. Tudo LEGAL!!!! Com possibilidades de adicionar muitas funçoes, muito mais que aquilo que andam a estar em PMR446, ilegalmente....

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru

Mensagem por Snog Sáb 19 Jul 2014 - 23:28

O objectivo é a criação de um repetidor no PMR446, que seja acessível a todos que fazem parte desta comunidade...
Tornar a magia dos PMR naquilo que era dantes...

Neste momento não quero fazer parte de um repetidor onde é restringido o número de utilizadores... Quero que seja de um todo, que possa falar com todos os colegas e não só com aqueles do costume...
Snog
Snog
Profissional

Mensagem por pmr1989 Dom 20 Jul 2014 - 0:25

Apenas dei a informação a titulo informativo para alguem que fosse da zona que eu referi. Obviamente que nunca seria para pessoas da zona de Lisboa, a não ser que o mesmo estivesse instalado na Serra do Montejunto, Arrabida ou Palmela.

Uma das funçoes possiveis que referi no meu ultimo post é a interligação de repetidores, atraves de links de UHF (ou VHF), entre outras funções que se podem adicionar.

Ainda não perceberam que a banda pmr446 não foi criada para ter estações de base? Porque é que insistem ou tentam contornar a coisa, criando falsas questões? O mais curioso é que a insistência neste ambito parte das zonas onde é mais facil a Anacom actuar, e acreditem, mais tarde ou mais cedo, eles actuam, e em força. Estando em zonas densamente populadas como é o caso da area metropolitana de Lisboa, onde é simples o contacto em simplex, ou pelo menos a probabilidade de patilharem e alguem responder é maior, porque é que insistem em meter papagaios e links ligados em servidor? Não estando directamente contra isto, antes pelo contrario, continuo a usar a banda pmr446 como sempre o fiz, em simplex, em locais altos, e a promover, juntamente com o meu grupo de pmr, activações e convivios pela nossa zona, fico espantado como é que depois de algum tempo após as grandes apreensões, ainda ha pessoas a arriscarem estas "manobras", a não terem receio de pagar coimas, mas manifestam-se logo contra à adesão a bandas "comerciais" como as enumeradas em cima, ou a juntarem-se em grupos por zonas, e a formarem esses grupos, onde até podem continuar a usar os 446, como complemento das outras, onde tudo o que experimentam nos 446, nas outras o limite é a imaginação.

PS.: Só tenho pena que esta insistência perdure numa banda de UHF e nunca ninguem "insistiu" em coisas semelhantes, por exemplo nos 11 metros, onde os resultados dessas experiencias, seriam expectavelmente excelentes.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru

Mensagem por toiosoiovoio Seg 21 Jul 2014 - 8:24

pmr1989 escreveu:...Ainda não perceberam que a banda pmr446 não foi criada para ter estações de base? ...

O que dizer então sobre o INTEK-MT5070 e Alan Base 446 ?
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo