TX RX Fórum
Curso "CW ON THE AIR", patrocinado pela ARLA, NRA, REP e ARVM Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Curso "CW ON THE AIR", patrocinado pela ARLA, NRA, REP e ARVM Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Curso "CW ON THE AIR", patrocinado pela ARLA, NRA, REP e ARVM

Ir para baixo

Curso "CW ON THE AIR", patrocinado pela ARLA, NRA, REP e ARVM Empty Curso "CW ON THE AIR", patrocinado pela ARLA, NRA, REP e ARVM

Mensagem por ALF007 Qui 29 maio 2014 - 0:50

Carlos Mourato - CT4RK leva a cabo o curso "CW ON THE AIR". Este curso, com o objectivo de "incentivar os amadores de rádio, interessados por este modo de transmissão, a desenvolverem as suas aptidões na recepção de sinais radiotelegráficos",consiste na "emissão de 9 módulos de 6 dias cada, correspondendo a um total de 54 emissões, e a um período de tempo de cerca 81 horas de emissão".
As emissões decorrerão, a partir de 3 de Junho, às terças, quartas e quintas-feiras nos 3,743MHz (± 10 kHz) cerca das 21:26 de Portugal continental (20:26 UTC).

Divulgação:
Curso "CW ON THE AIR", patricionado pela ARLA, NRA, REP e ARVM

O curso "CW ON THE AIR", é idealizado e levado a cabo pelo colega Carlos Mourato, CT4RK, sendo patricionado a nível logistico e de divulgação, pela Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano, pelo Núcleo de Radioamadores da Armada, pela Rede dos Emissores Portugueses e pela Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide.

Este evento consiste na emissão de 9 módulos de 6 dias cada, correspondendo a um total de 54 emissões, e a um período de tempo de cerca 81 horas de emissão. Estas transmissões serão da responsabilidade do colega Carlos Mourato, que as fará a partir da sua estação em Sines.

Numa fase inicial, esta iniciativa procura incentivar os amadores de rádio, interessados por este modo de transmissão, a desenvolverem as suas aptidões na recepção de sinais radiotelegráficos.

Após adquirirem esta aptidão e quando já estiverem minimamente aptos a receber todos os caracteres essenciais que compõem o código de Morse, devem aperfeiçoar a respectiva aprendizagem por outra via, (incluindo os QSO's em telegrafia), a fim de complementarem a aprendizagem nas técnicas radiotelegráficas.

Estas sessões de treino não são para habilitar os operadores a operarem em telegrafia de alta velocidade, mas sim para facultarem aos aprendizes as bases necessárias ao desenvolvimento da operação nesta modalidade de radiocomunicações.

As transmissões serão efectuadas três vezes por semana, ocorrendo as mesmas às terças, quartas e quintas-feiras. O começo do curso encontra-se agendado para a próxima Terça-feira, dia 3 de Junho de 2014 , às 21:26 locais (20:26 UTC), salvo motivo imprevisto.

As transmissões serão constituidas por 9 módulos.Cada módulo será composto por 5 caracteres começando pelo módulo 1 com as letras A, B, C, D, E. Aos módulos seguintes serão acrescentados mais 5 caracteres. Os módulos 7 e 8 serão constituido apenas por números. Sendo o módulo 9 constituido por números e letras.

As primeiras 3 emissões de cada módulo, todas iguais entre si, terão como diferença das seguintes o facto do intervalo entre caracteres ser maior. Nas últimas 3 emissões de cada módulo a emissão é feita com separação normal.

Fica por conta do participante a aprendizagem básica do grafismo dos caracteres.

A transmissão normal efectua-se à velocidade de 10 wpm (cerca de 50 letras por minuto). A duração de cada transmissão será de cerca de 90 minutos

No final, os módulos serão compostos por todos os caracteres do alfabeto, incluindo sinais de pontuação. Não serão incluídas acentuações nem símbolos especiais.

As emissões serão efectuadas em 80 m na frequência de 3 743 kHz ± 10 kHz (no segmento de faixa destinada a "todos os modos de emissão com largura de banda máxima de 2,7 kHz", onde naturalmente se inclui a telegrafia no modo A1A).

Dependendo do facto da QRG estar ocupada ou não, o início efectivo das lições está previsto para ter lugar às 21:26 horas (20:26 UTC), no entanto, por motivos de ordem pessoal, pode o começo da transmissão sofrer atrasos nalguns dias em particular.

No inicio da transmissão de cada módulo será transmitida a seguinte mensagem:
VVV VVV VVV DE CT4RK CT4RK CT4RK TRANSMISSAO DE TREINO
RADIOTELEGRAFICO COM O APOIO DA ARLA / NRA / REP / ARVM
LICAO (numero da lição) EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE ESTA TRANSMISSÃO É FEITA
A VELOCIDADE DE 10 WPM. CARACTERES A B C D E....

Sempre que tiverem lugar alterações previstas aos horários das transmissões, será colocado um aviso em todos os meios que forem usados para divulgar esta iniciativa.

Nas paginas web da cada uma das associações apoiantes deste evento, vai encontrar-se para download, todos os módulos do curso CW ON AIR, que seguem também em anexo a esta mensagem. Em alternativa podem ser pedidos ao colega Carlos Mourato, pelo e-mail [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Cumprimentos: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

CW versão final.rar

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos