TX RX Fórum
Duvida com cabo coaxial Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Duvida com cabo coaxial Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Duvida com cabo coaxial

+4
musico
ALF007
vildor
pmr2511
8 participantes

Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Duvida com cabo coaxial

Mensagem por pmr2511 Qua 10 Ago 2011 - 17:01

Boa tarde colegas eu tenho um radio portatil uhf e queria ligar uma antena externa com cabo coaxial rg58 so que essa antena queria meter em cima do telhado da casa e do sitio onde queria por a antena até ao sitio onde quero ligar ao radio são +-15 metros.
Irei ter algum problema com estacionarias ou com algo que me possa danificar o radio?
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por vildor Qui 11 Ago 2011 - 0:55

Com RG-58, 15m em UHF vai ter perdas enormes... Considere lá investir um bocadinho mais, nem que seja em 213.
avatar
vildor
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por pmr2511 Qui 11 Ago 2011 - 9:52

Boas colega qual o cabo que indicarias?
Quanto a estacionarias não ha perigo?
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por ALF007 Qui 11 Ago 2011 - 19:06

Boas tardes pmr2511.

Quanto ao comprimento de cabo não vai interferir nas estacionarias nem em algo que possa danificar o equipamento.

O único negativo que há , são as perdas.
Mesmo com o cabo RG213 (grosso) existem perdas, com o RG58 (fino) ainda mais perdas vai ter.

Solução: O cabo tem que ter o comprimento mais curto que for preciso. De preferência, cabo RG213.

73's e disponha sempre!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por musico Dom 28 Ago 2011 - 18:50

Existe forma de medir as perdas?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por ALF007 Ter 30 Ago 2011 - 4:02

É claro que existe.
Aqui esta o endereço: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tenho conhecimento de um outro site mais completo. Digamos que calcula a potencia de saída da antena depois de preencher alguns parâmetros:
(Frequencia em MHZ - Potencia do radio - Tipo de cabo - Comprimento do cabo em metros - Estacionarias)
Estive a procura agora mesmo deste site mas não encontro.
Se algum colega poder ajudar era bom. Gostava de guardar no meus favorito.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por dnoc Ter 30 Ago 2011 - 8:52

Bom Dia,

Estive a ler atentamente este post e gostaria de acrescentar que existe um cabo coaxial o LMR400 com o mesmo diametro do RG213, mas melhor em todos os aspectos. É um pouco mais difícil de trabalhar devido à sua maior rigidez. Tem praticamente metade das perdas do RG213 e o preço é praticamente igual ao 213.
Comprei 50m deste cabo no ano passado e estou muito satisfeito com ele. Comprei-o em:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Estava com receio que só me vendessem uma bobine de 100m, mas não, praticamente vendem ao metro com um preço na altura inferior ao RG213.
Utilizando a calculadora que o ALF007 indicou a diferença entre o RG213 e o LMR400 é de menos 1db de perda e uma eficiência de + 15%. Valores a considerar especialmente nas bandas mais altas, como os 432 ou 446Mhz.

Desaconselho o uso do RG58 para estas bandas, aliás, o RG58 só para "chicotes", nem para as bandas de HF isso serve...
A parte mais importante das nossas estações não são os rádios, mas as antenas, coaxiais e Fichas (PL).

Cumprimentos
Duarte - CT3HF
avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por ALF007 Ter 30 Ago 2011 - 13:34

Bom dia dnoc!

Muito obrigado pela sua novidade. Pelo menos para mim o cabo LMR400 é novidade.
Para a próxima antena já sei o cabo que vou colocar.
Já agora faço uma pergunta...

Quais são as melhores PLs?

Estive a ver no site que recomendou ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ) e muito normais.
Tenho reparado que existem algumas PLs que são de fraca qualidade, refiro-me ás peles que tem o plástico branco. Também reparei que as PLs mais resistentes ao calor (potencia - Watts) são aquelas que a parte que segura o vivo da PL, que conecta no equipamento, é de um outro material de cor de barro escuro.

Mas se existem PLs excelentes gostaria de saber quais são.

Cada vez mais concordo com a sua afirmação:

A parte mais importante das nossas estações não são os rádios, mas as antenas, coaxiais e Fichas (PL).


73's e bons DX's.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por dnoc Ter 30 Ago 2011 - 14:16

Boas,

Relativamente às PL´s, posso dizer que já tive alguns problemas com as mais vulgares (mais baratas), ao soldar, o dialectrico derretia.
Para os coaxiais mais utilizados (RG213 ou com diámetro idêntico), as PL 259 são as mais vulgares e acessiveis. Infelizmente hoje em dia é difícil identificar quais as melhores, dizem que as que têm o isolamento em baquelite (Avermelhadas) são as melhores, mas eu sinceramente dúvido, pois as imitações Chineses são muito boas e nem sempre podemos confiar no que compramos.
Por essa razão, eu já algum tempo que substitui todas as minhas PL´s por umas da Amphenol (Americanas), estas não se encontram muito facilmente no mercado, por isso comprei-as no ebay:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ficam um pouco caras devido aos portes, mas é um investimento. Tenho também umas Fichas tipo N da Amphenol (para as antenas de 50Mhz e 145Mhz) mas essas ficaram-me em quase 8€ cada, mas são muito boas.
A diferença entre uma boa PL e uma "rasca" está na voltagem que aguentam, enquanto as da Amphenol aguentam até os 500v, as outras podem nem aguentar 300v.

Penso que estas PL´s encontram-se à venda em algumas casas da especialidade em Espanha, é só uma questão de procurar.

Realço ainda que existem outras PL´s muito mais caras e que se adapatam perfeitamente aos nossos coaxiais (tipo 213), são PL´s da gama profissional, em que cada uma delas pode chegar aos 10€ ou mais....mas aguentam vários kw´s sem derreter. É tudo uma questão de bolso Very Happy

73´s
avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por dnoc Ter 30 Ago 2011 - 14:32

Aqui podem encontrar vários tipos de PL´s inclusivé as Amphenol, pelo menos vêm de Espanha..(poupa-se nos portes)


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


As Teflon também são boas.....

73´s
avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por ALF007 Qua 31 Ago 2011 - 11:01

Boom dia! (lol)

dnoc: Mais uma vez... obrigado pelas suas informações que valem ouro!

musico: Quanto ás perda espero que já tenha percebido, como são.

Disponham sempre!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por pmr2511 Qua 31 Ago 2011 - 12:23

dnoc escreveu:Bom Dia,

Estive a ler atentamente este post e gostaria de acrescentar que existe um cabo coaxial o LMR400 com o mesmo diametro do RG213, mas melhor em todos os aspectos. É um pouco mais difícil de trabalhar devido à sua maior rigidez. Tem praticamente metade das perdas do RG213 e o preço é praticamente igual ao 213.
Comprei 50m deste cabo no ano passado e estou muito satisfeito com ele. Comprei-o em:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Estava com receio que só me vendessem uma bobine de 100m, mas não, praticamente vendem ao metro com um preço na altura inferior ao RG213.
Utilizando a calculadora que o ALF007 indicou a diferença entre o RG213 e o LMR400 é de menos 1db de perda e uma eficiência de + 15%. Valores a considerar especialmente nas bandas mais altas, como os 432 ou 446Mhz.

Desaconselho o uso do RG58 para estas bandas, aliás, o RG58 só para "chicotes", nem para as bandas de HF isso serve...
A parte mais importante das nossas estações não são os rádios, mas as antenas, coaxiais e Fichas (PL).

Cumprimentos
Duarte - CT3HF

Boas colega e o cabo lmr 240 tambem serve para este efeito?
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por dnoc Qua 31 Ago 2011 - 14:28

Boa Tarde,

Relativemente ao LMR 240, posso dizer-lhe que é ,melhor usar o RG213. O LMR240tem cerca de 2.6db (perdas) em 15m em UHF, o RG213 tem 2.3db.

Por norma até aos 28Mhz utilizamos o RG213 por que a relação perda/eficacia/preço é aceitável. A partir dos 30Mhz para cima temos de pensar muito bem qual coaxial, pois as perdas são exponenciais quanto mais alta é a frequência.

Tendo em conta que o que pretende são somente 15m de coaxial para UHF, eu aconselhava a utilização de um dos seguintes coaxiais;
- RH200INT (1.22 db/15metros)
- LMR400 (1.3 db/15metros)
- RG213FOAM (1.40 db/15metros) Atenção que é o 213 FOAM (o 213/u ou /mil é outra coisa)

Para ter uma ponto de referência o RG58 para 15m em UHF tem cerca de 5.4db, pode pensar que a diferença não é muita entre este e os outros que enumerei, mas engane-se, pois não é só em DB de atenuação que se mede as perdas, mas também em Eficiência,e velocidade de transmissão do coaxial. O RG58 por exemplo, em 15m UHF só "deixa" passar cerca de 30% da potência. Se utilizar 5w de emissão com perdas no coaxial de 70% só 1.5w é que chegam à antena.

Existem ainda outros coaxiais melhores, se puder adquirir algum deles ainda melhor:
- AVA5-50 Andrew (0.36 db/15metros)
- Ecoflex 15 (0.92 db/15metros)
- FSJ4-50B Andrew (1.09 db/15metros)
- Aircom Plus (1.23db/15metros)
- Ecoflex 10 (1.34 db/15metros

Estes coaxiais são mais caros, especialmente os 3 primeiros, variam entre os 5€ e os 10€ por metro e os da Andrew necessitam de fichas próprias, além de que o diametro dos Andrew e Ecoflex 15 são superiores aos do 213 e são mais difícies de trabalhar devido à sua rigidez.

Estes valores que apresentei são para utilizar como referência, foram retirados dos sites dos fabricantes, poderão conter algumas imprecisões, mas acho que transmitem uma informação suficientemente clara.

Espero ter ajudado.

73´s


avatar
dnoc
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por musico Qua 31 Ago 2011 - 14:45

Boas desde ja obrigado pelas informações

fiz o teste da pagina que me deu mas não percebi os resultados sou um pouco leigo em coisas destas de electrónica


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por ALF007 Qua 31 Ago 2011 - 16:59

Boas tardes muscio!

Atenuação de 3.2 dBs - Significa que com os 95 metros de cabo tens uma perda no sinal recebido de 3.2dBs.
Agora imagine aqueles contactos que se sabe que alguém esta a emitir mas não consegue-se escutar nem perceber o que o OM esta a dizer. Se tivesse metade desse cumprimento tenho a certeza que ia escuta-lo.
Atenuação, neste contexto significa corta, menos ganho, faz de resistência.

Potencia Remanescente de 48.2% - é a potencia que chega á antena ou a potencia perdida e que não chegou á antena. Esta não sei bem. Mas o erro anda lá perto.
Imagina que o seu radio em FM sai com 100W.
De 100w, 48% são 48W.
Logo então chega 48w ou 52w á antena da potencia emitida pelo Radio.

A potencia Máxima de trabalho de 2,09Kw - é a potencia máxima que resiste.

Com estas perdas todas até sinto-me menos potente... lolol
Isto de comprar bons cabos tem a sua importância.
O que mais me preocupa é ficar surdo, por causa de um cabo.


Última edição por ALF007 em Qua 31 Ago 2011 - 22:34, editado 1 vez(es)

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por pmr2511 Qua 31 Ago 2011 - 19:03

Aqui fica mais uma calculadora [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por ALF007 Qua 31 Ago 2011 - 22:45

Boas noites Colega pmr2511.

Muito obrigado pelo site que recomendou. Muito bom.
Eu falava de um outro site. Mas o site que partilhou faz exactamente a mesma coisa.
Obrigado... já esta guardado nos meus favoritos.


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por mouca Qua 31 Ago 2011 - 23:30

bom tópico é sempre bom andarmos informados
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por ct2gww Qui 22 Set 2011 - 10:19

Boas a todos os colegas,
Pessoalmente utilizo o Arcom (cabo um pouco mais caro mas com percas insignificantes cerca de 1,4dbs em V/U e 0,9dbs em HF)depois vem as fichas,se utilizarmos as fichas do "El Corte Chinês" existe mais hipótese de as percas serem maiores , as fichas que utilizo são as Amphenol (e já experimentei diversas chegando á conclusão que estas são as mais resistentes para as porradas que já dei). Estes valores foram calculados e medidos mais tarde com um analizador da MFJ e confirmados com um analizador da Rode. Para situação provisória o RG213 continua a ser um excelente cabo.
Mas isto é a minha opinião,eventualmente outros colegas poderão ter uma opinião diferente.

Regards
J.Costa
CT2GWW
ct2gww
ct2gww
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por Ricardo Froes Qui 22 Set 2011 - 13:12

Muito bom o assunto, acrescentando no assunto, todo fabricante tem a tabela de perdas por metro. Cada 3 dbs e metade da energia que se perde. Não se esquecendo dos conectores que também tem suas perdas , essas perda se chama aqui no brasil por "perdas por inserção".
Por esse motivo temos que escolher a antena certa , conectores e cabos, especialmente para frequências mais alta.
Podemos minimizar as perdas usando antenas com ganho assim compensando as perdas do cabo.
Outro detalhe que as perdas em cabo coaxial a medida que o ROE sobe as perdas são enormes. Coisa que não acontece em linha aberta.
Forte abraço a todos.
Ricardo Froes
Ricardo Froes
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com cabo coaxial Empty Re: Duvida com cabo coaxial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos