Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Atena directa onde esta plano de massa?
+2
ALF007
musico
6 participantes
Página 1 de 1
Boas pessoal tive a falar com um colega de CB e tivemos a fazer uns testes com uma antena extencivel que ele tem que se liga directa ao radio e aquilo tem um rendimento espectacular....
a minha questão é onde faz ela o plano de massa? sempre ouvi dizer que as antenas tem de fazer um plano de massa aquela simplesmente faz um "L" e é enroscada no radio
ou será que ele a esta a usar mal?
a minha questão é onde faz ela o plano de massa? sempre ouvi dizer que as antenas tem de fazer um plano de massa aquela simplesmente faz um "L" e é enroscada no radio
ou será que ele a esta a usar mal?
musico- Semi-profissional
Re: Atena directa onde esta plano de massa?
Boas musico.
Não estou a ver qual é a antena. Pergunte ao seu colega qual é a marca e o modelo.
Quanto á antena sendo em L o plano de massa deve ser feito na perna de baixo do L.
Na vertival "|" liga-se o vivo do cabo. O horizontal "_" liga-se a massa ou malha do cabo.
Não estou a ver qual é a antena. Pergunte ao seu colega qual é a marca e o modelo.
Quanto á antena sendo em L o plano de massa deve ser feito na perna de baixo do L.
Na vertival "|" liga-se o vivo do cabo. O horizontal "_" liga-se a massa ou malha do cabo.
ALF007- Administrador Fundador
a antena nao tem marca nem modelo ele vai ma emprestar e eu vou tirar uma foto e meter aqui aquilo tem faz um L mas a ponta do L é so mesmo o espaco da PL para enroscar no radio e depois no meio da vertical tem uma parte mais larga que tipo depois encolhe-se metade as duas metades para dentro dessa parte mais larga fica com cerca de 20 cm esticada fica com um metro e pouco.
Sinceramente... não estou a ver qual é a antena.
Mas estou curioso, para ver a foto.
Musico... quando poderes coloca uma foto!
Mas estou curioso, para ver a foto.
Musico... quando poderes coloca uma foto!
Ora ca esta peço desculpa pela demora so hoje puda ir la buscala desde ja agradecimentos a quem ma emprestou..... a antena é assim
fechada fica assim :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
aberta fica assim :
nunca tinha visto tal antena mas foi testada e isto tem muito bom ganho e muito boa emissao é enroscada directa na saida do radio ( sem cabos ) e digo-vos que pelos testes ela dentro de uma casa e rodeada de casas fez cerca de 10 km em LSB ( potencia normal de um radio ) e e eu escutava no meu carro muito bem escutado praticamente tem quase tanto rendimento como uma antena instalada num carro, só me admiro estes resultados pois as dos carros tem de ter o plano de massa do carro e esta nao apenas sai directa....
fechada fica assim :
aberta fica assim :
nunca tinha visto tal antena mas foi testada e isto tem muito bom ganho e muito boa emissao é enroscada directa na saida do radio ( sem cabos ) e digo-vos que pelos testes ela dentro de uma casa e rodeada de casas fez cerca de 10 km em LSB ( potencia normal de um radio ) e e eu escutava no meu carro muito bem escutado praticamente tem quase tanto rendimento como uma antena instalada num carro, só me admiro estes resultados pois as dos carros tem de ter o plano de massa do carro e esta nao apenas sai directa....
Boas musico.
Não conheço essa antena.
Pelo o que vi nas fotos, deve ser do género de uma antena móvel.
Uma coisa tenho a certeza... com essa antena perdas não existem porque ligas directamente ao radio.
Faça mais teste com essa antena e depois diga-me alguma coisa.
Já agora... sabe-me dizer qual é a marca e modelo desta antena?
Fiquei curioso e gostava saber mais!!
Não conheço essa antena.
Pelo o que vi nas fotos, deve ser do género de uma antena móvel.
Uma coisa tenho a certeza... com essa antena perdas não existem porque ligas directamente ao radio.
Faça mais teste com essa antena e depois diga-me alguma coisa.
Já agora... sabe-me dizer qual é a marca e modelo desta antena?
Fiquei curioso e gostava saber mais!!
Pois isso é uma questão que também ando a procura é que ela apenas diz transmiting antenne algo assim não diz mais nada para meter num carro não da porque ela tem pouca resistência mas para ter em casa num radio para desenrascar parece muito boa.
em relação as perdas realmente deve ser mal que não lhe afecta talvez por isso ela tenha tão bons resultados.....
logo vou liga la a um radio com medidos de estacionarias a ver se ela não faz estacionarias....depois digo algo
estou mesmo a pensar pedir ao homem se não forem muito caras a trazer me uma.
em relação as perdas realmente deve ser mal que não lhe afecta talvez por isso ela tenha tão bons resultados.....
logo vou liga la a um radio com medidos de estacionarias a ver se ela não faz estacionarias....depois digo algo
estou mesmo a pensar pedir ao homem se não forem muito caras a trazer me uma.
tive agora a medir com um radio que tem medidor de estacionarias e é espetacular como dentro de casa e ela nao tem estacionarias o ponteiro pouco mexe ou nada apenas no canal 40 mexeu um pouco mais mas nada de mais ..... relamente continuo sem saber onde esta a massa mas enfim
ja agora alguem sabe se aquilo no meio sera algum bobine?
ja agora alguem sabe se aquilo no meio sera algum bobine?
A massa está no próprio rádio, ou seja na massa do rádio.
Tal como num walkie talkie a massa está no próprio radio.
Cumps.
Tal como num walkie talkie a massa está no próprio radio.
Cumps.
JotaTulipas- Caloiro
Mas nos walkitoks ja vem construídos para essa finalidade estes CBs normais penso que não? e ela funciona bastante bem na mesma.
ja agora alguém conhece a antena pelo menos que saiba que marca ou modelo isto será?
ja agora alguém conhece a antena pelo menos que saiba que marca ou modelo isto será?
Olá, Bom dia...
Bela informação !!!
Fiquei muito surpreendido com a informação desta antena!!!
Pois nunca tinha visto nada assim, se realmente funciona bem, é um óptimo "trabalho".
Pelo que li anteriormente, se é que li bem, essa antena está instalada nu CB com bandas laterais, certo?
Será que instalada num CB sem bandas laterais também terá o mesmo desempenho?
Bela informação !!!
Pois nunca tinha visto nada assim, se realmente funciona bem, é um óptimo "trabalho".
Pelo que li anteriormente, se é que li bem, essa antena está instalada nu CB com bandas laterais, certo?
folgado- Caloiro
folgado escreveu:Olá, Bom dia...
Bela informação !!!
agora esta instalada num de am /fm mas ja teve num de laterais nos dois funcionou bem apenas onde a tenho agora ta muito perto de paredes e teto e esta com muitas estacionarias ando de volta dela a ver se arranjo sitio para ela ficar melhor...
Boa tarde caro amigo musico, fiquei realmnte "Espantado"com essa antena!!!
Já agora de que material é feita?
Será latão cromado; como uma normalissima antena de um rádio tipo; "leitor de cassetes" mas um pouco mais grossa?
Onde é que se pode obter uma igual?
PS: obrigado pela atenção dedicada e peço desculpa por algo de mal que eu tenha dito ou escrito.
Já agora de que material é feita?
Será latão cromado; como uma normalissima antena de um rádio tipo; "leitor de cassetes" mas um pouco mais grossa?
Onde é que se pode obter uma igual?
PS: obrigado pela atenção dedicada e peço desculpa por algo de mal que eu tenha dito ou escrito.
folgado- Caloiro
aquilo é do mesmo material das antenas normais dos radios de musica (pelo menos pareceme ) so que um pouco mais larga, como da para ver nas fotos ela estica e encolhe tal como as dos radios.
onde a arranjei esta nao é minha é emprestada mas quem ma emprestou é um emigrante e ele trocea de la da suissa.... to a espera de falar com ele para saber o preco e se for barata comprar uma mesmo para mim...
onde a arranjei esta nao é minha é emprestada mas quem ma emprestou é um emigrante e ele trocea de la da suissa.... to a espera de falar com ele para saber o preco e se for barata comprar uma mesmo para mim...
Boas,essa antena é uma antena calculada para móvel (refiro-me a móvel-portatil),a constituição dela é de latão cromado,no meio tem um "trap" para complementar o resto do comprimento de onda ao qual está projectada (11 metros deduzo),a massa é o próprio radio(toda a estrutura metálica),ou no caso de estar em móvel para além do radio será o suporte que deverá de estar obrigatoriamente ligado á chapa do carro.
73´s
73´s
ct2gww- Iniciado
ct2gww escreveu:Boas,essa antena é uma antena calculada para móvel (refiro-me a móvel-portatil),a constituição dela é de latão cromado,no meio tem um "trap" para complementar o resto do comprimento de onda ao qual está projectada (11 metros deduzo),a massa é o próprio radio(toda a estrutura metálica),ou no caso de estar em móvel para além do radio será o suporte que deverá de estar obrigatoriamente ligado á chapa do carro.
73´s
entao estando eu a usar dentro de casa se eu arranja uma estrotura em chapa para meter por baixo do radio sera que ajuda para a antena?
Sim,calculo que sim,eu lembro-me que quando comecei no CB,a minha 1ªantena era uma de móvel...mas tinha muita SWR,entretanto após tentativa e erro consegui arranjar um barril de cerveja (vazio ) para fazer o plano terra,funcionou...hehe...mas se for colocado um plano terra com o valor de 1/16 de onda sobre a base da antena...acredito que vá funcionar (talvez uma chapa quadrada com 48 cm e 2 mm de espessura a 90º de angulo) ou 2 ou 4 varetas de alumínio com 48 cm e um angulo de 120º(antena tipo colinear)...mas essa antena funciona bem assim para curtas distancias, acredito também que o ganho seja muito limitado também por falta de plano terra..Mas como qualquer radio amador dirá....tem que existir forma de a aperfeiçoar .
ct2gww- Iniciado
vou ver se lhe arranjo uma chapa a ver se melhora ate porque no local onde esta agora aquilo esta com basntantes estacionarias mesmo assim consegui ouvir malta relativamente longe ( longe para o normal de am) e fm
Nunca vi uma antena assim, principalmente para essas bandas.
Sempre a aprender
Sempre a aprender
CT1ISH- Iniciado