TX RX Fórum
PMR e Emergências Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
PMR e Emergências Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


PMR e Emergências

+3
PMR3293
pmr1989
Doggie
7 participantes

Ir para baixo

Acha viável o uso de rádios PMR como meio de comunicação em caso de catástrofe?

PMR e Emergências 06_i_v1070%PMR e Emergências 08_i_v10 70% 
[ 28 ]
PMR e Emergências 06_i_v103%PMR e Emergências 08_i_v10 3% 
[ 1 ]
PMR e Emergências 06_i_v1020%PMR e Emergências 08_i_v10 20% 
[ 8 ]
PMR e Emergências 06_i_v107%PMR e Emergências 08_i_v10 7% 
[ 3 ]
 
Total de votos : 40
 
 

PMR e Emergências Empty PMR e Emergências

Mensagem por Doggie Ter 7 Jul 2015 - 13:02

Bom dia caros colegas

Em tempos idos, muito se falou sobre o uso do PMR em situações de emergência ou catástrofe.
Houve mesmo entidades ligadas à protecção civil que informaram que passariam a fazer escuta nas frequências usadas pelos PMRs, especialmente em hipotéticas situações de catástrofe. Existem vários equipamentos vocacionados para este tipo de situação. Daí lanço a seguinte questão:
avatar
Doggie
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por pmr1989 Ter 7 Jul 2015 - 14:16

Boas,

Eu na minha opinião acho que sim, para comunicações entre grupos de amigos de forma organizada, para situações de apoio e afins.

Tudo o resto, interligação com entidades de pc e socorro, atualmente é para esquecer.....tirando um ou outro CB, e entidades sem fins lucrativos, tudo o resto não está preparado para o uso do pmr446, nessas situações.

Muitas entidades desligaram e desmontaram inclusive as suas redes, quanto mais terem outra banda na escuta, seja os 11 metros ou os 446.

Agora para situações locais, grupos organizados, etc, sim concordo, 446 e banda do cidadão.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por Doggie Ter 7 Jul 2015 - 14:53

Boa tarde pmr1989

Obrigado pelo seu comentário.
Concordo com o que diz. Nestes "hipotéticos" cenários, costumo recordar-me do bom exemplo (neste caso) que os americanos dão no que diz respeito à prevenção de catástrofes e entreajuda comunitária em situações de emergência.
Por lá, eles têm o FRS (semelhante ao PMR europeu) e é engraçado ver como as comunidades se acham organizadas em grupos bairro, cidade, rua, etc. Não acho que em Portugal consigamos implementar nem que seja algo parecido a isto. Temos a mentalidade tipicamente "tuga" de que somos "especiais de corrida" e que, vá-se lá saber porquê, estamos imunes a certas situações. Logo prevenções, catástrofes naturais, kits de emergência, comunicações de emergência, são coisas que não se aplicam ao especial povo lusitano. Aliás, diriam alguns, no mundo das comunicações digitiais, é uma tolice pensar-se no analógico. Mas como ainda ontem um colega expressou numa conversa comigo, as pessoas às vezes esquecem-se de que embora o mundo em que vivemos seja digital, a vida é analógica, o que passou, passou!
Mais colegas gostariam de expressar a opinião?

Cumprimentos

PMR920
avatar
Doggie
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por PMR3293 Qua 8 Jul 2015 - 7:48

A meu ver poderíamos fazer um projecto engraçado como termos um numeral "como no PMR mas para poder transmitir em caso de emergência para não ser tanta confusão"

EX: EMG001

E depois só as pessoas que tivessem aderido ao registo do numeral é que poderiam transmitir por exemplo em canal 8 "poderia ser o canal de EMERGÊNCIA".

E passavamos a fazer ativaçoes em canal 8 quem pertence se ao grupo para ver a onde é que as nossas estaçoes chegavam e para fazer algumas melhorias...
PMR3293
PMR3293
Repórter TX&RX Fórum


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por ALF007 Qui 9 Jul 2015 - 0:55

Boas noites...

Eu acho que o pmr é uma razoável opção para situações de catástrofes ou emergências.
Para afirmar, como boa opção, teria de ser os 5 ou 4w de potencia e alterar o espaçamento entre os canais por causa da potencia.

Mesmo assim é um beneficio, porque esta ao alcance de nos porque os equipamentos são baratos e até uma criança com a sua mesada poderá comprar um par de PMR's.

Numa emergência sem as telecomunicações rotineiras, com o pânico recorrem a essa solução.
Ninguém sabe o dia de amanha...

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por ALF007 Qui 9 Jul 2015 - 0:56

É claro que votei no sim!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por PMR3293 Qui 9 Jul 2015 - 2:10

Eu tb XD
PMR3293
PMR3293
Repórter TX&RX Fórum


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por Pedro Mestre Qui 9 Jul 2015 - 16:53

Boa tarde, como foi colocado a questão sobre a utilização dos PMR em situações de catástrofes eu quero dar a minha opinião.
Primeiro deveria haver o princípio básico de ser criado um grupo para efectuar um estudo em termos nacionais, dado o número de colegas registados no PMR.
Segundo como é permitido a utilização na frequência de 446-446.2 MHz acho que existe um maior espaçamento de frequências e não só os 8 canais, por isso acho que seria interessante efectuar-se um estudo ou inquérito, se olhar-mos para o panorama nacional de norte a sul de Portugal temos uma grande área de cobertura  em termos de PMR.
Por isto e muito mais seria interessante haver esse apanhado de cobertura e apresentar um estudo a quem de direito.
Seria efectuada uma base de dados para saber quem estava com condições de puder ajudar nestas situações.
Pedro Mestre
Pedro Mestre
Repórter TX&RX Fórum


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por nineâu5 Qui 9 Jul 2015 - 18:35

Eu votei sim é logico, o PMR supera em tudo os velhos portáteis de c.b. em muitos aspectos; o problema é quem dirigiria quem, em grupos de freguesias nacionais e autoridades de emergência credenciadas e bombeiros ; é complicado gerir tudo isso, e protagonismos ou donos de zona em 446 mhz seria um assunto muito sério a estudar.
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por PMR3293 Sex 10 Jul 2015 - 1:15

Mas é por isso é questão de se falar com o Manu para se poder fazer uma listagem mas só para os que poderiam ajudar como por exemplo "EMG001" mas que fosse feita num site com o devido registo e tivesse de se dar informaçoes mais precisas como a localização Cascais - Carcavelos por exemplo nao ser so cascais e ficaria por exemplo o canal 1 como canal de emergência.

Tudo o que escrevi a cima não é nada para "OFENDER NINGUÉM "

73/51 Obrigado
PMR3293
PMR3293
Repórter TX&RX Fórum


Tamarus gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por toiosoiovoio Sex 10 Jul 2015 - 12:55

E tempos, quando este tipo de iniciativa teve lugar dei o meu OK. Hoje voto obviamente também sim. Fiz de resto a minha inscrição da rede delta. Nesse altura as coisas não correram bem....faziam-se chamadas esporádicas em canal 3 se não me engano e ninguém ou poucos respondiam.

Na minha opinião a coisa assim não funciona. O que penso que se deverá fazer é a de criação de grupos. E deverão ter lugar testes periódicos para aferir o bom funcionamento dos nossos equipamentos e também garantir que numa situação de real catástrofe a mecânica está criada e todos sabem o que têm a fazer. Há duas semanas contactei a Protecção Civil exactamente sobre este tema, incluindo no pacote os 27Mhz. Ainda não obtive resposta. Tal facto não invalida que nos organizemos.

Ainda sobre os ditos testes, sugiro a criação de grupos de radio operadores por zona, que se encontrariam numa zona alta da sua área de intervenção para garantir as comunicações alternativas, mais uma vez em situação de catástrofe. A criação de grupos garante redundância de equipamentos e operadores com capacidade de poder ajudar.

Sobre fixar um canal para emergência, desde 2008 que oiço falar nessa ideia. A questão é que uma canal numa zona pode estar ocupado e outro não. Para além disso não podemos esquecer os outros operadores não organizados que podem também estar a usar um canal pré-definido. Ainda assim penso que se quisermos fixa uma canal, optaria por canal 1 tom 12 para ficar 112. De resto em Espanha penso que o canal 7 está a ser usado em situações semelhantes, para resgate em montanha, com o patrocínio da Protecção Civil....

A criação de indicativos não me parece trazer vantagem, ainda para mais se tivesse lugar a criação dos referidos grupos locais. Com base nessa ideia, apoio a criação de indicativos para grupos de operadores pois mais uma vez eu incluiria os 27Mhz.

Seja em que formato eu apoio a ideia.
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por PMR3293 Sex 10 Jul 2015 - 13:28

Eu também concordo com a ideia devíamos era fazer um baixo assinado aquilo que á via internet para se chegar a um consenso.
PMR3293 "TX&RX is nice! PARA SEMPRE!!!"
PMR3293
PMR3293
Repórter TX&RX Fórum


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por nineâu5 Sex 10 Jul 2015 - 17:38

Tudo é de ponderar, tudo exposto foi produtivo e bom, mas como se trata de *vidas em risco* há realmente a ponderar a logística e a prática em socorrismo' coordenação eficaz e testes:-) bora lá acionar um teste em data a combinar .
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR e Emergências Empty Re: PMR e Emergências

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos