TX RX Fórum
Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

+2
hellhack
Mario Branco
6 participantes

Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por Mario Branco Ter 31 maio 2016 - 20:10

Olá, sou novo nesta coisa dos rádios e comprei um Baofeng UV-5RTP para usar no airsoft, e não pesco nada do assunto.

O resto do pessoal possui Midlands PMR 446 de 8+16 canais pré-programados.

Tenho o CHIRP e o software original da Baofeng, mas começo a ler sobre tons, canais, frequências e dou o nó.

Alguém me pode ajudar a configurar os 8+16 canais ou fornecer um ficheiro que já tenham configurado?

O meu problema não é mexer no software, é mesmo na programação dos canais.

Obrigado TX&RX is nice!
Mario Branco
Mario Branco
Caloiro


Alfa 4 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por hellhack Ter 31 maio 2016 - 23:08

Boa noite não posso de deixar de referir que este tipo de rádio só se pode operar nele se tiver licença de rádio amador mas essas coisas ninguem liga, mas tenha precaução para evitar chatices. a maior parte do pessoal compra estes rádios por serem mais baratos do que um bom pmr puro. Fora isso são rádios muito bons, e em relação ao programar as frequencias

cada canal pmr é uma frequencia é só procurar no site que aqui não falta nada e os tons, não sei explicar p que é mas é como se fosse sub canais aos canais associados onde falamos, mas o canal principal pode ouvir o que a gente transmite mas a gente não ouve o que os outros transmitem que não estão nesse ton.
hellhack
hellhack
Profissional


Alfa 4 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por hellhack Ter 31 maio 2016 - 23:10

espero poder ter ajudado se nada o que estiver ai estiver errado não ando muito esquecido Evil or Very Mad. Se procurar pelo site tem muitas frequencias que pode escutar
hellhack
hellhack
Profissional


Alfa 4 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por PrimePMR Qua 1 Jun 2016 - 13:06

Erradamente se chama  aos tons "subcanais". Tons nada mais é que frequencias abaixo dos 260 hz que não são audiveis no ouvido humano então utiliza-se essas frequencias para fazer a modulação tal como se faz com a voz e por conseguinte o outro equipamento se tiver o CTCSS activado só vai recever nesse tom. É como se o equipamento que transmite enviasse um código  e o equipamento que recebe só recebe se tiver esse código activado, no entanto se estiver configurasdo sem ctcss qualquer equipamento configurado na mesma frequencia recebe.  Espero não ter criado confusão
PrimePMR
PrimePMR
Amador


Alfa 4 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por Mario Branco Qua 1 Jun 2016 - 13:41

Obrigado por ter aqui respostas tão rápidas.

No entanto, para melhor colocar a minha questão, vou deixar aqui o printscreen do ficheiro que tenho programado no rádio e espero que me corrijam os erros que esteja a cometer.

É que apesar de funcionar mais ou menos, não o consigo compatibilizar totalmente com os restantes equipamentos da equipa de airsoft e andamos sempre à procura de uma frequência que funcione comigo.

O que é um bocado chato, especialmente quando não estamos a jogar sozinhos.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mario Branco
Mario Branco
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por hellhack Qua 1 Jun 2016 - 17:42

eu tava mesmo na outra ideia, as minhas deltas
hellhack
hellhack
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por zeroball Qua 1 Jun 2016 - 18:46

Aqui tem a lista de frequências dos Midland G5XT
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O tom 16 corresponde a 114.8 Mhz e o tom 31 corresponde a 192.8 Mhz.
Agora é só passa isto para CHIRP.
E já agora, coloque a emissão Low, 1 ou 2 watts de potência é mais do que suficiente para o serviço.
zeroball
zeroball
Profissional


Alfa 4 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por Mario Branco Qua 1 Jun 2016 - 19:55

hellhack escreveu:eu tava mesmo na outra ideia, as minhas deltas

Não faz mal, toda a ajuda é bem vinda.
Mario Branco
Mario Branco
Caloiro


Alfa 4 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por Mario Branco Qua 1 Jun 2016 - 19:59

zeroball escreveu:Aqui tem a lista de frequências dos Midland G5XT
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O tom 16 corresponde a 114.8 Mhz e o tom 31 corresponde a 192.8 Mhz.
Agora é só passa isto para CHIRP.
E já agora, coloque a emissão Low, 1 ou 2 watts de potência é mais do que suficiente para o serviço.

Excelente, acho que assim devo conseguir programar de acordo com o que quero.

Depois reporto o resultado.

Quanto à potência, vou seguir o conselho, até porque o objectivo não é apanhar transmissões da polícia espanhola, como já me aconteceu Embarassed

Obrigado.
Mario Branco
Mario Branco
Caloiro


Alfa 4 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por PrimePMR Qua 1 Jun 2016 - 23:11

[quote="Mario Branco"]
zeroball escreveu:

Quanto à potência, vou seguir o conselho, até porque o objectivo não é apanhar transmissões da polícia espanhola, como já me aconteceu Embarassed

Obrigado.

Transmissoes da policia espanhola  ???? De certeza que não!!  A polilicia espanhola funciona com o SIRDEE . Portanto isso é impossivel
PrimePMR
PrimePMR
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por Mario Branco Qui 2 Jun 2016 - 15:57

Bem, eram espanhóis de certeza...
Nós por cá estamos a usar o SIRESP na GNR e Bombeiros, no entanto algumas transmissões continuam a ser feitas via rádio.
No entanto não perdi tempo a perceber quem eram, até podiam ser taxistas.
Mario Branco
Mario Branco
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por Mario Branco Sex 3 Jun 2016 - 15:51

zeroball escreveu:Aqui tem a lista de frequências dos Midland G5XT
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O tom 16 corresponde a 114.8 Mhz e o tom 31 corresponde a 192.8 Mhz.
Agora é só passa isto para CHIRP.
E já agora, coloque a emissão Low, 1 ou 2 watts de potência é mais do que suficiente para o serviço.

Bem, já programei um novo ficheiro com as frequências dos Midland G5XT.
Algum erro que encontrem, por favor ralhem comigo Wink
Vou testar no Domingo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mario Branco
Mario Branco
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por zeroball Sex 3 Jun 2016 - 18:23

Humm... Acho que é 'Tone' e não 'TSQL'. E as frequências de tom na coluna Tone.
zeroball
zeroball
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por PrimePMR Sex 3 Jun 2016 - 21:58

zeroball escreveu:Humm... Acho que é 'Tone' e não 'TSQL'. E as frequências de tom na coluna Tone.

Exacto, é CTCSS
PrimePMR
PrimePMR
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por Manhon Sex 9 Ago 2019 - 23:20

zeroball escreveu:Humm... Acho que é 'Tone' e não 'TSQL'. E as frequências de tom na coluna Tone.

Desenterrando este tópico e porque não houve retorno de informação.
O Tsql também funciona com CTCSS. Pelo que li na página do CHIRP envia e recebe sobre o tom escolhido na coluna Tsql.

"Tone: A single CTCSS tone is transmitted, receive squelch is open or carrier-triggered. The tone used is that which is set in the Tone column.
TSQL: A single CTCSS tone is transmitted, receive squelch is tone-coded to the same tone. The tone used is that which is set in the ToneSql column.

Ou não? Rolling Eyes
Manhon
Manhon
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por carlos alves Sáb 10 Ago 2019 - 23:25

Boas
opiniao minha sobre os tone é uma frec. subaudivel que fuciona como frec.subportadora( código) à frec.que transmitimos.assim para falarmos com alguem que esteja ao nosso lado e tenha o tone em rx que seja igual ao transmitido consegue falar se for outro não consegue, naturalmente todos os outros rx que escutarem a sua transmissão ouvem alem do seu audio um outro sinal que é de alguns hz como seja por exemplo um apito junto com o audio, assim podemos falar com todos ,os rx que não tenham tone em rx ,e não coseguimos  falar com os rx que tenham diferente do nosso transmitido isto é utilizado por exemplo para repetidores mesma frec.tx. mas com tone diferentes resolve-se o problema não interferindo nos 2 repetidores ao mesmo tempo
carlos alves
carlos alves
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP Empty Re: Configurar os canais PR 446 - Baofeng UV 5 RTP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos