Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Materia de estudo para o exame de Radio-amador & Exames para treinar
+35
Rafalinx
pcostaphotography
31SD122
musico
rodriguesf
PMR3657
31PTZ88
airlomba
Diogo Pedrosa
Pmr2549
Alfajet
EXPRESSO
pmr1989
nelsoncunha
mouca
sadhus
tangará
nuno_pmr480
Taz51
ct5kem
PMR2574 - JOSE
joma
nineâu5
PMR Infinitus+1
pmr1713
CpRoby
smd
RavenMaster
ct5kcc
CT1END
007
885
NunoLopez
MacGyver
ALF007
39 participantes
Página 1 de 5
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Materia de estudo para o exame de Radio-amador & Exames para treinar
Muitos de nós andamos a fazer radio na Banda PMR 446 Mhz e na Banda do Cidadão nos 11 metros.
Com o passar do tempo reparamos que estamos apaixonados pelo hobi... até construímos umas antenas e fazemos umas engenhocas.
Uns querem mais... a ambição nasce e querem ser "Radio-amadores" para poderem emitir em outras frequências, aprofundarem o conhecimento e a pratica do hobi que é sem mais nem menos: "Fazer Radio!"
Agora vou direccionar-me aos operadores quem têm o objectivo de passar nos exames que se faz na ANACOM.
Para começar vou disponibilizar o "Anexo 1" - Matérias dos exames de aptidão para as categorias de amador 1, 2 e 3 no seguinte: - Link
Em seguida vou disponibilizar a matéria para ser estudada no seguinte:
- Link
- Electricidade:
- Electrónica (Emissores, Receptores, Transceptores, Osciladores, Amplificadores, Equipamento de Medida e Fontes de Alimentação)
- Propagação e onda
- Legislação
- Ética
- Operação
- Antenas e sistemas Irradiantes
Toda esta matéria de estudo foi fornecida durante a formação "Radiocomunicações" no dia 18, 19, 20 e 21 de Abril de 2011, na Escola Secundaria de Estarreja:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Faça o download de vários exames e treine:
Perguntas e respostas ao exames de Cat 3, 2 e 1.
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Excelente trabalho dos colegas CT1DOF e CT1EEB!
Obrigado
Categoria 3 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Categoria 2 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Categoria 1 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Exames Antigos, Categoria A B C. Sempre dá paqra treinar - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Depois de estudar e prepararem-se , a fase seguinte é marcar o exame ligando para a ANACOM. Aqui estão os contactos:
Porto
Rua Direita do Viso, 59
4250 - 198 Porto
Portugal
Tel.: 226198000
Fax: 226198001
* Coordenadas GPS: 41° N 10'37.99", 08° W 38'34.79"
Portugal
Tel.: 217211000
Fax: 217211001
* Coordenadas GPS: 38° N 44'14.16", 09° W 09'47.01"
Portugal
Tel.: 214348500
Fax: 214348502
* Coordenadas GPS: 38° N 43'45.27", 09° W 15'58.20"
Portugal
Tel.: 296302040
Fax: 296302041
* Coordenadas GPS: 37° N 45'18.04", 25° W 42'25.35"
Portugal
Tel.: 291790200
Fax: 291790201
* Coordenadas GPS: 32º N 38'46.50'', 16º W 52'08.29''
Com o passar do tempo reparamos que estamos apaixonados pelo hobi... até construímos umas antenas e fazemos umas engenhocas.
Uns querem mais... a ambição nasce e querem ser "Radio-amadores" para poderem emitir em outras frequências, aprofundarem o conhecimento e a pratica do hobi que é sem mais nem menos: "Fazer Radio!"
Agora vou direccionar-me aos operadores quem têm o objectivo de passar nos exames que se faz na ANACOM.
Para começar vou disponibilizar o "Anexo 1" - Matérias dos exames de aptidão para as categorias de amador 1, 2 e 3 no seguinte: - Link
Em seguida vou disponibilizar a matéria para ser estudada no seguinte:
- Link
- Electricidade:
- Electrónica (Emissores, Receptores, Transceptores, Osciladores, Amplificadores, Equipamento de Medida e Fontes de Alimentação)
- Propagação e onda
- Legislação
- Ética
- Operação
- Antenas e sistemas Irradiantes
Toda esta matéria de estudo foi fornecida durante a formação "Radiocomunicações" no dia 18, 19, 20 e 21 de Abril de 2011, na Escola Secundaria de Estarreja:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Faça o download de vários exames e treine:
Perguntas e respostas ao exames de Cat 3, 2 e 1.
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Excelente trabalho dos colegas CT1DOF e CT1EEB!
Obrigado
Categoria 3 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Categoria 2 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Categoria 1 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Exames Antigos, Categoria A B C. Sempre dá paqra treinar - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Depois de estudar e prepararem-se , a fase seguinte é marcar o exame ligando para a ANACOM. Aqui estão os contactos:
Porto
Rua Direita do Viso, 59
4250 - 198 Porto
Portugal
Tel.: 226198000
Fax: 226198001
* Coordenadas GPS: 41° N 10'37.99", 08° W 38'34.79"
Portugal
Tel.: 217211000
Fax: 217211001
* Coordenadas GPS: 38° N 44'14.16", 09° W 09'47.01"
Portugal
Tel.: 214348500
Fax: 214348502
* Coordenadas GPS: 38° N 43'45.27", 09° W 15'58.20"
Portugal
Tel.: 296302040
Fax: 296302041
* Coordenadas GPS: 37° N 45'18.04", 25° W 42'25.35"
Portugal
Tel.: 291790200
Fax: 291790201
* Coordenadas GPS: 32º N 38'46.50'', 16º W 52'08.29''
Última edição por ALF007 em Sáb 11 Jul 2020 - 1:18, editado 16 vez(es)
ALF007- Administrador Fundador
mouca gosta desta mensagem
Re: Materia de estudo para o exame de Radio-amador & Exames para treinar
Essa formação em Estarreja foi uma boa iniciativa da parte dos colegas que organizaram.
Não pode ir por por causa de trabalho.
Não pode ir por por causa de trabalho.
MacGyver- Amador
Só uma pequena correcção.
Quanto ao pedir exame, a ANACOM não marca por telefone, terão que se registar na área de Amador em: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
, e pedir o exame para a data que vos convier.
Após isso alguém da ANACOM vai ligar a confirmar a data e a hora do exame.
Pessoal... Estudem, apliquem-se porque o exame um pouco mais difícil e muito mais caro para se fazer que antes, mas não é impossível.
73's
Quanto ao pedir exame, a ANACOM não marca por telefone, terão que se registar na área de Amador em: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pessoal... Estudem, apliquem-se porque o exame um pouco mais difícil e muito mais caro para se fazer que antes, mas não é impossível.
73's
NunoLopez- Iniciado
NunoLopez escreveu:Só uma pequena correcção.
73's
Nuno, são cerca de 40 perguntas, certo? E quantas podemos errar? Dá-nos uma luz sobre alguns aspectos do exame. Já que a maioria dos radioamadores se acham demasiado importantes para dar alguns conselhos a quem quer expandir um bocado mais isto de "fazer rádio".
Cmps
885- Amador
885 escreveu:NunoLopez escreveu:Só uma pequena correcção.
73's
Nuno, são cerca de 40 perguntas, certo? E quantas podemos errar? Dá-nos uma luz sobre alguns aspectos do exame. Já que a maioria dos radioamadores se acham demasiado importantes para dar alguns conselhos a quem quer expandir um bocado mais isto de "fazer rádio".
Cmps
Rádioamadores importantes!.....
Gostei dessa!...
Olha na categoria 3 (foi a que eu fiz e para já ainda não me deixam fazer mais nenhuma ) são sim 40 perguntas.
Para passar precisas de ter no mínimo 20 pontos, sendo que a pontuação é:
1 ponto por pergunta acertada
-0,25 pontos por pergunta errada
o teste é todo de escolha múltipla, cada pergunta tem sempre 4 alíneas de resposta mas só uma está certa.
Qualquer duvida ... perguntem... se eu souber responder, claro que respondo!....
73's
NunoLopez- Iniciado
mouca gosta desta mensagem
NunoLopez escreveu:885 escreveu:NunoLopez escreveu:Só uma pequena correcção.
73's
Cmps
Rádioamadores importantes!.....
Gostei dessa!...
Olha na categoria 3 (foi a que eu fiz e para já ainda não me deixam fazer mais nenhuma ) são sim 40 perguntas.
Para passar precisas de ter no mínimo 20 pontos, sendo que a pontuação é:
1 ponto por pergunta acertada
-0,25 pontos por pergunta errada
o teste é todo de escolha múltipla, cada pergunta tem sempre 4 alíneas de resposta mas só uma está certa.
Qualquer duvida ... perguntem... se eu souber responder, claro que respondo!....
73's
Pois. E o tipo de perguntas, algo de extraordinário ou nem por isso? É que, como tenho conhecimento de jovens na casa dos 17 anos que fizeram exame e passaram (Legislação e Segurança), recuso-me a acreditar que seja algo de muito difícil ao ponto de quem gosta de rádio e já tenha umas luzes de muitas coisas venha a chumbar.
885- Amador
Difícil eu não achei nada.... mesmo nada....
Eu estudei umas semanas antes assim por alto o que está no site da ANACOM, vi uns exemplos de exames de outro colegas (quando eu fiz exame havia dois exemplos na net!) e no fim de semana antes passei umas horitas a estudar tudo outra vez... pah... fiz o exame em 20min tirei 32.5, não foi uma nota extraordinária, no entanto tudo o que fiz foi sem qualquer ajuda pois não conhecia ninguém ou quase ninguém que me pudesse ajudar...
Relativamente ao grau de dificuldade, eu acho que os exames são um pouco mais difíceis que antigamente, no entanto pode haver colegas que achem o contrario!...
Eu vou procurar o meu exame la por casa e digitaliza-lo para publicar aí... só não sei é quando vou conseguir fazer
Qualquer coisa apitem!....
73's
Eu estudei umas semanas antes assim por alto o que está no site da ANACOM, vi uns exemplos de exames de outro colegas (quando eu fiz exame havia dois exemplos na net!) e no fim de semana antes passei umas horitas a estudar tudo outra vez... pah... fiz o exame em 20min tirei 32.5, não foi uma nota extraordinária, no entanto tudo o que fiz foi sem qualquer ajuda pois não conhecia ninguém ou quase ninguém que me pudesse ajudar...
Relativamente ao grau de dificuldade, eu acho que os exames são um pouco mais difíceis que antigamente, no entanto pode haver colegas que achem o contrario!...
Eu vou procurar o meu exame la por casa e digitaliza-lo para publicar aí... só não sei é quando vou conseguir fazer
73's
NunoLopez- Iniciado
NunoLopez escreveu:Difícil eu não achei nada.... mesmo nada....
73's
Obrigado pelo teu testemunho Nuno. Estava difícil de arranjar alguém que tivesse feito o exame para fazer este tipo de relato! Também já dei uma olhada para os tais exemplos na net cedidos por um colega que fez o exame em Dezembro penso eu. Bom, agora é a minha vez de dar uma "vista de olhos" e marcar exame.
Cumps
885- Amador
Colega 885.
Toda a sorte do mundo para ti!
Assim que tiveres o CAN avisa!...
73's
Toda a sorte do mundo para ti!
Assim que tiveres o CAN avisa!...
73's
NunoLopez- Iniciado
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Neste link contem exames disponíveis para downlod.
Os exames antigos já são validos para a nova legislação mas mesmo assim dá para treinar.
Quem tiver mais exames... entre no nosso espírito de partilha.
Força nisso!!
Neste link contem exames disponíveis para downlod.
Os exames antigos já são validos para a nova legislação mas mesmo assim dá para treinar.
Quem tiver mais exames... entre no nosso espírito de partilha.
Força nisso!!
007- Administrador
Apesar de disponibilizarem já aqui o link de alguns exames da categoria 3 e 1 disponibilizados pela Rede dos Emissores Portugueses, para os interessados, mantenham em observação os seguintes links:
Categoria 1
Categoria 2
Categoria 3
73 Carlos Nora, CT1END
NNNN
Categoria 1
Categoria 2
Categoria 3
73 Carlos Nora, CT1END
NNNN
CT1END- Semi-profissional
Obrigado CT1END pela sua partilha.
Acho que é importante o interessado ter acesso a vários exames para por em pratica.
Até vou dar uma ideia:
O interessado que imprima as matérias todas e faça um livro só.
Depois tocar ler com o objectivo de perceber.
Quando tiver cansado ou não lhe apetece ler faça uns exames.
Crie um objectivo... Exemplo: 1 mês a ler e a fazer exames, depois marque o exame.
Existem pessoas que precisam de mais tempo e outra de menos... tudo bem mas crie o objectivo.
Atitude!
Arranje motivação!
Vai ou racha!
Acho que é importante o interessado ter acesso a vários exames para por em pratica.
Até vou dar uma ideia:
O interessado que imprima as matérias todas e faça um livro só.
Depois tocar ler com o objectivo de perceber.
Quando tiver cansado ou não lhe apetece ler faça uns exames.
Crie um objectivo... Exemplo: 1 mês a ler e a fazer exames, depois marque o exame.
Existem pessoas que precisam de mais tempo e outra de menos... tudo bem mas crie o objectivo.
Atitude!
Arranje motivação!
Vai ou racha!
boas. será que alguém me pode enviar esses documentos, visto que o site fechou? cumps
ct5kcc- Iniciado
Nem mais, se conseguissem recuperar os links era excelente
RavenMaster- Profissional
ct5kcc escreveu:boas. será que alguém me pode enviar esses documentos, visto que o site fechou? cumps
Caro colega
O site fechou ?
Só se for na sua zona, na minha funcionam os 3 links.
Parece-me que o colega ct5kcc estava a referir-se ao site megaupload e não ao site da rep...
smd
smd
smd- Profissional
Peço desculpa por não ter entendido qual o site fechado, poderia ter citado a qual dos "posts" se referia.
Mas pelas noticias sobre Megaupload, tem sido fechado pelas novas autoridades poderá não haver possibilidade de recuperação, o upload que tente.
Mas pelas noticias sobre Megaupload, tem sido fechado pelas novas autoridades poderá não haver possibilidade de recuperação, o upload que tente.
Para breve vou alterar tudo... tenho tido pouco tempo para procurar o material que estava no "mega upload" porque tenho andado com muito trabalho.
Este fim de semana vou ter tempo para entreter-me a organizar!
Já agora diga-me... existe algum site igual, parecido e tão bom com o Maga Upload?
Este fim de semana vou ter tempo para entreter-me a organizar!
Já agora diga-me... existe algum site igual, parecido e tão bom com o Maga Upload?
Eu pessoalmente gosto do: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
SMD
SMD
smd- Profissional
Boas
Alguem sabe dizer onde posso ter acesso aos manuais de estudo para os exames de radioamador ou se os mesmos estao disponiveis no site da anacom-icp ou noutro.
Obrigado
73´s
Alguem sabe dizer onde posso ter acesso aos manuais de estudo para os exames de radioamador ou se os mesmos estao disponiveis no site da anacom-icp ou noutro.
Obrigado
73´s
CpRoby- Iniciado
Fui lá fazer exame mais o 1332 o verão que passou e não foram dos mais fáceis..
Connvem estudar um pouco senão vais gastar dinheiro em vão...
Mas vais conseguir!!
Depois durante dois anos após a licença escondes o rádio na igreja, não vás cair em tentação !! ( piada seca )
73
Connvem estudar um pouco senão vais gastar dinheiro em vão...
Mas vais conseguir!!
Depois durante dois anos após a licença escondes o rádio na igreja, não vás cair em tentação !! ( piada seca )
73
pmr1713- Semi-profissional
Pois lol
Isto se a moda dos 2 anos pega, qq dia vai-se tirar a carta de condução so para andar a pendura!!!!
Em relação aos manuais de estudo, alguem sabe dizer onde os posso adquirir?
Obrigado
73´s
Hugo Vitoriano
Isto se a moda dos 2 anos pega, qq dia vai-se tirar a carta de condução so para andar a pendura!!!!
Em relação aos manuais de estudo, alguem sabe dizer onde os posso adquirir?
Obrigado
73´s
Hugo Vitoriano
CpRoby- Iniciado
Atenção que o 2845 ainda hoje comentou comigo que, segundo o decreto de lei português, podes ouvir mas não podes transmitir durante 2 anos sem acompanhamento de alguém de categoria acima.
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5