TX RX Fórum
APRESENTAÇÃO Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
APRESENTAÇÃO Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


APRESENTAÇÃO

+2
mjsilva08
Mário Jorge Couto Silva
6 participantes

Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty APRESENTAÇÃO

Mensagem por Mário Jorge Couto Silva Qui 7 maio 2020 - 19:27

Boa tarde a todos Macanudos eu sou o MÁRIO SILVA tenho 47 anos moro em V.N.de Gaia na localidade de Gulpilhares. Não tenho indicativo na radio tive algumas experiencias a uns anos atrás na banda da CB quando ainda não existia ainda telemóveis. tenho ainda hoje um ALAN 42 MULTI e um PMR BAOFENG 888S mas para minha pena minha a escutas nos dois são nulas só raramente escuto alguém a falar....
Mário Jorge Couto Silva
Mário Jorge Couto Silva
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por mjsilva08 Sex 8 maio 2020 - 0:16

Boa noite e bem vindo ao forum.
Salvo erro o CB que tem só tem AM e FM que é uma modulação muito pouco usada. Eu pelo menos só muito raramente é que escuto alguma coisa tanto em AM como em FM. Usando um rádio com SSB a coisa já muda de figura e é já natural apanhar alguma atividade em alguns canais.
Quanto ao Baofeng também tenho um. A utilização de VHF e UHF também é baixa pelo menos nas minhas escutas. É tentar sintonizar os repetidores mais próximos e de vez em quando já deve dar para escutar qualquer coisa. E as frequências PMR às vezes também têm alguma atividade.
73.
Manuel
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por ALF007 Sex 8 maio 2020 - 0:39

Bom dia Mário Jorge Couto Silva,

O colega tem que montar a sua estação.
Eu estive um ano e meio afastado da radio porque mudei de casa . Inícios de Março 2020 iniciei a instalação da estação e ainda faltam instalar mais antenas.
Na quarentena divertir-me com a radio e muito pessoal fez o mesmo.
Há certos males que vêm por bem... reparei que muitos colegas voltaram ao radio e comecei a deitar-me mais tarde porque surgem pessoas que não conhecia e muitos amigos da velha-guarda.

Muito obrigado pela sua apresentação.
Bem vindo ao TX&RX is nice!
Divirta-se e tudo de bom para si.

Para o TX&RX is nice! ser ainda mais divertido partilhe o link / endereço: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], para os seus amigos do FaceBook, que gostam deste hobby "Fazer Radio" tenham a mesma oportunidade de conhecer.
Com a partilha de todos, aprendemos sem tabus!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por ALF007 Sex 8 maio 2020 - 2:28

mjsilva08 escreveu:Boa noite e bem vindo ao forum.
Salvo erro o CB que tem só tem AM e FM que é uma modulação muito pouco usada. Eu pelo menos só muito raramente é que escuto alguma coisa tanto em AM como em FM. Usando um rádio com SSB a coisa já muda de figura e é já natural apanhar alguma atividade em alguns canais.
Quanto ao Baofeng também tenho um. A utilização de VHF e UHF também é baixa pelo menos nas minhas escutas. É tentar sintonizar os repetidores mais próximos e de vez em quando já deve dar para escutar qualquer coisa. E as frequências PMR às vezes também têm alguma atividade.
73.
Manuel

Bom dia mjsilva08 e Mário Jorge Couto Silva

A CB  é amolgada como os modos AM e FM USB e LSB.
Alguns colegas compram rádios AM e FM, principalmente o pessoal do jeep, depois é apaixonam-se pelo "Fazer Radio"ou algo parecido e evoluem para equipamentos com SSB e + power...  (compre logo um radio que faça todos o modos. Vai economizar  dinheiro e vai divertir-se porque maior parte das pessoas andam em SSB. Em AM e FM não anda ninguém.
Mas a malta do "Fazer Radio" todos os dias actualmente  andam em em SSB que são os 2 modos de modulação, USB ou LSB.
E temos o benéfico de chegar mais longe.  Com QRM é mais fácil escutar e eliminar algum QRM.
I love SSB!

Concordo 1000% com o post do nosso colega mjsilva08

Vou fazer um tópico novo deste tema comentado, tipo uma "observação / actualidade" .
Mas se alguém iniciar primeiro vou diverti-me e muito.
Porque quem escreve reflecte e aprende!

Tudo de bom!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por assador Sex 8 maio 2020 - 3:20

Olá Mário Jorge Couto Silva

bem vindo ao ao TX&RX is nice!
Divirta-se!

Eu ja partilhei o endereço do TX&RX is nice! no meu Facebook.
Cada um de nos podia partilhar o link do TX&RX is nice! na sua rede social que mais gosta.
Eu partilhei no instragram e no facebocas
assador
assador
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por Mário Jorge Couto Silva Sex 8 maio 2020 - 18:52

Obrigada a todos pelas as boas vindas...o problema que eu tenho e que não posso aventurar me novamente no mundo da radio porque infelizmente moro num apartamento r/chão por isso não posso fazer nada... só com portáteis na rua ou nas idas as serras.....
Mário Jorge Couto Silva
Mário Jorge Couto Silva
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por mjsilva08 Sáb 9 maio 2020 - 16:11

Mário Jorge Couto Silva escreveu:Obrigada a todos pelas as boas vindas...o problema que eu tenho e que não posso aventurar me novamente no mundo da radio porque infelizmente moro num apartamento r/chão por isso não posso fazer nada... só com portáteis na rua ou nas idas as serras.....  

A problemática do apartamento, principalmente R/C, é complicada de resolver mas não há nada como tentar.
Apesar de eu também morar em apartamento (5º andar, sensivelmente meio do edifício), tenho a sorte de poder montar o rádio noutra habitação  para onde me desloco facilmente e normalmente é lá que está instalado, no entanto vou relatar a minha pouca experiência nestas andanças:
Quando comprei o radio e como gosto de experimentar, montei-o no apartamento e usei uma antena móvel na varanda. Usei um ponta de fio de cobre para fazer o plano de terra. Os resultados não foram grande coisa mas para contactos próximos, na direção da varanda onde estava instalada a antena, ia funcionando.
Posteriormente e após "estudar" melhor o assunto, fiz um dipolo em fio de cobre usando um calculador online e estendi-o junto ao muro da varanda. Quase não se vê do exterior. Os resultados foram bastante melhores. Praticamente só se consegue alguma distância para contactos na direção da varanda, como é óbvio, mas já consegui contactos a distâncias de 30/40 km. Isto em condições normais. Agora se a propagação estiver de feição, conseguem-se contactos internacionais com alguma facilidade. Com estas condições já consegui falar com Inglaterra e França.
Claro que com uma antena melhor posicionada como tenho no outro local, a coisa ainda é melhor mas para brincar um bocado, assim também dá Smile . De tal forma que no próximo fim de semana vai existir uma atividade do grupo QRX Norte e estou a contar em participar com o dipolo na varanda. Vamos a ver se me faço ouvir Smile .
73.
Manuel
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por Mário Jorge Couto Silva Seg 18 maio 2020 - 20:05

mjsilva08 escreveu:Boa noite e bem vindo ao forum.
Salvo erro o CB que tem só tem AM e FM que é uma modulação muito pouco usada. Eu pelo menos só muito raramente é que escuto alguma coisa tanto em AM como em FM. Usando um rádio com SSB a coisa já muda de figura e é já natural apanhar alguma atividade em alguns canais.
Quanto ao Baofeng também tenho um. A utilização de VHF e UHF também é baixa pelo menos nas minhas escutas. É tentar sintonizar os repetidores mais próximos e de vez em quando já deve dar para escutar qualquer coisa. E as frequências PMR às vezes também têm alguma atividade.
73.
Manuel

mas para operar em SSB não e preciso licença como para VHF e UHF ???? Eu sei que para CB e PMR 446 Já não e necessária.....
Mário Jorge Couto Silva
Mário Jorge Couto Silva
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por mjsilva08 Seg 18 maio 2020 - 22:48

Mário Jorge Couto Silva escreveu:
 
mas para operar em  SSB não e preciso licença como para VHF e UHF ???? Eu sei que para CB e PMR 446 Já não  e necessária.....

Segundo a legislação em vigor não é necessária licença: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por mouca Ter 19 maio 2020 - 15:37

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
e so termos criatividade
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por mouca Ter 19 maio 2020 - 15:42

Eu já vi um colega com delta loop na janela do apartamento

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por carlos alves Qua 20 maio 2020 - 20:26

Boas
Não será bom começar pelo telhado,quando se fala em vhf ou uhf falando em frec  que em algumas é obrigatório uso de licença.
Já na banda do cidadão (cb) e pmr o uso é livre parece-me que á algumas dúvidas em relação ao modo de operar em ssb que tem os 2 modos usb banda superior ,lsb banda inferior ,assim estando a operar em lsb  o anfitrião tem que estar no mesmo e vice versa
a portadora é modulada com a nossa voz  e no anfitrião o oscilador do rádio que em alguns tem a designação de ( clarifier)completa a portadora que falta neste caso a superior por isso quando se está várias estações em qso basta alguns estar alguns ciclos acima ou abaixo escutamos a voz mais aguda ou grave etc.
Antenas quando são de compromisso, na prática tem alguma influência a polarização da mesma quando a do  anfitrião é a mesma o resultado é melhor  isto em propagação directa de antena a antena, quando em propagação indirecta o resultado já pode ser ligeiramente diferente depende dos saltos que o sinal dá até chegar a antena.
Como é bom ir fazendo algumas experiências ,bons trabalhos.
carlos alves
carlos alves
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por ALF007 Dom 16 Ago 2020 - 22:50

Já agora informo que o chat do TX&RX is nice!  é no - Telegram , para entrar automaticamente.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos