TX RX Fórum
APRESENTAÇÃO Popup110
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Social bookmarking

Social bookmarking reddit  Social bookmarking google      

Conservar e compartilhar o endereço de em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de TX RX Fórum em seu site de social bookmarking

Siga no Facebook

Divulgação

APRESENTAÇÃO

Ir em baixo

APRESENTAÇÃO Empty APRESENTAÇÃO

Mensagem por Mário Jorge Couto Silva em Qui 7 Maio 2020 - 19:27

Boa tarde a todos Macanudos eu sou o MÁRIO SILVA tenho 47 anos moro em V.N.de Gaia na localidade de Gulpilhares. Não tenho indicativo na radio tive algumas experiencias a uns anos atrás na banda da CB quando ainda não existia ainda telemóveis. tenho ainda hoje um ALAN 42 MULTI e um PMR BAOFENG 888S mas para minha pena minha a escutas nos dois são nulas só raramente escuto alguém a falar....
Mário Jorge Couto Silva
Mário Jorge Couto Silva
Caloiro

APRESENTAÇÃO Empty Re: APRESENTAÇÃO

Mensagem por mjsilva08 em Sex 8 Maio 2020 - 0:16

Boa noite e bem vindo ao forum.
Salvo erro o CB que tem só tem AM e FM que é uma modulação muito pouco usada. Eu pelo menos só muito raramente é que escuto alguma coisa tanto em AM como em FM. Usando um rádio com SSB a coisa já muda de figura e é já natural apanhar alguma atividade em alguns canais.
Quanto ao Baofeng também tenho um. A utilização de VHF e UHF também é baixa pelo menos nas minhas escutas. É tentar sintonizar os repetidores mais próximos e de vez em quando já deve dar para escutar qualquer coisa. E as frequências PMR às vezes também têm alguma atividade.
73.
Manuel
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado

Mensagem por ALF007 em Sex 8 Maio 2020 - 0:39

Bom dia Mário Jorge Couto Silva,

O colega tem que montar a sua estação.
Eu estive um ano e meio afastado da radio porque mudei de casa . Inícios de Março 2020 iniciei a instalação da estação e ainda faltam instalar mais antenas.
Na quarentena divertir-me com a radio e muito pessoal fez o mesmo.
Há certos males que vêm por bem... reparei que muitos colegas voltaram ao radio e comecei a deitar-me mais tarde porque surgem pessoas que não conhecia e muitos amigos da velha-guarda.

Muito obrigado pela sua apresentação.
Bem vindo ao TX&RX is nice!
Divirta-se e tudo de bom para si.

Para o TX&RX is nice! ser ainda mais divertido partilhe o link / endereço: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], para os seus amigos do FaceBook, que gostam deste hobby "Fazer Radio" tenham a mesma oportunidade de conhecer.
Com a partilha de todos, aprendemos sem tabus!

Por isso existe o
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]     ... 73's
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Siga o Facebook TX&RX Fórum
.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por ALF007 em Sex 8 Maio 2020 - 2:28

mjsilva08 escreveu:Boa noite e bem vindo ao forum.
Salvo erro o CB que tem só tem AM e FM que é uma modulação muito pouco usada. Eu pelo menos só muito raramente é que escuto alguma coisa tanto em AM como em FM. Usando um rádio com SSB a coisa já muda de figura e é já natural apanhar alguma atividade em alguns canais.
Quanto ao Baofeng também tenho um. A utilização de VHF e UHF também é baixa pelo menos nas minhas escutas. É tentar sintonizar os repetidores mais próximos e de vez em quando já deve dar para escutar qualquer coisa. E as frequências PMR às vezes também têm alguma atividade.
73.
Manuel

Bom dia mjsilva08 e Mário Jorge Couto Silva

A CB  é amolgada como os modos AM e FM USB e LSB.
Alguns colegas compram rádios AM e FM, principalmente o pessoal do jeep, depois é apaixonam-se pelo "Fazer Radio"ou algo parecido e evoluem para equipamentos com SSB e + power...  (compre logo um radio que faça todos o modos. Vai economizar  dinheiro e vai divertir-se porque maior parte das pessoas andam em SSB. Em AM e FM não anda ninguém.
Mas a malta do "Fazer Radio" todos os dias actualmente  andam em em SSB que são os 2 modos de modulação, USB ou LSB.
E temos o benéfico de chegar mais longe.  Com QRM é mais fácil escutar e eliminar algum QRM.
I love SSB!

Concordo 1000% com o post do nosso colega mjsilva08

Vou fazer um tópico novo deste tema comentado, tipo uma "observação / actualidade" .
Mas se alguém iniciar primeiro vou diverti-me e muito.
Porque quem escreve reflecte e aprende!

Tudo de bom!

Por isso existe o
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]     ... 73's
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Siga o Facebook TX&RX Fórum
.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por assador em Sex 8 Maio 2020 - 3:20

Olá Mário Jorge Couto Silva

bem vindo ao ao TX&RX is nice!
Divirta-se!

Eu ja partilhei o endereço do TX&RX is nice! no meu Facebook.
Cada um de nos podia partilhar o link do TX&RX is nice! na sua rede social que mais gosta.
Eu partilhei no instragram e no facebocas
assador
assador
Iniciado

Mensagem por Mário Jorge Couto Silva em Sex 8 Maio 2020 - 18:52

Obrigada a todos pelas as boas vindas...o problema que eu tenho e que não posso aventurar me novamente no mundo da radio porque infelizmente moro num apartamento r/chão por isso não posso fazer nada... só com portáteis na rua ou nas idas as serras.....
Mário Jorge Couto Silva
Mário Jorge Couto Silva
Caloiro

Mensagem por mjsilva08 em Sab 9 Maio 2020 - 16:11

Mário Jorge Couto Silva escreveu:Obrigada a todos pelas as boas vindas...o problema que eu tenho e que não posso aventurar me novamente no mundo da radio porque infelizmente moro num apartamento r/chão por isso não posso fazer nada... só com portáteis na rua ou nas idas as serras.....  

A problemática do apartamento, principalmente R/C, é complicada de resolver mas não há nada como tentar.
Apesar de eu também morar em apartamento (5º andar, sensivelmente meio do edifício), tenho a sorte de poder montar o rádio noutra habitação  para onde me desloco facilmente e normalmente é lá que está instalado, no entanto vou relatar a minha pouca experiência nestas andanças:
Quando comprei o radio e como gosto de experimentar, montei-o no apartamento e usei uma antena móvel na varanda. Usei um ponta de fio de cobre para fazer o plano de terra. Os resultados não foram grande coisa mas para contactos próximos, na direção da varanda onde estava instalada a antena, ia funcionando.
Posteriormente e após "estudar" melhor o assunto, fiz um dipolo em fio de cobre usando um calculador online e estendi-o junto ao muro da varanda. Quase não se vê do exterior. Os resultados foram bastante melhores. Praticamente só se consegue alguma distância para contactos na direção da varanda, como é óbvio, mas já consegui contactos a distâncias de 30/40 km. Isto em condições normais. Agora se a propagação estiver de feição, conseguem-se contactos internacionais com alguma facilidade. Com estas condições já consegui falar com Inglaterra e França.
Claro que com uma antena melhor posicionada como tenho no outro local, a coisa ainda é melhor mas para brincar um bocado, assim também dá Smile . De tal forma que no próximo fim de semana vai existir uma atividade do grupo QRX Norte e estou a contar em participar com o dipolo na varanda. Vamos a ver se me faço ouvir Smile .
73.
Manuel
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado

Mensagem por Mário Jorge Couto Silva em Seg 18 Maio 2020 - 20:05

mjsilva08 escreveu:Boa noite e bem vindo ao forum.
73.
Manuel

mas para operar em SSB não e preciso licença como para VHF e UHF ???? Eu sei que para CB e PMR 446 Já não e necessária.....
Mário Jorge Couto Silva
Mário Jorge Couto Silva
Caloiro

Mensagem por mjsilva08 em Seg 18 Maio 2020 - 22:48

Mário Jorge Couto Silva escreveu:

mas para operar em  SSB não e preciso licença como para VHF e UHF ???? Eu sei que para CB e PMR 446 Já não  e necessária.....

Segundo a legislação em vigor não é necessária licença: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado

Mensagem por mouca em Ter 19 Maio 2020 - 15:37

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
e so termos criatividade
mouca
mouca
Guru

Mensagem por mouca em Ter 19 Maio 2020 - 15:42

Eu já vi um colega com delta loop na janela do apartamento

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
mouca
mouca
Guru

Mensagem por carlos alves em Qua 20 Maio 2020 - 20:26

Boas
Não será bom começar pelo telhado,quando se fala em vhf ou uhf falando em frec  que em algumas é obrigatório uso de licença.
Já na banda do cidadão (cb) e pmr o uso é livre parece-me que á algumas dúvidas em relação ao modo de operar em ssb que tem os 2 modos usb banda superior ,lsb banda inferior ,assim estando a operar em lsb  o anfitrião tem que estar no mesmo e vice versa
a portadora é modulada com a nossa voz  e no anfitrião o oscilador do rádio que em alguns tem a designação de ( clarifier)completa a portadora que falta neste caso a superior por isso quando se está várias estações em qso basta alguns estar alguns ciclos acima ou abaixo escutamos a voz mais aguda ou grave etc.
Antenas quando são de compromisso, na prática tem alguma influência a polarização da mesma quando a do  anfitrião é a mesma o resultado é melhor  isto em propagação directa de antena a antena, quando em propagação indirecta o resultado já pode ser ligeiramente diferente depende dos saltos que o sinal dá até chegar a antena.
Como é bom ir fazendo algumas experiências ,bons trabalhos.
carlos alves
carlos alves
Iniciado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: