Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Apresentação
4 participantes
TX RX Fórum :: TX&RX Fórum :: Apresente-se com um novo tópico, para ser um usuário com acesso especial
Página 1 de 1
Apresentação
Boas, o meu nome é Mário e sou de Vila Nova de Gaia.
Tenho zero experiência com radio amador. Mas tenho que admitir que o entusiasmo da comunidade internacional de HAM Radio me fez ler mais sobre o assunto.
Neste momento estou a aprender o básico, como usar o radio, as regras de comunicação e a estudar o necessário para o exame de aptidão de amador.
Para já como não tenho CAN arranjei um BaoFeng para tentar entender como usar um radio e ouvir as transmissões á minha volta.
Tenho algumas duvidas quanto á capacidade do equipamento e a legalidade do que posso ouvir.
Por exemplo eu gostava de ouvir as transmissões da torre de controlo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Não sei se a transmissão é encriptada ou publica, não sei se o equipamento que falei consegue receber a transmissão e não sei se estou ou não a cometer um crime a ouvir um canal usado pelo aeroporto, apesar de que se o canal for aberto, não faz sentido ser ilegal ouvir.
Obrigado
Tenho zero experiência com radio amador. Mas tenho que admitir que o entusiasmo da comunidade internacional de HAM Radio me fez ler mais sobre o assunto.
Neste momento estou a aprender o básico, como usar o radio, as regras de comunicação e a estudar o necessário para o exame de aptidão de amador.
Para já como não tenho CAN arranjei um BaoFeng para tentar entender como usar um radio e ouvir as transmissões á minha volta.
Tenho algumas duvidas quanto á capacidade do equipamento e a legalidade do que posso ouvir.
Por exemplo eu gostava de ouvir as transmissões da torre de controlo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Não sei se a transmissão é encriptada ou publica, não sei se o equipamento que falei consegue receber a transmissão e não sei se estou ou não a cometer um crime a ouvir um canal usado pelo aeroporto, apesar de que se o canal for aberto, não faz sentido ser ilegal ouvir.
Obrigado
mrfhitz- Caloiro
Re: Apresentação
Olá
tudo de bom ,e que o entusiasmo não afrouxe,bem vindo.
Andar de bicicleta não tem problema,estar ao volante de um automóvel possivelmente já carece de carta.mas se para si o entusiasmo é para já a escuta ,pode se resolver com receptor com vários modos FM,AM, LARGO E ESTREITO (banda aérea),SSB.
73s Carlos.
tudo de bom ,e que o entusiasmo não afrouxe,bem vindo.
Andar de bicicleta não tem problema,estar ao volante de um automóvel possivelmente já carece de carta.mas se para si o entusiasmo é para já a escuta ,pode se resolver com receptor com vários modos FM,AM, LARGO E ESTREITO (banda aérea),SSB.
73s Carlos.
carlos alves- Amador
Olá Mário,
Bem vindo.
Quanto ao Baofeng julgo que está a falar de um portátil. Tem as suas limitações mas vai funcionando. Tenho é dúvidas que consiga escutar a torre de controlo do aeroporto pois julgo que a banda aérea é em AM pelos 120-130 MHz e o Baofeng é FM e só desce até aos 130 MHz.
Para escutar alguma coisa o melhor é sintonizar os repetidores de VHF e UHF mais próximos.
Abç.
Manuel
Bem vindo.
Quanto ao Baofeng julgo que está a falar de um portátil. Tem as suas limitações mas vai funcionando. Tenho é dúvidas que consiga escutar a torre de controlo do aeroporto pois julgo que a banda aérea é em AM pelos 120-130 MHz e o Baofeng é FM e só desce até aos 130 MHz.
Para escutar alguma coisa o melhor é sintonizar os repetidores de VHF e UHF mais próximos.
Abç.
Manuel
mjsilva08- Iniciado
mrfhitz gosta desta mensagem
mjsilva08 escreveu:Olá Mário,
Bem vindo.
Abç.
Manuel
Certo, o aeroporto transmite entre 118MHz - 125MHz e o Baofeng começa nos 136MHz. Se quiser ouvir o aeroporto tenho de arranjar um radio com banda aéria. Obrigado.
Eu li em algum lado que alguns aeroportos re-transmite em frequências FM para que os trabalhadores de operações do aeroporto estejam informados, talvez este tenha algo assim, quando souber eu aviso
mrfhitz- Caloiro
Talvez consiga chegar a banda aeria com um RTL-SDR + um bias tee. Não?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
mrfhitz- Caloiro
mrfhitz escreveu:Talvez consiga chegar a banda aeria com um RTL-SDR + um bias tee. Não?
[
Julgo que basta só o RTL-SDR.
mjsilva08- Iniciado
apresentação
Olá só para complementar a ajuda do mjsilva08 escutar através rtl-sdr na verdade será assim ,antena, baixada , rtl ,pc +soft para escutar as bandas que rtl abrange a alimentação do rtl é feito através tomada usb. O bias é para que se possa enviar alimentação para um conversor que esteja na antena para o alimentar e se poder receber o que se pretende escutar por exemplo um lnb numa parabólica este converte a frec.para uma frec. mais baixa que a rtl pode receber, assim o bias alimenta o conversor e ao mesmo tempo o receptor isolando a alimentação deste através de um condensador se repararem na foto colocada gnd,dc para fonte alimentação rf+dc,para o conversor,rf para o receptor,rtl etc. claro tudo isto já é conhecido,mas fica para alguem que possa estar um pouco confuso com a coisa 73.mjsilva08 escreveu:mrfhitz escreveu:Talvez consiga chegar a banda aeria com um RTL-SDR + um bias tee. Não?
[
Julgo que basta só o RTL-SDR.
carlos alves- Amador
Bom dia mrfhitz
Obrigado pela sua apresentação exemplar.
O colega esta a com a vontade toda. Acho muito bem, fazer radio é o melhor hobby do mundo. Pescar também é fixe... lolol
Divirta-se e bem vindo
Já agora informo que o chat do é no - Telegram , para entrar automaticamente.
Obrigado pela sua apresentação exemplar.
O colega esta a com a vontade toda. Acho muito bem, fazer radio é o melhor hobby do mundo. Pescar também é fixe... lolol
Divirta-se e bem vindo
Já agora informo que o chat do é no - Telegram , para entrar automaticamente.
Por isso existe o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
73 e tudo de bom
- TX&RX DX Chat no Telegram
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007- Administrador Fundador
TX RX Fórum :: TX&RX Fórum :: Apresente-se com um novo tópico, para ser um usuário com acesso especial
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos