TX RX Fórum
Apresentação Ricardo Ribeiro Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Apresentação Ricardo Ribeiro Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Apresentação Ricardo Ribeiro

2 participantes

Ir para baixo

Apresentação Ricardo Ribeiro Empty Apresentação Ricardo Ribeiro

Mensagem por Ricardo Ribeiro Sex 6 Nov 2020 - 17:06

Boa tarde a Todos.

Chamo-me Ricardo Ribeiro e, como calculam, sou novo cá no fórum.
Adquiri recentemente um equipamento portátil Baofeng UV82 com o objectivo de aumentar o meu coeficiente de segurança nas Aventuras desportivas nas quais me coloco muitas vezes sozinho por falta de tenacidade dos meus pares.

Também estou a tirar a Carta de Marinheiro (P. Local) e ficarei habilitado a operações radiotelefonicas em contexto marítimo por período limitado.

Com o meu portatil tenho-me dedicado à aprendizagem de tudo o que diga respeito ao Mundo da Rádio e à escuta a partir dos repetidores do Monte da Virgem (para o qual tenho visibilidade directa), do Arestal e do de Santo Tirso ( resultados mais fracos). É quase certo por isso que vá tirar a licensa de Radioamador.


Tenho bastantes dúvidas e aceitando que me venham a redireccionar para o topico apropriado, deixo aqui algumas:

1- Cursos de Rádioamador em Portugal ou Online: algum colega tem conhecimento?

2 - Qual a possivel importancia dos meios digitais para um aventureiro como eu? Vale a pena meter-me no digital? Os equipamentos digitais (móveis ou portateis) permitem também a comunicação pura em analógico ou ficamos todos "agarrados à nuvem" em caso de falha geral de sistemas (caso exemplo do Siresp em Pedrogão)?

3 - O meu equipamento permite escutar em VHF (136-174) e UHF (400-520) e gostaria de partilhar convosco a dificuldade que é apanhar comunicaçoes fora dos Repetidores Echolink - e mesmo essas são tão escassas... Também ja consegui escutar PMR uma vez, mas em VHF - escutando quase 8 horas por dia - praticamente nada. Por isso pergunto:

3.1 - Sugestões de escuta para as bandas cobertas pelo meu equipamento atual;

3.2 - Para comunicação de emergencia numa das minhas aventuras futuras faz algum sentido tentar ligar-me a repetidores VHF ou UHF (fora da rede echolink) que andam praticamente mudos (segundo a minha experiencia de escuta)?;

3.3 - Frequencias importantes dos Serviços de Emergência, protecção Civil ou Metereologicos relevantes e operacionais apos a
implementação do SIRESP

3.4 - Face ao "deserto de comunicações" que presencio durante as longas horas de escuta (em tele-trabalho), os colegas recomendam-me adquirir equipamento para alguma banda diferente das que consigo abranger agora, que tenha mais movimentação?


Um Agradecimento especial aos colegas com quem tenho aprendido através de escutas, maioritáriamente monte da Virgem, bem como aos colegas do forum, que ja me permitiu construir com sucesso uma antena caseira (Flower Pot VHF/UHF).

Desculpem o texto longo. Respondam apenas ao que vos apetecer ou, se acharem melhor, indiquem topico onde as questoes ja tenham sido tratadas.

73´s
Ricardo Ribeiro
Ricardo Ribeiro
Ricardo Ribeiro
Caloiro


Ruela10 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Ricardo Ribeiro Empty Re: Apresentação Ricardo Ribeiro

Mensagem por ALF007 Qua 27 Jan 2021 - 22:21

Bom dia Ricardo Ribeiro

1 - Aqui fica o link da [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

2 - Não ligo muito digitais DRM. Não é a minha praia por isso não sou a pessoa indicada para lhe dar um concelho assertivo. eu Gosto é de HF!

3 - Tem que instalar em sua casa uma antena dual band VHF e UHF. Como por exemplo a Diamond X510 e vai ver que vai ser mais fácil e mais divertido. Se for muito grande tem a x300, x200, x50 e a mais pequena a x30.
O grande benefício destas antenas é oferece um bom RX em todas as frequências dos 100 ao 500 mhz (afirmo com o uso da X510).



Obrigado pela sua excelente apresentação exemplar.
Bem vindo ao TX&RX is nice!
Puxe uma cedeira e sente-se há mesa conosco.
Divirta-se e tudo de bom para si!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos