TX RX Fórum
SDR com pouca sensibilidade Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Social bookmarking

Social bookmarking reddit  Social bookmarking google      

Conservar e compartilhar o endereço de em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de TX RX Fórum em seu site de social bookmarking

Siga no Facebook

Divulgação

SDR com pouca sensibilidade

Ir em baixo

SDR com pouca sensibilidade Empty SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por RSEQUEIRA em Dom 8 Nov 2020 - 16:19

Boas

Comprei no ebay um RTLSDR Chip RTL2832U + R820T  V3  , já o consegui instalar os programas que instalei conseguem comunicar com ele ,mas a recepção é péssima ou seja mesmo uma estação FM aqui de Coruche só se consegue ouvir com ruido e mal outras comunicações tipo aviação nada em comparação com um scanner ligado a mesma antena (não em simultâneo) alguém já teve um problema destes? E como o resolveu? Ou o mais certo foi ter dado dinheiro a ganhar ao chines e o melhor é comprar outro numa loja

Obrigado
RSEQUEIRA
RSEQUEIRA
Iniciado

SDR com pouca sensibilidade Empty Re: SDR com pouca sensibilidade

Mensagem por ppereira em Seg 9 Nov 2020 - 16:55

Não sei software usa, mas se for o SDR Sharp confirme a configuração do sampling mode. Para Frequências acima dos 28 Mhz deverá estar em Quadrature Sampling.
Outro problema poderá ser a largura de banda não estar ajustada ao modo de recepção. Para FM Narrow é uma para FM wide é outra e para AM (caso da aviação) é outra.
ppereira
ppereira
Semi-profissional

Mensagem por Coutada em Sab 14 Nov 2020 - 0:53

Se possivel foto da pen versao xineza ou original ?
Coutada
Coutada
Profissional

Mensagem por RSEQUEIRA em Sab 14 Nov 2020 - 11:02

Boas

Obrigado pelas respostas a pen penso que seja uma xineza (foto dela mais abaixo) o software que uso um deles foi o SDR Sharp e com essas configuraçoes continua a ter pouca sensibilidade de captação

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
RSEQUEIRA
RSEQUEIRA
Iniciado

Mensagem por PrimePMR em Sab 14 Nov 2020 - 22:39

Não será interferencias da motherboard. Experimente colocar o rtlsdr numa extenção usb com 2 ou 3 metros
PrimePMR
PrimePMR
Amador

Mensagem por ALF007 em Qua 25 Nov 2020 - 21:38

Bom dia RSEQUEIRA

O recetor já tem, agora vai precisar de boas antenas para ter um bom RX e divertido.

Por isso existe o
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]     ... 73's

Siga o Facebook TX&RX Fórum
.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por RSEQUEIRA em Sab 28 Nov 2020 - 12:07

Boas

Ja tenho outro SDR agora um original e de facto a antena tem muita influencia , ja consigo captar melhor principalmente o ADS-B que era o principal objectivo mas uma coisa que noto é se usar a antena do scanner (que nas frequencias da aviaçao capta bem ( esta no terreço) ) o SDR não capta nada se usar uma antena que tenho na varanda ja consigo captar alguma coisa mas por ser na varanda e por estar virada a oeste so capto os movimentos desse sector e mesmo assim não sao muitos , a minha duvida sera por o cabo da antena do terraço ser grande pra este tipo de recpção ?? a atenuação deve de ser maior ??
RSEQUEIRA
RSEQUEIRA
Iniciado

Mensagem por ppereira em Seg 30 Nov 2020 - 13:23

Não sei que antenas tem, mas é necessário um plano de terra para o SDR receber bem.
A antena terá que ter radiais ou ligar a massa da pen a algo que faça boa terra.
Verifique com um medidor se há algum curto circuito no cabo ou nas soldas das fichas, o que também poderá ser um motivo da má recepção.
ppereira
ppereira
Semi-profissional

Mensagem por ALF007 em Ter 1 Dez 2020 - 22:10

Bom dia amigos,

Como o SDR oferece muitas bandas, faz tudo até o 1600 mhz agora vão precisar de antenas mas especificas. Para VHF e UHF as antenas são pequenas e ocupa pouco espaço porque o comprimento de onde é pequeno. Mas para HF e quanto mais baixa a banda for a antena é maior.

RSEQUEIRA,
Qual é a antena que esta a usar?

Por isso existe o

.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por RSEQUEIRA Ontem à(s) 21:59

ola
a antena que estou a usar com o scanner é uma deste tipo
""http://www.merseyradar.co.uk/airband-radio/home-made-coaxial-dipole-antenna-for-civil-airband/"  e o scanner tem uma boa captação eu nos meus poucos conhecimentos achei que podia usar o SDR para captar o  ADS-B mas pelos visto não serve
Consigo escutar as comunicaçoes de avioes ( estou em Coruche) que vindos do norte para lisboa desde Coimbra e no sul consigo escutar quando eles estão a sair do nosso espaço controlado entre a costa Algarvia e Marrocos continuado para sul quando vão para Faro sensilvelmente perto de Castro Verde , para este ainda em espaço aereo Espanhol a comunicação com Lisboa , a Torre de Lisboa prefeitamente (Claro quando os avioes aterram ja os deixo de ouvir) , dai ter pensado que com o ADS-B seria o mesmo mas devido a frequencia ser outra 1090 MHz e pelo cado Coaxial que estou a usar a atenuação ser grande e tb pelo tipo de antena , tenho que investir noutro tipo de cabo ( com pouca atenuação) e fazer uma antena mais especifica

Obriagdo pelas respostas
RSEQUEIRA
RSEQUEIRA
Iniciado

Mensagem por ALF007 Hoje à(s) 0:14

Bom dia RSEQUEIRA,

Também já andei focado no ADS-B, na minha altura que estava viciado nesta modalidade identificávamos por o "1090"
Veja tópico antigo para poder seguir [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

A melhor antena que já experimentei foi a Colinear para os 1090 mhz e segui o esquema desta antena partilhada no youtube para ter um bom RX e mais aviões no meu radar virtual. Quanto mais elementos tem melhor resultado, faça com 2, 4, 8, 16, 32, sempre a dobrar. A minha tem 8 elementos dentro de um tubo pvc e fui muito feliz!

Tinha um plugin instalado no google earth para ver os aviões a passar em tempo real e também usa um programa que já não me lembro do nome que tinha acesso há pista e ao estacionamento do aviões no aeroporto Sá Carneiro porque vivia muito próximo, pois na altura vivia em Leça da Palmeira.
Bons tempos a olhar para o monitor do pc e verificar a maior distancia do avião até se perder... lolol!

Quanto há antena que me mostrou esta antena é um Bazuka. Nunca experimentei.

Uma observação... Já viu só para uma um modalidade para os 1090 mhz existem varias antenas, umas melhores e outra piores.
Agora imaginem para as bandas todas, vão ser muitas antenas especificas para o que mais gostamos.
Com RX SDR vai exigir mais antenas porque o acesso ao espectro é tudo, fácil e barato. mas para ter um bom RX vamos precisar de antena!
Tenha ambição pelas antenas conforme o esta espaço que tenha!

Estou a gostar muito deste tópico! Top!
I like this!

Por isso existe o

.... O meu canal
You Tube

Instagram
TX&RX DX Grupo
31TX007 - Classe 3
PMR265