TX RX Fórum
Hyderabad Hams desenvolve um Transverter de baixo custo para o satélite QO-100 Hyderabad Hams desenvolve um Transverter de baixo custo para o satélite QO-100 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Hyderabad Hams desenvolve um Transverter de baixo custo para o satélite QO-100 Hyderabad Hams desenvolve um Transverter de baixo custo para o satélite QO-100 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Hyderabad Hams desenvolve um Transverter de baixo custo para o satélite QO-100 Hyderabad Hams desenvolve um Transverter de baixo custo para o satélite QO-100

Ir para baixo

Hyderabad Hams desenvolve um Transverter de baixo custo para o satélite QO-100 Hyderabad Hams desenvolve um Transverter de baixo custo para o satélite QO-100 Empty Hyderabad Hams desenvolve um Transverter de baixo custo para o satélite QO-100 Hyderabad Hams desenvolve um Transverter de baixo custo para o satélite QO-100

Mensagem por ALF007 Sab 7 Ago 2021 - 22:43

No que certamente será um trocador de jogo para a comunidade de radioamadores, cinco operadores de Ham com base em Hyderabad fizeram protótipos de conversores para cima e para baixo para o satélite QO-100



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Hyderabad: Um grupo de rádios amadores na cidade está literalmente fazendo ondas depois que tiveram sucesso em projetar e testar equipamentos autóctones de baixo custo que poderiam ajudar os radioamadores a se comunicarem via satélite geo-síncrono QO-100.

No que certamente será um trocador de jogo para a comunidade de radioamadores, cinco operadores de Ham com base em Hyderabad fizeram protótipos de conversores para cima e para baixo para o satélite QO-100. O uso deste equipamento, permitiria a qualquer operador de Ham praticar a comunicação via satélite, o que até então o teria forçado a investir grandes quantias.

Normalmente, é necessário usar o receptor de rádio definido por software (SDR) apenas para ouvir as conversas que acontecem no satélite ou usar um transceptor para se comunicar. Esses receptores ou transceptores são caros e o equipamento da marca pode custar mais do que lakh. A equipe de Hyderabad de operadores de Ham, adepta da fabricação de cerveja caseira, projetou um conversor funcional para baixo e para cima e os usou com sucesso para ter QSOs (conversas) com outros Hamms.

Os rádios amadores devem conectar seus aparelhos de rádio licenciados aos conversores recém-fabricados para usar os transponders no QO-100.

Toda a operação seria algo semelhante ao decodificador DTH que usamos em casa. Um satélite transmite sinais de programas de TV, que são captados por uma antena nos telhados. Esta antena equipada com um LNB converte essas ondas de rádio em sinais, recebidos pela caixa descodificadora através de um cabo. O decodificador novamente os converte em imagens na TV. Da mesma forma, o QO-100 também tem um downlink de 10 Giga Hertz e frequências de uplink de 2,4 Giga Hertz.

Para os conversores desenvolvidos localmente, a equipe de Hyderabad Ham adquiriu uma antena parabólica de 95 cm disponível localmente (custando cerca de Rs 1500) e LNB (Rs 150) para receber sinais QO-100. O verdadeiro sucesso foi projetar a placa de circuito que poderia receber sinais da antena (10 Ghz) e convertê-los em 740 Mega Hertz (Frequência intermediária no jargão da tecnologia).

“Desenhar esta placa de circuito levou quase um ano e está funcionando maravilhosamente bem”, narrou um visivelmente exultante Sasi Bhushan, VU2XZ e A Amarendra, VU2AAP. Os dois produtores caseiros adquiriram componentes eletrônicos da Índia e de outros países para fabricar as placas de circuito, que funcionam como conversor de downlink e conversor de uplink. O conversor uplink transforma as ondas em frequência de 2,4 Giga Hertz e as envia através da mesma antena para o satélite QO-100.

Os operadores de Hyderabad Ham planejam liberar os conversores de downlink e uplink para uso pelos rádios amadores baseados em Hydeabad primeiro. “Nosso objetivo é disponibilizar os conversores a preços baratos para os membros do Lamakan Amateur Radio Club (LARC)”, diz Sasi Bhushan. Planos também estão em andamento para projetar um transverter - uma combinação de conversores de downlink e uplink para que qualquer operador de radioamador possa usá-lo diretamente.

Caso contrário, os interessados ​​apenas em ouvir a comunicação de rádio via QO-100 poderiam usar apenas o conversor downlink, enquanto aqueles que planejam ter QSOs (cobertura) via satélite podem usar o conversor uplink a partir de agora. “O protótipo do transverter está pronto. Seria um transverter plug-and-play ”, afirma Sasi. Se Sasi Bhushan e Amarendra gastaram um tempo considerável em projetá-los, os companheiros Hams B. Venu Gopal VU2BVB, Anil VU3DXA, K Nagasainath VU2TJF e MVS Sarma VU3ZMV ajudaram na obtenção de material, fabricando e testando os conversores.

Agora você pode obter histórias escolhidas a dedo do Telangana Today no Telegram .



Fonte: Link

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos