TX RX Fórum
Astronautas da viagem simulada a Marte estão de volta Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Astronautas da viagem simulada a Marte estão de volta Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Astronautas da viagem simulada a Marte estão de volta

Ir para baixo

Astronautas da viagem simulada a Marte estão de volta Empty Astronautas da viagem simulada a Marte estão de volta

Mensagem por ALF007 Ter 6 Dez 2011 - 14:03

Reentrada virtual

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(A tripulação da primeira simulação realística de uma missão a Marte. [Imagem: ESA])

Os 520 dias de isolamento da tripulação da missão Mars500 chegarão ao fim no dia 4 de Novembro, quando a escotilha da "nave espacial"' será aberta pela primeira vez, depois de ter sido fechada em Junho do ano passado.

Os cientistas aguardam pelas análises finais enquanto a tripulação conta as horas até a liberdade.

Durante a missão de 17 meses de simulação de uma viagem a Marte, os seis homens fizeram inúmeras experiências: monitoraram seus cérebros, fizeram varreduras em corpos, coletaram todo o tipo de amostras e cuidaram da "nave".

A qualidade única do material recolhido até agora já deixou os cientistas satisfeitos. Mesmo assim eles estão ansiosos por trabalhar com o novo material que será obtido com a "chegada da nave".

Sobrevivência ao isolamento

A revelação dos resultados científicos completos vai demorar algum tempo, mas a principal questão já foi respondida - ou quase:

"A resposta é sim," diz Patrik Sundblad, especialista da ESA em ciências da vida.

"Sim, a tripulação consegue sobreviver ao isolamento obrigatório para uma viagem de ida e volta a Marte. Psicologicamente, somos capazes de aguentar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(Os astronautas virtuais monitoraram seus cérebros, fizeram varreduras em corpos, coletaram todo o tipo de amostras e cuidaram da "nave". [Imagem: ESA])

"Além disso, esta investigação é muito importante para a compreensão de questões clínicas em terra.

"A tripulação teve os seus altos e baixos, mas isto já era esperado. De fato, estávamos contando com muito mais problemas, mas a equipe tem-se portado extraordinariamente bem.

"O mês de Agosto foi a fase mais difícil do ponto de vista mental: foi a fase mais monótona da missão, os amigos e a família estavam de férias e não mandavam tantas mensagens e a comida era pouco variada," explica o especialista.

O humor melhorou com a proximidade do final da missão, com o fluxo normal de mensagens depois do período de férias e, especialmente, com o regresso às comunicações em tempo real, em 15 de Setembro, terminado o retardamento artificial.

Simulação fiel

"A grande fidelidade da simulação foi um fator importante para o sucesso da experiência," ressalta Patrik.

"Simular uma missão a Marte, de uma forma tão real quanto possível em Terra, foi muito importante para a tripulação.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(Houve problemas, mas todos foram superados para que a missão chegasse ao fim com sucesso. [Imagem: ESA])

"Saber que esta missão está de fato ajudando a tornar possível uma verdadeira missão a Marte tornou esta experiência de longa duração num desafio mais fácil para a tripulação," afirmou.

Os verdadeiros astronautas terão de enfrentar desafios psicológicos adicionais. Eles estarão em perigo constante porque não podem simplesmente sair da nave espacial em caso de emergência.

Viajar até tão longe e ver a Terra transformar-se em mais um ponto brilhante entre tantas estrelas pode criar uma sensação de separação, que se junta a outros fatores de estresse.

A ausência de gravidade e a radiação são outros desafios.

Alguns fatores analisados podem ser explorados em terra, em estudos de pacientes acamados e em tripulações que ficam completamente isoladas na Antártida durante inverno.

"Até certo ponto estamos usando os mesmos questionários psicológicos no Mars500 que usamos com as tripulações da base Concordia durante o Inverno e em estudos com acamados," diz Patrik. "É muito interessante compará-los."

Cooperação

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(Membro da tripulação da Mars500 simula a coleta de amostras. [Imagem: ESA])

A missão Mars500 foi muito além do isolamento de seis homens - envolveu a cooperação internacional e a criação de toda uma infra-estrutura em torno da missão.

"A tripulação trabalhou muito bem, quer individualmente, quer em equipe, e a cooperação aqui fora tem sido extraordinária," nota Patrik.

"A Rússia, a China e a Europa tornaram possível esta experiência única.

"Esta é uma importante lição para uma futura missão a Marte: não se trata apenas da nave espacial e da sua tripulação, mas também da cooperação em Terra entre todas as equipes e agências espaciais internacionais," concluiu.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos