TX RX Fórum
Robô cientista cultiva e analisa células Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Robô cientista cultiva e analisa células Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Robô cientista cultiva e analisa células

Ir para baixo

Robô cientista cultiva e analisa células Empty Robô cientista cultiva e analisa células

Mensagem por ALF007 Qua 11 Jan 2012 - 10:12


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(O primeiro desses robôs cientistas tem capacidade para fazer 500 culturas de células por mês, e será usado para testar a eficácia de fármacos, novas moléculas candidatas a se tornarem medicamentos.[Imagem: Fraunhofer IPM])

Robô biólogo

Os robôs já estão fazendo ciência há algum tempo.

E, como sempre se espera dos robôs, também esses robôs cientistas estão se tornando mais espertos a cada dia.

Cientistas e engenheiros alemães se uniram para criar um robô-biólogo que não apenas automatiza totalmente o processo de cultivar células em laboratório, como analisa as culturas e insere os resultados no computador.

Esta é a tarefa mais comum, mas também a mais demorada, em todos os laboratórios de ciências biológicas.

Cultivando células

A automação do processo de cultivar células tem inúmeras utilidades.

Por exemplo, o genoma humano já foi decodificado. Contudo, muitas questões continuam em aberto.

Nós sabemos que o genoma fornece uma espécie de projeto para várias proteínas. Mas qual é o papel dessas proteínas? Quais delas controlam a divisão celular em um corpo saudável? E o que acontece com elas quando se forma um tumor?

Para tentar responder essas e muitas outras perguntas, é necessário cultivar células em laboratório.

Como em todo cultivar, tudo começa com algumas células-semente colocadas sobre um disco de Petri. Regue então com os nutrientes adequados, no tempo adequado, e acompanhe regularmente para ver se a cultura está crescendo como esperado.

A colheita é feita com pipetas, que transferem as células para um novo recipiente, onde começa sua análise propriamente dita.

O novo robô, criado pela equipe do Dr. Albrecht Brandenburg, faz tudo isso sozinho e com total precisão e cuidado. O Dr. Brandenburg o chama de "fábrica de células".

Robô modular

O robô é formado por um conjunto de módulos, formando um laboratório inteiro, mas totalmente automatizado.

"Um microscópio inspeciona regularmente as células para avaliar o estado e o crescimento das culturas. O robô transfere os discos de Petri para a platina do microscópio, focaliza, troca as lentes e ativa as fontes de luz necessárias. Todo o sistema óptico é projetado para suportar e operar em condições de alta umidade que as células necessitam," explica o Dr.Brandenburg.

Entra então o grande avanço do novo robô cientista: ele "olha" as culturas e relata suas observações aos pesquisadores, que poderão então se concentrar naquilo que é mais importante.

"Os resultados da análise microscópica alimentam um sistema de controle, uma capacidade nunca vista em sistemas automatizados de cultivo de células," diz o pesquisador.

O primeiro desses robôs cientistas, instalado no Instituto Max Planck, também na Alemanha, tem capacidade para fazer 500 culturas de células por mês, e será usado para testar a eficácia de fármacos, novas moléculas candidatas a se tornarem medicamentos.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos