Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Antena Dipolo DUALBAND
5 participantes
Página 1 de 1
Antena Dipolo DUALBAND
Boa noite gostaria de saber se algum colega tem as medidas para fabricar uma antena dipolo para UHF/VHF para por na janela ou outra discreta.
73 e obrigado
73 e obrigado
PMR1006- Amador
Antena dipolo dual band
PMR1006 escreveu:Boa noite gostaria de saber se algum colega tem as medidas para fabricar uma antena dipolo para UHF/VHF para por na janela ou outra discreta.
73 e obrigado
Caro colega fiz uma antena dipolo dualband 140/440 e ate agora penso que está muito boa , é so fazer como no seguinte link " [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]". Para converter as polegadas para cm é so multiplicar por 2,54, vou pegar então um exemplo, o elemento radiante tem um comprimento de 21 1/8, temos então um numero inteiro e uma fração logo desfazemos a fração e dividimos 1 por 8 que vai dar 0,125 agora somamos com o 21 que vai dar 21,125 e multiplicamos por 2,54 que vai dar o comprimento em cm que é igual a 53,65 cm.
Quando so nos e dado o valor em fração ex: 1/4 dividimos 1 por 4 e multiplicamos por 2,54 que vai dar 0,635cm ou (vezes 10) 6,35 milimetros que é o espacamento entre os elementos do dipolo ( eu arredondei pra 7mm).
o tubo de aluminio ja tinha com cerca de 10mm de diametro em secções de 50 cm, no elemento radiante (o de cima ) coloquei outra parte de tubo de diametro inferior que entra no tubo radiante e da pra aumentar ou diminuir o comprimento para fazer os cerca de 53 cm.
Parti a cabeça pra encontrar um meio de unir os dois tubos com o espaçamento e a melhor soução que encontrei foi um perfil no bricomarche em madeiraem forma de L com creca de 3 ou 4 metros custoume cerca de 3 euros, cortei dois pedaços com cerca de 30 cm e colei os elementos com epoxy aos perfis de madeira ficou um mimo, passei o coaxial por dentro do tubo de terra (mais pequeno) e fiz dois furinhos nos tubos onde coloquei uns pequenos parafusos e fixei o vivo do cabo e a malha ao tubo de terra(atenção , só colei os tubos aos perfis de madeira depois de ligar o cabo pq aquilo é muito tricky depois 7 mm de espaço é muito pouco espaço pra depois fazer as ligações.
Não utilizei tubo de pvc para a parte de fora, tinha aqui uma cana de pesca de francesa de fibra de vidro e utilizei dois elementos da dita cana, se quiser fotos posso enviar depois mas só por email, n tenho tempo pra andar a postar na net nem nada.
Se precisar de ajuda dê uma apitadela aqui.
PS: uma dremel ou semelhante ajuda muito LOL
Se precisar de mais alguma informação indique.
Convidado- Convidado
Antena dipolo dual band
Boa tarde, conforme prometido aqui vai a foto da antena.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Convidado- Convidado
Re: Antena Dipolo DUALBAND
Boas Drake.
Adoro ver construções de de antenas como esta.
É divertido!
E os resultados?
São satisfatórios?
Adoro ver construções de de antenas como esta.
É divertido!
E os resultados?
São satisfatórios?
Por isso existe o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
73 e tudo de bom
- TX&RX DX Chat no Telegram
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007- Administrador Fundador
basta meter no google a pergunta.. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]PMR1006 escreveu:Boa noite gostaria de saber se algum colega tem as medidas para fabricar uma antena dipolo para UHF/VHF para por na janela ou outra discreta.
73 e obrigado
nineâu5- Profissional
Boas noites outra vez...
Obrigado também, pelo site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esta muito bom!!!!
Obrigado também, pelo site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esta muito bom!!!!
Por isso existe o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O chat é no Telegram - Link de convite
73 e tudo de bom
- TX&RX DX Chat no Telegram
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007- Administrador Fundador
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] VHF 2 metrosPMR1006 escreveu:Boa noite gostaria de saber se algum colega tem as medidas para fabricar uma antena dipolo para UHF/VHF para por na janela ou outra discreta.
73 e obrigado
Calcular antena dipolo para freqüência central da faixa de 2 metros na freqüência de central 146 mHz (144 a 148 MHz)
eu uso :
142,5 / 146 = 0,9760 / 2 = 0,4880 cm ---------<|>--------- cada elemento do dipolo = 0,48 cm +0,48 cm ...
Última edição por nineâu5 em Sáb 19 maio 2012 - 22:33, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ajustes)
nineâu5- Profissional
Boa noite Drake. obrigado pela foto está 5 estrelas, agora é por mãos á obra
PMR1006- Amador
Antena dipolo dual band
Boa noite a todos, em termos de prestações, assemelha-se muito a uma que tenho no barra movel, so é pena que no meu qth estou barricado de predios, por isso é muito complicado, mas aida assim chego a muitos repetidores, entre 100 a 120 km, mas estou num buraco como ja disse lol... ainda pra mais o meu radio só manda 5w, portanto imaginem..
Não aconselho a construir esta antena sem um medidor de estacionarias, no meu caso não tenho e isso foi um risco, tentei minimizar ao maximo o risco através de cortes muito precisos no aluminio e espaçamento etc.
Fiz vários calculos também relativamente ao cabo coaxial, depois de lêr varias linhas de pensamento uns dizem que é importante, outros nem por isso, mas por sim pelo não tentei calcular a melhor medida ressonate nas duas bandas.
Apesar de ser um esquema simples, aconselho a fazerem a antena com muita atenção e principalmente nas medidas, tentarem seguir a "receita" que ja está comprovada.
Este esquema de dipolo é de um amador norte-americano creio e já foi modificado por uns quantos mais, o balun realmente funciona muito bem testei sem balun e não tinha as prestações que tem.
Boa sorte a todos
PMR2160
Luis Serrano
Não aconselho a construir esta antena sem um medidor de estacionarias, no meu caso não tenho e isso foi um risco, tentei minimizar ao maximo o risco através de cortes muito precisos no aluminio e espaçamento etc.
Fiz vários calculos também relativamente ao cabo coaxial, depois de lêr varias linhas de pensamento uns dizem que é importante, outros nem por isso, mas por sim pelo não tentei calcular a melhor medida ressonate nas duas bandas.
Apesar de ser um esquema simples, aconselho a fazerem a antena com muita atenção e principalmente nas medidas, tentarem seguir a "receita" que ja está comprovada.
Este esquema de dipolo é de um amador norte-americano creio e já foi modificado por uns quantos mais, o balun realmente funciona muito bem testei sem balun e não tinha as prestações que tem.
Boa sorte a todos
PMR2160
Luis Serrano
Convidado- Convidado
Boas,
Também fiz uma, e pelos testes que fiz funciona muito bem, é pena o SWR que apresenta nos 446, mas nos 439 ainda é razoável, sendo excelente nos 144/146. Ou seja, parece-me que temos por aqui uma antena desenhada para os 144/146, que tem comportamento razoável nos 430/440.
Material que utilizei:
- Tubo PVP Eléctrico 25mm com 130cm
- Tubo de Alumínio de secção quadrada, com 10x10mm (39,4 + 53.6)
- A união dos dois tubos de alumínio foi feita com duas tiras de PVC de 5mm com cerca de 10cm, coladas e aparafusadas.
- Coloquei também pedaços de espuma colados ao alumínio para evitar que este oscila-se dentro do tubo de pvc
- Fiz o Choque RF de 6 voltas sobre o PVC com um cabo RG58, que no total em 12m.
Bons QSO's
Também fiz uma, e pelos testes que fiz funciona muito bem, é pena o SWR que apresenta nos 446, mas nos 439 ainda é razoável, sendo excelente nos 144/146. Ou seja, parece-me que temos por aqui uma antena desenhada para os 144/146, que tem comportamento razoável nos 430/440.
Material que utilizei:
- Tubo PVP Eléctrico 25mm com 130cm
- Tubo de Alumínio de secção quadrada, com 10x10mm (39,4 + 53.6)
- A união dos dois tubos de alumínio foi feita com duas tiras de PVC de 5mm com cerca de 10cm, coladas e aparafusadas.
- Coloquei também pedaços de espuma colados ao alumínio para evitar que este oscila-se dentro do tubo de pvc
- Fiz o Choque RF de 6 voltas sobre o PVC com um cabo RG58, que no total em 12m.
Bons QSO's
joma- Semi-profissional
Boa tarde colegas,
Algum dos Senhores tem experiência com dipolo instalado em viatura automóvel???
Agradeço comentários...
Algum dos Senhores tem experiência com dipolo instalado em viatura automóvel???
Agradeço comentários...
PMR2936- Amador