TX RX Fórum
O que escolher? Precisam-se opiniões! Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
O que escolher? Precisam-se opiniões! Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


O que escolher? Precisam-se opiniões!

+3
CT1END
Joaquim Rosa
Alfa31
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Qui 3 Nov 2011 - 21:29

Ora bem, o que pretendo eu afinal?
Pretendo rádio HF (se fizer 6m, 2m e 70cm é um bónus bem vindo, mas não é factor decisivo para a escolha) para utilização maioritariamente como base, mas que se necessário possa dar umas voltas pelo campo, ou seja, pretendo um móvel para usar quase sempre em casa, logo não precisa (nem quero) aquele tipo de rádio móvel minorca. Quero mesmo um "trambolho" móvel, pois só muito raramente irá sair de casa (mas garantidamente sairá, por isso não pode ser um base puro e duro daqueles do tamanho de um PC desktop). Posto isto, reuni abaixo alguns dos possíveis concorrentes ainda em produção e/ou comercialização.

Quero então as vossas opiniões em relação a estes equipamentos, principalmente de proprietários ou ex-proprietários dos mesmos, e claro que quem tiver outras sugestões para além das abaixo pode sempre dar a sua bicada, pois não desconsidero a hipótese de comprar um equipamento usado, como por exemplo ainda ontem me surgiu a oportunidade de comprar um Kenwood TS-50, pena é que o dono tinha andado a fumar daquelas coisas que fazem rir, e queria vender o TS-50 ao mesmo preço do equipamento novo que ele pretende comprar para o substituir... enfim...

Opiniões, sugestões, reclamações, guito, etc, etc, é tudo bem vindo! Força nisso!


Icom IC-718

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Icom IC-7000

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Icom IC-706MKIIG (Descontinuado mas ainda se encontra à venda)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Kenwood TS-480SAT

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Yaesu FT-450D

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Yaesu FT-897D

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Alinco DX-SR8

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Alfa31 em Sáb 5 Nov 2011 - 0:44, editado 1 vez(es)
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Joaquim Rosa Qui 3 Nov 2011 - 21:39

O Icom IC-7000 tem bom aspecto
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por CT1END Qui 3 Nov 2011 - 22:03



Dos anunciados, o IC-7000 sem dúvida, no plano de preços.

Boa recepção, boa sensibilidade, tem tudo até TV, só falta tirar cafés.

CT1END
CT1END
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Qui 3 Nov 2011 - 22:39

Acho que na compra do IC-7000 eles oferecem uma máquina Nespresso Smile

De facto de todos é para mim o que mais me "eche as medidas". É um rádio com tudo e mais alguma coisa, e bastante compacto. O problema é que de todos é o menos compacto no preço Sad Sempre acima dos 1100€ Sad
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por smd Qui 3 Nov 2011 - 22:43

Boas,
sem querer entrar no campo dos preços, até porque desconheço em parte os preços dos modelos apresentados, e com base no estudo que fiz o ano passado, e que culminou com a minha decisão, eu sugeria o TS2000 da Kenwood, que por ventura não foi mensionado.
Claro que esta foi a minha decisão, mas tambem tinha o intuito de trabalhar satelites. Até ao momento posso dizer que estou bastante satisfeito, mas não posso fazer comparações porque nunca operei com outros modelos semelhantes. Embora seja um trambolho, é perfeitamente transportavel; até tem uma pega tipo malinha Smile

Boas escolhas
SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Qui 3 Nov 2011 - 22:57

O TS-2000 é um MAQUINÃO! Porém não o mensionei por ter a ideia de ser um rádio de base puro e duro... Foi por isso mesmo que mensionei apenas o TS-480 que é um base/móvel. Anyways, TS-2000 também já entra no escalão de preço elevado para as minhas necessidades, tal como o IC-7000... Satélite não está fora de hipótese em vir a usar, mas é sempre uma possibilidade remota... Aquilo que mais me interessa mesmo é DX em onda curta (10m, 12m, ..., 20m, 40m, ...). Quero é ter a portabilidade necessária para o caso de me dar na cabeça, ir algures para uma serra, estender um dipolo para os 40m e dar fogo à peça...

Falo de actividades como esta:
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por CT1END Qui 3 Nov 2011 - 23:04

E esta opção ?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Portable satellite station - FT-817, FT-100, 7Ah Gel cell
CT1END
CT1END
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por CT1END Qui 3 Nov 2011 - 23:06

Eu, tenho este ...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Yaesu FT-847, HF, 6 meters, 2 meters and 70 centimeters
CT1END
CT1END
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Qui 3 Nov 2011 - 23:49

CT1END escreveu:E esta opção ?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Portable satellite station - FT-817, FT-100, 7Ah Gel cell

Ora nem mais, pretendo um equipamento que dê para fazer precisamente isto Smile

Meter numa mochila junto com uma baterial, um dipolo enrolado lá para dentro e umas cordas, chegar ao local, estender a "corda da roupa" e aqui vai disto Wink
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Qui 3 Nov 2011 - 23:53

CT1END escreveu:Eu, tenho este ...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Yaesu FT-847, HF, 6 meters, 2 meters and 70 centimeters

Canhão! 7kg de rig porco, feio e mau! Boa máquina Wink Não tenho é em mente o tamanho dele... Visto que tens outros equipamentos, logo experiência com razão de causa, qual a tua opinião em relação ao YAESU FT-847?
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por CT1END Sex 4 Nov 2011 - 10:07


SPECIFICATIONS

Type: Amateur HF/VHF/UHF transceiver
Frequency range: TX: 10-160 m + WARC/ 50-54 / 144-146 / 430-440 MHz (also 4 meters in the UK)
RX: 0.1-30 / 36-76 / 108-174 / 420-512 MHz
Mode: AM/FM/SSB/CW
RF Power output: FM/SSB/CW: 100/100/50/50 W
AM: 25/25/12.5/12.5 W
Receiver system: N/A
Sensitivity: AM-N (10 dB S/N)
0.5-1.8 MHz: 20 uV
1.8-30 MHz: 2 uV
50-54 MHz: 1 uV
FM (12 dB SINAD)
28-30 MHz: 0.5 uV
50-54 MHz: 0.25 uV
2 m: 0.2 uV
70 cm: 0.2 uV
SSB/CW (10 dB S/N)
1.8-30 MHz: 0.25 uV
50-54 MHz: 0.2 uV
2 m: 0.125 uV
70 cm: 0.125 uV
Selectivity: AM: 9 KHz (-6 dB), 20 KHz (-60 dB)
AM-N: 2.2 KHz (-6 dB), 4.5 KHz (-60 dB)
FM: 15 KHz (-6 dB), 30 KHz (-60 dB)
FM-N: 9 KHz (-6 dB), 20 KHz (-60 dB)
SSB/CW: 2.2 KHz (-6 dB), 4.5 KHz (-60 dB)
CW-N: 0.5 KHz (-6 dB), 2 KHz (-60 dB) - with optional YF-115C installed
Image rejection: 60 dB
Voltage: 13.8 VDC +/-10%
Current drain: RX: 1.5-2 A
TX: Max 22 A
Impedance: 50 ohms
Dimensions (W*H*D): 260*86*270 mm
Weight: 7 Kg
Manufactured: Japan, 1998-2005 (Discontinued)
Other: 9K6 packet ready

Factores negativos:
- Não tem antenna tunner incorporado.
- Não tem VOX.
- Não faz DUPLEX de VFOs.
- Não tem 1.2GHz
- Pesa 7 Kgs

Factores positivos:
- Tem HF/VHF/UHF em todos os modos.
- Tem o modo packet c/velocidades 1k2 e 9k6
- Tem amplificador de RF
- Boa recepção e sensibilidade.
- Tem DSP
- Tem modo Satélite
- É robusto

CT1END
CT1END
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Sáb 5 Nov 2011 - 0:43

Fazemos negócio? Laughing Laughing
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Sáb 5 Nov 2011 - 3:07

Gosto tanto disto...



Smile
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Joaquim Rosa Sáb 5 Nov 2011 - 17:36

Alfa31 escreveu:Gosto tanto disto...



Smile

Grande equipamento
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por ALF007 Seg 7 Nov 2011 - 14:28

Eu antes de adquirir o kenwood TS 480 Sat andei a namorar bastante tempo o Yaesu ft 450.
Parece-me ser um excelente equipamento, já vem incluído a memoria Keyer co 3 canais onde se grava vários tipos de chamadas... dá muito jeito durante os concursos.
Arrisca... é um equipamento com tecnologia recente e pelo que já andei a ler o DSP até deve ser melhor do que o meu ts 480.

Eu ando a namorar a hipótese do FT 857 da yaesu para colocar no carro. É um equipamento pequeno, faz tudo (HF, VHF e UHF) e não me chateio com mais nada no carro.
Se alguém tiver algo de negativo para dizer sobre este este equipamento que me diga. Obrigado.

Já conhecia o YAESU FT-847.
O FT 847 ou o TS 2000 da Kewood são equipamento que gostava de ter, na base para fazer Satélites e DX no quentinho de minha casa.

Alfa31... não te esqueças das antenas. é que as antena para HF são caras, até podem ser mais caras do que os próprio rádios.
Conselho: Comprar o equipamento com antena pensada para comprar ou construir. De que vale ter um topo de gama e não ter uma boa antena para ouvir.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por CT1END Seg 7 Nov 2011 - 14:59

Concordo que a "peça" mais importante duma estação, seja a antena. Sei de colegas que têm 1000 MP ligados a antenas dipolo e dizem que fazem QSOs de DX, quando pergunto para onde, respondem Espanha e Itália com sinais de 59+ .

A esta realidade rio-me e respondo, esses QSOs faço com a baixada de 30m de RG-213 que tenho até ao telhado.

bounce

Tenho uma experiência na banda de 40m que nunca vou esquecer, estava na actividade do concurso do IOTA desde a ilha do Pessegueiro, no ano de 1998, vejam as fotos em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] , o equipamento era um TS-50, e no meio do "pile-up" sou chamado por uma estação, VK6LC , DXCC Austrália , Op.Malcom num português arrastado "Olá Carlos" com um sinal fortissimo e audio claro. Pensei que era um brincalhão e não liguei, e voltou a repetir a chamada, desta vez reconheci a modulação dele, e respondi "Allo Malcom, you are in Portugal? and said nothing to anyone, its signal is 59+40, your antenna is 5 stars" isto porque a antena que utilizamos foi planeada pelo Malcom e construida em Portugal, são 4 mastros verticais de 15 m, e uma série de radiais espalhados na areia interligados a uma caixa de comutação que permite direcionar o sinal, escolhendo 2 ou 4 elementos irradiantes. Caso encontre o esquema desta antena, publico neste forum.

Dai não descurem a antena, bem como o cabo coaxial.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
CT1END
CT1END
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Seg 7 Nov 2011 - 15:29

Ora aí está algo vital e muita gente se esquece: o cabo! Muita gente pensa em equipamentos XPTO topos de gama, antenas de mega ganho e afins, mas depois usam cabo da treta, e esquecem-se que é por ali que vai passar tudo... Por isso mesmo, o cabo que ando a pensar mandar vir à partida será um Ecoflex 10 ou Aricom Plus (haja €'s...).
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por radioamador78 Seg 7 Nov 2011 - 16:42

Boas, acho que as melhores opções seriam o FT-897 ou FT-857 que se arranjam a bom preço usados, e falando pelo FT-897 que tenho um é um excelente rádio.
O IC-7000 é muito bonitinho mas se for como o IC-706 que até tem um display muito porreiro pena é parecer um aquecedor... além disso ICOMs é sempre estar sujeito a avarias. O IC-7000 não vale o preço que custa.

A melhor compra seria mesmo o FT-847, isso sim é um rádio com todas as bandas a sério.
avatar
radioamador78
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Sex 11 Nov 2011 - 2:28

Alfa31 escreveu:Ora aí está algo vital e muita gente se esquece: o cabo! Muita gente pensa em equipamentos XPTO topos de gama, antenas de mega ganho e afins, mas depois usam cabo da treta, e esquecem-se que é por ali que vai passar tudo... Por isso mesmo, o cabo que ando a pensar mandar vir à partida será um Ecoflex 10 ou Aricom Plus (haja €'s...).

Voltando aqui a esta questão:

Westflex W103

Quem conhece? Quem usa? Opiniões sobre ele quando comparado com os acima referidos e claro com o RG213?
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por CT1END Sex 11 Nov 2011 - 10:30

Façam a comparação dasatenuações por 100m :


Westflex WF103
Specifications:

Outer Sheath: 10.3 mm
Inner Conductor: 2.7 mm
Minimum Bending Radius: 55mm
Velocity Ratio: 0.85
100m drum weight 16kg
Loss per 100 Metres:

10 MHz: 0.9dB
30 MHz: 1.7dB
50 MHz: 2.0 dB
100 MHz: 3.2dB
144 MHz: 4.5dB
200 MHz: 5.4dB
300 MHz: 6.2dB
432 MHz: 7.5dB
1000MHz: 13.0dB


RG-213tm Low Loss co-axial cable 100m drum
Inner Conductor : 7 x 0.65 mm
Dielectric : type PE, 6.30mm
Screen : 90%
Sheath : PVC, 9.50mm
Impedance : 50 Ohms
Capacitance : 100 (pf/m)
Velocity Ratio : 66%
Screening Effectiveness : >80(db)
Attenuation : 50Mhz - 5.0 db/100m
Attenuation : 100 Mhz - 7.2 db/100m
Attenuation : 200 Mhz - 10.5 db/100m

Agora só falta saber a comparação de preços no mercado nacional.

Eu pessoalmente uso o RG-213 norma MIL em todas as bandas.


CT1END
CT1END
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por smd Sex 11 Nov 2011 - 13:20

Como opinião de experiencia, devo dizer que quando comecei com a operação nos SATs o primeiro cabo que usei foi o RG58, que até tinha lá por casa e no caso dos 2M e em RX quase não se ouvia nada, nos 70cm não se ouvia nada mesmo! Depois troquei para o RG213 MIL e as melhorias foram excepcionais. Mais tarde voltei a trocar o RG213MIL (que passei a usar para HF) pelo LMR-400 e ainda assim senti melhorias "avultadas". Para os exemplos que dei estou a falar num comprimento de 30 metros de cabo. Conclusão, e sem me pronunciar sobre o dito Westflex WF103, diria que um bom cabo traz excelentes resultados, principalmente em distancias maiores.

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Sex 11 Nov 2011 - 14:38

Carlos,

fica em cerca de 180€ uma bonine de 100m.

Quanto ao cabo em si, apenas me preocupa o facto de ser ainda mais grosso e rígido que o RG213, mas sem dúvida que é muito melhor que o RG213, e que o Aircell 7. Só ainda não o comparei com o Aircell 10, mas fica bem mais barato que este último.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Sex 11 Nov 2011 - 14:41

smd escreveu:Como opinião de experiencia, devo dizer que quando comecei com a operação nos SATs o primeiro cabo que usei foi o RG58, que até tinha lá por casa e no caso dos 2M e em RX quase não se ouvia nada, nos 70cm não se ouvia nada mesmo! Depois troquei para o RG213 MIL e as melhorias foram excepcionais. Mais tarde voltei a trocar o RG213MIL (que passei a usar para HF) pelo LMR-400 e ainda assim senti melhorias "avultadas". Para os exemplos que dei estou a falar num comprimento de 30 metros de cabo. Conclusão, e sem me pronunciar sobre o dito Westflex WF103, diria que um bom cabo traz excelentes resultados, principalmente em distancias maiores.

SMD

Pois, no meu caso também irei precisar de utilizar em comprimentos de cerca de 30 a 35 metros.

Tenho é de ver quais as fichas PL que servem para este cabo.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por CT2JKJ Qua 11 Jan 2012 - 15:48

Olá

Já ouviram falar do CO-22, é o cabo que eu utilizo para VHF e para UHF.
O diametro é igual ao 213 mas com menos perdas.
Retomando o assunto do topico principal, o unico que não conheço é o da Alinco.
Para mim e para escolher escolhia o yaesu - 450 e o IC - 718. Apesar de gostar muito de Radios kenwood.

Um abraço a todos
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Alfa31 Qua 11 Jan 2012 - 16:11

Vou investigar esse cabo.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

O que escolher? Precisam-se opiniões! Empty Re: O que escolher? Precisam-se opiniões!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos