TX RX Fórum
Design de antena Yagi  Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Design de antena Yagi  Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Design de antena Yagi

4 participantes

Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Design de antena Yagi

Mensagem por ALF007 Sex 22 Abr 2011 - 12:33

Neste tópico "Design de antena yagi" vou colocar um site onde depois podem desenhar a yagi, saber como se faz com as medidas corretas para as respectivas frequências onde vão querer operar.
Ao construirmos antenas como esta vamos aumentar o ganho de recepção e de emissão. Assim os nossos equipamentos vão deixar de serem surdos e vamos chegar mais longe.
Sem duvida que é preferível apostarmos em antenas de alto ganho do que aumentarmos á potencia "W" dos nossos equipamentos.



Disign yagi - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Aqui esta um exemplo da configuração de uma yagi para os PMR 446 Mhz de 15 elementos com 13,912 dBd de ganho:
 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Nesta foto podem ver o resultado das medias do espaçamento e dos comprimentos dos elementos:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Se tiverem dificuldades em compreender o inglês, usem o tradutor do google aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Atenção: Para configurar a antena, não use a pagina do tradutor. Mas sim a pagina original.

5 Passos para o Sucesso na Banda.

1 - Propagação (neste passo ninguém poderá controlar, "O Sol trata disso...")

2 - Elevação / Altitude ( quanto mais elevação a nível do mar estivermos melhor recepção e emissão.)

3 - Antena (Quanto mais ganho melhor recepção e emissão. O que nos adiante termos 100 W de emissão e termos uma antena de pouco ganho. Estamos surdos. Se não ouvimos não podemos fazer um QSO com os 100W

5 - Equipamento - É apostar num equipamento com uma boa recepção, bom áudio, varias funções auxiliares que podem nos dar jeito, e quantos mais watts tiver melhor.  

Apostar em antenas de fabrico caseiro é a melhor opção porque com a construção vamos aumentar o nossa cultura e conhecimento sobre o assunto e poupamos muito dinheiro. As antenas nas lojas estão caras.


73 e bom bricolage!
___________________
PMR.265
Manuel


Última edição por ALF007 em Seg 8 Jul 2013 - 4:46, editado 2 vez(es)
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Re: Design de antena Yagi

Mensagem por NanoMhz Dom 22 maio 2011 - 21:35

Alguem sabe como ligar a antena YAGI a um radio PMR como o Intek MT5050?
Já agora excelente post.
avatar
NanoMhz
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty yagi

Mensagem por Pmr2549 Dom 19 Jun 2011 - 20:45

ola a todos!

eu estou a pensar construir uma antena yagi para o meu intek! o problema e que nao percebo nada de antenas e todas as suas afinaçoes....
axo,ou e mesmo necessario afinar as estacionarias,mas nao tenho equipamento e tambem nao vou investir....
ja vi uma antena de 6 elementos e todas as medidas...
alguem da uma ajudinha na zona do fundao? Laughing
avatar
Pmr2549
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Re: Design de antena Yagi

Mensagem por ALF007 Seg 20 Jun 2011 - 21:04

Olá viva Pmr2549.

Faz muito bem em construir uma yagi para os seu intek.
Para afinar dava jeito um medidor de estacionarias mas para poder afinar as estacionarias também é preciso ter 3w no mínimo para que o medidor consiga dar um valor de onda estacionaria.
Os medidores têm uma sensibilidade de uma potencia mínima. O Meu é o RS-40 NISSEI com a sensibilidade de potencia mínima de 3W. Na radio center custa 36€, veja aqui o link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tente ver se algum colega, perto de si tem um medidor ou então sempre pode afinar com o ouvido. (lol)
1 - Coloque o gama math a meio.
2 - Quando ouvir um sinal fraco mexa no gama match, para a esquerda e para a direita com o objectivo de ouvir melhor esse mesmo sinal fraco. Quando ouvir em melhor condições, aperte para poder fixar a posição do gama match.

Uma coisa garanto-lhe... com uma yagi afinada e não afinada vai ouvir e chegar muito mais longe do que com a antena original, mesmo com antena desafinada. Já viu?

Desejo-lhe um bom bricolage e depois mostre a sua construção.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty yagi

Mensagem por Pmr2549 Seg 20 Jun 2011 - 21:45

ola caro amigo alf muito obrigado pela resposta!

eu so estou com receio que no caso de a antena nao estar bem calibrada que possa acontecer algo ao radio...
eu estive a ver uma de 6elementos no pmr446.org para comessar nao e dificil de fazer,apenas uma duvidazita no gama mach... bem e que pa quem estava abituado a cb,este tipo de antenas nao tem nada a ver! hehehehehe

mas assim k comprar o bum que e o que falta,ja a construo!

de culquer forma o intek mesmo com a antena de origem tem muita cualidade, mesmo com 0.5w em linha de vista claro ativei o repetidor da gardunha a uns bons 50 km som a 100%, e tb ja ouvi colegas a serca de 15km com montes e edificios pelo caminho tambem muito bem! ja agora tava dentro de casa;)
avatar
Pmr2549
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Re: Design de antena Yagi

Mensagem por ALF007 Dom 17 Jul 2011 - 13:16

Boas PMR2549!

E então?
Já construiu a yagi?
Vale a pena operar com uma yagi? (lol)

A antena que comentou é antena que o colega Paulo, PMR90 fez?
Caso seja o colega Paulo também utilizou este site para calcular as medidas para a sua antena.

Eu fiz um yagi de 27 elementos, um boom de 6 metro para UHF e também utilizei este site.
Com o gama match muito facilmente calibra a antena.
Recordo-me que quando acabei de fazer o gama match, estive a mediar as estacionaria e deu-me muito pouco... tipo 1.5

73's e um ate já!
Ainda consegui baixar para 1.2; 1.3 de estacionarias.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty ola

Mensagem por Pmr2549 Dom 17 Jul 2011 - 20:35

ola caro colega,como andao essas comunicaçoes?Wink
olhe por acaso ainda nao comessei a construçao... apenas porque nao fiz ainda a alteraçao ao meu intek5050! e tambem porque tou com dificuldades em arranjar as fichas de ligaçao a antena...tou a ver se arranjo mais umas coisitas pa ficar mais em conta!
mas tou a penssar tambem se deva investir ou nao na alteraçao do radio,visto andar a namorar um dynascan;) mas fique descanssado que quando for hora vou xatealo um pokito pa trocarmos umas ideias;) sim a antena e a do colega que falou! digame uma coisa,nos dynascan 48 84 e 92 quais as diferenças? qual o melhor? visto a nivel de preço serem parecidos!

comprimentos
avatar
Pmr2549
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Re: Design de antena Yagi

Mensagem por ALF007 Seg 18 Jul 2011 - 8:06

... Ok.

Nestes 2 vídeos poderá ver com atenção a alteração da ficha do Intek 5050 para depois mudar de antena com facilidade:





Quanto ao Dynascan 48 84 e 92...
Se for a comprar novo compre o 92 porque tem mais memorias (199) e os outro tem 128. Também tem o SCRAMBLER coisa que os outro não tem. O SCRAMBLER permite estar em QSO e nimguem o ouvir de 92 para 92.
Quanto as outras funções são iguais.
O top kit do 92 na radio center esta a custar 129€. Traz vários acessórios que dão muito jeito e pelo preço vale a pena. Mas veja com os seu próprios olhos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Também poderá ver db 48 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E o L 84 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Os preço são muito parecidos. Tenho a certeza que quando tiver um destes 3 equipamentos vai ficar super contente. São bons e comparando preço qualidade é a melhor opção.
Namore bem e passe a acção!

73's e até jazz!


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty ola

Mensagem por Pmr2549 Qui 21 Jul 2011 - 11:07

ola caro amigo!

em relaçao aos videos que deixou ja os tinha visto! pois antes de fazer o que quer que seija faço muitas pesquisas sobre o assunto!
o intek mesmo com antena de origem e um radio muito bom,mas a minha dificuldade nao e fazer a alteraçao,mas sim se adequirir outro aparelho...nao vai valer a pena tar a gastar dinheiro mal gasto e assim sempre deixava o radio legal...se bem que tenho muitas duvidas ate que ponto este seija mesmo legal,visto vir de origem com as frequencias lpd!

enquanto me decido ou nao,o que me diz fazer uma ligacao a uma atentena por induçao??
ficara algo de jeito??

quanto a antena talvez se tiver tempo hoje vou comprar o matrial... vou utilizar aluminio de 16mm para o boom e 10mm para os elementos! em vez de 6elementos,vao ser 8, no saite diz que tem um ganho de 10,5db!
o que me dizem,ficara boa ou nem por isso??


comprimentos
avatar
Pmr2549
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Re: Design de antena Yagi

Mensagem por ALF007 Qui 21 Jul 2011 - 20:26

ligacao a uma atentena por induçao??
Nunca experimentei ligar uma antena por indução. Mas pelo que já li, os que já experimentaram
estão contentes com os resultados.

Quanto á construção da antena desejo-lhe paciência e óptimos resultados. Depois diga-me algo e se precisar de esclarecer qualquer duvida, pergunte por aqui!

Disponha sempre!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Ola

Mensagem por Pmr2549 Seg 26 Set 2011 - 0:16

ola caro amigo alf! bem a antena ta praticamente pronta,falta apenas o gama mach... visto nao encontrar o cabo,apenas querem vender bobines de 100metros...
a radiola tambem ja ca mora;) um db48!
fiquei foi um tanto ou quanto deziludido,comunicaçoes por aqui nada... apenas se ouve o echolink e de vez em quando alguem a chamar pelos retransmiçores,mas ate mesmo estes chamao chamao e nada! tava com ideias de me tornar radio amador,mas assim ta mesmo fora de questao! vou dedicarme apenas ao cb e pmr,e dedicarme a escuta entre os 25mhz30mhz,118mhz e 200mhz,400hz e 500mhz!


73s
avatar
Pmr2549
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Re: Design de antena Yagi

Mensagem por ALF007 Seg 26 Set 2011 - 12:44

Boas Pmr2549.

Parabéns... tem um bom equipamento, também tenho um DB 48 e não o vendo por nada, estou satisfeito com o DB 48.

Na [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] vendem bobines de 25, 50, 75 e de 100 metros. Se for a uma loja até pode comprar ao metro.

Eu não sei de onde é o colega mas sei que á zonas que são mortas, não existem pessoas que façam radio.
Já estou a ver que vai ser o padrinho da dessa malta toda.

Aparece no Servidor Seixal do programa FRN. Muita malta anda por lá.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty ola

Mensagem por Pmr2549 Seg 26 Set 2011 - 13:32

boas caro amigo alf!
eu sou do fundao!
bem pelo que tenho conhecimento,ate a por aqui uns quantos radio amadores, mas tirando a banda PMR e CB pouco mais se ouve! e verdade que isto e um autentico buraco cheio de paredes geograficas... ate temos aqui bons sitios pa fazer DX mas,apenas subindo ao monte...

quanto ao FRN,o link k por aqui mais se usa e o da atalaia, do qual se encontra um repetidor activo CH5 tone 10! acho que e muito mais activo que o do seixal!


73s
avatar
Pmr2549
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Re: Design de antena Yagi

Mensagem por ALF007 Seg 26 Set 2011 - 13:49

Acha?
Não tem a certeza? lol!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty ola

Mensagem por Pmr2549 Seg 26 Set 2011 - 14:05

Pois...hehehehehe

bem tirando o colega davide que se tornou radio amador a bem pouco tempo, todos os outros que conheço... sao os que vi nas listagens de indicativos!

Mas de qualquer forma de momento ta mesmo fora de questao, com a legislaçao atual,os gastos que se tem com liçenssas isto e aquilo,vou esperar mais uns tempos!

para passar tempo por enquanto temos o PMR e CB;)






73s
avatar
Pmr2549
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty db48

Mensagem por Pmr2549 Seg 26 Set 2011 - 14:24

ja agora uma pergunta!

quais as frequencias que tem no seu db48, no meu denotei que muito provavelmente so faz 118mhz a 175mhz e 400 e pouco ate 175 180mhz!

em escuta em fm radio,diz que vai desde os 76mhz...mas duvido que assim seija...
quanto a mim so comessa mesmo nos 87mhz!
estarei serto??
avatar
Pmr2549
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Re: Design de antena Yagi

Mensagem por ALF007 Seg 26 Set 2011 - 17:11

Leia com atenção este tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É igual ao DB 48. E dá para ouvir muita coisa... veja neste tópico.


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Re: Design de antena Yagi

Mensagem por smd Seg 26 Set 2011 - 21:20

Boas,
Para o colega PMR2549: realmente o "ruido" provocado pelos radioamadores já teve melhores tempos... comecei a escutar os 2m á cerca de 15 anos com um radinho construido por mim e com uma antena que nada mais era que um simple fio, e com o passar dos tempos a banda, que na realidade já não era muito activa, foi ficando deserta e pensei que seria do meu humilde equipamento que tinha uma sensibilidade reduzida, mas quando adquiri um equipamento "profissional" a desilusão foi enorme pois escutava exactamnte o mesmo: quase nada. Enfim... foi só um desbafo. Só mais recentemente me entusiamei deveras quando comecei a fazer QSOs por satelite, fantástico, sempre cheios de colegas á procura de novos contactos! Nas bandas de HF tambem ainda há muita actividade principalmente de fora do país. E para terminar, se tem gosto pelas comunicações, não desista de ser radiomador!

Quanto ás antenas: existem dois programas muito bons: Yagui calculator DL6WU e QuickYagui4. Não querendo desfazer da pagina postada pelo colega Alf, que é excelente, aqui fica mais duas hipoteses para explorar, para quem gosta de inventar... como eu!

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Design de antena Yagi  Empty Re: Design de antena Yagi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos