TX RX Fórum
Esquema de fonte de alimentação Popup110

Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Esquema de fonte de alimentação Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!

Divulgação

Esquema de fonte de alimentação

+4
radioamador78
airlomba
ALF007
PMR1006
8 participantes

Ir para baixo

Esquema de fonte de alimentação Empty Esquema de fonte de alimentação

Mensagem por PMR1006 Seg 6 Jun 2011 - 13:39

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
PMR1006
PMR1006
Amador

Ir para o topo Ir para baixo

Esquema de fonte de alimentação Empty Re: Esquema de fonte de alimentação

Mensagem por ALF007 Qui 9 Jun 2011 - 12:44

Bom dia PMR 1006!

E como vai este esquema?
Já o experimento?

Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.

- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Mensagem por airlomba Seg 27 Jun 2011 - 21:57

Boa tarde,

O esquema apresentado é o esquema típico de aplicação de um regulador de tensão monolítico da série 78XX.
O esquema está correcto e funciona. Porém, se me permitem, devo chamar a atenção para alguns pormenores importantes:

- O transformador pode/deve ter um secundário de 12V apenas, pois serve perfeitamente para se obter os 13.8V pretendidos. De facto, com um transformador de 12V, teremos à entrada do regulador uma tensão de 15.5V aproximadamente (posso explicar os cálculos se pretenderem - são simples).
- Para a corrente pretendida, o regulador deverá obrigatoriamente estar convenientemente montado sobre um dissipador de calor.
- A resistência de 2k2 à saída da ponte rectificadora só está lá a baixar o rendimento da fonte; não faz falta nenhuma.

Se tiverem dúvidas perguntem! Estou ao dispor para ajudar nisto. As fontes de alimentação já foram uma das minhas paixões. Wink

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional

Mensagem por radioamador78 Ter 28 Jun 2011 - 13:34

Boas, o titulo não está correcto, devia ser esquemas de fontes e não de transformadores.
radioamador78
!BANIDO!

Mensagem por ALF007 Qua 29 Jun 2011 - 18:52

Boas tardes
Caríssimos colegas.

O colega radioamador78 tem razão... este esquema é de uma fonte de alimentação.

Gostava muito de poder trocar umas mensagens sobre este esquema com o colega airlomba.
Mas os meus conhecimentos sobre electrónica são muito poucos. Não tenho formação para poder o acompanhar.

Por falar em formação...
Eu gosto e ando á procura de um curso de electrónica. O todo conteúdo da electrónica cativa-me e pretendo aprender com objectivo de saber mais e depois já poderei montar aqueles esquemas muito interessantes que andam por ai na net (deve ser uma sensação incrível construir algo e depois utilizar).
Á pouco liguei para para este centro de formação:

SGO - Tecnologia e Formação, LDA
Rua Aníbal Cunha, 41/45
4050 048 Porto
Tel: 222 083 493 | Faz: 222 009 883
E-mail: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
WEB: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E só lá para Setembro é que talvez haja um curso.
Esta difícil arranjar um curso de electrónica com horários após laboral para depois divertir-me com a electrónica.
Se tiverem conhecimento de algum curso avisem-me por favor.
Quero ser um engenhocas... (lolol)

73's e um até já!

Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

O chat é no Telegram - Link de convite

73 e tudo de bom

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.

- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador

Esquema de fonte de alimentação Empty Fonte de Alimentção

Mensagem por mizzu Seg 18 Jul 2011 - 18:06

airlomba escreveu:Boa tarde,

O esquema apresentado é o esquema típico de aplicação de um regulador de tensão monolítico da série 78XX.
O esquema está correcto e funciona. Porém, se me permitem, devo chamar a atenção para alguns pormenores importantes:

- O transformador pode/deve ter um secundário de 12V apenas, pois serve perfeitamente para se obter os 13.8V pretendidos. De facto, com um transformador de 12V, teremos à entrada do regulador uma tensão de 15.5V aproximadamente (posso explicar os cálculos se pretenderem - são simples).
- Para a corrente pretendida, o regulador deverá obrigatoriamente estar convenientemente montado sobre um dissipador de calor.
- A resistência de 2k2 à saída da ponte rectificadora só está lá a baixar o rendimento da fonte; não faz falta nenhuma.

Se tiverem dúvidas perguntem! Estou ao dispor para ajudar nisto. As fontes de alimentação já foram uma das minhas paixões. Wink

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.

Emmanuel, explique melhor oque quis dizer, Para a corrente pretendida ou Para a Tensão pretendida, devemos observar a tensão nominal se usar um trafo de 12V+30% 15,6v se precisarmos do consumir a tensão total 14,5 e ai... se nossa tensão nominal é 12v , acho que tem que ser no minimo 15Vque + 30% daria 19,5V. Quanto ao resistor de 2,2k q deve ser de 1 a 2W seria para eliminar o ripple ou pico assim que ligarmos a fonte, creio q nao diminuiria a eficiencia da mesma

Abraços a todos

Mizzu
mizzu
Caloiro

Mensagem por airlomba Seg 18 Jul 2011 - 21:09

mizzu escreveu: Emmanuel, explique melhor oque quis dizer, Para a corrente pretendida ou Para a Tensão pretendida, devemos observar a tensão nominal se usar um trafo de 12V+30% 15,6v se precisarmos do consumir a tensão total 14,5 e ai... se nossa tensão nominal é 12v , acho que tem que ser no minimo 15Vque + 30% daria 19,5V. Quanto ao resistor de 2,2k q deve ser de 1 a 2W seria para eliminar o ripple ou pico assim que ligarmos a fonte, creio q nao diminuiria a eficiencia da mesma

Abraços a todos

Mizzu
Olá Mizzu,

Um transformador com tensão nominal (valor eficaz) de 12V, dará uma tensão máxima de 12x1.414=16.9V aproximadamente. O 1.414 é a raiz quadrada de 2. Pois o valor máximo de uma tensão alternada sinusoidal (como a que temos no secundário do transformador) é igual à tensão eficaz a multiplicar pela raiz quadrada de 2 - dava jeito um editor de equações aqui. Smile

Com a rectificação da onda sinusoidal, teremos este valor máximo menos o valor da queda de tensão em dois dos díodos rectificadores (lembro que apenas dois conduzem em simultâneo de cada vez - considerando uma ponte rectificadora com 4 díodos).
Assim, aos terminais do condensador, teremos 16.9-(2x0.7)=15.5V

Pela datasheet de um regulador da família 78XX (neste caso o 7812), sabe-se que para se obter os 12V na saída, é necessário que na entrada haja pelo menos mais 1.5V ou seja a tensão à entrada do regulador deve ter no mínimo 12+1.5=13.5V; ficamos assim satisfeitos.
Mas como estamos a "enganar" o regulador com os díodos enfiados no terminal de massa, a tensão de saída será de 13.8V. Ora 13.8+1.5=15.3V Que ainda fica abaixo dos 15.5V que temos na entrada.

Bom, obviamente, isto são contas teóricas com tolerância zero. Ou seja, se na rede, em vez de termos os 230V temos um pouco menos porque o nosso QTH fica longe do PT. Lá se vão os 12V eficazes no secundário do transformador e aí, a fonte aninha. Pelo que um "factor de cagaço" da ordem dos 15% é mais do que suficiente.
Note-se que quanto maior for a diferença entre as tensões à entrada e à saída do regulador, mais este vai aquecer, e muito!

Quando falo que a resistência tira eficiência à fonte, estou a dizê-lo de um ponto de vista global. Isto é, o rendimento da fonte calcula-se dividindo a potência de saída pela potência de entrada (e multiplicando por 100 para se obter um valor percentual). Ou seja, toda a energia que for consumida pela própria fonte para que ela faça o seu trabalho, representa perdas; por outras palavras diminui o rendimento da fonte. Para que tenham uma noção. Este tipo de fonte tem rendimentos na ordem dos 70%~80%.
As fontes de maior rendimento são a de tipo comutado (como as dos PCs). Porém este tipo de fontes, além de ser fonte de energia, também é fonte de ruído/interferência... Pano para outro tópico. Wink

Qualquer dúvida, estou por cá (se eu souber ajudar). Wink
Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional

Esquema de fonte de alimentação Empty Fonte de Alimentação

Mensagem por mizzu Seg 18 Jul 2011 - 23:42

Meu caro Emanuel,Resumindo voce quer dizer que, se eu resolva montar essa mesma fonte Usaria trafo de 12V e nao um de 15v e nao usar o R de 2,2k porque esse vai reduzir a eficiencia da mesma, essa ideia vai ficar so no Papel

faça na pratica, trafo 10,38 3A retificada ondas completas 13.14, consumida 12v / 35w = 10,38 Medidas feitas com Mutimetro digital minipa ET2517

abraço a todos

mizzu
mizzu
Caloiro

Mensagem por airlomba Ter 19 Jul 2011 - 13:47

mizzu escreveu:Meu caro Emanuel,Resumindo voce quer dizer que, se eu resolva montar essa mesma fonte Usaria trafo de 12V e nao um de 15v e nao usar o R de 2,2k porque esse vai reduzir a eficiencia da mesma, essa ideia vai ficar so no Papel
Caro mizzu,

É apenas uma sugestão. É claro que a fonte, conforme está esquematizada, funciona. Eu apenas sugeri as alterações que eu faria se fosse eu a montá-la.

mizzu escreveu:faça na pratica, trafo 10,38 3A retificada ondas completas 13.14, consumida 12v / 35w = 10,38 Medidas feitas com Mutimetro digital minipa ET2517

abraço a todos

mizzu
Não percebi a segunda parte da sua mensagem.
Está a dizer-me que tem um transformador que deveria dar 12V e só lhe dá 10.38V?
Se percebi bem a sua mensagem, os transformadores que conheço que dão assim essas discrepâncias são os modelos da loja do chinês. De qualquer forma não é caso para deitar fora, pois é sempre possível refazer a coisa aproveitando algum miolo.

Caro mizzu, se quiser que lhe desenhe o esquema de uma fonte ao seu gosto, diga-me as caracterísitcas que pretende na mesma (tensão e corrente máxima) que eu terei todo o gosto em a projectar para si; incluíndo a lista de componentes com preços e local onde poderá comprar os componentes.

Cumprimentos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional

Esquema de fonte de alimentação Empty Fonte de Alimentção

Mensagem por mizzu Ter 19 Jul 2011 - 15:21

Ola a todos,Trafo usado wilkasom (9v) 3A a tensao medida de 10,34 VAC Secudario, usada por mim foi para chegar mais perto possivel do assunto aqui discutido, e obtive os resultados citado,claro que tenho trafos aqui de diversas tensoes e correntes inclusive as tensoes aqui discutidas e estamos nos referindo a tensoes exatas pela teoria e que na pratica por diversos fatores q nao vou citar aqui,precisam
revisoes e adequaçoes para chegarmos ao resultado preferido Ok....
Suas citaçoes teoricas sao de um amplo conhecimento e digno de seus esforços para obter resultados satisfatorios,mas vamos concordar que na pratica as vezes as contas nao conferem.....e por ai vai....
Ah ,deixo aqui meus sinceros agradecimentos a Voce pelo seus serviços ok...Se eu precisar de um projeto com certeza vou pedir um Help aqui....

Abraço a todos
mizzu

mizzu
Caloiro

Mensagem por airlomba Ter 19 Jul 2011 - 15:42

mizzu escreveu: (...)mas vamos concordar que na pratica as vezes as contas nao conferem.....e por ai vai....
Concordo sim senhor! Wink
Isto deve-se tão somente às tolerâncias de fabrico dos componentes.
Dou um exemplo. Vou à loja e compro uma resistência de 100 Ohms. Normalmente as resistências mais correntes são as que têm 5% de tolerância. Neste caso, a nossa resistência será identificada pelos aneis Castanho-Preto-Castanho-Ouro (100 Ohm, 5%).
Na prática, a minha resistência não terá forçosamente os 100 Ohms, mas algum valor entre 95 e 105 Ohm.
Aqui estamos a falar de uma resistência apenas. No caso de uma fonte estamos a falar de uma porrada de componentes, cada um com a sua tolerância. Tudo junto, dá as tais discrepâncias. Porém, é claro que no projecto de qualquer aparelho electrónico, isto é tomado em consideração e por isso os respectivos manuais referem os valores mínimos e máximos, ao lado do valor nominal. Por exemplo, um radio que esteja especificado para 13.8V, também funciona a 12V como a 16V.

Caro mizzu, sempre à ordens. Wink Forte abraço o meu amigo!
Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional

Mensagem por Bernardo Lucas Qui 6 Jun 2013 - 19:31

Nessa imagem no terceiro esquema qual é o valor dos diodos?
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional

Mensagem por airlomba Qui 6 Jun 2013 - 20:29

Bernardo Lucas escreveu:Nessa imagem no terceiro esquema qual é o valor dos diodos?
Olá Bernardo,

1N4001.

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional

Mensagem por Bernardo Lucas Qui 6 Jun 2013 - 20:44

airlomba escreveu:
Bernardo Lucas escreveu:Nessa imagem no terceiro esquema qual é o valor dos diodos?
Olá Bernardo,

1N4001.

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.

Ja agora mais uma pergunta se tiver ja uma fonte de 22v posso ligar logo no circuito sem necessitar de fazer o circuito da primeira imagem certo?

Bernardo
Bernardo Lucas
Bernardo Lucas
Profissional

Mensagem por pmr3363chaparrito Qui 6 Jun 2013 - 23:19

montar uma de raiz para ficar na saida com 13.8v e entre 15a e 20a
quanto teremos de investir +/-
bgd
73's
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru

Mensagem por airlomba Sex 7 Jun 2013 - 8:45

pmr3363chaparrito escreveu:montar uma de raiz para ficar na saida com 13.8v e entre 15a e 20a
quanto teremos de investir +/-
bgd
73's
Olá chaparrito,

Se não possuir já o transformador, fica-lhe mais caro do que comprar esta:
ou esta:

Eu uso a MAAS EPA9300 (que já não se vende na loja referida acima).

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional

Mensagem por Coutada Sex 7 Jun 2013 - 15:42

Boas
Não se consegue ver o esquema esta off
Coutada
Coutada