TX RX Fórum
radio scan Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
radio scan Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


radio scan

+3
pmr1989
Alfa31
pedro sousa
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

radio scan Empty radio scan

Mensagem por pedro sousa Qui 30 Ago 2012 - 0:54

que radio me aconselham para scan?
1- Intek AR- 109
2- Uniden UBC69 XLT2

qual procura mais bandas?

opiniões
pedro sousa
pedro sousa
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Qui 30 Ago 2012 - 2:13

Uma pequena pesquisa rápida pelo nosso grande amigo Google responde à tua questão em menos de 30s.

O Intek é um scanner essencialmente dedicado a banda aérea, ou seja, faz mais, mas muito pouco... faz rádio "musiqueira", aérea, amador VHF e comercial/profissional VHF. É que nem a PMR chega...

O Uniden faz 12m, 11m, 10m, etc, etc, até aos 512 MHz, mas com muitos intervalos vazios pelo meio, ou seja, tirando as bandas de onda curta abaixo dos 12m faz a grande maioria das bandas de amador e pouco mais (banda aéres já não faz), ou seja, para mim quase que nem o considero um scanner pois não faz banda corrida de x a y MHz (vai fazendo umas quantas bandas apenas).

Agora a grande questão é: até quanto queres gastar? E pergunto isto por algo muito simples: tanto um como o outro são "coisinhas" fraquinhas como scanner, e se gostas de rádio escuta rapidamente vais dar por ti a pensar em algo mais a sério, como por exemplo um AOR8000 ou Icom IC-R20 (falando de portáteis claro). E outra questão ainda: que banda ou bandas são mais relevantes para ti para escutar? Pergunto isto uma vez mais por razões simples: rádios que façam escuta em muitas bandas, normalmente nunca são realmente bons em nenhuma delas, e isto é válido até mesmo para scanners (portáteis) dos mais caros (como por exemplo o AOR e Icom). E dou-te um exemplo práctico disto: imagina que queres escutar onda curta, banda aérea, as amadoras de VHF/UHF e PMR. Ora neste caso tens uma solução mais prática e eficaz, ou seja, compras um dual-band como os que são actualmente tão populares (ex. um UV3R) e com esse (para além de transmitires) escutas as amadoras de VHF/UHF e PMR. Depois compras um rádio tipo Tecsun PL660 e com ele fazes onda longa, onda média, onda curta, rádio "musiqueira" e banda aérea, e tudo isto com muita qualidade para o tipo e preço de rádio - e falo por experiência própria, pois tenho um.

Como vês tens muitas opções, claro que umas mais em conta que outras, mas mesmo com soluções em conta consegues bons resultados. Por outro lado, se tiveres uma carteira realmente abastada, então tens no mercado receptores multibanda que fazem maravilhas, mas podem chegar a valores na casa dos 5 digitos.

Outra sugestão ainda, dentro da toada de soluções amigas da carteira: porque não SDR? Se for para usar em casa então é uma opção muito aliciante.

Espero ter ajudado.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por pmr1989 Qui 30 Ago 2012 - 2:19

Boas!

Se a escolha recai sobre esses dois modelos, sem duvida escolheria o uniden, pois esse intek so esta vocacionado para a banda aerea, como disse muito bem o Alfa31. Mas tudo depende do que quer ouvir e do que quer gastar.

Informe-se melhor na net ou neste forum, e verá que encontrará o que procura.

Cts.
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Qui 30 Ago 2012 - 2:26

Pois, eu esqueci de referir que se tivesse de escolher entre os dois também iria para o Uniden, se bem que os acho muito limitados porque a Uniden tem muitos scanners mas em todos eles faz sempre grupinhos de bandas em vez de algo que faça por exemplo dos 3Mhz até aos 1000Mhz como é normal num verdadeiro scanner.

Mas confesso que mesmo assim gostaria de experimentar alguns modelos da Uniden. Procura no Youtube por videos de Uniden e vais ver que há modelos com bastante interesse, principalmente os móveis.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por airlomba Qui 30 Ago 2012 - 8:35

Bom dia,

Eu uso um ICOM IC-R5 (actualmente substituído pelo IC-R6).
Muito bom para cobrir até aos 1.3GHz, mas só em AM, FM e WFM. Tenho pena que não faça SSB. Mas para isto uso um FT-897D.

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por pedro sousa Qui 30 Ago 2012 - 10:08

eu gostaria de ouvir de 130 MHZ ate os 446Mhz

pedro sousa
pedro sousa
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Qui 30 Ago 2012 - 14:07

airlomba escreveu:Bom dia,

Eu uso um ICOM IC-R5 (actualmente substituído pelo IC-R6).
Muito bom para cobrir até aos 1.3GHz, mas só em AM, FM e WFM. Tenho pena que não faça SSB. Mas para isto uso um FT-897D.

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.

FT-897D Cool Gosto muito!
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Qui 30 Ago 2012 - 14:09

pedro sousa escreveu:eu gostaria de ouvir de 130 MHZ ate os 446Mhz


Então para isso fazes com um dual band como o UV3R
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por pedro sousa Qui 30 Ago 2012 - 21:33

eu tenho um wouxun kg uv6D queria ver se o desbloqueava ou alguem tem alguma tecnica?
pedro sousa
pedro sousa
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Qui 30 Ago 2012 - 21:39

Com o cabo de programação há software específico para isso.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por pmr1989 Qui 30 Ago 2012 - 22:33

Boas!

Eu tenho um rádio desses. Se o tem bloqueado apenas às frequências nacionais de amador, atenção que os softwares que existem para outros modelos da wouxun não funcionam no UV6D, danificam no inclusivé. Não ha software de desbloqueio para este modelo, pois ainda é um modelo relativamente recente, em comparação com outros da mesma marca. Apenas a marca e os revendedores autorizados o podem fazer.

Na secção VHF\UHF tem mais informação acerca deste assunto.

Cts.
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por pedro sousa Qui 27 Set 2012 - 20:59

estou a pensar comprar um uniden, eu so quero este para para saber as frequencias que os outros utilizam, por ex como sou bombeiro as vezes vejo os seguranças dos hospitais a falar por radio e queria saber a frequencia deles como sei de empresas perto de mim a utilizaram outras frequencias e não as sei! eu tenho um kg uv6d mas so faz scan nas bandas programadas!
pedro sousa
pedro sousa
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Qui 27 Set 2012 - 23:16

Há modelos da Uniden bem interessantes.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por pedro sousa Sex 28 Set 2012 - 18:56

o modelo e este Uniden UBC69 XLT2
pedro sousa
pedro sousa
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Sex 28 Set 2012 - 19:00

Humm... nem por isso... eu falava mais era do Uniden UBC3500XLT e do Uniden Bearcat BCT15X. Os outros são muito fraquinhos... dos mais baratos da Uniden, acho que o único que vale a pena considerar é o Uniden USC230E. Eles até teem outros modelos interessantes, mas já só encontras nos USA. Seja como for, qualquer dos Uniden são scanners de bandas com intervalos pelo meio, nenhum deles é como o meu Alinco X11 e nenhum deles faz banda lateral como o X11.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por pedro sousa Sex 28 Set 2012 - 19:02

qual e o preço do teu alinco x11??
pedro sousa
pedro sousa
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Sex 28 Set 2012 - 19:03

Cá em Portugal cerca de 430€ com o cabo de programação e controlo por SDR.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Snog Sex 28 Set 2012 - 19:16

Para isso comprava um Yaesu FT-817 faz todas as bandas dá para escutar HF e emitir (cuidado, apenas radio-amadores).
Faz o UHF (PMR), VHF...

E deve ter uma melhor recepção, mas o problema está em emitires não és radio-amador não DEVES emitir naquelas frequências, escutar?? É de boa na lagoa e tranquilo como o esquilo!!
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Sex 28 Set 2012 - 19:40

Acho que não tem nada a ver uma coisa com outra...

O 817 faz scan a 100 frequências por segundo??? É que nem perto disso faz...

Faz recepção corrida dos 0.5MHz aos 1300MHz??? Também nem perto disso faz...

Tem dois VFO's? Não...

Faz SDR? Não...

Faz análise de banda? Não...

Faz busca por sinal? Não...

Se quiseres posso continuar... A lista é bem longa...

Um scanner é um scanner, e um transceiver é um transceiver. Apesar de muito fraquinho a nível de emissão, eu adoro o 817ND pois acho que como conceito de estação HF QRP está algo de fabuloso, é mesmo o rádio ideal para meter dentro de uma mochila junto com uns dipolos, pegar na bike e ir para o mato/serra, mas é apenas isso: estação HF QRP portátil. Potência máxima de 5W em HF e 1W V/UHF.

Comparar as duas coisas é como comparar o Cristo Rei com a ponte Vasco da Gama. São coisas sem base de comparação. Agora podes é preferir gastar o dinheiro num HF QRP em vez de um scanner, mas isso aí já vai do gosto de cada um. No meu caso em particular, sou tão viciado em DX como em fazer escuta, por isso mesmo tenho os dois.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Snog Sex 28 Set 2012 - 19:46

Eu cá gosto é de emitir, e se me dessem a escolher entre um e outro escolheria o 817, fazia DX nos 27.555 escutava o VHF, UHF, ainda emitia nos PMR's e prontos fazia umas brincadeiras todas XPTO...

Acho um pouco caro, mas é um scan que faz muitas frequências talvez muitas delas desertas, não será??? Very Happy
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Sex 28 Set 2012 - 19:50

Não fazes mesmo ideia do que se escuta fora das bandas de amador... é só o que te digo.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Snog Sex 28 Set 2012 - 19:55

Ruídos??? Banda aérea?? Piratas???

Conta lá mais então do que se escuta.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Alfa31 Sex 28 Set 2012 - 20:10

Fazes ideia da quantidade de serviços que usam rádio? O mundo da escuta é um mundo à parte...
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Snog Sex 28 Set 2012 - 20:18

Alfa31 escreveu:Fazes ideia da quantidade de serviços que usam rádio? O mundo da escuta é um mundo à parte...

Talvez não saiba, mas vou descobrir.
Muahahaha. Very Happy Very Happy
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por tangará Sex 28 Set 2012 - 21:55

AR-109 É VOCACIONADO PARA BANDA AEREA E SURDO NO EXTREMO DE BANDA EM 173MZ , EXPLICAÇAO DO VENDEDOR AO BALCÃO SOBRE O PORQUÊ DELE SER TÃO FRACO A ESCUTAR 173 MEGAS... agora é com cada um a escolha .
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

radio scan Empty Re: radio scan

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos