TX RX Fórum
ModUlação vs modElação Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
ModUlação vs modElação Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


ModUlação vs modElação

+2
tangará
airlomba
6 participantes

Ir para baixo

ModUlação vs modElação Empty ModUlação vs modElação

Mensagem por airlomba Seg 17 Set 2012 - 9:08

Bom dia a todos,

Há um erro que vejo frequente e repetidamente nos fóruns de radio portugueses. Podia deixar passar em branco mas por respeito aos autores dos respectivos posts que muito gosto de ler, tenho de deixar o alerta.

MODELAÇÃO (reparem no E): Vem de MODELO. Modelação é criar o modelo de alguma coisa. Pode ser um modelo à escala (vulgo maquete), pode ser um modelo matemático de um sistema qualquer (eu trabalho com este tipo de modelos no meu dia a dia).

MODULAÇÃO (reparem no U): A modulação é o processo de alterar as caracterísitcas de um sinal eléctrico. Estas caracterísitcas podem ser a amplitude, a frequência, a fase, a intensidade de uma sinal. Este sinal é o sinal portador, ou portadora. O sinal que alterará as características da portadora é o sinal modulador, ou moduladora.

Portanto, a menos que falem de modelos matemáticos envolvidos no desenvolvimento teórico de antenas ou rádios, estarão a falar de modulações e não de modelações.

Espero ter sido claro, a bem da nossa língua e da inteligibilidade das mensagens (já nem falo da malta que gosta de codificar o texto com Ks e Xs até meter nojo - mas isto devo ser eu a ficar velho).

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

ModUlação vs modElação Empty Re: ModUlação vs modElação

Mensagem por tangará Seg 17 Set 2012 - 10:26

mt bem Basketball
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

ModUlação vs modElação Empty Re: ModUlação vs modElação

Mensagem por Alfa31 Seg 17 Set 2012 - 11:24

airlomba escreveu:Bom dia a todos,

Há um erro que vejo frequente e repetidamente nos fóruns de radio portugueses. Podia deixar passar em branco mas por respeito aos autores dos respectivos posts que muito gosto de ler, tenho de deixar o alerta.

MODELAÇÃO (reparem no E): Vem de MODELO. Modelação é criar o modelo de alguma coisa. Pode ser um modelo à escala (vulgo maquete), pode ser um modelo matemático de um sistema qualquer (eu trabalho com este tipo de modelos no meu dia a dia).

MODULAÇÃO (reparem no U): A modulação é o processo de alterar as caracterísitcas de um sinal eléctrico. Estas caracterísitcas podem ser a amplitude, a frequência, a fase, a intensidade de uma sinal. Este sinal é o sinal portador, ou portadora. O sinal que alterará as características da portadora é o sinal modulador, ou moduladora.

Portanto, a menos que falem de modelos matemáticos envolvidos no desenvolvimento teórico de antenas ou rádios, estarão a falar de modulações e não de modelações.

Espero ter sido claro, a bem da nossa língua e da inteligibilidade das mensagens (já nem falo da malta que gosta de codificar o texto com Ks e Xs até meter nojo - mas isto devo ser eu a ficar velho).

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.

I like this!

E infelizmente andam por aqui alguns elementos que para além dos "Ks e Xs" escrevem mal, mas mesmo mal! Inventam palavras, pontuação nunca ouviram falar, etc, etc... Dar um erro ortográfico uma vez por outra, acontece a todos. Eu próprio tenho imenso cuidado com a escrita, e mesmo assim também a mim me acontece, e por vezes passa-me despercebido, mas malta que numa frase de cinco linhas consegue ter vinte erros ortográficos é demais! Detesto estar a ler algo e ser obrigado a fazer um esforço tremendo para "descodificar" o que a pessoa queria dizer.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

ModUlação vs modElação Empty Re: ModUlação vs modElação

Mensagem por ALF007 Seg 17 Set 2012 - 13:09

Obrigado airlomba .
Não sabia mas com o seu tópico já fiquei a ter conhecimento.
Aprender até morrer!

Obrigado.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

ModUlação vs modElação Empty Re: ModUlação vs modElação

Mensagem por Snog Seg 17 Set 2012 - 16:47

Uma coisa que os meus pais sempre me exigiram foi o facto de escrever bem português...
Tento ao máximo não dar erros de ortografia, e também erros gramaticais (ponto fraco)

Acho que devemos preservar esta língua que é de todos, alem disso devemos respeitar que é uma coisa que não noto muito que fazem...

Por exemplo, eu neste momento uso o Google Chrome que corrige as palavras que estão mal, mas de facto este corrector tem me dado muito boas ajudas, pois se eu errar uma corrijo, a segunda a terceira a quarta já decorei e não erro...

Toda a gente pode fazer por escrever mas quando a preguiça é muita, já se sabe...

cumprimentuxxx a toduh du forummm.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

ModUlação vs modElação Empty Re: ModUlação vs modElação

Mensagem por tangará Seg 17 Set 2012 - 17:37

citando : Acho que devemos preservar esta língua que é de todos, alem disso devemos respeitar que é uma coisa que não noto muito que fazem... Exclamation ou deveria acabar : que muitos façam ? bounce
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

ModUlação vs modElação Empty Re: ModUlação vs modElação

Mensagem por Açoreano Seg 17 Set 2012 - 20:08

sempre aprendendo. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Açoreano
Açoreano
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

ModUlação vs modElação Empty Re: ModUlação vs modElação

Mensagem por tangará Seg 17 Set 2012 - 20:18

lol! o que importa é viver feliz.. tao the king versão tangará [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

ModUlação vs modElação Empty Re: ModUlação vs modElação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos