TX RX Fórum
Duvidas, muitas duvidas!! Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Duvidas, muitas duvidas!! Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Duvidas, muitas duvidas!!

+4
[ThunderS]
pmr1989
Snog
zimbras
8 participantes

Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por zimbras Qui 25 Out 2012 - 20:47

Boas amigos, após algum tempo nos pmr o bichino foi cresacendo e agora queria dar um passo para o cb 27mhz, e tenho muitas duvidas.

1. Sei que "teoricamente" para fazer cb tenho de aquirir licença que é vitalicia ronda os 75€, a minha duvida é todos os que fazem cb tem esta licença? Provavelmente vou aqui gerar discordia entre os membros do forúm, mas a creio que uma grande parte do pessoal "abdica" da licença para fazer cb, ou não?

2. Em cb já li que não há indicativos, então como me identifico numa comunicação?
Segundo li é identico ao pmr temos que ter uma identificação, a divisão sei que é 31...... indicativo que identifica o país e o resto, terei que solicitar aqui no forum um 31TX....? ou tentar pertencer a um grupo e depois o indicativo é atribuido? E já agora para fazer dx e fazer confirmações de qsl tenho de registar o meu indicativo para se vier a acontecer, as confirmações "cairem" na minha caixa do correio ou apartado, onde faço esse registo?

3. Este radio para iniciados que dizem Jopix Itaca, pelo que lí é facil "abrir" as frequências para eventualmete passar pelos 27.555.

73 a todos e desde já obrigado pelas eventuais respostas.
avatar
zimbras
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por Snog Qui 25 Out 2012 - 21:28

Olá Zimbras.

1) Eu não tenho licença e opero na Banda do Cidadão tenho vídeos no youtube sobre o CB.
Queria a Anacom ter tantas pessoas como nós.
Mas prefiro o DX do que o CB, raramente escuto só quando não há propagação.

2) Numa comunicação as pessoas normalmente identificam-se por "nicknames" ou seja nomes que te identifiquem.
Por exemplo: Saturno, Jacaré, Petroleiro, Tinoni, Energia CB, Cobra, etc...
No DX já vais ter de usar indicativo, o meu é:
31TX345

31 - Divisão
TX - Grupo
345 - Numero dado ou escolhido.

Quanto às QSL neste momento um rádio-amador fez o favor de "albergar" as minhas QSL's.
É arriscado dar a morada via rádio pois não tens noção quem é que escuta o melhor é dar por e-mail...

Se te registares no site da banda do cidadão tens que dar um nome à tua estação.

3) Jopix Itaca pelo o que eu oiço e tenho andado a pesquisar é um bom rádio se estiver bem afinado.

73.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por pmr1989 Sex 26 Out 2012 - 0:57

Boas colega!

Isso da licença é muito relativo! Se quiser ter estação movel, e dependendo da zona do país onde mora, é aconselhável ter licença pelas razões óbvias. Se for fixa, já não necessita de ter esse cuidado. Se se pode operar sem licença? Pode. É o mesmo que conduzir sem carta...quantos não andam aí assim, e cada vez mais isso será um facto com a crise.

Eu tenho estação CB, e tenho licença, e assim ando descansado. Se achei mt o valor que dei pela licença? Claro que é algum €, sempre dava para outra coisa, nomeadamente um rádio portatil dual band por exemplo, embora muita gente ache que seja um valor pequeno, como ja comentaram em tempos noutro forum da especialidade, mas é um valor, diferente para cada pessoa.

Sendo possuidor de licença, se me importo que haja pessoas a operar sem ela, ou que debitem potencias diferentes, ou que utilizem ALs, sinceramente, quem me conhece, sabe que nunca levantei a voz por causa disso, passa me completamente ao lado. Embora diga que as vezes pague o justo pelo pecador, mas isso tambem se passa noutros campos da nossa vida. O que importa é fazer rádio.

Agora so dou a minha opinião acerca de um assunto.... Acho incrivel a "protecção" que existe em torno das bandas de RA, ninguem não habilitado as pode usar, porque senão caem nos em cima num ápice. O simples facto de andar com um dual band na mão é um 31.... Mas no CB já se pode operar sem licença e usar 1001 coisas para chegar o mais longe possivel, mesmo passando por cima dos outros.... Isso é que não acho muito justo. Ate a querem por livre.... Tambem estou certo que mais ano menos ano, as bandas de RA fiquem livres, sob pena de ficarem vazias....

Mas voltando ao tema do post, o amigo é que tem de ver o que pretende.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por zimbras Sáb 27 Out 2012 - 21:04

Ok, obrigado a todos, já fiquei com mais umas luzes.

73, 51.
avatar
zimbras
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por [ThunderS] Dom 28 Out 2012 - 9:22

pmr1989 escreveu:Boas colega!
Isso da licença é muito relativo! Se quiser ter estação movel, e dependendo da zona do país onde mora, é aconselhável ter licença pelas razões óbvias. Se for fixa, já não necessita de ter esse cuidado. Se se pode operar sem licença? Pode. É o mesmo que conduzir sem carta...quantos não andam aí assim, e cada vez mais isso será um facto com a crise.

(...)
73s,

Lamento discordar... Se for estação fixa não precisa de ter esse cuidado porquê?

Basta um simples telefonema para a ANACOM para ter as mesmas dores de cabeça que tem se for estação móvel.

Julgo que você se expremiu mal.. e que queria dizer, que as probabilidade de ser fiscalizado são menores.

-----------

Respondendo ao colega e dando os meus "2 cents":

Se conseguir andar na legalidade, é logico que evita todas as dores de cabeça e mais algumas... 75€ para evitar dores de cabeça, secalhar até nem é um valor muito elevado.

A licença de amador custa 20€ anuais... a de CB é vitalicia. Não me importava de pagar os mesmos 75€ na de amador e ser vitalicia.

E na minha modesta opinião, se todos os que usam o CB fossem licenciados, talvez a ANACOM levasse mais em conta o universo de utilizadores da mesma banda.

Quando a procura é muita, o produto tem saida... quando não existe procura, o produto não escôa, e a casa fecha.

Quanto ao Jopix, para mim, é satisfatório a nivel de equipamento.

Abraço
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por tangará Dom 28 Out 2012 - 11:13

a minha opção era 1 radio legal piroso tipo cobra 19 plus *em uso* ( e mesmo assim não sei se os 4 ou 5 w em am tavam legais) e depois um ganda ts-50 para cb em canais altos...pagar tanto para so ter 1 banda e low power não me satisfazia em 11 metros nos 27500 Mad Like a Star @ heaven
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por Taz51 Dom 28 Out 2012 - 15:26

Snog escreveu:Por exemplo: Saturno, Jacaré, Petroleiro, Tinoni, Energia CB, Cobra, etc...

Off-topic: Snog, conheces a estação CB Petroleiro?
Taz51
Taz51
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por nelsoncunha Qua 21 Nov 2012 - 14:50

Ola amigos.

Eu gostava de saber de uma coisa que me andar a dar voltas a cabeça.
O Wouxun KG-UVD1P, que está dos 000.025 aos 999.980 Mhz pode captar as ligações de Rádio CB? a banda dos 27 Mhz?

Se der poderei colocar no radio 027.500 certo ou errado?

Obrigado pela atenção.
nelsoncunha
nelsoncunha
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por airlomba Qua 21 Nov 2012 - 16:02

Olá Nelson,

Certo, poderás sintonizar as frequências todas dentro da gama que referiste. Porém para conseguires escutar alguma coisa, é preciso que o rádio tenha os demoduladores apropriados.

Por exemplo, para a banda aérea: AM;
Para o CB: AM, FM ou SSB (sobretudo SSB nos 27.500MHz);
Para a banda dos 2 metros dos radioamadores: FM;
etc... e já nem falo em outros modos...

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por nelsoncunha Qua 21 Nov 2012 - 16:03

airlomba escreveu:Olá Nelson,

Certo, poderás sintonizar as frequências todas dentro da gama que referiste. Porém para conseguires escutar alguma coisa, é preciso que o rádio tenha os demoduladores apropriados.

Por exemplo, para a banda aérea: AM;
Para o CB: AM, FM ou SSB (sobretudo SSB nos 27.500MHz);
Para a banda dos 2 metros dos radioamadores: FM;
etc... e já nem falo em outros modos...

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.

Ok obrigado;)

Então mais vale ficar pelas bandas que ele funciona sem mexer muito Wink
nelsoncunha
nelsoncunha
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por tangará Qua 21 Nov 2012 - 16:20

zimbras escreveu:Boas amigos, após algum tempo nos pmr o bichino foi cresacendo e agora queria dar um passo para o cb 27mhz, e tenho muitas duvidas.

1. Sei que "teoricamente" para fazer cb tenho de aquirir licença que é vitalicia ronda os 75€, a minha duvida é todos os que fazem cb tem esta licença? Provavelmente vou aqui gerar discordia entre os membros do forúm, mas a creio que uma grande parte do pessoal "abdica" da licença para fazer cb, ou não?

2. Em cb já li que não há indicativos, então como me identifico numa comunicação?
Segundo li é identico ao pmr temos que ter uma identificação, a divisão sei que é 31...... indicativo que identifica o país e o resto, terei que solicitar aqui no forum um 31TX....? ou tentar pertencer a um grupo e depois o indicativo é atribuido? E já agora para fazer dx e fazer confirmações de qsl tenho de registar o meu indicativo para se vier a acontecer, as confirmações "cairem" na minha caixa do correio ou apartado, onde faço esse registo?

3. Este radio para iniciados que dizem Jopix Itaca, pelo que lí é facil "abrir" as frequências para eventualmete passar pelos 27.555.

73 a todos e desde já obrigado pelas eventuais respostas.
Cool a licença do c.b. não contempla o uso da banda acima logo é dinheiro pro lixo...alem dissoo há a potencia de lei e ficam a saber vossa morada.. felicidades ppl No
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas, muitas duvidas!! Empty Re: Duvidas, muitas duvidas!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos