Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
duvidas sobre.......e + duvidas
+7
luis elvas
Bluespoon
pmr3309
mouca
Snog
tangará
pmr3363chaparrito
11 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
duvidas sobre.......e + duvidas
ola caros colegas/amigos
ando a pensar em iniciar-me no CB mas tenho algumas duvidas (muitas mm)
1º que radio comprar pois so keria gastar, no radio, a volta de 100€ sugestões p.f.f
1ºa) onde se "ganha" o indicativo (tipo cm no pmr onde se faz o registo)
2º cm e k sei se o radio tem banda lateral ou nao nas "especificações" dos sites nao persebo nada (maçarico mm)
3º ja vi alguns radios k funcionam a 13.**volts, (13 ponto kualker coisa volts), esses teem de ser ligados atraves
de......fonte de alimentaçao variavel!!!! ou la cm se chama isso!!! (digam-me o nome s.f.f)que valor tem/pode ter esse aparelho
4º como ligalo em casa, 230v, cm ligalo no carro, 12v. keria telo montado em casa e kuando sair levalo no carro
5º a antena.....
eu moro num predio de 3 pisos sendo o meu o 1ºandar....tenho varanda mas a 50metros, ou menos, fico tapado
com os outros predios.....
k tipo de antena devo meter.......ainda estou a pensar na hipotese de pedir a senhoria para a meter plo sotao do predio, ao kual nao tenho acesso, existem algumas k funcionem bem dentro do sotao!!!
ou tenho mm de a meter no telhado.
*andei a tentar peskisar varios tipos de antenas mas dps nao sei onde, em k bandas, sao aplicadas por isso fikei kuase na mm
*a unica k eu ja persebi +/- ser para CB e a passo em frente/passo em frente dupla
a antena tem de ser feita com tubo de aluminio, ja vi um post aki no forum com as medidas e td, sera k posso
fazela em vez de ser com tubo de aluminio ser com cabo de aluminio revestido desse aplicado nas instalaçoes eletricas
* cm se "acertam" as estacionarias
6º o k e isso dos 10metros, 11mt, 40mt, 80mt e essas cenas
6ºa) os radios sao os mm para os metros tds ou nao
***peço desculpa por tanta pergunta mas cm sou mm maçarico nisto keria saber realmente cm e k isto funciona tudo pra nao ser do tipo "a e tal vou fazer CB compro um radio kualker k nem sei ao certo cm se liga nem cm funciona mas dps logo se ve"
e dps na tenho €€€s po resto e fico com o radio a fazer de piza papeis
agradeço desde ja a paciencia e a boa vontade de todos os k me poderem esclarecer e ajudar a entender cm fazer
as coisas com cabeça tronco e menbros............
pra tds vos 73s
1º que radio comprar pois so keria gastar, no radio, a volta de 100€ sugestões p.f.f
2º cm e k sei se o radio tem banda lateral ou nao nas "especificações" dos sites nao persebo nada (maçarico mm)
3º ja vi alguns radios k funcionam a 13.**volts, (13 ponto kualker coisa volts), esses teem de ser ligados atraves
de......fonte de alimentaçao variavel!!!! ou la cm se chama isso!!! (digam-me o nome s.f.f)que valor tem/pode ter esse aparelho
4º como ligalo em casa, 230v, cm ligalo no carro, 12v. keria telo montado em casa e kuando sair levalo no carro
5º a antena.....
eu moro num predio de 3 pisos sendo o meu o 1ºandar....tenho varanda mas a 50metros, ou menos, fico tapado
k tipo de antena devo meter.......ainda estou a pensar na hipotese de pedir a senhoria para a meter plo sotao do predio, ao kual nao tenho acesso, existem algumas k funcionem bem dentro do sotao!!!
*andei a tentar peskisar varios tipos de antenas mas dps nao sei onde, em k bandas, sao aplicadas por isso fikei kuase na mm
*a unica k eu ja persebi +/- ser para CB e a passo em frente/passo em frente dupla
a antena tem de ser feita com tubo de aluminio, ja vi um post aki no forum com as medidas e td, sera k posso
fazela em vez de ser com tubo de aluminio ser com cabo de aluminio revestido desse aplicado nas instalaçoes eletricas
***peço desculpa por tanta pergunta mas cm sou mm maçarico nisto keria saber realmente cm e k isto funciona tudo pra nao ser do tipo "a e tal vou fazer CB compro um radio kualker k nem sei ao certo cm se liga nem cm funciona mas dps logo se ve"
agradeço desde ja a paciencia e a boa vontade de todos os k me poderem esclarecer e ajudar a entender cm fazer
pra tds vos 73s
pmr3363chaparrito- Guru
Re: duvidas sobre.......e + duvidas
eu tenho o meu intek multicom-485 para venda, e acho-o um radio pratico para trabalhar, sem trincos no modo de emissão, sem selector de canais electro-mecanico, enfim satisfaz bem para cb e 10 metros; como trabalha entre 12 volts e 14 volts, tanto faz tar á bateria ou no carro onde apanha com 13 ou 14 v do alternador..sobre estacionarias so fazendo 1 video clip a demonstar mediçoes e potencia do radio. Tá disponivel por 120 euro com oferta de medidor de estacionarias e pwr em escalas de 10 e 100 watts caso não tenha radio eu tou ali ao lado a jogar farmville2 e falamos edit 1 : ate lhe fazia o dipolo gratis na sua zona desde que haja cabo rg-58u e 2 pl macho; eu mandei vir as minhas á cobrança da r.m.s.
tangará- !BANIDO!
pmr3363chaparrito escreveu:ola caros colegas/amigos
5º a antena.....
pra tds vos 73s
Isso fica à tua decisão, se quiseres comprar um rádio homologado, tens sempre o JacksonII, se queres andar com ele no carro terás de optar por um dentro da lei.pmr3363chaparrito escreveu:1º que radio comprar pois so keria gastar, no radio, a volta de 100€ sugestões p.f.f
Para utilizar o rádio livremente terá que ter uma licença, que penso que esteja por volta dos 75€, depois é arranjar um indicativo, neste caso o TX&RX fornece. (isto para o DX)pmr3363chaparrito escreveu:1ºa) onde se "ganha" o indicativo (tipo cm no pmr onde se faz o registo)
Na banda do cidadão terá que ter um nome da estação, invente!
As bandas laterais correspondem ao SSB, que é a junção de USB+LSB... Todos os rádios possuem alem do AM e FM, essas bandas!pmr3363chaparrito escreveu:2º cm e k sei se o radio tem banda lateral ou nao nas "especificações" dos sites nao persebo nada (maçarico mm)
Os rádios funcionam a 13.8volts, têm de ser ligados por bananas à fonte de alimentação! Uma fonte de alimentação variável, já são coisas diferentes.pmr3363chaparrito escreveu:3º ja vi alguns radios k funcionam a 13.**volts, (13 ponto kualker coisa volts), esses teem de ser ligados atraves
As fontes de alimentação utilizadas nos rádios podem ser construídas a partir de antigas fontes de ATX.
Se aquilo funciona a 13.8v é normal que não vai ligar a 230v, pois isso era morte certa do rádio, ligava o rádio a partir da fonte de alimentação.pmr3363chaparrito escreveu:4º como ligalo em casa, 230v, cm ligalo no carro, 12v. keria telo montado em casa e kuando sair levalo no carro
Penso que deve começar por construir uma dipolo (mais fácil) ou uma passo em frente, é mais aconselhado colocar as antenas no telhado, mas eu estou num buraco e mesmo assim faço DX!!pmr3363chaparrito escreveu:5º a antena.....
Não queira que os outros façam por si as antenas, fabrique-as! Só assim vai aprender algo! Por vezes a ajuda pode piorar as coisas, porque quem constrói, sabe em qualquer altura reparar a antena!
Há muitas antenas, como já pode ter visto, há antenas para o PMR, há antenas para CB, há antenas para HF! São diferentes bandas, muda apenas os MHz!pmr3363chaparrito escreveu:*andei a tentar peskisar varios tipos de antenas mas dps nao sei onde, em k bandas, sao aplicadas por isso fikei kuase na mm
Eu por mim começava por uma dipolo!! Só apenas para testar, a seguir passava logo para uma antena melhor (Moxon, etc)
As estacionárias acertam-se cortante ou colocando mais um pouco de cobre. (isto na antena dipolo) Para não estragar o cobre, eu dou uma volta para trás com o cobre para depois afinar.
Isso é demasiada coisa para a sua bagageira, foque-se nos 11m!pmr3363chaparrito escreveu:6º o k e isso dos 10metros, 11mt, 40mt, 80mt e essas cenas
10m = 28Mhz
11m = 27Mhz
40m = 7Mhz
80m = 3Mhz (??)
Para comprar um rádio que consiga cobrir toda a faixa, uiui, ainda é caro!pmr3363chaparrito escreveu:6ºa) os radios sao os mm para os metros tds ou nao
Provavelmente o colega vai começar por um rádio de 10/11m!
---//---//---
Colega, isso ainda está muito fresco, vai ter de aprender, parecia eu à uns meses em relação ao CB!
E não mate a nossa língua, escreva bem, não custa nada! É que andar a decifrar códigos com letras dessas é tão difícil como entender código morse!
Quanto ao rádio, os rádios antigos são os melhores, há bons negócios no OLX, mas antes de emitir, vale sempre a pena levar o rádio a um técnico para dar uma vista de olhos...
Tenho um General Electric, antigo, gosto muito dele!
Snog- Profissional
aguardemos novas opinioes xaparrito, para muitos as fontes de pc desenrascam, mas em banda lateral, como os filtros do radio são pouco eficazes a interfencias é sempre aconselhada 1 fonte de alimentação de 13.8 volts á antiga com transformador de 7 ou 15 amperes e ficam um nadinha cara,sendo novas; sobre o radio ha por aí muita marca e modelo autorizado (ou não) .. depois dos outros que fazem c.b. acordarem, dado que hoje é sabado, logo vai ter muita imformação boa da parte deles sobre tudo que procura ... o pior é o preço de radios né ? sempre a considera-lo : ex cqd4016 no c.b. ou pmr 905 pros amigos
tangará- !BANIDO!
boas noites
desde ja obrigado aos colegas, tangará e Snog, pelas respostas
* Snog o o JacksonII custa cerca do dobro do valor que eu posso vir a gastar dentro em breve (espero eu)....porque como vou iniciar "funçoes" tenho de comprar todo o material, radio antena cabo e nao sei que mais ainda, embora que no que diz respeito a antena ja pensei em fazer uma passo em frente dupla se tiver ordem da minha senhoria para a meter no telhado a ver vamos
*em relaçao ao indicativo estou a pensar ficar "estaçao chaparrito" existe algum sitio onde se possa ver os registos ja feitos como existe pro PMR......nao va aver ja alguma com este indicativo!!!!!
*sim eu sei que nao vou ligar o radio a 230v foi so uma expressao para mostrar que nao sabia o nome do aparelho intermedio, entre a ficha de 230v e o radio, que ja vi agora ser uma fonte de alimentaçao, 13.8v e quantos amperes.......eu tenho uma, se ainda funcionar pois esta parada a uns anos, de um pc fixo sera que da para aproveitar
*e agora depois desta explicaçao ja vi que vou so preocupar-me em dar atençao aos 11m mais tarde quem sabe
* tangará nao ainda nao tenho radio nenhum, para CB so tenho para o PMR, mas estou confiante que dentro em breve com a vossa ajuda e explicaçoes vou estar a ter o previlegio de vos cumprimentar, plo menos a alguns, via CB
73s
* Snog o o JacksonII custa cerca do dobro do valor que eu posso vir a gastar dentro em breve (espero eu)....porque como vou iniciar "funçoes" tenho de comprar todo o material, radio antena cabo e nao sei que mais ainda, embora que no que diz respeito a antena ja pensei em fazer uma passo em frente dupla se tiver ordem da minha senhoria para a meter no telhado a ver vamos
*em relaçao ao indicativo estou a pensar ficar "estaçao chaparrito" existe algum sitio onde se possa ver os registos ja feitos como existe pro PMR......nao va aver ja alguma com este indicativo!!!!!
*sim eu sei que nao vou ligar o radio a 230v foi so uma expressao para mostrar que nao sabia o nome do aparelho intermedio, entre a ficha de 230v e o radio, que ja vi agora ser uma fonte de alimentaçao, 13.8v e quantos amperes.......eu tenho uma, se ainda funcionar pois esta parada a uns anos, de um pc fixo sera que da para aproveitar
*e agora depois desta explicaçao ja vi que vou so preocupar-me em dar atençao aos 11m mais tarde quem sabe
* tangará nao ainda nao tenho radio nenhum, para CB so tenho para o PMR, mas estou confiante que dentro em breve com a vossa ajuda e explicaçoes vou estar a ter o previlegio de vos cumprimentar, plo menos a alguns, via CB
73s
pmr3363chaparrito- Guru
ok xaparito a minha intenção nunca foi forçar compra senao metia-te aí radio e ampli a valvulas de 200 watts e era uma maravilha lool mas nu c.b. ha leis e se fosses apanhado eu n me queria sentir minimamente culpado e nao sou xico esperto de impingir coisas ilegais tá ali um num site de vendas a vender a super base da G.E. e essa sim ja tem boa fonte incorporada, medidores de swr e modulaçao e faz os 40 canais legais e 20 e tal acima do canal 40 e mais 20 e tal canais abaixo do canal 1 se modificado 1 certo parametro do p.l.l valia a pena ; ha colegas meus que compram radios caros, depois desistem, e para os vender só teem a oçao de os vender em duas ou tres prestaçoes , mas isso ja implica confiança mutua e cumprimento de pagamentos ó.ó coiças de amadores né ? Radio CB de base General Electric 3-5875A (Superbase) AM/SSB em excelente estado.
Preço: 135 € em radioamadores.net
Preço: 135 € em radioamadores.net
tangará- !BANIDO!
Chaparrito, olhe que às vezes o barato sai caro, muito caro!
Já reparei que melhorou a sua maneira de escrever!
Esqueça os rádios CB e compre um de 10/11m! Para tirar a licença de estação, mais vale tirar a de rádio-amador, e assim fica a usar montes de coisas! E tudo legalmente!!
A parte má disto são os anos de escuta! Mas pode sempre usar os 27.555.
Esqueça os rádios CB e compre um de 10/11m! Para tirar a licença de estação, mais vale tirar a de rádio-amador, e assim fica a usar montes de coisas! E tudo legalmente!!
Snog- Profissional
pmr3363chaparrito escreveu:boas noites
73s
olhe que não no olx pode encontrar President Johson II “€ 100,00 Negociável” certo que muita malta gosta de vender radio usados mais caros que novos
Para um início um pack destes serve perfeitamente
Pelo menos foi assim que comecei
mouca- Guru
Boas Chaparrito,
eu comecei a fazer escuta no CB à talvez duas semanas, já troquei umas palavrinhas com algum pessoal aqui da zona, como sabe construí a minha passo em frente, comprei o Jackson II (ainda me estou a habituar) e mandei vir uma fonte alimentação chaveada 13,8V de Hong Kong pelo Ebay, comprei cabo grosso para fazer a ligação à antena.
A antena está semi-extensível um mastro de obra e um tubo de 2,5m para atingir os 6m de altura, e está a bombar, custo total 15 euros no máximo, com o temporal baixei-a por precaução.
Relativamente à fonte de alimentação e ao ruído para já ainda não me apercebi do mesmo, por outro lado tenho um velho transfo de 18V, é só fazer a fonte para os 13.8V com o LM338, caso seja necessário.
Outro "problema" para mim, tenho que arranjar uma solução para melhorar o audio de escuta por forma a torná-lo mais "doce" aos tímpanos nos Headfones.
O único problema que vejo mesmo no Jackson é como fazer o 27.555 visto estar fora da banda
E o canal que já vi por aí como sendo de DX dentro da banda, penso que o 34 em lsb, é onde o pessoal pára na cavaqueira, em vez de subir ou descer 1 ou 2 canais, mas na boa, um dos objectivos pessoais que tenho para este ano é ir fazer o exame de RA.
Força ái chaparrito não vale a pena desesperar e ir andando aos poucos, grão a grão enche a galinha o papo.
eu comecei a fazer escuta no CB à talvez duas semanas, já troquei umas palavrinhas com algum pessoal aqui da zona, como sabe construí a minha passo em frente, comprei o Jackson II (ainda me estou a habituar) e mandei vir uma fonte alimentação chaveada 13,8V de Hong Kong pelo Ebay, comprei cabo grosso para fazer a ligação à antena.
A antena está semi-extensível um mastro de obra e um tubo de 2,5m para atingir os 6m de altura, e está a bombar, custo total 15 euros no máximo, com o temporal baixei-a por precaução.
Relativamente à fonte de alimentação e ao ruído para já ainda não me apercebi do mesmo, por outro lado tenho um velho transfo de 18V, é só fazer a fonte para os 13.8V com o LM338, caso seja necessário.
Outro "problema" para mim, tenho que arranjar uma solução para melhorar o audio de escuta por forma a torná-lo mais "doce" aos tímpanos nos Headfones.
O único problema que vejo mesmo no Jackson é como fazer o 27.555 visto estar fora da banda
E o canal que já vi por aí como sendo de DX dentro da banda, penso que o 34 em lsb, é onde o pessoal pára na cavaqueira, em vez de subir ou descer 1 ou 2 canais, mas na boa, um dos objectivos pessoais que tenho para este ano é ir fazer o exame de RA.
Força ái chaparrito não vale a pena desesperar e ir andando aos poucos, grão a grão enche a galinha o papo.
pmr3309- Moderador TX&RX DX Group
Snog escreveu:Chaparrito, olhe que às vezes o barato sai caro, muito caro!
de momento vou-me ficar ( isto se o tribunal de contas autorizar os gastos pois ainda esta em fase de apreciaçao ) plo CB mais tarde se vera.............
ja agora alguem me pode dizer em +/- kuanto fica a licença de RA e o valor k dps se paga tds os anos tb.........bgd
73s
pmr3363chaparrito- Guru
boas 3309pmr3309 escreveu:Boas Chaparrito,
o que é "uma fonte alimentação chaveada 13,8V" se poder meta aki foto ou mande me p/ o mail s.f.f [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
o que é o "LM338"
obrigado
73s
pmr3363chaparrito- Guru
pxx --> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é um regulador de voltagem entra n max 40 volts contínuos e dá 5 amperes [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]pmr3363chaparrito escreveu:boas 3309pmr3309 escreveu:Boas Chaparrito,
o que é "uma fonte alimentação chaveada 13,8V" se poder meta aki foto ou mande me p/ o mail s.f.f [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
o que é o "LM338"
obrigado ;)https://2img.net/i/fa/i/smiles/star3.png
73s
tangará- !BANIDO!
as fontes comutadas podem ser vistas aqui : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e isto porquê ? porque eu meti fontes comutadas em modo imagem no google ! facil né ?
tangará- !BANIDO!
tangará escreveu:as fontes comutadas podem ser vistas aqui : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e isto porquê ? porque eu meti fontes comutadas em modo imagem no google ! facil né ?
tangará
comutada é o mesmo k chaveada ??????
pmr3363chaparrito- Guru
pra mim é mas veja : fonte xaveada aberta : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e veja : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]pmr3363chaparrito escreveu:tangará escreveu:as fontes comutadas podem ser vistas aqui : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e isto porquê ? porque eu meti fontes comutadas em modo imagem no google ! facil né ?
tangará
comutada é o mesmo k chaveada ??????
tangará- !BANIDO!
Atenção, ao mexer numa fonte destas tipo ATX, muito cuidado porque se estiver ligada à corrente, existem pontos onde se podem apanhar bons esticões
Cuidado também que se ela tiver sido desligada da corrente à pouco existem sérias hipóteses de se apanharem os mesmos por os condensadores estarem carregados
A minha avó chamava-lhe abr'olhos eheheh
Divirtam-se que a electrónica não é nenhum bicho.
Cuidado também que se ela tiver sido desligada da corrente à pouco existem sérias hipóteses de se apanharem os mesmos por os condensadores estarem carregados
A minha avó chamava-lhe abr'olhos eheheh
Divirtam-se que a electrónica não é nenhum bicho.
pmr3309- Moderador TX&RX DX Group
facto ! e bastava eu estar de xinelinhos e meias de lâ na casa de campo, no inverno, com humidade relativa do ar muito elevada, levava cada mordidela deste tipo de fontes mesmo ligadas á terra que o meu desabafo até fazia corar as telhas... aqui fica o aviso: xinelinhos de quarto com solo em mosaico dá surpresas em electricidade
tangará- !BANIDO!
agora por causa disso lembrei-me de uma coisa k me tinha eskecido de perguntar...........
a instalaçao eletrica da minha casa nao tem terra!!!!!!!!!!!!!!
so tem a fase e o neutro
o que me aconselham..........sabendo k é um apartamento e nao é meu........
digo isto pk ja li algures k tiveram de ligar um terra ao radio por causa do QRM axo eu
so tem a fase e o neutro
digo isto pk ja li algures k tiveram de ligar um terra ao radio por causa do QRM axo eu
pmr3363chaparrito- Guru
pmr3363chaparrito escreveu:agora por causa disso lembrei-me de uma coisa k me tinha eskecido de perguntar...........
so tem a fase e o neutro
Boas
Desculpe, eu vou brincar um bocadinho...
um cliente á uns anos perguntou-me se podia ligar a terra num vaso que tinha na varanda.
o cliente acabou por não experimentar . será que o colega não quer experimentar?
LOL desculpe a brincadeira mas não vai dar.
Não sei se realmente os rádios precisam de terra , as antenas sim, a maioria dos moveis trabalham a 12V e não teem terra mas algum colega com mais experiência que a minha poderá ajudar.
Abraço
Bluespoon- Semi-profissional
Bluespoon escreveu:Boas
Desculpe, eu vou brincar um bocadinho...
um cliente á uns anos perguntou-me se podia ligar a terra num vaso que tinha na varanda.
o cliente acabou por não experimentar . será que o colega não quer experimentar?
LOL desculpe a brincadeira mas não vai dar.
Não sei se realmente os rádios precisam de terra , as antenas sim, a maioria dos moveis trabalham a 12V e não teem terra mas algum colega com mais experiência que a minha poderá ajudar.
Abraço
agora brinco eu kkkkkkkkkk:
até posso experimentar mas o colega tem de me emprestar os vasos, pode ser...... kkkkkkkkkk
pmr3363chaparrito- Guru
isso não vai ser possível , o que lhe posso emprestar é um eletrodo de terra com cabo de 25mm3 e o aparelho de medição
KKKKKKKKKKKKKKK
LOLL
KKKKKKKKKKKKKKK
LOLL
Bluespoon- Semi-profissional
agora a serio.........Bluespoon escreveu:isso não vai ser possível , o que lhe posso emprestar é um eletrodo de terra com cabo de 25mm3 e o aparelho de medição
KKKKKKKKKKKKKKK
LOLL
cm electricista o que me aconselha
pmr3363chaparrito- Guru
improvisaçao de ligaçao á terra de equipamentos eletricos VIA GOOGLE : nunca se deve improvisar é o conselho geral de varios sites sobre ligaçoes á terra : quanto a equipos radio telefonicos, sempre me disseram ser obrigatoria a ligaçao dos mesmos a uma *terra* diferente daquela que está disponivel nas tomadas, uma ligação á parte ... mas isto claro pk tenho gandas equipamentos e uma brutal necessidade de os ligar á terra ;P
tangará- !BANIDO!
pois mas eu em principio so vou ter 1 radio......talvez + tarde ate possa optar por comprar 1segundo mas para ficar sempre em casa uma vez k agora kuando tiver(ainda nao comprei e tb ainda nao sei bem o k comprar ) vai andar, em principio, entre casa>carro>trabalhotangará escreveu:improvisaçao de ligaçao á terra de equipamentos eletricos VIA GOOGLE : nunca se deve improvisar é o conselho geral de varios sites sobre ligaçoes á terra : quanto a equipos radio telefonicos, sempre me disseram ser obrigatoria a ligaçao dos mesmos a uma *terra* diferente daquela que está disponivel nas tomadas, uma ligação á parte ... mas isto claro pk tenho gandas equipamentos e uma brutal necessidade de os ligar á terra ;P
pmr3363chaparrito- Guru
colega chaparrito força ai no cb quando orientar ai as coisas chame ai pela HOTEL-SIERRA pode ser que se faça ouvir aqui por estas bandas se optar por uma antena para o seu 1º andar escolha uma Sirio Boomerang 27 Mhz Base é barata e boa tambem ando no cb a poucos meses essa antena foi-me recomendada por o colega 31 PT 008 - Pedro Madeira - "Transístor"
do Papa Tango DX Radio Group- sintra e olhe que fiquei bem agradecido a antena ainda é a melhor para se meter numa varanda
73 colega
do Papa Tango DX Radio Group- sintra e olhe que fiquei bem agradecido a antena ainda é a melhor para se meter numa varanda
73 colega
luis elvas- Iniciado
Página 1 de 3 • 1, 2, 3