TX RX Fórum
Informacao Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Informacao Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Informacao

+9
Costadinove
PMR756
PMR2767
smd
pmr1989
CT2JKJ
tangará
Snog
PMR2574 - JOSE
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Informacao Empty Informacao

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 20 Nov 2012 - 15:37

Boas amigos.. Recebi a informacao que alguns colegas aqui do norte tiveram uma inspeccao da anacom. ,nomeadamente um repiter e um link. Nao tenho para ja muita informacao


Última edição por PMR2574 - JOSE em Ter 20 Nov 2012 - 20:53, editado 2 vez(es)
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por Snog Ter 20 Nov 2012 - 17:53

A partir do momento que estamos a interferir com outros meios de comunicação sem ser o PMR acho bem que a Anacom interfira nesses assuntos.
A maior parte das inspecções da Anacom vem de queixas. Queixas de quem?? Queixas de rádio-amadores que têm que aturar palermices de gente que não tem mais nada que fazer do que interferir nos canais Amadores (VHF).

Penso que antes de andarem a comprar UV-5r's e rádios do género pensassem bem e pesquisassem também saberiam algumas das regras fundamentais.

É normal que a Anacom vá atacar, com queixas tem razão para atacar e no final perde aquele que não tem culpa...
Preparem-se para o pior, a facilidade de aquisição de equipamentos em conjunto com o facto não haver regras e as pessoas nem sequer saberem o que é o VHF, amigos isto vai piorar.

73.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por tangará Ter 20 Nov 2012 - 20:10

PMR2574 - JOSE escreveu:Boas amigos.. Recebi a informacao que alguns colegas aqui do norte tiveram uma inspeccao da anacom. ,nomeadamente um repiter e um link. Nao tenho para ja muita informacao
ja houve quem ficasse sem radios e esses mesmos equipamentos foram penhorados de imediato para pagar a coima em tribunal; mas ter 1 radio de certas bandas que até chega longe e é barato para mim não é crime nenhum, o uso desses radios é que tem condicionantes nas bandas de amadores, voo livre, câmaras municipais e bombeirinhos, no tocante a interferencias, assobios e etc . Like a Star @ heaven
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por PMR2574 - JOSE Ter 20 Nov 2012 - 20:56

Ja aqui a algum tempo escrevi um post relacionado com este tipo de situação, por isso pensem bem antes de andar por ai a comprar radios poderosos
PMR2574 - JOSE
PMR2574 - JOSE
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por Snog Ter 20 Nov 2012 - 21:39

Podem ser até poderosos, MAS apenas na frequência dos PMR's e claro na escuta do VHF!
Porque escutar é permitido, o que não é permitido é não emitir.

73.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por CT2JKJ Qua 21 Nov 2012 - 11:21

Olá

Esta conversa levava-nos a muito lado.
Em relação aos rádios poderosos, sempre podemos comprar um rádio não poderoso somente com 1 wt e depois comprar um linear com dezenas ou centenas de wts, assim o rádio não é poderoso, mas o conjunto é muito poderoso.

Quando compramos equipamentos, temos de ver o que queremos fazer com eles e a onde queremos chegar e ficar tudo dentro da lei, para não termos aborrecimentos mais tarde porque agora devido á crise, eles tem de arranjar verbas extras.
Tem havido noticias que eles andam a fiscalizar os repetidores e algumas estações, por isso, cuidado, que qualquer dia iram a vossa casa também, deveremos ter a estação com o que é legal e com as potências legais.
Dantes havia umas estações fixas que estavam na escuta das frequências e umas estações móveis que faziam a triangulação, demorava sempre tempo a achar o “problema”.
Agora com as novas tecnologias e com as estações de escuta fixas que estão espalhadas pelo nosso pais, fazem a triangulação no momento e em tempo real, por isso eles conseguirem saber, a quase ao milímetro, onde está a estação a emitir e com que potencia.
Na minha opinião, que mal faz um repetidor na frequência dos PMR´s, a emitir com pouca potência, mais valia estarem preocupados com as portadoras e com a linguagem que se utiliza em algumas frequências ou até mesmo em alguns repetidores.
Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por pmr1989 Qua 21 Nov 2012 - 14:28

Concordo plenamente com o colega CT2JKJ.

Gonçalo e quando é o contrário? Quando são RA a interferirem noutras bandas com os equipamentos deles? Isso ja se pode fazer nao é? Com isto volto à minha opinião, que não ha quem ma tire:

"Se alguem entrar, mesmo por acidente, nas bandas de amador, cai a casa toda, quase que se tem o corpo de intervenção à porta .... Quando são os amadores a entrarem com os potentes equipamentos deles na banda de PMR, esta tudo bem, abafam os restantes utilizadores, é na boa... Ou entao quando toca no CB, pessoas licenciadas terem que levar com outros que não estão licenciados, com ALs e afins". Mas como esta ultima banda é paga, ninguem quer saber, o PMR como não o é, arranjam logo maneira de arranjar verbas. Por isso sempre defendi a criação de um CB em UHF, à semelhança de outros países, como a Australia, mas isso é outro assunto que ja foi discutido em tempos.

Quando o PMR apareceu, dizia-se na altura que seria o fim de muitas bandas de amador.... o crescimento desta banda aconteceu de forma exponencial, e ja nesse altura (não ha muito) se dizia que havia amadores que não gostavam da banda dos 446, mas o que é certo é que migraram para lá. No entanto pode haver quem queira mesmo destruir a banda dos 446. Quanto às inspecções, elas realmente aconteceram aqui na zona, muito de forma injusta, não havia potências acima do permitido por lei, houve sim uma denuncia, se calhar de quem andou nos ultimos dias a meter qrm no repetidor aqui da zona (la esta o porque de dizer que ha quem queira destruir a banda, pois o sinal era bastante potente e sem perdas, logo não é de alguem que começou nisto da rádio ontem, e assim ficou satisfeito ....).Não vou falar muito mais sobre esse assunto,até porque não foi comigo, o colega em causa se quiser e se assim o entender, que adiante mais alguma coisa.

No entanto é esta a minha opnião.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por smd Qua 21 Nov 2012 - 15:08

Já agora, permitam-me também que opine.
Não sou utilizador da banda de PMR nem de CB (embora já o tivesse sido).
A questão das rádio comunicações e os problemas que possam daí advir nada têm a ver com ser RA ou PMR ou CB ou... Tem apenas a ver com civismo! Se houver respeito de forma global de todos para todos não haverá nunca problemas. Não é uma "classe" que é diferente da outra!
Agora que as estações de radioamador e de CB licenciadas estão mais sujeitas a inspeções é verdade, mas também correm menos "riscos" pois acredito que estão mais dentro da lei do que as estações de CB "piratas" ou dos PMR, até porque a maioria destes utilizadores nem conhece a legislação aplicável.

E das licenças ninguém fala? Todos os RA pagam (e bem) a sua licença anual. Por isto já não merecem um tratamento diferente da parte do regulador, não? Não quero levantar guerras, mas é só para os anti-RA pararem e pensarem um bocadinho...

Quanto á legislação, se existe, é para ser cumprida! Quem for apanhado na "ilegalidade" deve ser punido de acordo com a lei em vigor. Infelizmente, podemos discordar da legislação, mas temos o dever de a respeitar. Ou então ir para outro país!

PS. Escutar também é ilegal, dependendo do que se está a escutar!

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por PMR2767 Qua 21 Nov 2012 - 21:08

smd escreveu:Já agora, permitam-me também que opine.
Não sou utilizador da banda de PMR nem de CB (embora já o tivesse sido).
A questão das rádio comunicações e os problemas que possam daí advir nada têm a ver com ser RA ou PMR ou CB ou... Tem apenas a ver com civismo! Se houver respeito de forma global de todos para todos não haverá nunca problemas. Não é uma "classe" que é diferente da outra!
Agora que as estações de radioamador e de CB licenciadas estão mais sujeitas a inspeções é verdade, mas também correm menos "riscos" pois acredito que estão mais dentro da lei do que as estações de CB "piratas" ou dos PMR, até porque a maioria destes utilizadores nem conhece a legislação aplicável.

E das licenças ninguém fala? Todos os RA pagam (e bem) a sua licença anual. Por isto já não merecem um tratamento diferente da parte do regulador, não? Não quero levantar guerras, mas é só para os anti-RA pararem e pensarem um bocadinho...

Quanto á legislação, se existe, é para ser cumprida! Quem for apanhado na "ilegalidade" deve ser punido de acordo com a lei em vigor. Infelizmente, podemos discordar da legislação, mas temos o dever de a respeitar. Ou então ir para outro país!

PS. Escutar também é ilegal, dependendo do que se está a escutar!

SMD

O que não faltam são ILEGALIDADES no nosso País... Começando pelos maiores que são os que governam o País!
E agora por uma simples situação, parece que é uma guerra! Tudo tem leis e normas, OK.
Mas não façam guerras onde elas não existem!
avatar
PMR2767
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por PMR756 Sáb 24 Nov 2012 - 15:52

73
Uma questão?
O que tem a ver o servidor FRN-PORTUGAL, com este tema de apreensões e de potencias elevadas?.
È de conhecimento geral, de quem frequenta a sala principal, sempre foi comentado que os links são propriedade dos utilizadores linkados no servidor.
Não são imputadas quaisquer responsabilidades aos Administradores/Servidor no funcionamento dos mesmos. Sempre foi nossa ideia de quantos mais Links a funcionar em low power, melhor era a cobertura final, sem por em causa, quaisquer interferências noutras bandas. No entanto como a disponibilidade de certos utilizadores para colocarem link a funcionar é limitada, não fico surpreendido que alguns proprietário dos links tenham aumentado a PWR para fazer uma melhor cobertura. Enfim para servir GRATUITAMENTE esses que agora vêm com comentários de "ILEGAL", muito preocupados com o que é legal e ilegal.
A legislação não pode ser desconhecida nunca pelo cidadão, por isso meus amigos, ponham a mão na consciência e atire a primeira pedra quem está totalmente legal no universo dos PMRs e não só.
Deixemo-nos então de Telenovelas...
Já agora deixo aqui, a uma mensagem aos "utilizadores" assíduos do Papagaio de Famalicão e não só.
Vamos lá ver agora esse espírito de camaradagem, até onde chega a solidariedade...
Ontem foram eles amanhã podem ser vocês.

avatar
PMR756
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por Costadinove Seg 26 Nov 2012 - 3:52

Desde que cheguei a este Forum lá li umas coisas por cá e ainda não tinha registado aqui a minha opinião sobre algumas matérias que aqui se discute, mas desta vez vou contribuir com o meu 1º POST

Não quero chegar e alimentar guerras ou desentendimentos, mas como já ando nestas coisas das comunicações à algum tempo, já vou tendo uma ideia do funcionamento e das regras. Deixo aqui um documento da ANACON para esclarecer alguns pontos.



Utilização de receptores (scanners)
Esclarecimento no site da ANACOM, sobre a utilização de receptores scanner:

A ANACOM tem sido confrontada com pedidos de informação sobre a legitimidade de utilização de determinados equipamentos, designadamente radio scanners (estações de radiocomunicações exclusivamente de recepção), sem o respectivo licenciamento radioeléctrico.

Entende, pois, esta Autoridade dever esclarecer publicamente o regime legal sectorial aplicável à utilização destas estações, facilitando o acesso à informação por parte de todos os utilizadores.

As estações de radiocomunicações exclusivamente de recepção encontram-se isentas de licenciamento radioeléctrico, tal como consta do Quadro Nacional de Atribuição de Frequências (QNAF), conforme anexo 4, 4.2, alínea c), assim como por força da alínea b) dos números 2 e 3 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 151-A/2000, de 20 de Julho, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 264/2009, de 28 de Setembro.

Estas estações, em que se incluem as estações receptoras multi-banda não associadas em particular a qualquer serviço de radiocomunicações (os designados scanners), devem operar numa base de não interferência e não protecção relativamente a redes ou estações de radiocomunicações licenciadas.

Todos estes equipamentos (que configuram estações de radiocomunicações) devem cumprir os requisitos de livre circulação, colocação no mercado e colocação em serviço, no território nacional, dos equipamentos de rádio e equipamentos terminais de telecomunicações estabelecidos no Decreto-Lei n.º 192/2000, de 18 de Agosto.

Questão diferente é a possibilidade de utilização dessas estações para fins contrários à lei, em especial a escuta de comunicações sem o conhecimento do respectivo destinatário1, matéria cuja apreciação e pronúncia deve caber ao Ministério Público e aos Tribunais.


1 Conforme artigo 194.º do Código Penal: «Violação de correspondência ou de telecomunicações:

1.1 Quem, sem consentimento, abrir encomenda, carta ou qualquer outro escrito que se encontre fechado e lhe não seja dirigido, ou tomar conhecimento, por processos técnicos, do seu conteúdo, ou impedir, por qualquer modo, que seja recebido pelo destinatário, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 240 dias.

1.2 Na mesma pena incorre quem, sem consentimento, se intrometer no conteúdo de telecomunicação ou dele tomar conhecimento.

1.3 Quem, sem consentimento, divulgar o conteúdo de cartas, encomendas, escritos fechados, ou telecomunicações a que se referem os números anteriores, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 240 dias».

Esclarecimento para quem tem duvidas sobre a utilização dos SCANERS

Forte abraço a todos os radio-comunicadores e força nessas PTT's
Costadinove
Costadinove
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por tangará Seg 26 Nov 2012 - 15:43

mt bem cheers Exclamation ja estou esclarecido a nivel da legislaçao e da constitutionalidade da materia em epigrafe.. Like a Star @ heaven vantagens de ter familia letrada :´D Suspect


Última edição por tangará em Seg 26 Nov 2012 - 16:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : didadi)
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por pmr3363chaparrito Seg 26 Nov 2012 - 17:53

entao isso ker dizer ( se eu entendi / li bem ) k posso comprar um radio seja ele de CB ou RA e fazer escuta....mas.....nao posso transmitir é isso?????
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por tangará Seg 26 Nov 2012 - 19:09

eu respondo por mim e pelo que me me informaram, mas desde mt novo que tenho radios com onda curta, fm comercial e fm 88mhz ate 175 mhz e nunca tive problemas nem vou ter; na provincia tinha tb sempre pessoal a fazer companhia e ensinei-lhes a receber e enviar sstv rm onda curta e venham la agora dizer coisas.. quanto aos radios á venda com ssb de onda curta ligados ao pc para receber fax , sstv e muitas modalidades,nada impede da pessoa ser interessada na materia e se entreter a descodificar *aquilo* esscutar gnr´z e psp´s ja enjoei com 18 anos de radio e era stressante... tb gosto dos avisos á navegaçao em vhf e agora venham cá dizer que não os posso escutar e ate gravar.. o problema antigamente era divulgar ok. E tipo se alguem daqui sem ser radioamador me disser : ah e tal ouvi-te nos 40 metros ou no echolink é algum crime aos olhos da lei da anacom ? JÁ PARA OS CASOS DE CB COM MUITA POTENCIA AÍ SIM SINTO-ME PAPADO PORQUE SE QUIS TER MAIS POWER ESTUDEI E METI-ME DEBAIXO DA ANACOM mas isso já é diferente . bom jantar xD
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por pdbernardo Ter 27 Nov 2012 - 10:40

Boas estimados colegas,

PMR756 escreveu:73
Uma questão?
O que tem a ver o servidor FRN-PORTUGAL, com este tema de apreensões e de potencias elevadas?.
Sobre a temática deste tópico penso que o Rui disse tudo Wink



Costadinove escreveu:Desde que cheguei a este Forum lá li umas coisas por cá e ainda não tinha registado aqui a minha opinião sobre algumas matérias que aqui se discute, mas desta vez vou contribuir com o meu 1º POST
(....)
Esclarecimento para quem tem duvidas sobre a utilização dos SCANERS

Forte abraço a todos os radio-comunicadores e força nessas PTT's
Agradecemos o contributo e esclarecimento sobre a legislação em apreço, saber não ocupa lugar Wink

Mas este sub forúm FRN Portugal é dedicado a isso mesmo, ao FRN Portugal que nada tem que ver com scanners Exclamation



Continuando o offtopic só para esclarecer alguma confusão...

pmr3363chaparrito escreveu:entao isso ker dizer ( se eu entendi / li bem ) k posso comprar um radio seja ele de CB ou RA e fazer escuta....mas.....nao posso transmitir é isso?????

Errado! A Lei refere estações que façam exclusivamente recepção! Neste contexto o colega pode adquirir um rádio que faça apenas escuta como por exemplo entre muitos o alinco dj-x3...

A Legislação (ANACOM) diz respeito ao equipamento e não uso, se o colega se encontrar na rua com um rádio de amador mesmo que afirme que está apenas a fazer escuta, está na realidade a operar um radio para o qual é necessário obter habilitação, CAN...

Mesmo utilizando equipamento só de escuta, resumidamente, quem desprovido de ética e bom senso proceder a escuta ou gravação e ou divulgação de algo sem consentimento é passível de incorrer em crime, nos termo do C.P.

Cumps
73's
pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por tangará Ter 27 Nov 2012 - 11:27

pmr3363chaparrito escreveu:entao isso ker dizer ( se eu entendi / li bem ) k posso comprar um radio seja ele de CB ou RA e fazer escuta....mas.....nao posso transmitir é isso?????
se for apanhado com radio de cb ou amador sem a devida papelada em ordem ha logo bronca.. essas coisas usam-se em casa em segredo e até o simples cidadão mais xunga pode e deve interpelar a autoridade para agir em conformidade dado que as forças da ordem são SÓMENTE nossos SERVOS ,estão ao serviço da populaçao, no que toca ao bem estar publico,cumprimento da lei e da ordem .. sozinhos náo devemos coagir ninguem excepto em legitima defesa.. Like a Star @ heaven pirat
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por Snog Ter 27 Nov 2012 - 13:39

tangará escreveu:
pmr3363chaparrito escreveu:entao isso ker dizer ( se eu entendi / li bem ) k posso comprar um radio seja ele de CB ou RA e fazer escuta....mas.....nao posso transmitir é isso?????
se for apanhado com radio de cb ou amador sem a devida papelada em ordem ha logo bronca.. essas coisas usam-se em casa em segredo e até o simples cidadão mais xunga pode e deve interpelar a autoridade para agir em conformidade dado que as forças da ordem são SÓMENTE nossos SERVOS ,estão ao serviço da populaçao, no que toca ao bem estar publico,cumprimento da lei e da ordem .. sozinhos náo devemos coagir ninguem excepto em legitima defesa.. Like a Star @ heaven pirat

Só um pequeno aviso, cuidado com o que dizes, és um rádio-amador andas a dar estas informações e não zelas por uma comunicação segura e com regras?
No entanto apoias o uso das bandas exclusivas a radio-amadores serem utilizadas por meros cidadãos?
E também publicar este tipo de mensagens num forum publico? Como sabes que a anacom não tem um utilizador aqui?

De facto não entendo algumas das coisas ditas nestas ultimas mensagens, é um tópico que já anteriormente foi falado e volta a ser.
Estar também na categoria do FRN Portugal vai criando uma nódoa difamando o trabalho e criando também algumas confusões.

O mais acertado seria mover o tópico para um local correcto.
73.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por pdbernardo Ter 27 Nov 2012 - 14:41

Já nos estamos a espalhar e a continuar o offtopic.

A tua mensagem é pertinente Gonçalo, mas se continuamos a alimentar a fogueira o fogo alastra Mad

Como o Gonçalo diz, e como já anteriormente referi, o desenvolvimento deste tópico, nada tem mesmo a ver com o FRN-Portugal, e não há necessidade de se continuar a desenvolver Exclamation

pdbernardo
pdbernardo
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por tangará Ter 27 Nov 2012 - 15:18

BEM , DEIXO-VOS NA PAZ SOBRE ESTE TOPICO E SOBRE A ANACOM ANDAR POR AQUI OU NÃO POUCO IMPORTA Basketball ATÉ NEM SOU EU QUEFAÇO VIDEOS COM RADIOS CB INTERDITOS E PMR DE 5 WATTS ; ) Razz
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por Snog Ter 27 Nov 2012 - 16:51

Quem é que disse que não tenho a licença de CB, e também de radio-amadorismo??

O melhor é mesmo apagar o tópico se o amigo José estiver de acordo, é claro.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por pedro sousa Ter 27 Nov 2012 - 17:16

então agora pergunto eu, sou bombeiros voluntario, sapador florestal e membro da protecçao civil municipal onde me foi cedido um radio para trabalhar nas ocorrências, e para a utilização do canal municipal se as autoridades me vierem com o radio vou implicar comigo não? será que eles sabem ver qual o canal que estamos a utilizar?
pedro sousa
pedro sousa
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por tangará Ter 27 Nov 2012 - 17:35

pedro sousa escreveu:então agora pergunto eu, sou bombeiros voluntario, sapador florestal e membro da protecçao civil municipal onde me foi cedido um radio para trabalhar nas ocorrências, e para a utilização do canal municipal se as autoridades me vierem com o radio vou implicar comigo não? será que eles sabem ver qual o canal que estamos a utilizar?
claro que não; devem analizar o radio; as referencias dos equipos estao nos quarteis; por outro lado a anacom não embirra com ninguem; investiga,ajuda, ou va i a casa da pessoa como ja aconteceu cmgo por razoes varias ..são pessoas com estudos e sabem manter a pose Like a Star @ heaven e isto na é graxa Y=


Última edição por tangará em Ter 27 Nov 2012 - 17:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : EDITEI PORQUE TAVA ALI 1 ERROZINHO ORTOGRAFICO)
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por smd Ter 27 Nov 2012 - 17:47

Já que esta dicussão está no sitio errado considerem a minha intervenção um Off-topic, mas para responder ao colega pedro sousa:

efectivamente a legislação diz que não se pode escutar comunicações do "tipo reservado" porque é equiparado á violação de "correspondencia" tal como já foi exposto e muito bem num tópico acima. Agora como é que se pode trasnpor esta violação para a realidade? Não é por possuir um scanner, ou por este estar sintonizado numa determinada frequência, que o utilizador pode ser acusado de violar a lei, mas sim quando escuta comunicações que são restritas a um determinado grupo de utilizadores. Na prática qualquer pessoa pode trazer um scanner mas só se for presenciada a infração, ou seja se uma entidade fiscalizadora devidamente credenciada presenciar o utlizador a ouvir a dita comunicação. Ou, num outro exemplo, o "escuta" divulgar conteudos do que escutou e de alguma forma lhe seja imputada responsabilidades pelo facto por alguma entidade. Nestes casos pode-se imputar culpa tendo por base a legislação em vigor.
Em concreto para o colega pedro sousa, sendo bombeiro e membro da proteção civil goza de direitos de poder utilizar as frequencias reservadas para o efeito, cumprindo o respectivo regulamento, e portanto, dentro da legalidade.

smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por Joaquim Rosa Ter 27 Nov 2012 - 17:53

Acabamos de ficar sem o repetidor de Palmela. Eles desligaram o mesmo hoje e não vão ficar por aqui.
Atenção aos links FRN e restantes repetidores.
73´s
Joaquim Rosa
Joaquim Rosa
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por pmr1989 Ter 27 Nov 2012 - 18:12

Boa tarde!

Isso de ser BV, tem muito que se lhe diga no que toca a utilização de rádio. Quando está de serviço é uma coisa, o rádio está licenciado pela Anacom para ser utilizado pela associação humanitaria, é esse o nome bem como o da ANPC que está registado na Anacom.

Agora se andar fora de serviço com o rádio e se o apanharem nalguma operaçao stop, aí poderá ter problemas, pois normalmente os portáteis para os bvs e pc são os mesmos dos radio-amadores, apenas sao desbloqueados para as freq da banda alta da ROB e da REPC. Quem lhes garante que o colega não anda com o mesmo rádio a usar frequencias de pmr ou outras quaisquer? Não é o colega em nome individual que está autorizado a falar nas freqs da ROB ou da REPC. Eu tenho radio para serviço e so o uso quando estou de serviço, mesmo ele estando aberto para outras frequencias. O problema nisto tudo é mesmo a utilização de potencias superiores às permitidas por lei no pmr...

Quanto à historia da escuta e dos scanners, a própria lei é confusa, aliás so mesmo ca em Portugal, como tantas outras, onde ha excepçoes para tudo, mas isso é outra conversa.

O que eu interpreto nesse decreto lei, é que é legal a escuta, desde k nao se interfira nas comunicaçoes... ora um scanner (so rx como é obvio) nao interfere nas comunicaçoes, logo pode se usar, mas nao se pode escutar transmissoes privadas, pk é ilegal de acordo com a mesma norma, violaçao de correspondencia etc etc etc, logo é ilegal fazer escuta, o que torna confusa ou mesmo idiota a legislaçao... no fundo com tanta restriçao siginifica que nao se pode usar scanners loool.

Mesmo que so é crime se nos apanharem com a mao na massa, uma pessoa pode desligar o radio a tempo, ou numa visita ao qth se o radio(scanner) estiver desligado esta tudo bem para eles? errado.

73s
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Informacao Empty Re: Informacao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos