TX RX Fórum
Comprimento cabo antena - Página 2 Popup110

Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Comprimento cabo antena - Página 2 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!

Divulgação

Comprimento cabo antena

+9
tangará
Açoreano
[ThunderS]
pmr3363chaparrito
pmr1989
smd
ALF007
mouca
trekrider
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Comprimento cabo antena - Página 2 Empty Re: Comprimento cabo antena

Mensagem por pmr3309 Sáb 9 Fev 2013 - 3:52

Isto merecia uma votação, Very Happy eu cá também estou na garagem fora de casa, por opção minha por causa da antena.
pmr3309
Moderador TX&RX DX Group

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por trekrider Dom 10 Fev 2013 - 14:48

Isso é que era :-P vamos criar uma lista e ver quais são os lugares mais comuns, onde estão situadas as bases. Fica lá um ponto para o sótão :-)
trekrider
trekrider
Iniciado

Mensagem por trekrider Seg 11 Fev 2013 - 17:24

Já coloquei a antena no ar :-P mas depois de medir estou com 1,6 de estacionárias, agora a minha dúvida, para reducir, tenho que aumentar ou diminuir o elemento? A antena que tenho e uma sírio gpa 27 5/8.

Obrigado
trekrider
trekrider
Iniciado

Mensagem por CT2JKJ Seg 11 Fev 2013 - 18:26

Olá

Tem de ver qual a frequência em que quer emitir.
Por exemplo se quer que a antena esteja com 1:1 ou 1:0 nos 27,500, mais para cima ou mais para baixo da frequência vai alterar o SWR.
Se a freq é 27,500 e está com 1:6 nos 28,000 está curta, se nos 27,000 tem os 1:6 está comprida.
Acho que é assim,
tem de ver a onde ela está com menos estacionarias e ai é um centro da antena em frequência.Depois é andar para cima e para baixo e ver onde estão as estacionarias num papel , para ser mais fácil, e cada mudança, volte a escrever.

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional

Mensagem por tangará Seg 11 Fev 2013 - 18:48

medir em canal 1 depois 19 e finalmente canal 40; se uma antena tem mais estacionarias no 40 que no 1 e canal 19então ela tá curta tongue PORQUE NO CANAL 40 A FREQ É MAIS ALTA E QUANDO AUMENTA A FREQ DIMINUI O COMPRIMENTO DE ONDA ( e esse comprimento de onda tem 1 valor muito aproximado do tamanho fisíco da antena em causa Basketball

Última edição por tangará em Seg 11 Fev 2013 - 20:59, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : VOTA C.B.)
tangará
!BANIDO!

Mensagem por trekrider Seg 11 Fev 2013 - 19:59

Ok, logo quando chegar a casa logo vejo.
Eu só tirei valores no canal 20

Obrigado
trekrider
trekrider
Iniciado

Mensagem por trekrider Seg 25 Fev 2013 - 17:13

Boas, depois de tirar valores que os colegas disseram, tenho canal 1 - 1,8 canal 40 - 1,7
Como estive a espera do bom tempo, so hoje fui ate ao telhado e comecei a mexer na antena, estiquei e encolhi e o que consegui foi:
Depois de ir diminuindo o comprimento aos poucos, so depois de ter ter encolhido cerca de 5 cms as estacionarias aumentaram para canal 1 - 2,0 e canal 40 - 1,7
Entao resolvi aumentar o comprimento ate ao max e tenho os seguintes valores canal 1 - 1,8 canal 40 - 1,6
Parece-me que mais que mexa, não consigo baixar as estacionárias, sera por ter cortado o cabo, sem ter atenção as medidas ?Qual a vossa opinião ?

Obrigado
73´s
trekrider
trekrider
Iniciado

Mensagem por mouca Seg 25 Fev 2013 - 20:14

Eu não sou grande mestre na coisa mas pelo que li o cabo tem muito haver… no meu caso andei ali ver as ligações numa magnética cortei um pouco o cabo fiquei com 4 de estacionarias
Mas temos aqui malta que diz que e mito..

73´s
mouca
mouca
Guru

Mensagem por rodrigues_macovex Dom 10 Mar 2013 - 3:41

A medida do cabo conta e muito...atenção ás medidas.
rodrigues_macovex
rodrigues_macovex
Amador

Mensagem por smd Dom 10 Mar 2013 - 11:57

O comprimento do cabo coaxial, não é uma questão de opinião, mas sim uma realidade matemática.
Preferia não entrar por uma demonstração matemática, mas sim por uma fisica ou prática.
Podem comprovar de uma maneira muito simples: colocando uma carga resistiva de 50Ohm na ponta do cabo e medindo o SWR deve ser sempre 1:1; podem colocar n dimensões do cabo que a leitura será sempre a mesma.
Se o valor de SWR muda consoante o comprimento do cabo é porque existe uma desadaptação entre a impedancia do cabo e da antena.

Posso-vos dizer, a titulo de exemplo, que os 7 cabos que tenho entre as antenas e os equipamentos não foram medidos e o valor de SWR é 1:1 em todos os casos.

SMD
smd
smd
Profissional

Mensagem por Coutada Dom 10 Mar 2013 - 13:04

trekrider escreveu:Boas, depois de tirar valores que os colegas disseram, tenho canal 1 - 1,8 canal 40 - 1,7
Como estive a espera do bom tempo, so hoje fui ate ao telhado e comecei a mexer na antena, estiquei e encolhi e o que consegui foi:
Depois de ir diminuindo o comprimento aos poucos, so depois de ter ter encolhido cerca de 5 cms as estacionarias aumentaram para canal 1 - 2,0 e canal 40 - 1,7
Entao resolvi aumentar o comprimento ate ao max e tenho os seguintes valores canal 1 - 1,8 canal 40 - 1,6
Parece-me que mais que mexa, não consigo baixar as estacionárias, será por ter cortado o cabo, sem ter atenção as medidas ?Qual a vossa opinião ?

Obrigado
73´s

Boas
Pelo que dizes tens a antena curta se ao colocares o comprimento no máximo fica 1.6 no canal 1 tens de aumentar mais antena...
O comprimento do cabo ajuda anular SWR tens de uma media de 1/4 onda de frequência do canal 1
Coutada
Coutada
Guru

Mensagem por pmr3363chaparrito Dom 10 Mar 2013 - 16:12

o meu vai ter 35metros ate ao medidor de estacionarias
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru

Mensagem por rodrigues_macovex Dom 10 Mar 2013 - 17:52

pmr3363chaparrito escreveu:o meu vai ter 35metros ate ao medidor de estacionarias

em casa tenho mais ou menos 25metros de RG58, a antena é uma Santiago 1200 (não havia mais dinheiro Laughing ) e a funcionar com o Delta Force e um aquecedor RM KL203 porta-se a maneira... agora 35metros, já não sei não...sei que o RG213 é muito melhor para grandes comprimentos, mas os tostões não chegam...
rodrigues_macovex
rodrigues_macovex
Amador

Mensagem por pmr3363chaparrito Dom 10 Mar 2013 - 18:22

o meu cabo e um rg58 melhorado (tem malha dupla)
a antena vai ser de fabrico caseiro podes ver aki como esta apesar de ainda estar em construçao Wink
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo