Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Ideias para antena alimentada por indução (mais uma antena)
3 participantes
Página 1 de 1
Ideias para antena alimentada por indução (mais uma antena)
boas pessoal andei pela net e encontrei esta antena queria ajuda para fazer alguém me quer ajudar.....
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
tenho ja a antena agora nao consigo intender o resto
cumps
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
tenho ja a antena agora nao consigo intender o resto
cumps
Última edição por pedrolrneves em Qua 27 Mar 2013 - 16:31, editado 1 vez(es)
pedrolrneves- Amador
Re: Ideias para antena alimentada por indução (mais uma antena)
Boas isso é uma antena que é alimentada por indução.
Se já tens uma antena assim já é meio caminha andado.
1 - Antena tem que ter 16cm em cada vareta. 16cm para cima e para baixo.
O elemento de baixo tem que fazer 45 graus como mostra a seguinte figura:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
2 - Depois faz-se uma bobine com as tais 3 voltas com o diâmetro para ficar justo á antena do pmr.
As 2 pontas da bobine serão serão conectadas à antena. A ponta de cima, ligada ao elemento da antena de cima que esta na vertical. A ponta de baixo ficará liga ao elemento da antena que faz os 45 graus.
E tá feito.
Tens de arranjar uma PL fêmea com esta:
Depois fazes um cabo que numa ponta leva uma pl para conectar á antena e na outra ponta fazes a ligação com a tal com bobine de 3 voltas.
Tenho a certeza que o colega ia ficar mais bem servido com uma ground plane e alimentado por indução.
Qualquer duvida disponha!
2 - Depois faz-se uma bobine com as tais 3 voltas com o diâmetro para ficar justo á antena do pmr.
As 2 pontas da bobine serão serão conectadas à antena. A ponta de cima, ligada ao elemento da antena de cima que esta na vertical. A ponta de baixo ficará liga ao elemento da antena que faz os 45 graus.
E tá feito.
Tens de arranjar uma PL fêmea com esta:
Depois fazes um cabo que numa ponta leva uma pl para conectar á antena e na outra ponta fazes a ligação com a tal com bobine de 3 voltas.
Tenho a certeza que o colega ia ficar mais bem servido com uma ground plane e alimentado por indução.
Qualquer duvida disponha!
ALF007- Administrador Fundador
bom dia manuel.... ground plane nao tenho material para ela falta-me os radiais tenho aqui radiais so que o cabo de cobre ta todo troto nao fica completamente direitinho......... so uma duvida a bobine e um bocado de cobre com 3 voltas nê???
cumps
cumps
pedrolrneves- Amador
ALF007 escreveu:Boas isso é uma antena que é alimentada por indução.
E tá feito.
se eu quiser fazer esta posso acrescentar cabo ou e melhor nao????
pedrolrneves- Amador
concordo com o alf007
com a ground plane ficavas melhor
com a ground plane ficavas melhor
pmr3363chaparrito- Guru
Boas...
Que cabo pedro?
Não entendi.
Que cabo pedro?
Não entendi.
ALF007 escreveu:Boas...
Que cabo pedro?
Não entendi.
cabo RG58???
cumps
pedrolrneves- Amador
e como faço a bobine ? e com um cabo de cobre com 3 voltas.....
cumps
cumps
pedrolrneves- Amador
Com um cabo de cobre maciço e grosso para ter resistência suficiente e faz a bobine com a imagem mostra:
Boas noites..... ja fis a antena... e achou que tive um gainho muito bom.... amanha de manha ja vou testar melhor e dpx tirou fotos e partilho.... vou testar sem a antena no radio mas com o radio no mesmo sitio...... :PPPP ALF007 nao fis os 16cm abri a antena toda mas pos ela +-+-+-+ a 45graus.....
cumps
cumps
pedrolrneves- Amador
Óptimo!
Estou curioso para ver essa construção.
Gosto de ver o pessoal com as suas construções caseiras.
Parabéns.
Estou curioso para ver essa construção.
Gosto de ver o pessoal com as suas construções caseiras.
Parabéns.
boas.... entretanto meto fotos mas ja quero meter fotos com a antena ligada ao link e tudo.... queria fazer a ground plane so que nao sei se o cobre pode ser o que tenho aqui em casa ele ta uma beca para o amachucado e dobrado mas ta a bom... mas fica alimentada por indução..... e como consigo saber se ela tem mais ganho ou menus ganho????
porque para fazer uma ground plane so quando tiver medidor de estacionarias... para nao queimar o radio por isso agora e so antenas assim
ps: a antena que ta na foto ja tou a fazer umas modificações so quero saber se posso uzar RG58
cumps
porque para fazer uma ground plane so quando tiver medidor de estacionarias... para nao queimar o radio por isso agora e so antenas assim
ps: a antena que ta na foto ja tou a fazer umas modificações so quero saber se posso uzar RG58
cumps
pedrolrneves- Amador
Sim o cobre pode ser um que tenha em casa. O cobre tem ser maciço e grosso para ter resistência e não dobra com o vento.
A Antena Ground Plane é melhor porque recebe de todos os lados, são 4 radias ligadas a massa que o vai ajudar da recepção.
Se respeitar as medidas não vai ter estacionarias. Isso é garantido.
E se tiver ligado a um pmr com 0,5w nem vais conseguir medir porque e potencia é pouca. Os medidores de estacionarias precisão no mínimo de 2 a 3w para ter alguma precisão na medida.
Sim, pode usar o RG58.
Atenção com com as alterações na banda PMR. A ANACOM anda ai na caça, eles são 3 e andam aos pares. Por isso fica á sua responsabilidade!
A Antena Ground Plane é melhor porque recebe de todos os lados, são 4 radias ligadas a massa que o vai ajudar da recepção.
Se respeitar as medidas não vai ter estacionarias. Isso é garantido.
E se tiver ligado a um pmr com 0,5w nem vais conseguir medir porque e potencia é pouca. Os medidores de estacionarias precisão no mínimo de 2 a 3w para ter alguma precisão na medida.
Sim, pode usar o RG58.
Atenção com com as alterações na banda PMR. A ANACOM anda ai na caça, eles são 3 e andam aos pares. Por isso fica á sua responsabilidade!
kkakakakakakkakaka.... mas posso uzar uma antena alimentada por indução ou e negativo???
ok vou fazer a Ground Plane (as duas... tento dpx fazer um feedback das duas) dpx tirou fotos e mostro aqui pa voces verem se esta boa ou nao... pk o cabo em ves de tar todo direitinho ta uma beca para o amachucado mas e cabo maciço e grosso.... entao com 0.5w posso por uma antena que nao queimo nada certo????
(se quizer uzar um cabo com 30m secalhar vou perder muito sinal ne)
cumps
ok vou fazer a Ground Plane (as duas... tento dpx fazer um feedback das duas) dpx tirou fotos e mostro aqui pa voces verem se esta boa ou nao... pk o cabo em ves de tar todo direitinho ta uma beca para o amachucado mas e cabo maciço e grosso.... entao com 0.5w posso por uma antena que nao queimo nada certo????
(se quizer uzar um cabo com 30m secalhar vou perder muito sinal ne)
cumps
pedrolrneves- Amador
Fique descansado que não queima nada e seja preciso com as medidas.
Se usar 30m metros de cabo vai ter muitas perdas. Em UHF as perdas são muitas e não se esqueça que esta a emitir com 0,5w.
Até vou calcular as perdas:
lolol, não sai potencia, são 0w.
Mas se comprar RG 58 Wireman CQ125 a coisa melhora um bocadinho: 0.049w de potencia na carga.
Apague a ideia dos 30m porque o colega assim não sai para lado nenhum.
O cabo tem de ser o mais curto possível e para ligar a um pmr esqueça. É preferível falar dentro de casa.
Faça ao contrario, meta o pmr lá em cima e faça um cabo para alimentar e o cabo de audio ligado ao auricular... lol é uma ideia.
Se usar 30m metros de cabo vai ter muitas perdas. Em UHF as perdas são muitas e não se esqueça que esta a emitir com 0,5w.
Até vou calcular as perdas:
lolol, não sai potencia, são 0w.
Mas se comprar RG 58 Wireman CQ125 a coisa melhora um bocadinho: 0.049w de potencia na carga.
Apague a ideia dos 30m porque o colega assim não sai para lado nenhum.
O cabo tem de ser o mais curto possível e para ligar a um pmr esqueça. É preferível falar dentro de casa.
Faça ao contrario, meta o pmr lá em cima e faça um cabo para alimentar e o cabo de audio ligado ao auricular... lol é uma ideia.
eu sei so tava a tirar as duvidas... ok ok vou ver abraço dpx apito
cumps
cumps
pedrolrneves- Amador
ALF007 escreveu:.............
k conta + eskezita
pmr3363chaparrito- Guru