TX RX Fórum
Móvel HF Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Móvel HF Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Móvel HF

5 participantes

Ir para baixo

Móvel HF Empty Móvel HF

Mensagem por smd Sex 28 Jun 2013 - 17:45

Com o aproximar das férias e depois de alguns relatos que por aqui fui lendo, surgiu-me a ideia de também fazer rádio neste periodo.
Assim, vinha recolher opiniões sobre qual seria o melhor equipamento para tal. Pretendia um rádio com as bandas de HF e de preferencia com antena tuner e o mais portátil possivel (pequeno e leve). Escusado será dizer que tabém deve ter 3 Bs (Bom, Bonito e Barato).

*(se a memória não me falha, já houve (há) um tópico sobre a questão da portabilidade dos rádios, mas não o consigo encontrar... não queria estar a repetir o mesmo assunto, mas...)

O que aconselham?

Agradecido
SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Móvel HF Empty Re: Móvel HF

Mensagem por ALF007 Sex 28 Jun 2013 - 19:12

Boas SMD

Quanto ao radio recomendo um FT857, faz as bandas todas HF, VHF e UHF, vem com DSP e faz todos os modos em todas as bandas. 100w em HF e 6 metros; 50w em VHF, 20w em UHF.
Para ter em movel é uma excelente opção.
O dispaly é destacável e assim o cpu fica na mala e o dispaly como é pequeno fica onde lhe der mais jeito.
É um radio dinâmico e robusto.
Dizem que o FT 857 é ruidoso... em base até concordo, mas em móvel é uma rikesa lolol. Acho que a recepção esta mais preparada para móvel.
Resumindo e concluindo... num pequeno radio tem tudo para lhe garantir a satisfação em qualquer banda.
O resto são as antenas que fazem...


Antenas para HF não estou por dentro do assunto. Ainda não cheguei a essa fase lolol.
Para o FT 857 tem ATAS 120 mas são caras para 300€ e tal... mas existem outras mais baratas para 100€ e tal mas precisam de tunner.
Este assunto de antenas para HF movel vou deixar para outras pessoas que sabem o que estão a dizer.


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Móvel HF Empty Re: Móvel HF

Mensagem por smd Ter 2 Jul 2013 - 16:23

Alf,
obrigado.
Ainda fiquei á espera que alguém mais opinasse, mas...
Realmente o 857 parece-me o que procuro. Não tenho é visto nenhum (usado) á venda, e não estava com ideias comprar novo. Não faço a minima ideia de preços (nem novos nem usados) mas imagino que será seguramente acima dos 500. Vi hoje um anuncio de um 897D, que também me parece uma boa opção. Se comprar alguma coisa depois digo...

Abraço
SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Móvel HF Empty Re: Móvel HF

Mensagem por hellhack Ter 2 Jul 2013 - 18:42

ebay link espero ter podido ajudar o colega
hellhack
hellhack
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Móvel HF Empty Re: Móvel HF

Mensagem por rodriguesf Ter 2 Jul 2013 - 19:50

para móvel sem duvida que o 857d é a melhor alternativa! para alem do excelente desempenho é bastante pequeno comparado com outros radio com as mesmas características. o 897d é praticamente igual ao 857 apenas diferindo no tamanha, uma vez que já é bastante maior,
para mim o 897 é um radio que nem é carne nem é peixe, ou seja, é demasiado grande para móvel, e pelo preço há melhores para base. ambos andam por volta dos 500 usados e dos 900 novos.

eu aconselho a comprar o 857 e se puder uma atas 120, se não, como é o meu caso quando houver disponibilidade para o 857, estou a pensar construir uma réplica da atas, pois a ideia base não é difícil de entender! o resto dá algum trabalho mas também se faz.
rodriguesf
rodriguesf
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Móvel HF Empty Re: Móvel HF

Mensagem por smd Qua 3 Jul 2013 - 13:14

Quando falei que nao encontrava nenhum 857 usado estava a falar em PT pois pelo custo teria que fazer negocio em mao. De qualquer forma, na mesma agradecido. Ainda nao tinha feito buscas no ebay e assim ja fiquei com uma ideia dis precos.
Referi me ao 897 porque vi um anuncio de um e pareceu me mais ou menos. Na verdade o meu intuito nao e a instalacao no carro, mas sim para levar nas ferias e operar onde calhar. Se pensar em colocar o radio ou antenas no carro fico sem carro e sem mulher Smile
Tinha pensado em subir a uma serra algarvia e esticar um dipolo ou algo assim... Mas vou inveestigar a atas120 talvez seja uma boa opcao...

Smd
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Móvel HF Empty Re: Móvel HF

Mensagem por ALF007 Qua 3 Jul 2013 - 15:58

Boas SMD

Se o objectivo é ir para as serras fazer DX recomendo a uma Delta Loop porque qualidade / preço vai o satisfazer.
Garanto-lhe que vai ouvir muita coisa, vai chegar bem aos colegas que escuta, é uma antena que funciona muito bem. Acho que quem experimenta a Delta Loop torna-se Fã da antena: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Até pode levar para a praia, lolol... estou a rir-me mas gostava de experimentar na praia, mesmo perto do mar.
era fazer 3 matros em alumínio para suportar a antena e com uns "espetos" de canas de pesca espetava o solo e depois os mastros encaixa-vão.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nas lojas dos chineses custamam ter à venda e são baratos, 5€ a unidade.
Era fazer uma Delta Loop para os 80 metros com uma balun 1:4 e com antena tunner fazia as bandas todas.

Quanto ao radio continuo a insistir com o FT857 porque é um equipamento mais portátil, o Display é destacável que acaba por dar muito jeito.
Faz tudo o que o FT 897 faz com a excepção do TCXO9 que o oferece alta estabilidade em frequência. É para o radio não fugir de frequência nos paises onde à muito frio, com temperaturas a baixo de 0. Como não é o caso não vai ter a necessidade do TCXO9.
Até é mais barato do que FT897 e com a diferença dos€€€ já ajudava para um antena tunner.
O antena tunner é a única coisa que lhe falta mas existem uns que que valem a pena, por exemplo o LDG Z-100 PLUS: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu sei o orçamento já esta a subir e o dinheiro tá caro.
Mas se o seu objectivo for só HF porque não pensar num TS 480 da kenwood. Também ia bem servido e para VHF e UHF leva um portátil dos chineses tipo o UV5R da Boafeng e ás tantas já tem um.

Mesmo assim o meu concelho é pensar grande.
Com um FT857 ou até mesmo o FT897 é a melhor opção para móvel e para portátil e no futuro, depois de comprar, com as experiências vividas por si vai reparar que fez a melhor escolha.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Móvel HF Empty Re: Móvel HF

Mensagem por Snog Qua 3 Jul 2013 - 21:09

Desculpem o OFF-Topic,
Então e as fotos ALF? Acerca da delta loop?? Very Happy 
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Móvel HF Empty Re: Móvel HF

Mensagem por ALF007 Sex 5 Jul 2013 - 3:57

Tens razão... no fim de semana tiro.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Móvel HF Empty Re: Móvel HF

Mensagem por smd Seg 22 Jul 2013 - 17:27

Depois do que aqui se falou, andei muito indeciso entre o FT857 e FT897 mas acabei por me decidir mesmo pelo FT897, que embora tenha (quase) as mesmas caracteristicas que o 857 pareceu-me mais robusto. E como não encontrei nada usado (a preço de usado) decidi-me a comprar novo. E na passada sexta-feira lá fui eu ao Porto buscá-lo.
Ainda não tive oportunidade de o testar a 100%, mas a primeira impressão foi positiva. Ainda assim, e também pela primeira impressão, fica atrás do TS2000, mas acho que não se pode fazer uma comparação linear entre os dois.
Agora falta a antena e fonte de alimentação mas tenho que me desenrascar com o que anda lá por casa (o dinheiro foi todo para o rádio Smile ). Para antena estou a construir uma magnetic loop, vamos lá ver se é "eficaz". E fonte terá que ser a de um PC, adaptada, mas a que tinha lá por casa não é fácil de adaptar, pois tem proteções contra variações de tensão...
Vamos lá ver se no final desta semana já tenho a minha estação transportável para poder levar nas férias.

Obrigados pela ajuda
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Móvel HF Empty Re: Móvel HF

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos