TX RX Fórum
Tecnologia 'made in Bragança' revoluciona radiodifusão Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Tecnologia 'made in Bragança' revoluciona radiodifusão Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Tecnologia 'made in Bragança' revoluciona radiodifusão

Ir para baixo

Tecnologia 'made in Bragança' revoluciona radiodifusão Empty Tecnologia 'made in Bragança' revoluciona radiodifusão

Mensagem por ALF007 Qui 26 Dez 2013 - 16:51

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Um português desenvolveu um dispositivo que promete revolucionar o modo como se resolvem, remotamente, os problemas de radiodifusão. Pensada em parceira com o Instituto Politécnico de Bragança, a inovadora tecnologia reduz os custos e as falhas de emissão das rádios.

Depois de percorrer mais de dois milhões de quilómetros o equivalente a 50 voltas ao Mundo - a tratar de antenas, Rui Paulo Pereira quis arranjar uma solução para o tempo que despendia para, muitas vezes, carregar apenas num botão e devolver a emissão às rádios.

O resultado foi a 'Alarm Box', o dispositivo 'made in Bragança' que o técnico de emissores de radiodifusão visa internacionalizar, arrancando com a sua comercialização no prazo de um ano. Depois de feitas demonstrações a "quase todas as rádios nacionais" e uma empresa espanhola do setor", a reação "é de alguma surpresa" quando são informados de que o equipamento é 'made in Portugal/Bragança'.

Por isso mesmo, Rui Paulo Pereira acredita que o 'Alarm Box' tem potencial para conquistar o mercado além-fronteiras, com aquela que foi também a primeira patente alguma vez desenvolvida no Gabinete de Empreendedorismo do instituto transmontano. "Há milhares de rádios espalhadas por todo o mundo, mas a minha maior expectativa é em relação aos mercados do Brasil, Espanha e França", revela o técnico radiofónico.

O segredo da tecnologia lusa é que, segundo Rui Paulo, a mesma consiste num aparelho que "faz tudo, enquanto que os outros fazem uma coisa cada um". Para que funcione, basta colocá-lo no centro emissor que comunica com o técnico através de uma aplicação Android desenvolvida para o efeito, que permite resolver falhas através de um simples SMS.

Esta última foi criada por uma equipa de informática e eletromecânica do Instituto Politécnico de Bragança, constituída por Pedro Rodrigues, Gertúlio Igrejas e David Branco, que lhe quiseram incutir um cunho pessoal na parte da componente da inteligência artificial.

A investigação teve sempre como objetivo dar resposta "às necessidades de solucionar remotamente os problemas". Como tal, uma das inovações que o equipamento apresenta é o facto de conseguir "fazer a análise do áudio e averiguar se está a funcionar erraticamente, ou seja, se há ou não ruído".

Rui Paulo diz-se consciente de que, com esta invenção, "pode estar a reduzir emprego" entre técnicos como ele, mas que, por outro lado, "também está a criar emprego" nas empresas que venham a produzir o equipamento.

Ainda assim o técnico lembra que a 'Alarm Box' vem reduzir os custos das empresa de radiodifusão e  facilitar, sobretudo, a vida aos profissionais que vão continuar a ser necessários para a manutenção dos centros emissores.

Antes, o profissional com 24 anos de carreira na área da radiodifusão lembra que chegou a ter de ir de Bragança ao Algarve "para, em apenas uns minutos, fazer 'reset'num botão", um exemplo de como o novo dispositivo compensa. "Poupa não ter que ir lá e as estações emissoras não ficarem sem emissão", conclui.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos