TX RX Fórum
ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

3 participantes

Ir para baixo

ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Empty ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

Mensagem por ALF007 Qui 28 Jul 2011 - 3:50

Este artigo irá esclarecer sobre a construção da Antena Delta Loop de onda completa para todas as faixas de operação. Fala-se muito desta antena, existem várias técnicas de construção, de acoplamento, mas ninguém detalhou ainda. O objectivo é fornecer um padrão para que se possa fazer sabendo-se o "como" se chegou a determinadas conclusões, de maneira simples e objectiva.
Usa-se a constante 1005 para determinar o tamanho aproximado do comprimento da antena em PÉS.
Porém, é mais comum para nós aqui no Brasil, usar METROS e CENTÍMETROS como padrão, então, para converter, multiplicamos a constante 1005 por 0,3048 e obtemos uma nova constante que é 306,324. Despreza-se a casa decimal e adoptamos 306. A partir daí, fica fácil calcular nossas antenas DELTA LOOP.
Por exemplo, digamos que queremos calcular nossa antena Delta Loop para 80 metros e elegemos como o nosso centro de faixa, a frequência de 3.750mhz. Aplica-se a fórmula 306 / Frequência. (divide-se 306 pela Frequência desejada)

Tamanho = 306 / 3.750
Tamanho = 81,60 metros (oitenta e um metros e sessenta centímetros)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Este tamanho, é o comprimento total do fio que será usado para a construção da nossa antena. O fio tem que possuir no mínimo uma bitola de 1,5mm para garantir uma boa largura de banda. O ideal é que se trabalhe com fio de 2,5mm. encapado e flexível. A medida em milímetros refere-se ao fio propriamente dito, ou seja, sem a capa de isolamento.

A colocação desta antena pode ser na forma de um quadrado ou triangular. Vamos na página seguinte um desenho para exemplificar. A conexão da antena com o rádio deverá ser feita através de um acoplamento. A antena Delta Loop na configuração proposta, terá uma impedância próxima dos 102^.
Nossos rádios possuem uma exigência de 50Ω e alguns rádios mais antigos de 75Ω. Ligar simplesmente o rádio na antena usando um cabo coaxial de 50Ω que é o mais comum, irá provocar um descasamento e consequentemente um SWR muito alto. Então como fazer? Existem várias maneiras de se desenvolver uma Secção Acopladora. Pode-se usar Linha aberta, fita de 300^, Ladder Line e cabo coaxial de 75Ω. Existem várias técnicas. No nosso caso, é muito mais fácil usar o coaxial de 75Ω do que construir uma linha aberta ou importar a caríssima Ladder Line, ou ainda as ineficientes fitas de TV de fabricação nacional de 300^ que acabam limitando a potência de saída em pouco mais de 100W. Concluindo, vamos calcular esta secção de acoplamento com cabo coaxial de 75Ω.

Usa-se a fórmula: 246 x VF / Frequência.

246 é uma constante para calcular o resultado em Pés. Nosso caso é em metros e centímetros, então vamos converter:
Constante para Metros = 246 x 0,3048, onde nossa constante passa a ser 74,98.
VF significa factor de velocidade, ou seja, se estivermos usando o cabo coaxial RG59 ou RG11 (que são os mais comuns no mercado) nossa VF é de 0,66.

(Não esqueça, que agora estou falando do coaxial de 75Ω para a Secção de Acoplamento).

Secção de Acoplamento:
SA = 74,98 x 0,66
SA = 49,4868 arredonda-se para 49,49
SA = 49,49 / 3.750 Mhz
SA = 13,197333 arredonda-se para 13,20
SA = 13,20 (treze metros e 20 centímetros)

O resultado é que usará um pedaço de cabo coaxial de 75Ω com 13,20m. de comprimento, para baixar a impedância da antena que é em torno dos 102Ω para os necessários 50^ do nosso rádio.
Pronto! Esta é a nossa Delta Loop calculada com a secção de acoplamento para 50Ω. Agora, é só instalar.
Veja o desenho abaixo, exemplificando a instalação que pode ser na forma de um quadrado, onde cada lado terá 1/4 do comprimento total do fio (no exemplo é o L/4) ou de um triangulo equilátero,.
Observe também a tabela exemplo, para várias frequências com a respectiva Secção de Acoplamento.
Outra coisa, é que normalmente, não nos preocupamos muito com a forma, e nossa instalação nunca é exactamente igual aos esquemas. Nosso quadrado fica torto, nosso triangulo não é equilátero. O resultado é que teremos variações de SWR em função da frequência de corte. Nada que nos preocupe, porém o resultado não será exactamente como especificado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Observações Finais:
O ponto de ligação do coaxial de 75Ω com a antena deve ter um espaçamento de 5cm. e pode-se usar um pedaço de tubo de PVC de ½ polegada, acrílico ou outro material isolante e resistente.
A sustentação da antena também pode ser feita com pedaços de tubo de PVC. Corte aproximadamente 5cm, fure nas duas pontas e em uma das pontas, passe o fio da antena e na outra amarre uma corda de nylon ou até pedaços de fio encapado (que não é muito recomendado). Pode-se instalar na horizontal, vertical ou tipo Sloper.
Na ponta do coaxial de 75 Ω que será ligado ao cabo coaxial de 50 Ω que ira até ao rádio ou acoplador, deve-se, sempre que possível, usar conectores para fazer a emenda.
O coaxial de 50Ω que ira até o rádio, teoricamente, pode ter qualquer comprimento. Deve-se usar o comprimento necessário, mas, com o conhecimento das perdas em função da distância e da frequência utilizada.
A Delta Loop é uma antena mono banda, possui excelente relação sinal x ruído e ganho sobre o DIPOLO. Pode-se operar em várias faixas com o uso de um acoplador de antenas. Mas, ao usá-la desta maneira, como se fosse uma antena multibanda, não espere o mesmo desempenho que é obtido na faixa da frequência de corte. Por exemplo, construiu a antena para operar em 80 metros, então ela será excelente em 80 metros. Em 40, 20, 15, 10 e etc. Ela poderá ser muito boa ou apenas razoável, dependerá de muitos factores.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por ALF007 em Qua 19 Ago 2020 - 1:31, editado 1 vez(es)
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Roberto Freitas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Empty Re: ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

Mensagem por Coutada Sex 11 Jan 2013 - 0:37

Tenho uma e nao quero outra coisa
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Empty Re: ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

Mensagem por ALF007 Dom 16 Jun 2013 - 21:36

Olá Coutada 

A sua Delta Loop para que banda é?
Eu estou quase acabar a minha.
Falta-me optar o tipo de secção de acoplamento. Qual será a melhor opção:
1 - com cabo coaxial de 75Ω que são 1.79m
2 - Balun.

Já agora pergunto como calculou as voltas e o diâmetro do seu Balun?

Obrigado e até jazz

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Empty Re: ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

Mensagem por Coutada Seg 17 Jun 2013 - 0:35

Boas
A antena tem um perimetro +- 77mts ou seja esta boa para a banda 80mts.
Mas com o tuner do radio faz as bandas todas, ainda hoje fiz contatos PSK nos 10mts e 30mts estive a testar a minha fonte de pc 
O balun e so de RF tem 12 voltas numa ferrite de tv
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Empty Re: ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

Mensagem por ALF007 Seg 17 Jun 2013 - 1:11

77 metros não tenho espaço.
Hoje tive a fazer as contas e na minha casa, tenho espaço para por Delta Loop's até aos 29 metros (mesmo na tangente). 
Faça uma para cada banda, das mais baixas.
E uma ideia e aproveite o seu espaço. lol
Também já estou acreditar demais, na delta loop.
Quero ver com os meus olhos.

Obrigado pela informação.
Mas sabe dizer qual é a melhor opção para a secção de acoplamento para uma Delta Loop monobanda?
1 - com cabo coaxial de 75Ω 
2 - Balun. E qual o melhor Balun.

Isto de balun's ainda estou aprender.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Empty Re: ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

Mensagem por Coutada Seg 17 Jun 2013 - 13:13

Boas
Testa a medida que poderes e depois vez o resultado...
Usa o cabo 50Ω para testes e melhor pois 75Ω e mais para monobanda.
Se tiveres usa o balun 4:1 e o indicado para as deltas, se não tiveres usa o balun de RF ou seja só com o cabo coaxial...
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Empty Re: ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

Mensagem por ALF007 Qua 4 Dez 2013 - 22:07

Boas noites.

Estou com uma duvida...
Será possível fazer vários Loops para bandas diferentes e alimenta-las com um único cabo?

Exemplo: 1 Loop para 6m, 10m, 12m, 15m,  17m e 20m.
Fazia uma cruz ( + ), com umas canas de pesca para servir de suporte.
Depois fixava os loop das bandas que pretendo.

As minhas duvidas são:
É possível?
Vale a pena fazer isso?
Ou é preferível apenas fazer um loop para a banda mais baixa e com o tunner faço as outra bandas?
Qual é o melhor Balun para alimentar todos estes loop, com um único cabo para alimentar?

Até jazz e aguardo que alguém possa ajudar-me.
Obrigado.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Empty Re: ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

Mensagem por ALF007 Dom 26 Jan 2014 - 23:41

Boas noites.

Vou fazer mais uma DeltaLoop...
Em conversa com um amigo, tivemos a ideia do cabo de aço.
Como vamos precisar de muitos metros de cabo, o cabo de aço fica muito mais barato. A diferença em dinheiro é enorme.
Por isso gostava de saber se vale a pena usar o cabo de aço para fazer uma DeltaLoop????
Já sei que o cobre tem uma maior condutividade do que o aço.
Tecnicamente , para o antena DeltaLoop gostava de saber qual é a melhor opção e porque?
Cabo de aço ou cabo de cobre?


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Empty Re: ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

Mensagem por ct5kem Dom 20 Ago 2017 - 0:47

Boa noite algum colega tem o esquema da delta loop que faça dos 10 aos 20 metros?de preferencia vertical para fazer com tubos de aluminio ou canas de pesca.
Obrigado
ct5kem
ct5kem
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE) Empty Re: ANTENA DELTA LOOP - ONDA COMPLETA (FULL WAVE)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos