TX RX Fórum
ACTIVAÇÃO TORRE de BELÉM Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
ACTIVAÇÃO TORRE de BELÉM Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


ACTIVAÇÃO TORRE de BELÉM

Ir para baixo

ACTIVAÇÃO TORRE de BELÉM Empty ACTIVAÇÃO TORRE de BELÉM

Mensagem por ALF007 Qua 26 Mar 2014 - 4:15

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


18 de Abril –Dia Nacional dos Monumentos e Sítios

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2014 – Lugares de Memória

Um monumento é uma estrutura construída por motivos simbólicos e/ou comemorativos, mais do que para uma utilização de ordem funcional, ele visa perpetuar a memória sobre actos passados. Para tal o ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios criou em 18 de Abril de 1982 o DIMS – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o qual foi aprovado pela UNESCO na sua 22ª sessão, em Novembro de 1983. Desde então, em 18 de Abril comemora-se um pouco por todo o mundo o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Neste dia pretende-se dar visibilidade aos monumentos e sítios arqueológicos, bairros históricos, etc … enfim a lugares de memória!
Tendo em conta que este ano de 2014 marca o centenário da WWI – e porque de memória se trata – as comemorações do DIMS terão este lugar sob o tema Lugares de Memória e realizam-se em Portugal, de 12 a 20 de Abril.

A política naval portuguesa do século XVI e o progresso das viagens marítimas fizeram do porto de Lisboa uma paragem obrigatória para os que navegavam nas rotas do comércio internacional. Proteger Lisboa e a sua barra tornou-se uma necessidade pelo que o rei D. João II (1455-1495) teve a iniciativa de traçar um plano inovador e eficaz, que consistia na formação de uma defesa tripartida entre o baluarte de Cascais, a fortaleza de S. Sebastião da Caparica, na outra margem do rio, e uma terceira fortaleza que, devido à sua morte, coube a D. Manuel I, seu sucessor, a tarefa de mandar construir. Foi assim, a cargo do Mestre Francisco Arruda, construída a Torre de Belém, de seu verdadeiro nome “Torre de S. Vicente” – em homenagem ao santo patrono da cidade de Lisboa.
A Torre de Belém é um referente do Portugal Atlântico e periférico e embora ancorada no Tejo, e armada durante séculos com artilharia fixa, remete-nos para a viagem, para o querer, para o êxodo, para o nomadismo do Homem Português pelo Mundo repartido, e para o pioneirismo dos nossos seculares contactos de cultura nos vários espaços insulares e continentais.

O NRA, no seguimento da sua actividade radioamadorística, encontra no texto acima todo o cabimento e justificação para se associar à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
É assim que o Núcleo de Radioamadores da Armada, associando-se ao DIMS, executará no próximo dia 18 de Abril de2014, a primeira activação da “Torre de Belém”.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos