TX RX Fórum
Link FRN legalidade - Página 2 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Link FRN legalidade - Página 2 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Link FRN legalidade

+7
31PTZ88
pmr1989
PMRzPMR
mouca
ALF007
paulo lucio
musico
11 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Seg 17 Nov 2014 - 10:48

Oh musico a mim ainda nao me mandaram nada e a ti?
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Seg 17 Nov 2014 - 11:59

paulo lucio escreveu:Oh musico a mim ainda nao me mandaram nada e a ti?

Nada Sad mas eu a uns tempos mandei mail para la a perguntar como devia fazer para tirar a carta de radio amador e também demorou alguns dias vamos esperando, entretanto acho que vou tentar meter conversa em alguma sala de FRN de modo a saber como eles fazem para ter links sem chatisses Very Happy, tenho é de arranjar um microfone para o pc
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por PMRzPMR Seg 17 Nov 2014 - 15:07

eu meto: anacom requisitos para exame de amador no google e deu isto :http://www.anacom.pt/streaming/ANEXO1.pdf?contentId=954743&field=ATTACHED_FILE    e tambem em :http://www.rep.pt/ct3kn/radioamadorismo.htm  mas cá pra mim telefonar pra la, para numero gratuito é mais esclarecedor e rápido
PMRzPMR
PMRzPMR
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Seg 17 Nov 2014 - 16:07

PMRzPMR escreveu:eu meto: anacom requisitos para exame de amador no google e deu isto :http://www.anacom.pt/streaming/ANEXO1.pdf?contentId=954743&field=ATTACHED_FILE    e tambem em :http://www.rep.pt/ct3kn/radioamadorismo.htm  mas cá pra mim telefonar pra la, para numero gratuito é mais esclarecedor e rápido


Mas palavras levas o vento e se for um email escrito sempre é um prova mais provavel do que o dis que disse....
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Ter 18 Nov 2014 - 12:55

Exmº Sr.,

A informação disponibilizada no seu mail é insuficiente para podermos emitir um esclarecimento concreto.

Assim, sugerimos que entre em contacto com os nossos serviços técnicos através do telefone 217212269 - Paulo Freire - por forma a podermos esclarecer as questões que nos queira colocar.

Com os melhores cumprimentos,

Direção de Gestão do Espectro
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Ter 18 Nov 2014 - 12:55

Foi isso que recebi
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Ter 18 Nov 2014 - 13:04

Ainda não recebi nada, isso foi recebido quando ? que mais detalhes querem eles ?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Ter 18 Nov 2014 - 13:39

Nao especificaram.... recebi hoje a cerca de. 30 40 min...

Pode ser que o seu email tenha outra resposta
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Ter 18 Nov 2014 - 14:16

paulo lucio escreveu:Nao especificaram.... recebi hoje a cerca de. 30 40 min...

Pode ser que o seu email tenha outra resposta

Eu dei uma breve explicação que seria um link (e tal ligado um pmr ao um pc a emitir e receber conversa da net e tal ) penso que
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Ter 18 Nov 2014 - 14:17

O que ei fiz basicamente e resumidamente
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por pmr1989 Qua 19 Nov 2014 - 11:17

Boas,

Não sabia que era o Paulo Freire a tratar destes assuntos tambem, mas tem lógica, pois ele é o coordenador das redes privativas.

Entrem em contacto com ele, é uma pessoa bastante acessivel, e tentará ajudar vos nas vossas duvidas.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qua 19 Nov 2014 - 11:34

Acho que a mim nem se dignam a responder Sad
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qua 19 Nov 2014 - 13:44

Pode ser que esteja a ser analisado
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qui 27 Nov 2014 - 13:05

Ora bem tardou mas chegou ....

ICP-S085766/2014
20.02.01.982519

Exmo. Senhor Cláudio Filipe,

Na sequência da sua comunicação que abaixo se transcreve e no entendimento que se está a referir a estações designadas por PMR446, informa-se o seguinte:

1. As estações em causa estão isentas de licenciamento desde que operem de acordo com a regulamentação aplicável atualmente em vigor e nomeadamente de acordo com o disposto na alínea s) do documento "Isenção de licença de rede" que poderá ser consultado em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

2. Adicionalmente será de referir que estas estações deverão ser móveis/portáteis não devendo ter caráter fixo de acordo com o e-QNAF (disponível em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ) que define, para cada uma das faixas 446,0 - 446,1 MHz e 446,1 - 446,2 MHz, que "Esta faixa só poderá ser utilizada por estações móveis. Não é permitida a utilização de estações de base (repetidoras ou não repetidoras)."

3. Neste contexto, as aplicações que refere não estão de acordo com a regulamentação aplicável, não podendo portanto ser implementadas quer por não amadores quer por amadores de rádio.

Com os melhores cumprimentos,
Carlos Antunes
Serviços de Amador
e de Amador por Satélite

Em suma .... esquece la a bicicleta não me vou meter nisto .... vale mais investir o dinheiro na licença de radio amador e fazer radio amador que andar a comprar pmr e cabos e coisas do genero, para depois ter dores de cabeça .... ou estarei errado ?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por paulo lucio Qui 27 Nov 2014 - 13:32

Pois mas os cabos nao sao caros ahahah os cabos sao cabos de audio gastas uns 5€ nos 2 aahaa mas força por ai claudio ahaha
Vfx4070
paulo lucio
paulo lucio
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qui 27 Nov 2014 - 14:30

Mas posto isto tudo , não consigo perceber porque de não deixarem isto ser usado afinal ? tudo bem que é lei mas porque alei proibe ? isto faz mal a alguem ? isto parece que nos querem obrigar a continuar na idade da pedra, quando se tenta fazer algo tecnologicamente novo pumba algo nos impede ....
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por 31PTZ88 Qui 27 Nov 2014 - 14:48

musico escreveu:
....

Em suma .... esquece la a bicicleta não me vou meter nisto .... vale mais investir o dinheiro na licença de radio amador e fazer radio amador ...
I like this!

Sinceramente não sei o que esperavam que o regulador pudesse responder de diferente relativamente à pergunta feita.
Esta é a única interpretação que uma entidade reguladora pode fazer da lei, a interpretação à letra, todas as outras que nós possamos tentar arranjar, tentando definições alternativas aos conceitos, exemplo móvel/portátil, ou tentando desmontar os conceitos com exemplos que podem por causa a validade/pertinência da sua interpretação, terão que ser efectuados por advogados em sede de tribunal.

Valerá a pena? Eu chego à mesma conclusão do amigo Músico, expressa do seu desabafo que citei neste post mais acima.

Outra alternativa é mover-se os interesses e interessados em que a actual regulamentação mude e fazerem as diligências para levar o assunto à consideração de quem no nosso País tem a incumbência de legislar, a Assembleia da Republica, se essa mudança ocorrer, então o regulador (ANACOM) passará a regular dentro dos novos parâmetros entretanto definidos.
31PTZ88
31PTZ88
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por pmr1989 Qui 27 Nov 2014 - 14:53

Isso já foi amplamente respondido quer por mim quer por outros membros do fórum. Basicamente a banda não foi criada a nivel europeu para isso. Eles mais tarde ou mais cedo irão "arrasar" com links e repetidores, como já o fizeram no passado.

Para aquilo que andam a fazer nessa banda, existe o radioamadorismo, que é uma actividade maioritariamente para estudo e desenvolvimento da técnica, não é so usar o rádio para falar, o radioamadorismo não é essencialmente isso.

Existe depois numa vertente mais "lúdica", a banda do cidadão, embora também com algumas condicionantes em termos legislativos.

E depois por fim existem as redes comerciais / privadas, que devido à migração da maioria de serviços para normas digitais, estão a ser muito usadas por grupos, actividades lúdicas e afins. Existem diversos tipos de redes, cada uma com o seu custo anual, e onde tudo é livre. Isso também já foi falado aqui neste fórum, e existem por aqui posts sobre essas redes, bem como a adesão a uma rede nacional interligando essas redes locais. Pode ser tudo interligado por rádio (links uhf ou ligações a 5 GHz), IP, etc, o limite é a imaginação.

Sou radioamador, pmrista, cebeista e tenho uma rede dessas. Não me arrependo de ter aderido a nenhuma, nem tão pouco substituo uma com outra. São coisas diferentes. Continuo a usar todas, e cada uma complementa as outras. Quem gosta disto, é assim xD .

Pelo menos não vou com as ilegalidades.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Qui 27 Nov 2014 - 15:40

pmr1989 escreveu:Isso já foi amplamente respondido quer por mim quer por outros membros do fórum. Basicamente a banda não foi criada a nivel europeu para isso. Eles mais tarde ou mais cedo irão "arrasar" com links e repetidores, como já o fizeram no passado.

Para aquilo que andam a fazer nessa banda, existe o radioamadorismo, que é uma actividade maioritariamente para estudo e desenvolvimento da técnica, não é so usar o rádio para falar, o radioamadorismo não é essencialmente isso.


73s,

Existe radioamadorismo que é uma complicação para se entrar ( e que segundo o mail nao torna legal o uso do mesmo, no email diz quer seja radio amador ou nao não é legal) .... tanto em dinheiro como em legislação que é uma autentica anedota a meu ver, e as acociações de radio amadores pelo que tenho visto ( e poderei estar errado ) mas o que me parece é que apenas querem socios para dizer que sao muitos e mexer-se para alterar a legislação para trazerem sangue novo a banda não, ainda apoioam esta legislação ridicula....

num pais onde acho que existe tanta gente a gostar disto acho que podiam ser mais unidos e elevar as comunicações a outros niveis em vez de andarem com guerrinhas de quem faz radio a mais anos e de quem chega mais longe e melhor mas pronto isto é a minha visão talvez esteja errado....

Em relação ao que esperava da resposta sim ja esperara aquela resposta mas ainda não tinha visto em nenhum forum uma resposta vinda oficialmente da entidade ANACOM com a explicação especifica como esta, via se muito era opinioes de pessoas .....
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por pmr1989 Sex 28 Nov 2014 - 10:44

Boas ,

Eu não disse que sendo radioamador poderia fazer isso tudo e mais alguma coisa na banda 446. Apenas estava a enumerar as várias vertentes que existem nas radiocomunicações amadoras e profissionais (que também podem se tornar amadoras).

Mesmo na questão das redes privadas, eu ~por ser radioamador, não posso usar equipamentos de radioamador na rede privada.

Como já disse cada banda existe para uma determinada especificação, e na minha opinião, umas não substituem outras, antes pelo contrário, complementam-se.

Quanto à questão, já houve neste forum a colocação de respostas dadas directamente pela Anacom, quer por mail, quer por telefone. Isto já foi bastante debatido, pode é andar dispersado aqui pelo forum. Além de outros foruns que outrora existiram. Inclusive aquando da ultima grande inspecção que a Anacom realizou, isso voltou à baila aqui.

Quanto à legislação em si, e como já aqui foi dito, não é a Anacom que legisla, apenas faz cumprir a lei. Certamente os deputados ouviram diversos sectores antes de transpor a directiva comunitária referente à banda 446 para Portugal, e aprovaram a Lei.

É o que há. Uso o PMR446, e na minha zona nunca houve links nem repetidores, e não morremos por isso, Subimos de vez em quando às serras, e ja fizemos muitos contactos enquanto Grupo PMR de Coimbra.

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Sex 28 Nov 2014 - 11:49

Sim mas não encontrei essa informação pronto fica mais um topico então Smile

mas existe alguma banda que seja permitido links ?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por pmr1989 Sex 28 Nov 2014 - 13:24

Boas,

Vamos ver se consigo responder de modo simplista.

Os "verdadeiros" links nas radiocomunicações não são bem aquilo que existe a ligar RF a programas de computadores, como existe nos 446.

De qualquer modo, numa rede privada do Serviço Movel Terrestre, é permitido tudo, até digital. Eu próprio já pensei migrar para uma norma digital qualquer na minha rede, mas há sempre um problema, o problema dos €.... É que analógico convencional, ainda vai dando para montar redes destas com equipamentos profissionais usados, novos já é outro passo, se é que me faço entender.

Quanto à interligação, posso fazer interligação a outros repetidores da propria rede ou de outras redes, através de links rádio (normlamente uhf mas tambem em vhf), por IP, ligações a 5 GHz, e porque não tambem uma interface com um computador como existe no FRN? GPS, dados, etc etc etc....

xD
73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por pmr1989 Sex 28 Nov 2014 - 13:28

Eu acho que aqui a grande duvida que paira no ar é em termos de burocracia.

Qualquer cidadão a nivel individual ou colectivo, pode requerer uma licença para uma rede rádio na frequencia que desejar, dentro do SMT. 40 MHz, 80, 150 e 450 MHz. Simples, ou com recurso a estações de base.

Enquanto por exemplo, no radioamadorismo, os repetidores só podem ser pedidos por Associações, e não por um radioamador em nome individual, nas Redes Privativas do Serviço Movel Terrestre ( onde estão as redes dos seguranças, taxias, etc), qualquer cidadão o pderá fazer, com ou sem projecto, dependente da dimensao da rede e modo.

Acho que esclareci mais ou menos tudo xD

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por musico Sex 28 Nov 2014 - 13:58

Pois mas ja estamos a falar de redes privadas, ou seja ja não vai ser qualquer pessoa com um radio de 10 euros que vai poder utilizar, tal como seria uma rede de FRN com pmrs
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por zeroball Sex 28 Nov 2014 - 14:37

musico escreveu:Pois mas ja estamos a falar de redes privadas, ou seja ja não vai ser qualquer pessoa com um radio de 10 euros que vai poder utilizar, tal como seria uma rede de FRN com pmrs

Há radio de vhf e/ou uhf mais baratos do que certos pmrs do mercado... por €10, não, mas por €20 já é possível.
zeroball
zeroball
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Link FRN legalidade - Página 2 Empty Re: Link FRN legalidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos