TX RX Fórum
Antenas Sirio - Qual escolher? Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Antenas Sirio - Qual escolher? Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Antenas Sirio - Qual escolher?

3 participantes

Ir para baixo

Antenas Sirio - Qual escolher? Empty Antenas Sirio - Qual escolher?

Mensagem por toiosoiovoio Qui 8 Jan 2015 - 21:13

Estava a pensar em comprar uma Sirio 5000 performer ou uma Sirio 5000 Turbo. Será a versão PL para montagem numa base magnética.

A minha dúvida é se devo comprar uma ou outra sendo que em termos de performance, aparentemente pelo aquilo que li, serão iguais. A diferença entre as duas é que a Performer usa porca e parafuso na articulação enquanto que a Turbo uma rótula.

Tenho medo da rotula que acho que se por alguma razão partir, nunca mais tenho antena. Qual a vossa opinião sobre estas antesnas e qual antena escolhiam e porquê?

A antena será para usar no carro sem circular.

NOTA: Parece que existe ainda outra diferença. Uma tem a bobina em cobre e a outra não.
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antenas Sirio - Qual escolher? Empty Re: Antenas Sirio - Qual escolher?

Mensagem por vildor Sex 9 Jan 2015 - 1:13

Se é para usar no carro sem circular, precisa mesmo de ser com base magnética? Não preferes ir pela ideia de usar uma antena de base com poste?
Tipo isto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não necessariamente com essa antena, mas sempre vais ter melhor rendimento que uma antena de base com metade dos problemas que referes. Também tens sempre a hipotesse da "mitica" santiago1200...
avatar
vildor
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Antenas Sirio - Qual escolher? Empty Re: Antenas Sirio - Qual escolher?

Mensagem por ALF007 Sex 9 Jan 2015 - 1:36

Eu tenho uma Sirio 5000 Turbo versão PL... porque uso com uma base magnética de 18 cm de diâmetro.
Mesmo se fosse para usar num suporte, a versão PL serve perfeitamente.
A próxima imagem mostra.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já agora, veja este LINK e faça o download do manual da antena.
Eu acho que as bobines das 2 antenas são em cobre.
Já agora... qual é a diferença de preço de uma para outra.

Se for em prata fica-lhe caro.
Digo isto porque conheci um dos maiores tubarões do 34 LSB, que tem uma antena  Sirtel Santiago 1200 (das antigas), com a bobine em prata maciça. lololol... a verdade é que chega sempre ou quase sempre muito bem, no seu camião. Mas é um exagero de €€€€€, por uma bobine.
Os mais entendidos que expliquem o porquê da prata??? Justifica-se???
Ele anda por aqui... que diga algo... lolol (estou a puxar por ele)

Amigo toiosoiovoio, tenho a certeza que vai adorar a 5000 Turbo.
É uma antena de 7/8 de onda. É um bocadinho melhor do que a famosa Sirtel - Santiago 1200 que são 5/8 de onda.
Compre sem medos. Vai adorar os seus resultados.
Se usar potencias superiores a 600w, troque o cabo para um RG303. No móvel são poucos metros de cabo, 3 ou 4 metros e fica-lhe barato. Se não for o caso o RG58 serve muito bem.

Resumindo e concluindo... encontrou uma excelente antena. É uma das melhores antenas moveis, para fazer 11 e 10 metros.

Já agora desabafo... quando era miúdo, ouvia os manducados a falarem da antena, conhecida por Oxin... O elemento vertical era divido em duas partes, com a protecção da bobine, de cor preta e uma mola com 10 cm (+/-) a segurar a vertical.
Na altura era top, mesmo top!
Gostava muito de ter essa antena, para experimentar e analisar. Era uma antena que aguentava com 400w, mas o pessoal na altura não queria mais nada, se fosse Oxin ou Santiago 1200.
Essa Oxin foi um sucesso, mas não se fabricou mais... ..

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antenas Sirio - Qual escolher? Empty Re: Antenas Sirio - Qual escolher?

Mensagem por toiosoiovoio Sex 9 Jan 2015 - 9:48

A antena de base com poste tem vários "problemas". Tenho que ter um poste onde a fixar e depois acho que isto tudo não me ia caber no carro. Um antena de base está reservada para um dia em que tenha condições em casa (que não será a actual) para ter rádio sempre montado.

Relativamente às Sirio, de facto será sempre a versão PL a escolhida. Penso que as duas antenas, Turbo e Performer, têm esta versão PL. Sobre se a bobina é igual nas duas versões, vou validar novamente mas mesmo que não seja, a decisao de compra entre estas duas está tomada. A minha questão é apenas sobre a articulação da antena. Basicamente tenho medo daquela rotula se parta de alguma forma.

Vou pensar no assunto. De facto não tenciono articular a antena pelo que a Turbo que é a de rótula continua a ser opção. É para montar quando usar e desmontar pouco tempo depois. Sempre em posição vertical sobre o carro.

Provávelmente o preço/disponibilidade nos sites do costume ditará a escolha mas é sempre bom ouvir a vossa opinião.
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antenas Sirio - Qual escolher? Empty Re: Antenas Sirio - Qual escolher?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos